Mostrar mensagens com a etiqueta FPF. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta FPF. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 8 de setembro de 2009

E o burro é ele?


Saiu da Selecção Nacional no momento certo, foi para o Chelsea ganhar um balúrdio, tendo sido dispensado passado 6 meses e agora está numa reforma activa no Uzbequistão, onde treina o compatriota Rivaldo... Deixou nas mãos uma equipa mecanizada, mas sem margem de manobra para errar e com algumas posições de jogo por renovar... Queiroz não se fez rogado, saiu do Man U, para treinar a nossa querida Selecção e passado pouco mais de 14 meses, é este o resultado que se conhece... Scolari é o treinador mais bem pago do mundo e Queiroz pode ter as malas à porta...

Primeiro porque não aproveitou o bom trabalho que Scolari deixou, depois porque as suas experiências não correram bem e depois porque é um perdedor nato... Até acredito que Portugal se pode apurar para o Mundial, mas na verdade, será que o merecemos? Se desportivamente Scolari têm o amargo de boca de nunca ter singrado no futebol europeu a nível de clubes, já Queiróz menos conseguiu por seu mérito próprio... Dois mundiais de juniores e pouco mais...
Amanhã desenha-se mais um postal da nossa saga rumo ao Mundial da África do Sul, mas, amigos, mesmo que com felicidade consigamos o segundo lugar, como será o play-off com hipotéticos adversários como a França, Croácia, Rússia, República Checa, Turquia ou a Grécia...?

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Sorteio da Terceira Divisão - Primeiro jogo é Farense Castrense dia 06/09

SÉRIE F

1 - Lusitano Ginásio Clube 2 - Juventude SC 3 - GD Beira-Mar 4 - Moura AC 5 - FC Castrense 6 - Grupo União Sport 7 - GD Fabril Barreiro 8 - CF Esperança de Lagos 9 - CDR Quarteirense 10 - SC Farense 11 - GD Pescadores Costa Caparica 12 -CD Cova da Piedade

- Matriz de jogos
1ª Jornada (06.09.2009): 1-3, 10-5, 8-7, 6-9, 4-11, 12-2;
2ª Jornada (20.09.2009): 3-12, 5-1, 7-10, 9-8, 11-6, 2-4;
3ª Jornada (27.09.2009): 3-5, 1-7, 10-9, 8-11, 6-2, 12-4;
4ª Jornada (11.10.2009): 5-12, 7-3, 9-1, 11-10, 2-8, 4-6;
5ª Jornada (25.10.2009): 5-7, 3-9, 1-11, 10-2, 8-4, 12-6;
6ª Jornada (01.11.2009): 7-12, 9-5, 11-3, 2-1, 4-10, 6-8;
7ª Jornada (08.11.2009): 7-9, 5-11, 3-2, 1-4, 10-6, 12-8;
8ª Jornada (15.11.2009): 9-12, 11-7, 2-5, 4-3, 6-1, 8-10;
9ª Jornada (06.12.2009): 9-11, 7-2, 5-4, 3-6, 1-8, 12-10;
10ª Jornada (13.12.2009): 12-11, 2-9, 4-7, 6-5, 8-3, 10-1;
11ª Jornada (20.12.2009): 11-2, 9-4, 7-6, 5-8, 3-10, 1-12.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Licenciamento em marcha

A Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) aprovou, sábado, na generalidade o Manual de Licenciamento de Clubes, um regulamento que se pretende que entre em vigor na II Divisão Nacional na época 2010/2011.

A proposta apresentada pela Direcção da FPF, aprovada com a unanimidade dos sócios ordinários do organismo depois de uma reunião de pouco mais de hora e meia de duração, vai agora ser discutida na especialidade.

"Os clubes têm que respeitar o regulamento e de saber como se rege em termos de infra-estruturas, em termos de condições logísticas e financeiras para poderem participar em competições, mesmo nas competições não profissionais. Por isso, fiquei satisfeito por esta aprovação na generalidade", afirmou o Presidente da FPF, Gilberto Madaíl.

Quando entrar em vigor, o Manual de Licenciamento preconiza que apenas possam competir nos campeonatos da II e III divisões os clubes que provem a inexistência de dívidas a jogadores e técnicos e as decorrentes das transferências de futebolistas.

