Mostrar mensagens com a etiqueta Taça do Algarve. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Taça do Algarve. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Leão afastado da Taça do Algarve por pescadores com a rede cheia...

O Farense deslocou-se hoje à casa "emprestada" do Clube de FuteA festa dos South Side Boys no ínicio da partidabol "Os Armacenenses", o Municipal de Albufeira, do qual saiu com um enorme amargo de boca em virtude da derrota obtida na noite de hoje. Numa fase já adiantada da competição organizada pela Associação de Futebol do Algarve, o Farense perde assim a oportunidade soberana de ser a única equipa da Terceira Divisão em prova, em virtude dos resultados desta noite, que ditaram a passagem às meias finais, de equipas oriundas do Distritalão e mesmo da Segunda Divisão Distrital, em detrimento de equipas com outro endurance, como o Farense ou Campinense.

Disputada num estádio funcional, com agradáveis condições e num relvado em bom estado, a primeira parte acabou por ser algo enfadonha, jogada a ritmo lento, no qual o Farense procurou ter a iniciativa de jogo, enfrentando um adversário na expectativa, e que fazia dos contra ataques a sua arma, dispondo para isso de alguns jogadores rápidos na frente, que criavam embaraços aos defesas da capital algarvia. Num onze de António Barão com muitas mas naturais alterações, destaque para estreia de Pina, defesa esquerdo campeão pelo Sporting nos escalões jovens, e da inclusão de Klébson, André Calado e Rodolfo Miranda na equipa, fazendo descansar alguns dos jogadores mais utilizados, o que acabou por dificultar o entrosamento da equipa. Foram pouquissimas as ocasiões deJogada à entrada do meio campo do Armacenenses, onde a equipa de Faro, tenta construir uma jogada de perigo golo neste período, e seria com alguma surpresa que o marcador seria inaugurado, fruto dum lapso de Costa, que daria a vantagem a um dos dianteiros armacenenses, graças ao seu sentido de oportunidade e perseverança nesse lance. António Barão não se fez rogado, e passados poucos minutos reagiria de pronto, trocando o apagado Klébson por Dinis, no sentido de dar maior vigor à equipa, que parecia adormecida em campo. Realce apenas para um chapéu de bem longe, protagonizado por André Calado, que proporcionaria ao atento Palminha uma defesa apertada, constituindo esse o lance de maior perigo farense na primeira parte.

A segunda parte foi diferente, e com ela vimos um Farense mais pujante, atrevido e com vontade de ganhar, mas esta não seria uma noite feliz para os Leões de Faro. Logo contagiados por Della Pasqua, que havia entrado ao intervalo e também por Bruno, adicionado na equipa em detrimento dum defesa, os farenses encostaram o adversário às cordas, dando lhes poucas hipóteses de respiração, que eram aproveitadas para mais alguns contra ataques venenosos. Percebia-se que o golo do Farense seria uma questão de tempo, face às várias oportunidades desperdiçadas, com Caras a rematar por cima da baliza isolado ou com Carlos Neves a rematar à trave, isto para não falar dos muitos cantos e cruzamentos para a área. O golo da igualdade surgiria pouco depois da hora de jogo, tendo após isso o Farense acalmado um pouco os ímpetuos, pois o adversário também havia conseguido subirUma das muitas jogadas confusas junto à área, nos quais se adivinhou o golo da igualdade do Farense um pouco as suas linhas. Contudo o Farense mantinha uma linha de 3 defesas, o que o colocava algo vulnerável aos ataques rápidos do adversário e seria dessa forma que, contra a corrente de jogo, o Armacenences restabeleceria a vantagem. Ressentidos pelo golo, os comandados de António Barão, demoraram alguns minutos a acertar o passo, mas desperdiçariam mais algumas oportunidades de empatar a partida, com destaque para mais uma bola no poste e para um cabeceamento de grande nivel de Barão que proporcionaria a Palminha a defesa da noite... Mais algumas chances pudemos testemunhar mas na verdade parecia destinado que o Farense hoje não venceria, o que castiga de forma cruel a postura na segunda parte, onde ainda por cima se viram privados de Justo já no ultimo quarto de hora da partida, após sair lesionado. Arbitragem mediana.

