Mostrar mensagens com a etiqueta Juniores. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Juniores. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Hassan é o novo treinador dos Juniores

Depois de Milovac ser dispensado das funções de treinador da equipa de Juniores do Sporting Clube Farense, a Direcção do clube convidou o antigo atleta do Farense, Hassan Nader para assumir essas funções.

O novo treinador foi hoje apresentado aos atletas e irá já orientar a equipa no jogo contra o Benfica.

Entretanto a Direcção do Sporting Clube Farense decidiu não inscrever a equipa de Infantis no Campeonato Distrital da I Divisão.

Por isso, o Sporting Clube Farense irá inscrever duas equipas de Iniciados nos respectivos campeonatos.

SCF – Gab. de Imprensa

sábado, 12 de setembro de 2009

Pior é impossível...

Campeonato Nacional de Juniores, Zona Sul, 3ª Jornada
FARENSE 0-6 UNIÃO DE LEIRIA

Em pleno Estádio S. Luís, com sinais cada vez mais evidentes de renovação, a equipa júnior do Farense foi hoje copiosamente goleada pelo União de Leiria, líder do campeonato, mas que mesmo assim não serve de desculpa para a pobre exibição da equipa algarvia, pois os forasteiros não nos parecem tão fortes como a classificação pode fazer pensar.

O jogo iniciou-se de forma equilibrada, cabendo ao Farense o primeiro remate da partida, mas apesar do falso equilíbrio, cedo se percebeu que os Leões de Faro iriam ter muita dificuldade em vencer a partida. Denotam, como denotavam à três semanas atrás, muitas dificuldades na construção de jogo, sendo também pouco organizados na cobertura de espaços no meio campo e defesa, sendo natural o ascendente gradual que os leirenses foram dispondo na partida. Mas seria já no termo da primeira parte que os forasteiros se adiantariam no marcador, pelo jogador Vieira, que repetiria a façanha dois minutos mais tarde.

Se a tarefa já era complicada, pior se tornou a partir desse momento, com os algarvios a entrarem na segunda parte muito apagados, e mesmo das poucas vezes que criaram perigo, foram ineficazes na finalização. Ao invés, os leirienses chegariam ao 0-3 num lance muito infeliz do nosso central, n.º 4, efectuando um desvio para a própria baliza que traiu o guardião Paulo. A partir desse momento o Farense desorientou-se ainda mais, avolumando mais 3 golos na sua baliza, todos do jogador Camara, deixando bem patente falta de organização desta equipa farense, em especial no último quarto de hora do encontro.

Passadas três jornadas, o Farense acumula outras três derrotas, mas pior que isso, evidencia muitas dificuldades em "jogar futebol", o que não se explica apenas pela perda de unidades nucleares em relação à época passada, mas também pela falta de colectivo e organização em campo. Resta-nos aguardar por dias melhores, para bem da história do nosso centenário Clube.

sábado, 22 de agosto de 2009

Estreia tímida condena Farense a derrota 0-2 frente ao Atlético

Campeonato Nacional de Juniores, Zona Sul, 1ª Jornada
FARENSE 0-2 ATLÉTICO

O Farense iniciou na tarde de sábado mais uma temporada ao mais alto nível no Nacional de Juniores, depois da bela prestação da temporada passada que redundou num honroso 11º lugar na Série Sul. Com uma equipa practicamente nova face à época anterior, e já no segundo treinador da época.

Assistimos a uma partida pouco conseguida por parte das duas equipas no terreno, acabando o resultado por ser mais penalizador para o Farense, que foi na verdade a equipa que menos fez por merecer a vitória. O Atlético veio ao Algarve com um forte falange de apoio, pintando de irreverência as bancadas do S. Luís, cada vez mais renovado e já com um relvado em muitos melhores condições que à semanas atrás. Caberia ao Farense a primeira grande chance de golo, após jogada individual de China pela direita, que cruzaria para Lau rematar deficientemente no coração da área ainda no primeiro quarto de hora da partida. O Atlético não tardaria a responder e com o passar do tempo foi se assenhorando do jogo, inaugurando o marcador a meio do primeiro tempo, através dum livre que passou por todos os elementos da defesa algarvia, traindo o guarda-redes Zé. A partir daí, o caudal e qualidade de jogo ofensivo do Farense foi se deteriorando cada vez mais, demonstrando os algarvios uma grande incapacidade em trocar a bola entre os seus elementos, situação que nem as alterações vindas do banco inverteram. Seria já na recta final do encontro que o Atlético confirmaria a vitória na sequencia dum canto, levando para Lisboa os três preciosos pontos em disputa.