O regulamento define critérios imperativos, em que a licença para participar na competição em que se inscrevam não será atribuída aos clubes em incumprimento, obrigados a apresentarem um programa de desenvolvimento de futebol jovem aprovado e um terreno de jogo relvado ou dotado de um relvado sintético certificado com as normas da FIFA (100/64 mt.).

Estabelece também critérios obrigatórios, podendo os clubes ser sancionados sem serem excluídos, e ainda regras aconselháveis, para as quais não existe obrigatoriedade de cumprimento.

sábado, 23 de maio de 2009

Votação do licenciamento dos clubes adiada

TRABALHOS PROSSEGUEM A 30 DE MAIO

A apreciação e votação do Manual de Licenciamento de Clubes, último ponto da ordem de trabalhos da Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) realizada hoje, foi adiada para 30 de Maio, a partir das 14:30.

A decisão foi tomada após o plenário da FPF ter estado reunido durante mais de seis horas, sem intervalo para almoço, aprovando, entre outros assuntos, as alterações regulamentares aos quadros competitivos da II divisão, com aplicação na próxima temporada, e da III, em 2011/12.

Antes da suspensão, numa altura em que algumas associações tinham abandonado a assembleia, Lourenço Pinto, presidente da Associação de Futebol do Porto, criticou o Manual de Licenciamento elaborado pela Direcção federativa, defendendo que é "uma amálgama daquilo que é um mau trabalho na FPF".

"É uma transposição nítida do que está nos regulamentos da UEFA e da FIFA, mas não se pode comparar clubes portugueses da II e III divisões com outras realidades", sustentou.
Joaquim Evangelista, presidente do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol, contrapôs, considerando o documento um instrumento "profilático" e classificou-o de "equlibrado".
"A irresponsabilidade está a matar o futebol português. Esta pode ser uma decisão histórica entre o passado e o futuro, pois este documento ajuda os dirigentes, muitos deles presos a camisas de sete varas", afirmou.

A proposta de licenciamento da Direcção da FPF preconiza que apenas possam competir nos campeonatos da época 2009/2010 os clubes que provem a inexistência de dívidas a jogadores e técnicos e as decorrentes das transferências de futebolistas.

O manual define critérios imperativos (quem não cumprir, não recebe licença), obrigatórios (os clubes podem ser sancionados, mas não excluídos) e aconselháveis (recomendações sem obrigatoriedade de cumprimento).

O documento vai ser votado a 30 de Maio, depois da reunião entre a Direcção da FPF, presidida por Gilberto Madail, e os órgãos sociais, prevista para as 10:00, na sede da estrutura federativa.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

FPF só quer admitir clubes sem dívidas aos funcionários

A Federação Portuguesa de Futebol vai submeter à discussão na assembleia geral extraordinária do próximo dia 23 um sistema de licenciamento dos clubes participantes nas II e III Divisões que visa limitar a admissão nestes campeonatos a quem provar a inexistência de dívidas aos trabalhadores.

A proposta contempla um sistema de licenciamento, a entrar em vigor na próxima época, com três níveis de critérios: os imperativos (quem não os cumprir fica excluído), os obrigatórios (pode levar a sanções mas não à exclusão) e os aconselháveis (de cumprimento facultativo). Entre os obrigatórios, além de terem de provar a ausência de dívidas aos trabalhadores e decorrentes de transferências de jogadores, os clubes deverão ter um programa de desenvolvimento de futebol jovem e um terreno de jogo relvado ou de relva sintética aprovada pela FIFA.

Na assembleia geral, vão ainda ser debatidos os quadros competitivos da II Divisão e a "fase transitória" da III Divisão

Com a venda do Estádio de São Luís em suspenso, e ainda o processo da bomba de combustíveis mais que parado nos tribunais, gostava de saber como o SC Farense contornará esta situação na próxima época. É que, a se confirmarem os piores, mas prováveis cenários, o emblema da capital algarvia não terá disponibilidade financeira para nas próximas semanas liquidar 0s 9 meses de ordenados em atraso a funcionários... A não ser que estes sejam empregados da SAD e assim, eventualmente possa haver um escape para esta situação...

domingo, 1 de fevereiro de 2009

3ª Divisão acaba na próxima época

Foi aprovada em Assembleia-Geral da Federação Portuguesa de Futebol, este sábado, a extinção da 3ª Divisão Nacional já a partir da época 2010/2011. Quanto aos vencedores dos Distritais, estes subirão directamente à 2ª Divisão Nacional, proposta que foi apresentada pela Associação de Futebol do Algarve e mereceu aprovação.