Taça do Algarve, Quartos de Final
Estádio Municipal de Albufeira (Albufeira)
Assistência: 200 espectadores
20 horas, 25/02/2009
Árbitro: Nuno Filipe
ARMACENENSES 2-1 FARENSE

(29 mn, por Ricas, que aproveita um lance infeliz de Costa, que havia agarrado e soltado uma bola morta na área, tendo a bola sobrado para o dianteiro armacenense concluir facilmente)
(61 mn, por Caras, na sequência dum boa jogada do Farense, onde Justo trabalhou bem na direita, centrando para a cabeça de Caras que na área enviou a bola para junto do poste direito de Palminha)
(71 mn, por Ricas, numa jogada concluída facilmente de cabeça na área, aproveitando a falha de marcação após um centro da esquerda do seu ataque)

Farense: Costa; André Calado, Arlindo, Carlos Neves, Pina (Bruno, 55mn); Zé Nascimento, Barão, Klébson (Dinis, 35mn), Caras, Justo; Rodolfo Miranda (Della Pasqua, 46 mn). Treinador: António Barão

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Farense reencontra Armacenences para a Taça do Algarve

O sorteio realizado hoje na sede da Associação de Futbeol do Algarve ditou uma deslocação dos Leões de Faro ao barlavento para defrontar o Armaceneces, equipa que neste momento ocupa a 6ª posição do distrital da Primeira Divisão. Os jogos dos quartos de final da Taça do Algarve estão aprazados para o próximo dia 25, pelas 20h00 e no caso do Farense ditará um reencontro com o Armacenenses, que, na época passada "roubou" três pontos aos homens da capital algarvia, sendo derrotado 1-o no Estádio Algarve, vencendo depois na segunda volta por 1-0 no Campo das Gaivotas, num jogo que ditaria a saída de Carlos Costa do cargo de treinador do Farense.

Outros jogos:
GDC SALGADOS / CF ESPERANÇA LAGOS
LUSITANO FC / QUARTEIRA SC
JS CAMPINENSE / IMORTAL DC

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Farense ultrapassa Ferreiras com golos vindos do banco...

O Farense garantiu hoje a passagem à 4ª eliminatória da Taça do Algarve, ao bater no Estádio da Nora, a equipa anfitriã do Ferreiras por 1-3. Apresentando uma equipa com profundas alterações relativamente aos últimos jogos, nota para as estreias a nível oficial com a camisola branca de Dinis e Rodolfo Miranda , que assim se deram a conhecer aos adeptos da capital algarvia, tendo António Barão dado ainda algum ritmo de jogo a outros jogadores menos utilizados como os casos de Justo ou Caras.

A primeira parte inícou-se com um Ferreiras forte e ambicioso, dominando partida e procurando rematar à baliza guardada por Costa. A esse período inicial responderam os Leões de Faro, que equilibraram a partida a partir desse momento, tendo a iniciativa de jogo mas sem ter acutilância no ataque. O Farense procurava muitas vezes a velocidade de Justo, que na ala direita era sempre uma flecha apontada, mas faltava a clarividência e entrosamento com o paraguaio Rodolfo Miranda, que poucas vezes esteve em jogo, nesta sua estreia com a camisola do Farense. Já Dinis, pareceu-nos um jogador habilidoso, mas o tempo que esteve em campo não foi suficiente para tirar grandes ilacções. Nota para uma perdida clamorosa para os da casa, ainda na primeira parte, quando num contra ataque rápido pela direita do ataque do Ferreiras, a bola foi endossada para a cabeça da área, onde um atacante contrário, com Costa batido, enviou o esférico ao lado do poste, para descanso dos adeptos algarvios.

Não contente com a produção atacante da equipa, António Barão trocava então ao intervalo, Rodolfo Miranda por Della Pasqua, e essa decisão não podia ter dado melhores frutos, pois este jogador acabou por decidir a partida. O Farense entrava na segunda parte praticamente a ganhar, quando o jogo na altura ainda não estava "pendido" para nenhum dos lados. António Barão, vendo a sua a equipa a ganhar, logo trocou duas unidades, primeiro no sentido de dar mais poder de choque ao meio campo, adiantando Hernâni com a entrada de Rui Graça e depois com a colocação de Klébson, por forma a dar mais ritmo ao brasileiro. Contudo, o Ferreiras não estava rendido e Marco Alho, também providenciava alterações na sua equipa, que se mostrava combativa e aguerrida no sentido de igualar a contenda. Após um lance muito perigoso para a baliza de Costa, em que podiam ter empatado, seria numa das jogadas seguintes que o Ferreiras marcaria o seu golo, deixando no ar a sensação de que tudo seria possível a partir daí pois o jogo mantinha-se dividido. Seria já na recta final que o Farense acabaria com a indecisão da partida, na sequência de dois cruzamentos para área, numa altura em que a equipa do Ferreiras notava já algumas dificuldades físicas, terminando a partida com um resultado algo pesado para os da casa, pois parece-nos que o mais justo seria um resultado tangencial para o Farense ou mesmo um empate. Arbitragem tranquila.