Para os algarvios fica o sério aviso de que muito trabalho está pela frente, querendo-se que Milovac e toda a estrutura da equipa, encontrem dentro do grupo uma maior solidez e consistência que permita tornar possível assegurar resultados positivos em busca da manutenção.

A estreia dos nossos Juniores é hoje!

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Carta Aberta à Nova Direcção do Farense

Exmos Senhores,


Venho através desta carta aberta, levantar uma questão que para mim é muito pertinente, já que envolve jovens desportistas e homens do amanhã que sonharam e acalentaram durante a sua formação nesse clube, o sonho de um dia vingarem na carreira futebolística e que, ao terminarem na época passada a sua última época como juniores na modalidade de futebol, não sentiram da parte dessa direcção um gesto de solidariedade e gratidão. Assim, relembro que o comportamento dessa Direcção não foi o mais correcta e porquê?

- Em primeiro lugar, era vossa obrigação, terem realizado uma “Convocatória” (não era preciso almoços, jantares ou lanches) dirigida a todos os ex-juniores promovidos ou não no final da época para uma palestra simples, em que o assunto, basicamente se resumiria a umas palavras amigas e de conforto, dando-lhes a entender que seria impossível promovê-los a todos ao escalão sénior.
- E em segundo lugar, um agradecimento também não ficaria nada mal, relembrando os êxitos obtidos pelos sucessivos apuramentos para as segundas Fases dos Nacionais (iniciados e juvenis) e, mais recentemente, na época de 2007/2008, conquista da subida à 1ª Divisão Nacional de juniores e ainda em 2008/2009, garantiram a sua manutenção, isto, sempre e ao longo destes anos, envergando a mítica camisola do melhor clube algarvio.

Perante isto, acho que foram mais que muitos, os êxitos, conquistados pela melhor fornada de jogadores, formada nesse clube da última década e que ninguém da anterior e actual Direcção se interessou, em expressar a sua gratidão e reconhecimento pelo dever cumprido!

Um Farense atento!

Recebemos dum nosso leitor esta missiva, que agora vos apresentamos. Estamos certos que algumas das observações relatadas poderiam ser evitadas, mas cremos que no futuro, o Farense evitará novas situações deste género. É frustrante para estes jovens jogadores chegar ao fim deste ciclo sem continuar com a camisola alvi-negra vestida, mas como sabemos a vida é feita de ciclos e é impossível uma equipa sénior, que se quer altamente competitiva, absorver mais que 4/5 jogadores por época, das suas camadas jovens. Nesse aspecto, o Farense, e neste caso específico, o staff do futebol sénior, nos parecem identificados com essa necessidade de apostar duma forma regular nos jovens, potenciando o seu desenvolvimento e fomentando mais valias em eventuais transacções de "passes".

domingo, 28 de junho de 2009

Um fim de semana violento...

Já não bastava o campeonato Nacional de Juniores ser decidido, como numa autêntica final, com o sempre apetecível derby Sporting-Benfica, num recinto que fica a atrás de muitos campos do nosso Distritalão em termos de segurança, sendo a partida interrompida devido a incidentes entre adeptos de ambas as colectividades, para hoje se conhecer que os Super Dragões não quiseram ficar atrás, tendo destruído uma pastelaria em Lagoa, cidade que acolheu este ano a final da Taça de Portugal em andebol, nos resquícios da vitória do ABC sobre o FC Porto, actual campeão nacional em título. É caso para dizer que fins de semanas desportivos com estes acontecimentos: Não, Obrigado!

sábado, 7 de março de 2009

Desinspiração e medo de perder só podia resultar num nulo...

