segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Belo negócio na cidade da Floripes...

OLHÃO: mega-shopping abre em Outubro

Está em construção acelerada aquele que se candidata ao título de maior centro comercial da metade Leste do Algarve. Saiba mais.
O empreendimento promete dar algumas dores de cabeça aos pequenos comerciantes e aos gestores de super e hipermercados da zona: germinado da vontade do Olhanense em fazer dinheiro à custa de um dos seus espaços mais emblemáticos – o Estádio Padinha, situado a Norte da EN125, confinante com o Bairro Neves -, o Ria Shopping tem grandes ambições.
A estrutura ocupará uma área locável de 14 mil metros, dos quais 9.000 serão atribuídos às 70 lojas, 13 das quais restaurantes (4.000 metros), e ao hipermercado Jumbo (5.146 metros), o segundo da região, depois do que se encontra no Fórum Algarve.
Servido por um parque de estacionamento em área coberta para 1.100 viaturas, o centro comercial, com três pisos, terá duas lojas âncora de média dimensão e um ginásio, no último piso, que será encimado por cúpulas estilizadas, ao estilo de tendas árabes.
Promovido pela empresa Operfracção e comercializado pela MID – que já comercializa o Glicínias de Aveiro e o Foz Plaza da Figueira da Foz -, o novo espaço não terá cinemas.
A empresa MID não quer, por enquanto, falar à comunicação social sobre o projecto, com o argumento de que estuda ainda a estratégia de comunicação mais acertada para divulgar o espaço a clientes e à população em geral.
Sabe-se contudo que o centro comercial nasceu da necessidade do Olhanense em rentabilizar o espaço ocupado pelo estádio Padinha, e que pela transacção o clube recebeu inicialmente 500 mil euros, que lhe permitiram pagar a hipoteca.
A partir de Outubro, o Olhanense ficará com 2.300 metros quadrados de lojas, que lhe renderão cerca de 45 mil euros por ano, sensivelmente o mesmo que o clube gasta anualmente na sua equipa da divisão de honra.
Inaugurado em 1923 (assim chamado em homenagem ao atleta Francisco Padinha, campeão de luta e de pesos e halteres), o estádio Padinha foi o palco onde o escalão principal do clube jogou até 1984, altura em que os jogos se mudaram para o actual José Arcanjo. Ali jogaram até à presente temporada as equipas dos escalões jovens, que já se mudaram para o Estádio Municipal, de piso sintético.

6 comentários:

  1. Está muito mal informado em relação á abertura do novo shopping!

    ResponderEliminar
  2. e também acrescento que a superfície comercial não irá ser Jumbo. Nenhum gestor, só se fosse louco, colocava duas lojas com o mesmo nome em menos de 10 km. A loja será o Pão de Açúcar. Mais uma vez uma falha na sua notícia!

    ResponderEliminar
  3. Meu caro, por acaso reparou que a noticia não é minha, mas sim do Observatório do Algarve...è sempre bom ler os artigos até fim.

    ResponderEliminar
  4. Já agora há de me dizer exactamente, quantos kilometros dista o Modelo de Faro, do de Olhão? Ou melhor, quanto distará o Pão de Açucar de Olhão, do Pão de Açucar que irá funcionar no Mercado Municipal de Faro?

    ResponderEliminar
  5. Pois meu caro Sam, não compare o modelo (supermercado) do grupo Sonae com o Grupo Auchan (hipermercados) porque tem expanções e formas de funcionamento diferentes. Julgo que deve saber, o Jumbo mais próximo do de Faro é o de Setúbal e por todo o país existem apenas 17 "Jumbos", enquanto existem centenas de "modelos" por o País. Compreendo o que quer dizer com a distância entre lojas, mas o jumbo funciona de forma diferente do modelo e pingo doce, por exemplo. A Auchan está mais concentrada nos grandes aglomerados urbanos enquanto os PD, modelo e outras lojas concentram-se em quase todas as cidades do País. Para compreender melhor visite: http://corporate.lc.jumbo.pt/GrupoAuchan/EmPortugal/
    Se verificar no mapa existe algumas distâncias entre jumbos. Tenho entrevistas feitas a responsáveis do Jumbo que explicam como funciona tudo. Se quiser saber mais sobre o jumbo avise! =)
    Em relação á notícia, de facto não reparei no autor, mas adverto que você não devia fazer "copia e cola" de artigos de outras entidades/pessoas, que, como esta que publicou no blog, não corresponde á verdade, e não tentou procurar se a notícia era fidedigna, fazendo isso através uma pequena pesquisa para corrigi-la. E como sabe a maioria das pessoas não reparam nas fontes, pensando, logicamente, que o que está publicado no blog é da autoria de quem o cria. Mas infelizmente não é assim que funciona os blogues. Por isso, em parte, também acaba por enganar as pessoas que lêm o seu blog com notícias que não são suas.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  6. Caro Eduardo,

    Antes de mais, agradeço a oferta que me faz sobre a possibilidade querer conhecer melhor a “mundo” Jumbo, mas na verdade não é coisa que me interesse na minha actual vida profissional, nem é coisa que me fascine para além dessa vertente… Quanto á vertente que abordou, relativa à distâncias entre lojas, admito que os meus exemplos não tenham sido os mais felizes, mas também lhe confesso, que não me dei ao trabalho de utilizar a preciosa ferramenta que é a Internet para lhe poder dar um exemplo mais consiste. Acredito que me perdoará a falha, ou mera “preguiça”… Na sua resposta à minha anterior intervenção, embora se trate do grupo Sonae, agradeço que verifique os dois links que transcrevo: http://www.continente.pt/ContinenteStoredetail.aspx?storeid=L00467 e http://www.continente.pt/ContinenteStoredetail.aspx?storeid=L00202.
    Após verificar com os seus próprios olhos, não duvidará que no “nosso” Algarve, numa zona com densidade populacional inferior ao eixo Faro-Loulé-S.Brás-Olhão (onde “apenas” habita metade da população do Algarve), pode constatar que se situam dois hipermercados Continente, contrariando a sua tese. Agora lhe questiono, se acha que o Sr. Belmiro de Azevedo e sua equipa, não pensaram nesse “hipotético“ fracasso, com esta infeliz decisão (segundo V. Exa)… Embora admita alguma lógica no seu raciocínio, quanto a esta situação, pois não são casos usuais, pode verificar que tal situação acontece no Algarve e até teria mais lógica acontecer na zona de Faro-Olhão, pois como referi anteriormente, neste eixo habita metade da população do Algarve.
    Quanto à veracidade da informação, pode verificar neste link, http://www.barlavento.online.pt/index.php/noticia?id=19505, de outro jornal online algarvio, que o piso 0 do Ria Shopping se destinará a um hipermercado, logo, tratando-se do Grupo Auchan, só poderá ser um Jumbo… Também admito que estes artigos poderão estar desactualizados, pois foram editados em Janeiro, mas acredito compreenderá a situação e não entrará em “parafuso”, com comentários sobre a utilização do espaço passados 5 meses, tendo em conta que no nosso País, o que hoje é verdade, amanhã é mentira, o que fará se for 5 meses depois… Ainda assim, à minutos atrás fui a este link: http://www.riashopping.pt/plantas.html, do próprio site Ria Shopping e voltei a verificar que o Piso 0 se destina para um hipermercado (do grupo Auchan)…

    Cumprimentos
    SamM

    ResponderEliminar