Mostrar mensagens com a etiqueta AFA. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta AFA. Mostrar todas as mensagens

domingo, 2 de agosto de 2009

Estreia Farense termina com vitória tranquila do Olhanense

Mais vale apanhar H1N1 do que ser Olhanense,
pelos South Side Boys

Torneio da AFA, Meia-Final
Estádio da Nora (Ferreiras)
Assistência: 200 espectadores
19 horas, 01/08/2009
Árbitro: Nuno Guerreiro (Algarve)
FARENSE 0-2 OLHANENSE

(5 mn, por Fábio, na sequência duma bola bombeada para a área, após vários toques de jogadores olhanenses pelo ar, surge Fábio, imparável a fuzilar de pé esquerdo no interior da área)
(29m, por Rui Baião, marcando de cabeça na sequência duma cruzamento da direita para área, na qual o guarda redes Edgar sai extemporaneamente da baliza, proporcionando a Rui Baião um golo de cabeça)

Farense: Edgar (1); Cannigia (7), Luis Lopes (4), Idalécio (27), Caras (22); Arlindo (6), Luis Afonso (13), Rodrigo (10), Justo (23), Norberto (20), Bruno (16). Treinador: Edinho
Jogaram na segunda parte: Gonçalo (24), Filhó (15), Wilson (5), Pintassilgo (14), Quadros (8), Toni (17), Alemão (9), Danilo (30).


O Farense deu ínicio na tarde de ontem a mais uma longa caminhada, que se quer ultrapassada com sucesso, numa altura em que está prestes a comemorar 100 anos de existência. Estreando-se em jogos neste ano desportivo, os Leões de Faro tinham como adversário o seu eterno rival, o Olhanense, este ano de regressa à 1.ª Divisão, 35 anos após a última passagem. Estavam por isso em confronto as duas equipas algarvias com maior historial no futebol nacional, trazendo à memória outros tempos, mas sempre com a genuina alma presente das suas gentes, mesmo que o Farense esteja abaixo dos patamares que nos habituou.

Neste solarengo fim de tarde de sábado, o Estádio da Nora, nas Ferreiras, recebia então os dois conjuntos, perante o olhar atento de duas centenas de pessoas, e muita presença de adeptos farenses. O Farense, que apresentava 4 novidades no onze inicial face à época passada, acusou a sua prematura preparação, frente a um adversário com um orçamento dez vezes superior e já com um mês de trabalho para trás, sofrendo um golo nos primeiros minutos de jogo. Apesar de nesses momentos se notar algum equilíbrio, embora com maior clarividência de jogo por parte dos rubro negros, nada justificava a vantagem dos comandados de Jorge Costa, que a partir daí começaram a desenvolver com maior facilidade o seu futebol, angariando muitos cantos e não se coibindo de rematar à baliza de Edgar. Os lances de perigo iam se sucedendo com destaque para um chapéu de Guga, aos 20 minutos, que causou muito perigo às redes farenses, bem como noutro lance em que Edgar sairia precipitadamente da baliza deixando-a à mercê dum atacante olhanense que de baliza escancarada rematou contra Arlindo. O segundo golo do Olhanense adivinhava-se e aos 29 minutos, em mais um lance precipitado da defesa farense, Rui Baião conferiria o 0-2. Com o resultado já seguro, os olhanenses optaram então por reduzir um pouco a intensidade de jogo, interrompida a espaços por algumas triangulações ao primeiro toque que causavam calafrios à defesa farense. Por seu turno, o Farense parecia cair fisicamente, situação natural nesta fase da época e frente a um adversário que mesmo jogando a meio gás obrigava a muito jogo sem bola dos atletas farenses. Jogando no habitual 4x3x3 de épocas anteriores, o Farense por alguns momentos tentava o contra ataque, muitas vezes na busca de Norberto e Justo nas alas, queixando-se de dois lances com algumas dúvidas no interior da grande área olhanense.

Chegávamos à segunda parte, e Edinho, na estreia como treinador principal, optou naturalmente por lançar logo algumas unidades na partida, o mesmo fazendo Jorge Costa, que havia iniciado o jogo com alguns potenciais titulares no banco. Se a primeira parte havia terminado "em baixo", melhor não se assistiu na segunda que foi jogada a um ritmo lento e com pouco interesse para os espectadores. Nota para uma jogada dividida entre Pintassilgo e Ventura, obrigando o primeiro a ser logo assistido após ter saído maltratado desse choque, situação que foi prontamente remediada pelos médicos das duas equipas. Mais algumas alterações foram ocorrendo no decorrer da segunda parte com destaque para a entrada de um jogador de que muitos se interrogam, mas que à primeira vista poderá ser uma mais valia para o plantel às ordens de Edinho. Trata-se de Alemão, jogador experiente, mas que nos parece ter alguma cultura táctica e embora não seja novo, não é lento de movimentos, mostrando vontade e um poderio físico assinalável. Num jogo com pouco interesse, destaque apenas para mais duas jogadas perigosas, uma num remate fortíssimo de Castro que de fora da área enviou o esférico ao travessão da baliza de Gonçalo, e por fim, já no termo do jogo, por Idalécio, que se elevou mais alto do que os outros e efectuou uma cabeçada que enviou a bola a razar o poste esquerdo da baliza de Ventura.