Taça do Algarve, 3ª Eliminatória
Estádio da Nora (Ferreiras)
Assistência: 200 espectadores
20 horas, 28/01/2009
Árbitro: Ivo Santos
FERREIRAS 1-3 FARENSE

(49mn, por Della Pasqua, que aparece liberto na área, simula o remate e depois disfere um potente remate, indefensável para o guarda redes Mauro)
(66mn, por Ricardo Martins, num remate rasteiro e colocado no interior da área, ao qual Costa ainda tocou com as luvas mas não evitou o golo da equipa da casa)
(79mn, por Della Pasqua, na sequência dum cruzamento da direita do ataque farense, a bola é rematada por um jogador farense e pinga para Della Pasqua que na boca do golo, repõe a vantagem do Farense no marcador)
(88mn, por Rui Graça, na sequência dum canto cobrado por Justo da direita, Rui Graça marca num pontapé acrobático)

Farense: Costa; André Calado, Hernâni, Carlos Neves, Caras; Zé Nascimento, Barão, Dinis( Rui Graça, 53mn); Tony(Klebson, 61mn), Justo, Rodolfo Miranda (Della Pasqua, 46mn). Treinador: António Barão

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

QUARTA DIA 28, 20HORAS, TODOS ÀS FERREIRAS!!O FARENSE DEFRONTA O FERREIRAS, NA 3ª ELIMINATÓRIA DA TAÇA DO ALGARVE
JOGO ÚNICO E DECISIVO!!

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Farense visita Ferreiras para a Taça do Algarve

O sorteio realizado na noite de hoje na sede da Associação de Futebol do Algarve ditou o reencontro do Farense com a equipa do Ferreiras na terceira eliminatória da Taça do Algarve. Assim, a equipa treinada por António Barão jogará no dia 28 deste mês no Estádio da Nora, contra a formação treinada por Ricardo Alho. Estas equipas inverteram posições nos quadros competitivos no final da pretérita temporada, e nesta época o Ferreiras têm como objectivo regressar aos Nacionais, estando actualmente no terceiro lugar do Distritalão a dez pontos do líder Esperança de Lagos, tendo no seu plantel alguns jogadores conhecidos dos farenses como Marco Benje, Nélson Cruz, João Pereira ou Luís Ferreira. Por curiosidade, estas mesma equipas jogaram entre si na época passada para esta mesma competição, mas no estádio S. Luís, tendo a vitória sorrido aos Leões de Faro por 2-1.

sábado, 27 de dezembro de 2008

Farense bate Guia 2-0 e avança na Taça do Algarve

O golo de Paulinho na cobrança dum livre directo abriu caminho para a vitória aos 65 mn de jogo

O Farense garantiu na tarde de hoje a passagem à 3ª Eliminatória da Taça do Algarve, competição onde os homens da capital algarvia têm naturais aspirações, até porque nunca venceram este troféu.
Perante uma fraca moldura humana, o Farense teve na tarde de hoje uma tarefa acessível, pois a equipa da Guia pouca oposição ofereceu e se o vencedor esteve incerto durante mais de uma hora, tal se deveu aos locais que encaram a partida com menos ambição que o normal, adensando a decisão para o terço final da partida.

Na primeira parte jogou-se a um ritmo lento, jogo mastigado a meio campo, com a equipa do Guia a tentar fechar da melhor maneira os caminhos para a sua baliza e onde o Farense poucas soluções tinha para inverter a situação, apresentando um onze muito desfalcado, especialmente no ataque, onde Pintassilgo foi “empurrado” para a frente de ataque em virtude das raras opções opções disponíveis para esse lugar no seio da equipa. Logo aí o Farense perdia o seu dinamizador a meio campo, entregue aos defesas contrários e sem tempo para pensar o jogo, pelo que apenas aos 39 minutos surgiu o primeiro remate à baliza do Guia, numa jogada de André Calado, que com alguma atrapalhação rematou forte e à figura do guardião Márcio. Logo de seguida seria Barão a perder uma clamorosa ocasião, solto e enquadrado com a baliza, chutando ao lado. Chegava-se então ao intervalo com um nulo, resultado justo face às escassez de oportunidades das equipas e também ao equilíbrio demonstrado em campo.

Veio a segunda parte, e com ela notámos mais alguma audácia nas equipas, em especial no Farense, que a jogar em casa e perante um adversário inferior, deveria ir à procura de inverter o prejuízo. O Farense tentava então nessa altura, principalmente surpreender o adversário em passes a rasgar a defesa contrária que nalgumas ocasiões estava um pouco adiantada no terreno, proporcionando espaços nas suas costas para os homens mais adiantados. Situação que ocorreu por duas ou três vezes mas que não foi aproveitada, pelo que António Barão, vendo o decorrer do jogo, lançou em campo Norberto para reavivar a chama. Seria já com este em campo que Pintassilgo proporcionaria a Márcio a defesa da tarde na sequencia duma cabeçada colocada, após centro milimétrico da direito. O Farense não marcaria nesse lance, nem no canto correspondente mas seria numa das jogadas imediatas, numa falta a castigar a equipa da capital do frango, ainda longe da baliza, que Paulinho desfaria a igualdade e abria a contagem para os Leões de Faro. A equipa da Guia ia já acusando algum cansaço e foi com naturalidade que o Farense dilatou a vantagem, por Pintassilgo aos 77 minutos, tendo o Farense disfrutando até ao final da partida de mais algumas ocasiões para elevar a contagem.
Num jogo até certo ponto equilibrado, o Farense acaba por ser um justo vencedor pelo que fez essencialmente na segunda parte, onde a equipa do Guia nunca incomodou verdadeiramente Costa, pelo que o resultado se aceita. Arbitragem correcta.