Campeonato Nacional de Juniores, Zona Sul, 24ª Jornada
FARENSE 0-0 TORREENSE

O Farense jogava na tarde de hoje uma cartada importante com vista a solidificar a manutenção na divisão maior do escalão Júnior a nível nacional. O advers
ário era o Torreense, primeira equipa acima da linha de água, e que assim vinha ao Algarve com a missão de pontuar, e se possível ganhar, por forma a se afastar de tão perigosa posição. Num relvado em condições melhoradas face ao que estávamos habituados, o Farense encontrou um adversário composto por jogadores fortes fisicamente, organizado e astuto, trazendo ao S. Luís a lição bem estudada. Apesar do Farense ter entrado melhor na partida, o Torreense soube adormecer o jogo e acabámos por assistir a uma primeira parte monótona, quase sem remates de parte a parte, pelo que o nulo com que se chegou ao intervalo era mais que justificado.

Na segunda parte era esperada uma nova chama na equipa algarvia, mas a verdade é que o meio campo e ataque do Farense demonstraram na tarde de hoje uma face muito pálida. Raramente o trio de ataque, Vicente, Álvaro e André se superiorizou à defesa contrária, e mesmo o meio campo algarvio era logo incomodado com o “pressing alto” dos forasteiros, quando tentava iniciar os ataques. Miguel Serôdio ainda mexeu na equipa, mas as substituições acabaram por não trazer resultados práticos, notando-se claramente nos últimos vinte minutos de jogo, que o mais importante para os Leões de Faro seria não perder, diante dum adversário que ainda podia incomodar na classificação, tendo o Farense arriscado pouco e jogando em transições rápidas que raramente foram executadas da melhor forma, no intuito de alvejar a baliza adversária. Arbitragem facilitada pela salutar atitude de fair play entre os jogadores em campo.

sábado, 24 de janeiro de 2009

Serviços mínimos chegam para vencer Sp. Pombal por 2-0

Campeonato Nacional de Juniores, Zona Sul, 19ª Jornada
FARENSE 2-0 SP. POMBAL
(Vicente, 65mn, Do Vale 92mn)

O Farense conseguiu na tarde de hoje mais uma vitória no Nacional de Juniores, dando sequência à subida de forma das ultimas semanas, ascendendo assim ao 8º lugar da tabela, mas mantendo ainda assim, uma margem de 4 pontos para linha de água. Sem ter realizado uma exibição agradável, o Farense conseguiu ser mais eficaz e adulto, marcado os golos já na segunda parte, perante um adversário sem medo mas que denotou fragilidades naturais duma equipa que apenas tinha seis pontos em dezoito jogos disputados...

A primeira parte do Farense não foi boa, antes pelo contrário, mostrando-se adormecido e desligado entre sectores, quiçá pouco espicaçado perante um adversário que já se sabia inferior mas que mesmo assim fez das fraquezas forças e gizou alguns lances interessantes na primeira meia hora de jogo, beneficiando duma fraca pressão dos algarvios e que lhes proporcionava espaços para trocar melhor a bola. Teve um lance claro de golo aos 24 minutos, quando um seu dianteiro apareceu solto e de cabeça atirou por cima da baliza do Farense. Aos poucos o Farense foi se soltando mais, mostrando mais atitude e terminaria a primeira parte já a dominar a partida mas sem nunca jogar bem.

Veio a segunda parte e os Leões de Faro apareceram mais afoitos, mas seria novamente do Pombal a primeira jogada de perigo dessa parte, quando aos 54 minutos um jogador falhou um golo em plena área algarvia. Com Miguel Serôdio castigado, o Farense tentou aos 60 minutos dar mais presença à frente de ataque, trocando um médio pelo dianteiro Vicente, para fazer companhia a Ricardo que mostrava bons pormenores mas estava muito sozinho na frente. E passadas cinco minutos, o mesmo Vicente fabricaria o golo inaugural num lance em que se enquadrou na área, virando-se e ganhando espaço para rematar rasteiro para o fundo das malhas. Estava feito o mais difícil... O Pombal, que já nessa altura se ia fechando, teve que mudar um pouco a atitude e embora conseguisse dominar a espaços fazia do contra ataque a sua maior arma. Contudo, o Farense com maior ou menor dificuldade foi guardando o resultado até que, já depois dos "noventa", num belo contra ataque iniciado por Ró Ró, e conduzido por Ricardo, chegaria ao 2-0 final por Do Vale, que só teve que desembrulhar a prenda oferecida pelo citado Ricardo. Boa arbitragem.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

