segunda-feira, 9 de março de 2009

O Fim de Semana Desportivo em Análise - Época 2008/2009

Fim de semana desportivo com poucas alegrias para as hostes farenses. Comecemos pelos Séniores, que ontem foram copiosamente derrotados por 4-1 no Lavradio, pelo Fabril do Barreiro, deitando por terra uma sequência de 5 jogos sem perder e aumentando a diferença pontual para os líderes, para 18 pontos... Aguardemos por melhores dias, esses que têm já data e local marcado. Será no próximo domingo, no Estádio S. Luís, ou seja no regresso do mítico campo citadino aos campeonatos nacionais de futebol sénior, volvidos sensivelmente 4 anos... Nos Juniores, embora o empate a zero no S. Luís não tenha trazido males maiores, constitui uma certo amargo de boca, pois o adversário, embora disciplinado, estava ao alcance dos farenses, e ao empatar, e assim, foi-se uma hipótese de chegar mais perto ao objectivo mor desta época, a manutenção, da qual os Leões de Faro têm uma margem de 7 pontos sobre a linha de água, isto a 6 jornadas do fim. Os Juvenis não vacilaram e regressaram às vitórias, desta feita no sintético da Penha, por 4-0 diante dos vizinhos e rivais do S. Luís, mantendo-se assim a 4 pontos do líder Internacional de Almancil. já os Juvenis B, regressaram à competição da pior forma sendo batidos por 3-2 em Alvor diante dos locais, estando contudo num tranquilo sexto lugar. Mal vai a equipa de Iniciados do SC Farense, que se vai arrastando pelo regional, tendo sido goleado em Messines por 4-1, aumentando a série para três derrotas consecutivas que o deixam na nona posição com 18 pontos. Notas finais, como habitualmente para os Inantis que saíram derrotados no duplo confronto com o Lus. Vila Real por 4-2 e 4-3, enquanto as Escolas A empataram 2-2 com a Escola do Sporting, tendo a equipa B ganho 2-4 no Montenegro.

Na Terceira Divisão Nacional, o cenário que havíamos traçado na crónica passada, mantêm actual pois as equipas algarvias continuam a passar as "passas do Algarve", ocupando os últimos quatro lugares do campeonato. Desses quatro continua a ser o Campinense de Ivo Soares a mostrar ainda a chama da esperança e neste fim de semana, foi à casa do líder Cova da Piedade empatar 1-1, num resultado que se pode considerar meritório. Contudo, se o Campinense parece motivado, ao Quarteirense que estreava José Veríssimo no banco, em substituição do demitido Resende, nem esse factor lhe valeu e saiu derrotado em casa por 0-1 diante dum adversário directo, o Castrense, ficando assim mais longe do grupo de equipas menos afogadas. Com a corda na garganta estão as duas equipas do concelho de Silves, com Nota para o Messinense que o ano passado estava na Segunda B e agora é um dos sérios candidatos à descida. Com cinco derrotas seguidas averbadas nas ultimas jornadas, o empate de ontem 1-1 com o Juv . Évora, só amenizou a queda e de pouco serviu os fazer chegar mais à frente. O Silves não ganha à nove jogos e nesses, perdeu sete, tendo nesta semana averbado uma derrota tangencial em Évora diante do Lusitano por 1-0. Nota final para o Louletano que recebia o Barreirense na tarde de ontem, e perante uma confrangedora moldura humana, bateu os homens da margem sul por 2-1, apesar das dificuldades iniciais que o obrigaram a inverter o resultado e assim se juntar ao Cova da Piedade na liderança desta série.

Na Segunda Divisão B, agora na fase decisiva da prova, o Lagoa, que têm a manutenção assegurada, joga com maior tranquilidade e nesta fase, foi infeliz, à semelhança de todas as equipas forasteiras, sendo derrotado por 1-0 na deslocação ao Carregado. Por sua vez, o Beira Mar, que têm que ficar nos primeiros três lugares dum campeonato a seis, para se manter nesta divisão, agudizou a sua posição, que já de si era preocupante, tendo sido derrotado por 1-0 no campo do Oriental, o que o deixa a cinco pontos da primeira posição acima da linha de água, que é ocupada pelo Aljustrelense com 16 pontos.

Por fim, destaque para a Liga Vitalis e muito em especial para o Olhanense. Cada vez mais o Algarve acredita que voltará a estar representado no escalão máximo do nosso futebol e para que isso seja uma realidade, muito têm contribuído Jorge Costa, que têm comandado a equipa com pulso e mentalidade vencedora, contrariando outros tempos em que não aguentava a pressão nesta fase da prova. Ao invés, esta equipa parece talhada para o sucesso e ultrapassada com estofo a fase menos boa, parece ser do Olhanense o maior favoritismo para subir à Liga Sagres, depois da vitória de ontem por 2-0 diante do Desportivo das Aves, que lhe permitiu reassumir a liderança e fugir do terceiro lugar do Feirense, que saiu derrotado nesta jornada a assim está a 6 pontos dos algarvios. Para a semana o Olhanense voltará a jogar no José Arcanjo, agora num jogo de capital simbolismo, com o seu rival barlaventino, o Portimonense que nesta jornada voltou às más exibições, tendo empatada 2-2 em Portimão com o ultimo classificado, o Gondomar.

2 comentários:

  1. Penso que seria uma boa oportunidade para tentar aproximar e dar a "conhecer" o renascimento do futebol sénior do Farense a FAro.

    O jogo devia ser bem divulgado e as entradas gratuitas para todos de forma a que as pessoas voltem a ser Farense de corpo inteiro.

    ResponderEliminar
  2. Caro anónimo concordo consigo, mas há aqui um facto que não pode ser ofuscado. Segundo se sabe o SC Farense têm dois mil sócios pagantes, os quais têm entrada gratuita em cada jogo caseiro do Clube. Penso que nem bastaria uma "borla geral" para cativar mais público, mas sim incentivar "esses" sócios, que cumprem com as suas obrigações, a se envolver mais na vida do Farense. Poder-se ia dar umas borlas aos jovens mas mais do que isto também me parece um pouco exagerado, isto também tendo em conta as finanças do Farense

    ResponderEliminar