Em suma, um bom treino para o Farense, a quem não se podiam regatear mais esforços nesta fase da época, contra uma adversário de outra dimensão, mas que que neste jogo optou por não imprimir uma toada de jogo viva, numa partida que teve uma arbitragem algo contestada pelas hostes farenses, mas para o qual damos o beneficio da dúvida.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Torneio AFALGARVE 2009

O Sporting Clube Farense vai participar no Torneio AFALGARVE 2009, juntamente com o Olhanense, Louletano e Quarteirense.

Os encontros vão realizar-se nos dias 1 e 2 de Agosto, com o Farense a defrontar o Olhanense no dia 1, no Estádio do FC Ferreiras às 19 horas.

Nesse mesmo dia, às 10 horas, encontram-se no Estádio Algarve as equipas do Louletano e Quarteirense.

No Domingo, 2 de Agosto, no Estádio Municipal de Loulé vão decorrer os encontros para a atribuição do 3º e 4º lugar, às 19 horas e às 21:15 h. o encontro que determinará a atribuição do 1º e 2º lugar.

SCF – Dep. Imprensa

domingo, 20 de julho de 2008

Farense conquista 3.º lugar no Torneio da AFA

O Farense terminou da melhor maneira a sua participação no Torneio da AFA, ao vencer na noite de hoje o Louletano por 1-0, graças a um golo de Rui Graça aos 30 minutos de jogo. Num jogo mal jogado, o Farense dispôs-se em campo com dois pontas de lança lado a lado, Edinho e Bruno, sendo apoiados por um meio campo em losango, onde os jogadores trocaram de posições durante os 45 minutos da partida, ainda antes de Portela alterar ligeiramente o esquema após a inclusão de mais três unidades em campo para esse sector. O Farense iniciou bem o jogo com uma bela jogada pela esquerda, onde Bruno apareceria na sequência a cabecear com muito perigo, e Barão teria outra soberana ocasião, ao aparecer isolado ante André Pereira que se opôs bem ao remate do médio farense. Por seu turno o Louletano ia criando perigo, essencialmente à base de jogadas de bola parada, nas quais Kula se revelou seguro entre os postes (e fora deles), e intensificando a pressão já após ter sofrido o golo, em busca do empate na partida.
Farense 1-0 Louletano
(Rui Graça, 30 minutos, na sequência dum livre da direita, este eleva-se marca de cabeça o único golo do jogo)

sábado, 19 de julho de 2008

Taça AFA, Farense obtém dois empates e joga 3.º posto amanhã

Jogou-se na tarde/noite de hoje a primeira fase do Torneio da AF Algarve, no qual o SC Farense, na sua primeira aparição da época, logrou empatar as duas partidas (de 45 minutos) com equipas teoricamente mais fortes, em virtude do degrau competitivo em que militam. No primeiro jogo da tarde os Leões de Faro, apresentando um misto de jogadores da época passada e reforços, averbou um nulo diante do Lagoa, num jogo algo equilibrado e confuso, onde a equipa barlaventina teve uma ligeiro domínio, e onde apenas se sentiu a força Farense nos minutos finais, após a entrada de Bruno.
Seguiu-se então a fase das grandes penalidades, onde o Farense saiu vencedor por 4-3, e onde Kula esteve em particular evidência, deixando a equipa da capital Algarvia com tudo em aberto para o apuramento da final. No jogo que daria a decisão, o Farense jogou então com o Portimonense, que está duas divisões acima, mas nem mesmo isso lhe serviu, à imagem da época passada, para ultrapassar os Leões de Faro, que estiveram em vantagem no marcador até aos 45+4, graças a um golo de Bruno, até que o Portimonense acabou por empatar nessa altura por Narcisse, terminando o jogo logo de seguida com o aziago 1-1. Seguiu-se novamente a fase de penaltis e o Farense acabou por sair derrotado por 3-4, sendo afastado de forma infeliz da final da prova, e jogando assim com o Louletano, amanhã na atribuição do 3.º e 4.º lugar, o que para já podemos considerar positivo, tendo em conta o historial desportivo recente da equipa de Faro, que agora vai se reerguendo no intuito de regressar ao patamar que merece por direito próprio.
Grupo A
Farense 0-0 Lagoa (4-3 g.p.)
Portimonense 1-1 Lagoa (5-6 g.p.)
Farense 1-1 Portimonense (3-4 g.p.)
Classificação
1º Portimonense 2 pts (2-2 gm/gs, 9-9 penaltys)
2º Farense 2 pts (1-1 gm/gs, 7-7 penaltys)
3º Lagoa 2 pts(1-1 gm/gs, 9-9 penaltys)