SÁBADO DIA 24, 15HORAS, TODOS AO S.LUÍS!!
O FARENSE DEFRONTA O SP. POMBAL, EM MAIS UMA JORNADA DO NACIONAL DE JUNIORES!!
SÓ A VITÓRIA INTERESSA!!

sábado, 10 de janeiro de 2009

Vitória sobre canarinhos deixa Farense mais seguro na tabela

Campeonato Nacional de Juniores, Zona Sul, 17ª Jornada
FARENSE 3-2 ESTORIL

Depois da derrota na semana passada em Loulé, o Farense deu hoje um passo seguro na tabela, subindo um degrau e posicionando-se agora com quatro pontos à maior sobre a primeira equipa abaixo da linha de água. A vitória por 3-2 de hoje, apesar de sofrida, premiou os comandados de Miguel Serôdio, que entrando mal na partida, conseguiram ser eficazes na primeira parte, tendo depois sofrido muito na segunda parte para segurar a vitória trazida da primeira parte, que ao intervalo se cifrava nuns explícitos 3-0.

O jogo iniciava-se no relvado do São Luís, agora um pouco melhor tendo em conta os últimos jogos que presenciámos, com os primeiros minutos a serem equilibrados embora o Estoril estivesse um pouco mais afoito, mas a equipa algarvia viria a atravessar um mau período entre os dez e trinta minutos, onde a equipa da Linha podia mesmo ter inaugurado marcador, tendo disposto de três boas ocasiões, uma delas com a bola ser defendida pelo guarda redes Bruno, rechaçando no poste direito da baliza sul. Temeu-se o golo estorilista mas seria o Farense a chegar ao golo, passados trinta minutos e contra a corrente do jogo. Num livre conquistado na direita do ataque algarvio, ainda longe da baliza, pareceu-nos Álvaro o marcador a cobrar e a bola passando por um mollho de jogadores que a tentava interceptar, anichou-se directamente na baliza do Estoril para gáudio dos adeptos farenses no estádio. O Farense soltou-se mais e passados sete minutos marcaria o 2-0 numa grande jogada de combinação entre Álvaro e Ricardo pela esquerda, culminada com o golo de Álvaro, que fez uso da sua velocidade, técnica e inteligência para aperecer solto na área, fazendo o 2-0 com muita classe perante o guardião contrário. O resultado era injusto para os forasteiros mas seria outra vez o Farense a marcar por Piçarra, após boa jogada de André pela direita. Tudo isto em doze minutos, que acabariam por marcar definitivamente a partida e deixar os rapazes do Estoril praticamente condenados.

Na segunda parte o Farense entrava bem no jogo e ia tentando gerir o resultado tranquilo que trazia da primeira parte até que entrou em cena no jogo o árbitro da partida... Não se pode dizer que o primeiro golo do Estoril tenha tido o dedo desse "senhor", mas percebeu-se que a partir do 3-1, as decisões do juiz da partida foram muito infelizes, demonstrando uma dualidade de critérios e irritando os adeptos e técnicos algarvios, com Miguel Serôdio a ser vítima disso, sendo expulso do banco quase no fim da partida. Com o golo, os canarinhos motivaram-se e empurram o Farense para o seu meio campo, chegando ao golo da diferença mínima aos 70 minutos após um livre muito duvidoso sancionado pelo árbitro. Até ao fim da partida foi uma pilha de nervos para os presentes, embora a partir dos 75 minutos os Leões de Faro tenham apaziguado partida, diminuindo o ritmo de jogo na expectativa de levar a água ao seu moinho, o que acabou por acontecer mas com muito sofrimento.

sábado, 3 de janeiro de 2009

Juniores: Louletano aguerrido bate Farense por 3-2

Campeonato Nacional de Juniores, Zona Sul, 16ª Jornada
LOULETANO 3-2 FARENSE

Os Juniores do Farense iniciaram hoje a sua prestação na segunda volta do campeonato, tendo-se deslocado a Loulé para defrontar o Louletano, equipa com o qual haviam empatado a zero na primeira volta. Num jogo agradável de seguir acabaram por ser os locais a levar os três pontos, vencendo por 3-2 e aproximando-se dos farenses na classificação. Contudo, esta derrota, apesar de penalizadora, acabou por não trazer consequências de maior na tabela visto que o Farense acaba por conservar o 11.º lugar, estando a salvo da descida neste momento.