Taça do Algarve, 2ª Eliminatória
Estádio Algarve (Parque das Cidades)
Assistência: 150 espectadores
15 horas, 27/12/2008
Árbitro: Nuno Alvo
FARENSE 2-0 GUIA

(65 mn, por Paulinho, na cobrança dum livre directo a uns 25 metros da baliza)
(77 mn, por Pintassilgo, jogada na direita do ataque farense, a bola a perder-se na pequena área e Pintassilgo, mais expedito, de cabeça marca o golo que sentenciava a partida)

Farense: Costa; Cannigia, Rui Graça, Arlindo, Caras; Zé Nascimento (Wilson, 78mn), André Calado (Norberto, 60mn), Barão, Paulinho, Justo (Tony, 11mn), Pintassilgo. Treinador: António Barão

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Farense - Guia joga-se dia 27 para a 2.ª Eliminatória da Taça do Algarve

O sorteio realizado hoje na sede da Associação de Futebol do Algarve, ditou aos Leões de Faro um confronto caseiro com o Guia, reeditando assim um duelo ocorrido na época passada, no qual o Farense bateu os homens da "capital do frango" por 2-0. O jogo disputar-se-à no sábado dia 27, e conta para a segunda eliminatória da Taça do Algarve, numa competição ondes os comandados de António Barão terão decerto algumas ambições, isto numa altura em que as coisas não correm da melhor maneira no campeonato.

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Crise de golos e de inspiração afasta Farense da Taça

Na tarde/noite desta quarta feira o Farense teve mais uma longínqua deslocação pelo nosso Algarve para visitar Alvor em mais uma eliminatória da Taça do Algarve, num jogo muito aguardado e que se revelou decepcionante para as cores de Faro.
O jogo iniciou-se ainda de dia com uma leve aragem marítima, proporcionando ainda assim um belo cenário aos visitantes do Campo da Restinga, que mesmo numa quarta feira de trabalho, tinha mais talvez mais farenses que alvorenses a ver o jogo… Das 150 pessoas que estavam, pelos menos umas 70/80 eram adeptos farenses, que num sinal de clara confiança e união venceram as barreiras duma longa deslocação ao fim dum dia de labuta para apoiar o Farense nesta importante frente.

A partida iniciava-se então sob uma toada morna, em que as equipas se estudavam mutuamente, a ritmo lento e algo confuso e m resultado de muitos passes falhados que acabavam por não dar a entender ao espectador, da equipa que quereria assumir as rédeas da partida. Jogava essencialmente a meio campo, e os guarda redes embora tendo trabalho na reposição de algumas bolas em jogo, nenhuma defesa haviam efectuado até à meia hora de jogo, em consequência deste futebol desgarrado, onde apenas o Alvorense numa ocasião tinha tido uma oportunidade em que a bola rasou o poste esquerdo de Virgolino numa iniciativa pela direita. Percebia-se que as equipas aguardavam um eventual erro para lançar contra ataques rápidos e Os lances perigosos do farense acabavam também por acontecer nesta fase de jogo em virtude das muitas faltas que os homens de Alvor faziam, proporcionando aos Leões de Faro alguns cruzamentos para área e que iam dando a ideia de que o jogo se poderia decidir em jogadas de bola parada, se bem que ainda um pouco longes da baliza.
Na verdade, nesta primeira parte o futebol acabava mesmo por deixar um pouco a desejar, com o Farense a terminar um pouquinho melhor que o Alvorense, mas nunca justificando vantagem, que até poderia ter acontecido ao cair do pano numa incursão de Caras pela esquerda, remate defendido pelo guardião contrário.