terça-feira, 8 de julho de 2008

Taça AF Algarve reúne seis das melhores equipas da região

A quarta edição da Taça AF Algarve vai disputar-se a 19 e 20 de Julho, em Faro e Loulé,
contando com a participação de seis das melhores formações algarvias, na primeira aferição de
forças da temporada.
A Olhanense e Portimonense (Liga de Honra) e Lagoa e Beira Mar de Monte Gordo (2ª Divisão)
juntam-se Louletano e Farense (3ª Divisão), na qualidade de clubes mais representativos dos
concelhos onde a prova vai desenrolar-se.
O formato da competição mantêm-se inalterável, com todos os jogos a terem a duração de 45
minutos, à excepção da final, com o tempo normal de 90 minutos.
O programa de jogos ficou assim elaborado:
  • Dia 19 de Julho – grupo A, no Estádio de S.Luís, em Faro: Lagoa-Farense (18h00), Portimonense-Lagoa (19h00) e Farense-Portimonense (20h00); grupo B, no Estádio Municipal de Loulé: Beira Mar de Monte Gordo-Louletano (18h00), Olhanense-Beira Mar de Monte Gordo (19h00) e Louletano-Olhanense (20h00).
  • Dia 20 de Julho – jornada final, no Estádio de S.Luís, em Faro: apuramento do 5º e 6º
    classificados (19h00), apuramento do 3º e 4º (20h00) e final (21h00).

Nas três edições já realizadas a prova conheceu outros tantos vencedores: Portimonense (em
2005), Olhanense (em 2006) e Louletano (em 2007).

Nota de Imprensa da AFA, 08/07/2008

sábado, 5 de julho de 2008

Arbitros a partir dos 12 anos podem ser realidade no Algarve

Quando expressámos a ideia da criação duma escola de arbitragem, por forma a combater a precariedade do sector na nossa região, desconhecíamos que António Matos já tinha em mente um plano para inserção do adolescentes no seio do "mundo" da arbitragem, começando com os jovens a arbitrar nos escalões mais jovens, e que pretendia implementar este projecto num futuro próximo. Por isso, é com orgulho que vemos a nossa ideia, manifestada à meses atrás, estar em vias de ser posta em prática, o que constitui um passo importante na consolidação do futebol algarvio, e que poderá ser aproveitada por outras associações do País…

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Farense no Torneio da AFA

A Associação de Futebol do Algarve volta a realizar o torneio de pré-época de Verão. Este ano são os clubes algarvios do escalão nacional.
A 4ª edição do Torneio AFAlgarve está a chegar e esta é a oportunidade ideal para ver os melhores clubes algarvios em plena competição após a férias de Verão.
Ao todo serão seis as equipas que vão disputar o torneio de 2008: a Liga Vitalis está representada pelo Portimonense e Olhanense; a 2ª Divisão pelo Lagoa e Beira-Mar de Monte Gordo e a 3ª Divisão pelo Louletano e Farense.
Na próxima terça-feira será realizada uma reunião com os clubes participantes de forma a definir o modelo de jogo praticado, bem como a localização dos jogos (estava planeado ser no Estádio Algarve, mas vão ter lugar outros torneios).
Em princípio serão dois dias de competição, 19 e 20 de Julho, mas também a data será discutida pelos clubes na reunião de terça-feira, que terá lugar na sede da associação, em Faro.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

AFA em eleições

E depois de ter assumido a candidatura da alternativa, Carlos Pereira cede agora o lugar a João Gomes, talvez prevendo a derrota mais que provável nas urnas...

domingo, 3 de fevereiro de 2008

Dois candidatos à Associação do Algarve

"ALVES CAETANO E CARLOS PEREIRA DISPUTAM ELEIÇÕES

Os advogados Alves Caetano e Carlos Pereira são candidatos à presidência da Associação de Futebol do Algarve nas eleições marcadas para 25 de Fevereiro.Alves Caetano lidera o Conselho de Disciplina e integra na sua lista boa parte dos elementos dos actuais corpos sociais, incluindo o presidente Viegas Ramos, dentro de uma linha de continuidade, enquanto Carlos Pereira desempenha o cargo de vice-presidente e aposta num projecto novo."
In Record, 02/02/2007

Esperemos que estes dois candidatos continuem o bom trabalho iniciado por Viegas Ramos, que numa visão abrangente arrumou a casa da AFA. Contudo há sempre factores que devem ser melhorados, nomeadamente o sector da arbitragem, pois escasseiam os arbitros em qualidade e quantidade. É sempre complicado chamar alguem para a arbitragem, só mesmo os mais decididos tomam a decisão de enveredar por esse "mundo" sem segundos interesses, e cabe à AFA e à entidade que dirije à arbitragem a nivel regional criar as melhores condições possiveis para o aparecimentos de candidatos, incentivando seriamente os jovens e tendo acções nas escolas. Actualmente o que vemos no panorama desportivo nacional, é uma moda cada vez mais em voga, das escolas de futebol. São inumeras as escolas espalhadas por o País e o Algarve não foge a essa realidade, mas escolas de arbitragem, essas nem ve-las... E sem arbitros qualificados, a verdade desportiva não existe e isso tende afastar o público dos jogos, criando uma crise em espiral sem fim à vista, se não forem tomadas medidas de fundo para inverter a situação.