Num jogo presenciado por cerca de 250 pessoas no Municipal de Loulé, fui surpreendido à chegada com o pouco convidativo preço dos bilhetes a 4,5 euros para não sócios do Louletano, quantia avultada para a competição que iríamos ver e também tendo em conta a debilitada situação financeira do país... Ultrapassada esta questão e falando propriamente do jogo, nota inicial e muito importante para a jogada que daria o primeiro golo do encontro, logo aos 10 minutos na conversão duma grande penalidade marcada por Álvaro. A verdade é que este lance incendiou as bancadas pois o lance não era merecedor da marca de 11 metros, visto a falta ter ocorrido fora da área, junto à face posterior direita da área defendida pelo Louletano. O jogo estava equilibrado embora o Farense se mostrasse mais acutilante, sem contudo criar lances de golo iminente, enfrentando um Louletano que jogava em contra ataque mas que a partir dos 20 minutos começou a encostar um pouco o Farense às cordas. Seria num lance fortuito, após intercepção falhada num cruzamento longo, do guarda redes Zé Silva, que o Farense sofreria o golo da igualdade, à passagem dos 31 minutos, após emenda do central, n.º 4 do Louletano. Até ao fim da primeira parte o Farense teve mais 3 ou 4 chances flagrantes de se adiantar no marcador mas a imperícia do seus atacantes acabou por penalizar os Leões de Faro que mais tarde se viriam a lamentar destas oportunidades desperdiçadas na primeira parte.

Na segunda parte o cariz da partida não mudou muito, com o Farense entrar bem, circulando a bola mas foi perdendo gradualmente o discernimento e criatividade, tornando o seu jogo muito directo, enquanto o Louletano explorava essencialmente os contra ataques, situação onde viria a decidir o jogo. Primeiro num livre directo a castigar uma falta junto à quina esquerda da área farense que foi exemplarmente cobrado e depois num golo fenomenal do nr.º 30 do Louletano que correu uns bons 20 metros, ultrapassando dois defesas farenses e marcando o golo do 3-1 aos 73 minutos. O Farense acusou os golos, perdeu animo, mostrando dificuldades em construir jogadas que permitissem alvejar com perigo as redes do guardião louletano. Num ultimo fôlego de revolta, aos 92 minutos, os Leões de Faro ainda reagiram e reduziram para 3-2 num belo remate de fora da área de Ró-Ró, mas era já tarde e o jogo acabaria poucos minutos depois.

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Cartaz para o fim de semana


A somar a este jogo, destacamos também o jogo de amanhã da nossa equipa Júnior. O Farense faz uma curta deslocação até Loulé para defrontar a equipa do Louletano, que se encontra actualmente na penúltima posição com dez pontos, a seis dos Leões de Faro. Jogo de grande interesse e rivalidade, o qual contamos acompanhar e fazer uma breve crónica.

Estádio Municipal de Loulé, 03/01/2008, 15 horas
LOULETANO - FARENSE

sábado, 13 de dezembro de 2008

Juniores do Farense batem Real de Massamá por 2-0 e tentam recuperação na tabela

Campeonato Nacional de Juniores, Zona Sul, 14ª Jornada
FARENSE 2-0 REAL MASSAMÁ

O Estádio S. Luís acolheu na tarde de hoje mais um jogo do Nacional de Juniores, jogo esse que se traduziu na primeira vitória caseira dos Leões de Faro, isto à sétima tentativa... Num relvado muito estragado, sob chuva, frio e algum vento, os pupilos de Miguel Serôdio, como que numa clara antítese do que seria esperado, face às condições enumeradas, rubricaram uma exibição muito aceitável, demonstrando que quando há vontade e inspiração as coisas saem naturalmente.

Poucos minutos tinham-se passado sob o inicio do jogo e já o Farense havia rematado ao poste da baliza sul, tendo ainda desperdiçado mais algumas oportunidades, consequência duma boa dinâmica ofensiva, onde os jogadores algarvios exploravam preferencialmente os espaços concedidos pela defensiva contrário, também devido às boas movimentações sem bola do seus jogadores mais adiantados. Miguel Serôdio apresentava nesta partida um esquema mais atrevido que o habitual e o 4x4x2 exibido foi sem duvida melhor a opção que o treinador algarvio podia tomar, adiantando Ro-Ro para o meio campo, jogador esse que inauguraria o marcador aos 38 minutos na sequência dum canto marcado da direita infantilmente cedido por um defesa contrário, como que castigando a equipa contrária, na sequência de inúmeras jogadas bonitas do Farense que mereciam melhor fim. A equipa do Real, embora frágil defensivamente, tentava na primeira parte alguns lances rápidos mas foi quase sempre em remates de longe que espalhou mais perigo para a baliza de Zé Silva. Chegávamos ao intervalo com um magro 1-0 para os da casa, perante tantas oportunidades falhas, o que deixava ainda no ar alguma apreensão para segunda parte.