Na segunda parte, o jogo iniciava-se ainda na mesma toada, mas um condicionalismo de ordem física do “azarado”Hernâni, obrigava Portela a mexer prematuramente na equipa, queimando uma substituição que porventura se revelaria importante com o decorrer do jogo. Sem jogar bem, começamos a perceber a partir do meio da segunda parte, que o Farense quereria mesmo resolver o jogo antes de chegar aos penaltis, jogando um futebol mais incisivo, mas com pouca imaginação e criatividade, privilegiando um futebol directo que desgastava o adversário, mas que não era cativante para o espectador. Jorge Portela, ainda impossibilitado de dirigir a equipa, devido à expulsão contra o Ferreiras, apostava então tudo nesse tipo de futebol e no ultimo quarto de hora colocava Bruno em campo, colocando então 4 homens em cunha no ataque, obrigando a equipa de Alvor a defender mais atrás e a se esticar mais quando fazia algumas investidas, que poderiam até ter causado alguns dissabores a Virgolino que foi surpreendido com 3 ou 4 remates perigosos. Contudo percebia-se que o Farense queria decidir a eliminatória e poderia ter mesmo decidido a mesma pois Edinho, Rui Loja ou Barão dispuseram de oportunidades para decidir a partida, situação a acontecer não escandalizaria ninguém pois o Farense mesmo sem jogar bem, era a melhor equipa em campo e a mais perigosa. Com o finalizar da partida, tudo se decidiria nos penaltis, onde o Farense iniciou primeiro a marcação dos mesmos com Edinho a fazer a golo e a deixar logo uma esperança renovada na passagem à próxima fase, mas que seria gorada após a infelicidade de Barão e Paulinho na cobrança dos mesmos.

Gostava só de deixar uma questão no ar, e que várias vezes me questionei durante a segunda parte, percebendo que o Farense estava em claro défice de criatividade e imaginação no seu jogo: tendo Brasa no banco, e jogando-se um jogo decisivo desta natureza, não seria lógico coloca-lo em campo, nem que fosse para jogar 20 minutos? Acredito que a substituição de Hernâni tenha diminuindo as opções de Portela, mas deixar um elemento como Brasa de fora a partida inteira, num jogo que se estava a revelar difícil, não terá sido uma situação questionável??? Porque se não estava na intenção de Portela por o Brasa a jogar quando estava empatado e a necessitar de fazer algo, então mais valia nem pô-lo no banco, acredito eu…


Ficha de Jogo: Estádio da Restinga (Alvor),
20 horas, 02/04/2008
Assistência: 150 espectadores
ALVORENSE 0-0 FARENSE (4-3 g.p.)

Penaltys: Edinho (1) Golo; Barão (2) Defesa; Rui Loja (3) Golo; Bruno (4) Golo; Paulinho (5) Defesa

Farense: Virgolino; Amilcar, Hernâni (Wilson 52 mn), Sousa, Caras; Márcio, Ferrari(Barão 84mn), Andrezinho (Bruno 78mn), Paulinho, Rui Loja, Edinho. Treinador: Jorge Portela (Pedro Benje)

terça-feira, 1 de abril de 2008

Taça do Algarve, 1/4 Final - Antevisão Alvorense - Farense

Joga-se nesta quarta-feira dia 2, os quartos de final da Taça do Algarve, competição onde o Farense chega a esta adiantada fase com aspirações legitimas à vitória final. Depois de já ter ultrapassado Serrano por 3-0 (casa), Odeceixense 0-4 (fora) e Ferreiras por 2-1 (casa), o Farense desloca-se a Alvor para reencontrar a equipa local, a qual já a bateu nesta época na Restinga por 2-3. O Alvorense chega a esta ronda após ter disputado apenas 2 jogos, nos quais bateu fora Culatrense por 1-3 e Salgados por 0-1, tendo ficado isenta na ronda passada. Jogo que promete muita emoção, até porque as duas equipas gostam de jogar futebol e procurar o golo, num bom relvado para a prática desportiva. Salientar também que ambas as equipas vêm de desaires na última jornada, pelo que será mais um factor de interesse ver como se irão apresentar nesta partida decisiva.

Alvorense - Farense
Estádio da Restinga (Alvor)
(02.04.2008 20h00)
Arbitro: Eugénio Arez

quinta-feira, 27 de março de 2008

Farense visita Alvor já na próxima Quarta Feira para a Taça do Algarve

No sorteio da Taça do Algarve realizado esta noite, coube ao Farense uma deslocação ao Barlavento, para reencontrar a equipa do Alvorense no campo da Restinga, reeditando assim o jogo da primeira volta, no qual os Leões de Faro saíram vencedores por 2-3, ainda sob o comando de Carlos Costa. Jogo que se prevê muito equilibrado e desgastante até porque se encontra no meio dum período de muitos jogos seguidos para a equipa de Faro, que só terminará a 12 de Abril quando se deslocar a Olhão para jogar com o Culatrense. Assim o Farense enfrenta no espaço de 17 dias, "apenas" 6 jogos, decidindo neste período de tempo muito do seu futuro desportivo na presente época.

