quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Saudades do Passado...

É com enorme saudade que coloco esta foto, retirada da edição, Revista Record, de Agosto de 1995. Na imagem temos o plantel do Sporting Clube Farense para a referida época, equipa que disputou nesse ano a Taça UEFA, na sequência do meritório 5.º lugar obtido na época transacta. A equipa Farense defrontou então o Lyon, na altura, ainda longe da hegemonia desportiva que actualmente têm no futebol francês... Contudo a sua maior experiência internacional valeu-lhe para eliminar o Farense, que com duas derrotas por 0-1, saiu de cabeça erguida da competição. Curiosamente na estreia internacional do Farense, derrota 0-1 no S. Luis, num fim de tarde solarengo de Setembro, o marcador do unico golo da partida seria Giuly (sim, esse mesmo que o ano passado estava no Barcelona e este ano na Roma).
Nesse ano o Farense tinha visto sair para o Benfica, Hassan (melhor marcador da época transacta) e King, entre outros, pois já os problemas financeiros e as perspectivas de melhores contratos para os que haviam dado nas vistas, eram uma realidade em Faro.
Enfrentou então esta época com muitas caras novas, casos de Carlos Costa, Cacioli, Punisic, Paiva, Eugénio, Marco Nuno e mesmo Christian...
Christian foi talvez um dos casos mais estranhos do futebol do Farense nos últimos 15 anos. Acabaria por sair do Farense, no final da época, após um mediocre desempenho, e passados poucos anos chegaria à equipa A do Brasil, em consequência de fantásticas prestações ao serviço do Paris Saint Germaint.... Estranho não é??
Os Leões de Faro terminariam nesse ano, o campeonato no 10.º Lugar, não escapando a um jogo de risco na última jornada, pois ainda não haviam garantido a manutenção. Contudo, na última jornada, não deixaram créditos por mãos alheias e venceriam categoricamente o Salgueiros por 4-1 no S.Luis, que completamente esgotado, comemoraria a manutenção do Farense, entre os maiores do futebol nacional.

Sem comentários:

Enviar um comentário