Veio a segunda parte e o Farense entrou mais uma vez bem na partida, dominando o jogo e sendo sempre a equipa mais perigosa, pelo que se adivinhava constantemente o 2-0, situação que não aconteceu nesse período... Aos 64 minutos, o pequeno Álvaro falharia um golo incrivel na pequena área, situação que antecedeu um período de maior equilíbrio onde se percebia que o cansaço acumulado do jogo, num terreno muito pesado, somado ainda às substituições que equipa adversária já havia feito, poderiam trair o Farense. O Real apresentava já nessa altura um esquema de apenas 3 defesas, e Miguel Serôdio, talvez tarde, acabou por refrescar o ataque com a entrada de Vicente, jogador possante e que mexeu um pouco no jogo, tendo este visto o seu colega numero 8 arrancar uma grande penalidade evidente que mataria completamente o jogo, pois a expulsão do guardião de Massamá, obrigaria um jogador de campo a assumir a defesa das suas redes, pois estes já haviam esgotado as substituições. Feito o 2-0 por André aos 80mn, na cobrança do penalty, o Farense acabou por tranquilamente gerir o resultado, não se livrando de um ou outro susto da equipa contrária, mas arrecadando um resultado moralizador. Apesar de se manterem abaixo da linha de água, os rapazes de Faro, ganham sobretudo confiança para os próximos encontros com adversários do "seu campenato", e mostraram nesta partida que têm qualidade mais que suficiente para garantir o objectivo manutenção. Força Farense!

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

sábado, 29 de novembro de 2008

Farense estreia-se a marcar em casa e consegue empate ante o Belenenses

Campeonato Nacional de Juniores, Zona Sul, 12ª Jornada
FARENSE 1-1 BELENENSES

O Farense averbou na tarde de hoje mais um empate caseiro, desta feita diante dum valoroso adversário, o Belenenses, o que ainda assim se revelou insuficiente para dar o desejado salto na tabela. A verdade é que o Farense está no antepenúltimo lugar da tabela com 10 pontos, mas a 2 pontos do tranquilo 11º lugar, o que o deixaria a salvo da descida. Nesta primeira volta o Farense tem tido muitos jogos “queimados” em casa com adversários do primeiro terço da tabela e espera-se que neste resto de primeira volta e na segunda volta possa então iniciar a ansiada recuperação, cimentando assim o seu lugar no panorama futebolístico deste escalão em Portugal.

A partida iniciou-se no S. Luís debaixo dum tempo instável, frio e algo ventoso, que nada beneficiou o espectáculo. O relvado escorregadio não facilitou a tarefa dos artistas e proporcionou algumas jogadas mais duras mas involuntárias, num jogo que a nível disciplinar se pôde considerar exemplar, pautado pelo respeito entre os jogadores de ambas as equipas. Notava-se uma melhor compleição física dos jogadores belenenses, o que os favorecia neste tipo de terreno e que teve sequência num melhor domínio do espaço, com uma postura mais atacante criando mais jogadas perigosas, proporcionando ao guarda redes algarvio algumas defesas grau de dificuldade elevado. Jogando no 5x3x2 ultimamente utilizado por Miguel Serôdio, o Farense denotou as habituais dificuldades em colocar a bola jogável na sua frente de ataque. O Belenenses foi dominando a partida e ia ficando na retina a valia técnica de alguns jogadores belenenses, em especial do seu n.º 10, que espalhou classe pelo relvado farense, revelando uma maturidade, objectividade, visão de jogo e apetência para jogadas de 1x1 nada vulgares. Ou muito nos enganamos ou estaremos perante um talento emergente das escolas de formação azuis… Aos 38 minutos, como corolário do ascendente na partida, o Belenenses chegou à vantagem, num belo remate de fora da área do seu jogador n.º 8, remate indefensável para o guarda redes Zé Silva. O Farense, mesmo assim reagiu e por duas vezes podia ter empatado a partida, tendo ganho muitos cantos até final da primeira parte num sinal da intenção dos rapazes farenses em deixar tudo em aberto para o segundo tempo.