Ainda no sorteio de hoje, ficou já alinhavado o emparelhamento para as meias finais, onde o Farense poderá mesmo receber no S. Luís (ou Estádio Algarve), a equipa do Portimonense, num jogo decerto muito ansiado por os farenses...

quarta-feira, 26 de março de 2008

Passo firme para os 1/4 de Final > Farense 2-1 Ferreiras

Na noite desta quarta feira, jogou-se mais uma eliminatória da Taça do Algarve, e no regresso ao velhinho S. Luís, o Farense acabou por presentear os seus associados e adeptos com uma vitória por 2-1, frente a um adversário valoroso e melhor preparado fisicamente. Numa jornada de futebol a meio da semana, situação claramente atípica para as equipas da Terceira Divisão e Distritais, tiveram lugar 3 jogos da Taça do Algarve, juntando-se ao Farense, o Messinense, vencedor por 0-2 em Vila Real de Santo António diante do Lusitano, bem como o Louletano que foi a Quarteira bater os rivais do seu concelho por 0-1.

A partida iniciava-se então no S. Luís, palco de grandes jogos de outrora, com um Ferreiras que entrava no campo, com uma postura bem organizada dando pouco espaço ao Farense para jogar, fruto também da pressão alta exibida pelos homens do Barlavento. Notava-se aí a diferença competitiva dos dois escalões, pois o Ferreiras como seria natural, e mesmo rodando alguns jogadores, têm um ritmo mais forte de jogo, ao qual caberia ao Farense contrariar, aproveitando o factor casa, e esperando também por alguns deslize e desgaste natural do Ferreiras. Percebeu-se que nos primeiros minutos o Farense sentia dificuldades e receava o adversário que jogava com alguns homens adiantados no terreno, inibindo a equipa de Jorge Portela de subir no terreno e sair em ataque organizado, sempre com os jogadores a estarem mais afastados uns dos outros quando partiam para o ataque. Aos poucos o Farense foi crescendo no jogo, e percebendo melhor a estratégia do adversário, que diga-se de passagem, haveria também de quebrar um pouco a pressão efectuado, dando mais espaços para o Farense construir jogo. Ultrapassada a barreira dos 20 minutos de jogo, o Farense iniciava então um período de algum ascendente na partida, onde jogava a toda a largura do terreno, flanqueando o jogo, especialmente pela esquerda onde Caras esteve muito bem, e onde o seu meio campo, agia com razoável rapidez graças à dinâmica do triangulo Márcio, Andrezinho e Calquinhas. As jogadas de perigo anunciavam já o golo inaugural do Farense, que aconteceria bem perto da meia hora de jogo por Paulinho, dando alguma justiça ao intervalo, e premiando a coragem e desinibição que os homens de Faro tiveram ao longo duma primeira parte bem aceitável para os que se deslocaram ao estádio.

Na segunda parte, esperava-se uma reacção do Ferreiras, e este embora sentido, não foi sinal de lances perigosos para a defesa de Faro, que foi tapando da melhor maneira os caminhos para a sua baliza, nunca esquecendo a baliza adversária e aproveitando para rodar alguns jogadores, por forma a não sobrecarregar a equipa para o jogo de Castro Marim. Na verdade sentia-se que o Farense, mesmo a jogar com uma equipa dum escalão superior, transmitia confiança aos seus adeptos e nem mesmos os problemas físicos bem patentes em muitos dos elementos, faziam temer os adeptos, pois o Ferreiras pouco futebol mostrava. Com Bruno bastante desgastado na frente, mas sempre útil em acções defensivas, Jorge Portela optava então a meio da segunda parte, por colocar em campo a estrela da companhia, Brasa, em substituição do apagado Rui Loja, na esperança do mesmo decidir a partida num dos seus habituais raídes pelas defesas contrárias. Com esta substituição, bem pensada por Portela, o Farense só tinha a ganhar, pois haveria de ser o Brasa a fazer o segundo e a deixar os Leões de Faro com pé e meio nos Quartos. Com este segundo golo, acreditavam os adeptos que o resultado estaria feito, mas seria o Ferreiras, ainda esperançado em algo mais, e aproveitando as cada vez mais evidentes carências físicas do Farense, de colocar em campo mais soluções ofensivas, mas também a dinâmica que apenas tinha mostrado nos primeiros minutos da partida, terminado o jogo com uma frente de ataque alargada, que causaria calafrios a Virgolino, obrigado a mostrar as suas credenciais e a guardar a vitória em Faro. O Ferreiras chegaria mesmo ao golo, já perto do fim, e viria ainda depois de reduzir a desvantagem, um elemento seu ser expulso após um desacato junto ao banco do Farense, onde Jorge Portela receberia também “guia de marcha”. Logo de seguida terminava a partida, ao som do apito de Nuno Ferreira, que em conjunto com a sua equipa rubricou uma arbitragem aceitável.

Ficha de Jogo: Estádio de S. Luís (Faro),
20 horas, 26/03/2008

Assistência: 500 espectadores
Farense 2-1 Ferreiras

Filme do Jogo:

20 mn > Andrezinho aparece solto pela esquerda e de ângulo difícil, remata rasteiro para a defesa de João Pereira
25 mn > Jogada muito rápida de contra ataque, Andrezinho inicia a jogada e depois na direita ao receber a bola, de primeira coloca-a n o lado oposto desmarcando Rui Loja que remata por cima
29 mn > Paulinho recebe a bola junto à quina da área pela direita e remata a bola em arco sobre o guardião, entrando a mesma no canto superior direito da baliza sul do S. Luís
42 mn > numero 13 do Ferreiras aparece solto e em plena área só com Virgolino pela frente, envia a bola sobre o travessão, num lance claríssimo de golo
45 mn > Calquinhas aparece pela direita, e já perto da linha de fundo, tira um excelente centro, ao qual Bruno falha por um triz na pequena área, sendo socada depois pelo guardião adversário
74 mn > Perdida de Sousa que ganha posição junto á pequena área pela esquerda e sem ângulo podia ter colocado a bola na baliza, perante a impossibilidade de João Pereira defender
82 mn > Bola jogada para a corrida de Brasa, que ganha em velocidade ao defesa contrário e na saída do guarda redes, flecte para esquerda e o deixa fora do lance empurrando tranquilamente para o segundo
86 mn > Grande remate de longe dum jogador das Ferreiras, ao qual Virgolino responde com uma defesa soberba junto ao travessão
89 mn > Livre a uns bons 35 metros da baliza, com uma defesa de recurso de Virgolino, ressalto junto à baliza, ao qual Virgolino responde bem , sobrando contudo a bola para um jogador das Ferreiras, que a três metros da baliza, atira incrivelmente por cima
90 mn > Troca de bola rápida do Ferreiras no ultimo terço do terreno e após abertura para a esquerda, Bonifácio remata cruzado, a bola sofre um pequeno desvio e anicha-se no poste mais distante da baliza de Virgolino

Farense: Virgolino; Amilcar (Wilson 45mn), Né, Sousa, Caras; Márcio, Andrezinho, Calquinhas (Arlindo 59mn); Paulinho, Rui Loja (Brasa 68 mn), Bruno. Treinador: Jorge Portela

terça-feira, 25 de março de 2008

Taça do Algarve, 1/8 Final - Antevisão Farense - Ferreiras

Joga-se amanhã no velhinho São Luís, mais uma eliminatória da Taça do Algarve, competição que entra agora na fase decisiva, pois algumas das equipas dos Nacionais entram em acção, trazendo maior projecção e emoção à prova. Por ironia do destino volta a ser a equipa das Ferreiras a estrear o São Luís, para jogos de Seniores, na presente época, situação que já tinha ocorrido na passada época, quando a sua equipa B visitou o Farense, sendo batida por 2-0.
Desta feita, o encontro não se prevê nada fácil, porque o Ferreiras, actualmente a militar na Terceira Divisão Nacional vêm a Faro na busca da próxima eliminatória, perante um Farense que têm legitimas aspirações na prova, mas que competitindo num escalão inferior denotará naturais dificuldades em impor o seu jogo. A equipa do Ferreiras têm mantido nos últimos anos uma estrutura homogénea, à imagem do seu treinador João Clara, que se mantêm no cargo à várias épocas. No seu plantel têm algumas caras bem conhecidas dos farenses, como é o caso de João Pereira, que jogou pelo Farense na Primeira Liga, no fatídico ano da descida de divisão, num jogo contra o FC Porto, bem como de Nélson Cruz, guarda redes formado nas escolas dos Leões de Faro, e que jogou pelos Seniores, nas ultimas épocas em que o Farense tinha impedimentos legais devido às dívidas, alinhando então com a equipa de Juniores, isto para não falar de Marco Benje... Terminada a primeira fase do campeonato, o Ferreiras não conseguiu para já garantir a permanência, mas lutou pela mesma até à última jornada, onde foi derrotado por 2-4 em casa pelo Lusitano de Évora, findando esta fase com 35 pontos, e um score positivo de goal average de 5 golos. Pensamos que o Ferreiras aproveitará este jogo para rodar alguns jogadores, mas do lado Farense, a situação também não será muito diferente, até porque 65 horas após finalizar este jogo, deslocar-se-á a Castro Marim para um jogo determinante e bem complicado na luta pela subida de Divisão, objectivo principal da época.