Veio a segunda parte e o jogo pautou-se pelo equilíbrio durante largos períodos, com o Farense a ter dificuldades em penetrar na organizada defesa belenense, fruto dum pouco atrevimento dos seus jogadores, o que acabava por deixar os 2/3 jogadores de ataque muito desamparados perante os adversários. Procurando as investidas rápidas, onde Álvaro era sem dúvida o jogador em foco, o Farense não mostrava muitos argumentos para empatar, e ia explorando essencialmente as jogadas de bola parada. Já depois do treinador do Belenenses ter sido expulso após protestos na sequência dum lance muito duvidoso na grande área farense, o Farense refrescou o ataque e seria já no termo da partida que chegaria ao tento da igualdade. Num lance rápido de ataque, um jogador farense foi derrubado à entrada da área azul e na conversão do livre, a defesa incompleta do guardião azul, proporcionou a Vicente o golo da igualdade já aos 92 minutos da partida. Arbitragem medíocre.

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

sábado, 15 de novembro de 2008

Quem joga para empatar, perde...

Campeonato Nacional de Juniores, Zona Sul, 10ª Jornada
FARENSE 0-1 VIT. SETÚBAL


Jogou-se hoje no S. Luís, mais uma jornada do Nacional de Juniores, tendo o Farense recebido no seu reduto, a equipa do Vitória de Setúbal, que com o Farense foi promovida na época transacta à divisão maior deste escalão etário. A equipa sadina entrava para esta jornada na segunda posição da tabela, lugar meritório, enquanto os algarvios albergavam o primeiro lugar abaixo a da linha de água com 9 pontos. E se, à semelhança do jogo com o Nacional, Miguel Serôdio apresentaria uma formação instruída defensivamente, com o decorrer do tempo se percebeu que esta táctica não iria dar muitos frutos porque se adivinhava constantemente o golo vitoriano. A verdade, é que durante o primeira parte o Farense nunca conseguiu rematar à baliza contrária, fruto dum 5x3x2 que privilegiava essencialmente a "guarda" das redes de Zé Silva, e onde os dois jogadores mais adiantados da equipa algarvia se viam muito desamparados, perante uma defesa de 4/5 jogadores vitorianos que facilmente anulavam essas investidas. No segundo tempo o cariz do jogo não se inverteu e jogando um futebol directo, o Farense foi incapaz de construir jogadas de verdadeiro futebol enquanto o Vitória ia perdendo ocasiões para abrir o marcador, situação que apenas seria corrigida já no ultimo quarto de hora, quando os sadinos fizeram o golo solitário da partida, levando os três pontos para Setúbal, num resultado que se ajusta e que apenas se pode considerar escasso face ao domínio a equipa de Setúbal.

sábado, 1 de novembro de 2008

Juniores: Farense empata a zero com Nacional

Campeonato Nacional de Juniores, Zona Sul, 8ª Jornada
FARENSE 0-0 NACIONAL

Jogou-se na manha de hoje mais uma jornada do Nacional de Juniores, tendo o Farense defrontado no S. Luís a forte equipa do Nacional da Madeira, que se encontrava no 4.º lugar da tabela, a apenas dois pontos do líder Benfica. Por isso não se afigurava nada fácil a tarefa dos comandados de Miguel Serôdio, que no 13.º lugar da tabela estavam já abaixo da linha de água. Num esquema táctico de 5x2x3, o Farense até iniciou bem a partida, desinibido e com muita atitude, mas com o decorrer da partida o Nacional equilibrou a contenda e assenhorou-se do jogo, tendo a dominado até final da primeira parte. Nota para a atitude e garra presentes nos jogadores farenses. Na verdade, são um exemplo de dedicação ao Clube e quiçá fosse bom alguns Seniores verem estes rapazes correram até à exaustão, como pudemos testemunhar no dia de hoje. Na segunda parte o figurino do jogo não mudou muito e o Farense foi sobretudo uma equipa de contra ataque, e mesmo com menos oportunidades de golo que o adversário, teve as duas melhores ocasiões de decidir a partida, a última mesmo no termo do jogo, o que a acontecer seria um prémio para a imensa alma destes miúdos. Sendo este o segundo jogo que presenciámos nesta época, temos a ideia que Miguel Serôdio, muito interventivo no jogo, têm uma equipa mais madura e entrosada e frente a um adversário mais forte, apesar de ser dominado durante largos períodos, deixou uma réplica aceitável o que supõe um futuro melhor para os Leões de Faro.