Farense - Ferreiras
Estádio de S.Luis (Faro)
20 horas 26/03/2008
Arbitro: Nuno Ferreira

terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Golos para acalmar a crise >> Odeceixence 0-4 Farense

Numa longínqua deslocação ao Noroeste do Algarve, à aldeia de Odeceixe, o Farense brindou os seus fiéis adeptos com 4 golos, num jogo em que o mais importante acaba mesmo por não ser o resultado, mas sim a resposta dada pela equipa num momento tão delicado. Isto porque Carlos Costa, ainda que sem uma explicação oficial do motivo em causa(até ao momento), abandonou o comando técnico da Equipa, sendo a tarefa assumida (interinamente) por Pedro Benje, outro histórico do Clube de Faro.
A Equipa, pelo que vimos hoje, apesar de defrontar um adversário do escalão inferior, entrou em campo algo nervosa, certamente devido aos acontecimentos das últimas horas, mas aos poucos foi assumindo o jogo num pelado em boas condições para a prática do futebol. Apesar do Farense conquistar muitos cantos e livres junto à área contrária, pouco perigo ia criando, prova disso o primeiro remate de real perigo acontece à passagem da meia hora de jogo numa cabeçada de Edinho, que saiu a rasar a trave. Mais tarde o Farense acabaria por criar outra situação flagrante de golo, num cabeceamento muito perigoso na sequência dum canto, jogada que antecederia o golo inaugural da partida por Edinho no termo da primeira parte.
Na segunda parte o Farense foi dono e senhor do jogo, até porque a equipa do Odeceixense caiu muito fisicamente, e os espaços para jogar apareceram com muita frequência no seu meio campo defensivo, proporcionando aos Leões de Faro mais tempo e espaço para desenhar boas jogadas atacantes. Tranquilamente o Farense marcaria mais três golos, deixando mais três ou quatro por marcar, resultado de ocasiões flagrantes de golo desperdiçadas por Bruno e Edinho. Uma nota para a equipa de Odeceixe que reduzida a 9 elementos a partir de metade da segunda parte, estando já debilitada fisicamente, nunca virou a cara à luta, merecendo porventura um golo de honra. Arbitragem mediana.

Ficha de Jogo: Campo António Nobre (Odeceixe)
15 horas, 05/02/2008

Assistência: 250 espectadores
Odeceixense 0-4 Farense

(44mn, por Edinho, numa boa triangulação na direita, com Barão a fugir para a linha de fundo, a centrar, e Edinho a aparecer ao segundo poste e conferir o primeiro para o Farense )
(62mn, por Roque, livre na esquerda de Rui Loja, a bola a ser rechaçada pela defesa contrária e Roque a uns bons 20 metros da baliza a disferir um violenta bomba que só parou no fundo das malhas)
(70m, por Bruno, após jogada rápida na direita, Túlio cruza para a área onde há um ressalto e Bruno encosta para dentro de cabeça)
(90+3mn, por Edinho dentro da área)


Farense: Costa; Guiné (Bruno 55mn), Sousa, Wilson, Caras; Barão (Márcio, 74mn), Arlindo ,Calquinhas (Túlio 55mn); Roque Edinho, Rui Loja. Treinador: Pedro Benje

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Taça do Algarve, 3.ª Elimin. - Antevisão Odeceixense - Farense

Joga-se na tarde de amanhã, terça-feira de Carnaval, a 3.ª Eliminatória da Taça do Algarve, cabendo ao Farense como adversário, a equipa do Odeceixense, actualmente a militar na Segunda Divisão Distrital. O Farense enfrenta então uma longa deslocação de 120 km, até à Costa Vicentina, mesmo no limite com o Alentejo para defrontar o actual 9.º classificado do seu campeonato, com 13 pontos, equipa que está moralizada pois foi neste sábado vencer por 1-2 ao sempre difícil Santaluziense. No historial recente entre as duas equipas, destacamos os dois jogos realizados na passada época onde o Farense saiu vencedor em ambos os encontros por 1-4 em Odeceixe e 3-0 no Estádio Algarve. Carlos Costa decerto aproveitará o encontro para dar ritmo competitivo à alguns dos jogadores menos utilizados, fazendo descansar algumas das unidades mais desgastadas no plantel, de forma a guardá-los para as decisivas batalhas que se avizinham no Distritalão.


Odeceixense - Farense
Campo António Nobre (Odeceixe)
(05.02.2008 15h00)
Arbitro: Mário Fernandes

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Odeceixe recebe Farense para a Taça do Algarve

Após sorteio realizado ontem na sede da AFA em Faro, ficou-se a saber o calendário de jogos, referente à terceira eliminatória da Taça do Algarve. Ao Farense coube-lhe como adversário o Odeceixense, equipa que actualmente milita na Segunda Divisão Distrital, recebendo a equipa da capital algarvia no dia 5 de Fevereiro, Terça Feira de Carnaval. Na época passada, o Farense deslocou-se ao campo de Odeceixe e venceu por expressivos 1-4, tendo depois batido no Estádio Algarve por 3-0 a equipa do Barlavento.

Abaixo informo os jogos agendados para a 3.º eliminatória da Taça do Algarve (05.02.2008, 15H00)
Odeceixense (2ª) – Farense (1ª)
Castromarinense (1ª – Lusitano VRSA (1ª)
Salgados (1ª) – Alvorense (1ª)
Salir (1ª) – Estombarense (2ª)
Faro e Benfica (1ª) – Moncarapachense (2ª)
Guia (1ª) – Aljezurense (1ª)