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

sábado, 30 de agosto de 2008

Juniores Farenses estreiam-se com empate ante Louletano

O Farense deu inicio nesta tarde à sua caminhada no Campeonato Nacional de Juniores, regressando a esta divisão após alguns anos de ausência. Diante do Louletano, equipa com maior experiência no escalão e com boas classificação nos últimos anos, a equipa de Faro ofereceu aos seus sócios e adeptos uma medíocre exibição, pautada pelo esforço e entrega dos jovens farenses mas no qual havia pouca imaginação, inteligência e correcto posicionamento em campo, dado "esquecimento" do jogo pelas alas preferencialmente jogado pelo meio tornado-se assim confuso, com a bola ser jogada muitas vezes aos repelões. Mesmo o próprio Louletano, que teve ligeiro ascendente na partida, mas de quem se esperava mais, não teve agradável exibição, pelo que o nulo foi sem dúvida o resultado mais justo mas também o mais equacionado na cabeça das pessoas que assistiram ao encontro.

O Jogo, Os Bilhetes...
É com tristeza que o dizemos, mas é lamentável toda a situação gerada em torno da publicitação dos jogos dos Juniores e dos bilhetes para os mesmos. Não raras vezes fui interpelado nas ultimas semanas por alguns adeptos do futebol algarvio, acerca do grande Farense-Louletano que seria jogado dia 30, explicando pacientemente aos mesmos que o "tal" jogo era de Juniores... Sim, porque nas largas dezenas de cartazes afixados com cerca de um mês de antecedência(de louvar ainda assim esse esforço) pelo concelho de Faro em nenhum deles se fazia menção a esse facto, confundindo assim as pessoas que iriam comprar gato por lebre... Mas mais, porque foi oferecido pelos jogadores dos Juniores e também outras pessoas do Staff, o cartão de jogos dos juniores, que teria o preço para sócio/não sócio de 35 euros, permitindo o acesso aos 15 jogos caseiros desta prova, situação inédita e não muito correcta na minha modesta opinião. E explico porquê: porque o futebol juvenil não é para fazer dinheiro! Por muitos prémios que se possam ter apalavrado aos jogadores, não posso admitir, que como sócio, se peça um cartão anual para uma prova deste género. O Clube, como Instituição de Utilidade Pública que é, frutoda promoção desportiva nas camadas de formação no futebol e nas modalidades, actividades que são suportadas pelos sócios mas principalmente pela autarquia Farense. Meus amigos, não estamos a falar de Futebol Profissional, mas sim de camadas jovens... Se algo está mal na distribuição de verbas, esse aspecto compete à Direcção decidir e não privar os sócios do futebol de formação. Perante algum burburinho e fracasso criado em torno desta ideia e também do preço de bilhete por jogo de 4,5 euros, foi com espanto tive conhecimento que a entrada seria gratuita... (Agora imaginem se eu tivesse comprado o cartão?) Se havia algumas pessoas amigas indecisas ir ao S.Luis neste sábado assistir a partida, algumas acabaram por vir, mas contrariando essa informação posta a circular, fomos surpreendidos com um bilhete de 2 euros, sem discriminação de sócio/não sócio... Imaginem a imagem dada nesta situação e tendo em conta que os bilhetes já estavam emitidos (não seria de hoje), pergunto se esta situação não terá sido premeditada pelos seus autores? Ainda para mais no cartaz que anexamos neste Blog, não havia também menção a preços de entrada, o que é normal suceder em jogos de Seniores.

Por fim, quero apenas realçar que o que nos move neste momento não é o valor do bilhete em si, mas sim este ziguezague e publicitação incorrecta, situação que nada dignifica a imagem do Sporting Clube Farense, marca quase centenária e símbolo da cidade capital do Algarve.