As alterações aos quadros competitivos dos campeonatos nacionais de 2ª e 3ª Divisões foram aprovadas este sábado, 31 de Janeiro, na Assembleia-Geral da FPF.

A nota mais saliente prende-se com a proposta apresentada pela Associação de Futebol do Algarve que apontava no sentido dos campeões Distritais ascenderem directamente à 2ª Divisão Nacional sem necessidade de participar na poule que a FPF denominava como Pró Nacional. Esta proposta da AFA foi aprovada.

Quanto à 2ª Divisão Nacional, ela passará a ser disputada por 64 clubes divididos em quatro Séries de 16 clubes cada.

Este sábado, às 21h00, há Assembleia Geral na AFA onde os clubes algarvios ficarão a conhecer todos os pormenores das alterações aos nacionais e ao mesmo tempo votarão propostas para alterar os campeonatos Distritais de 1ª e 2ª Divisões.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Terceira Divisão Nacional pode acabar daqui a dois anos

Foi notícia do Jornal A Bola no passado sábado, a questão duma nova reformulação nos quadros competitivos do futebol sénior em Portugal, que visa essencialmente a redução do numero de equipas a disputar os Nacionais. Segundo se leu, Gilberto Madail escolheu um grupo de trabalho para estudar a questão e estes seis dirigentes (4 associativos e 2 dos quadros de FPF) colocaram na mesa duas propostas para futura apreciação e votação numa assembleia geral que poderá ocorrer ainda este mês. A ideia é que a Terceira Divisão Nacional seja minimizada a um torneio de dois meses, a ocorrer no final da época entre os campeões distritais (e porventura alguns repescados das associações mais fortes), sendo depois apurados os melhores dessa fase final para ascender directamente à Segunda Divisão B. Com o objectivo de reduzir custos, a FPF, na minha opinião irá dar uma machadada na estrutura do futebol português, deixando mais jogadores no desemprego e também resumindo o país a apenas três divisões nacionais, o que na minha óptica é pouco, para um país que cada vez mais se quer assumir como uma potência no futebol mundial, limitando cada vez mais a competitividade e o desenvolvimento da modalidade.

No caso do SC Farense, e olhando para os dois quadros que anexamos, parece-nos que no caso do futuro dos Leões de Faro ser desembaraçado, o caminho para a Liga Sagres parece mais desbravado pois se o Farense conseguir a promoção à Segunda B até 2010, poderia ser incorporado numa campeonato que já contemplaria nessa altura a subida directa à Liga Vitalis, do campeão da série, situação que não acontece neste momento, onde num universo de 48 equipas em 4 séries, apenas sobem duas. No lado negativo, caso o Farense não consiga terminar o campeonato de 2009/2010 em posições cimeiras, poderia correr o risco de voltar ao Distrital, que desta feita estará mais competitivo que nunca, com a inclusão de muitas equipas algarvias com "tarimba" de Nacionais, o que obrigaria a uma equipa muito competitiva para as ultrapassar, mas também para disputar a "tal" fase final Nacional, com vista à promoção à Segunda B. Uma situação para acompanhar com muita atenção nos próximos tempos...

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Farense já conhece calendário e joga a sério daqui a 10 dias

Sabendo que as data do campeonato já estavam alinhavadas pela Federação Portuguesa de Futebol, ainda assim não posso esconder o meu desagrado pela forma como o processo foi conduzido, tendo este sorteio se realizado a apenas 10 dias do inicio da competição... As trapalhadas do FPF só poderiam acabar desta forma, pois para além do actual formato ter sido mal suportado, alterando-se a forma de pontuação a meio do campeonato na sequência das desistências de equipas noutras séries, a FPF não foi mais uma vez célere na decisão e deixou o tempo correr até meados de Agosto. Apenas e só Lamentável!
Posto isto, apresentamos o sorteio:

Terceira Divisão Série F

  • 1ª jornada (24.08.2008) Farense-Campinense
  • 2ª jornada (07.09.2008) Castrense-Farense
  • 3ª jornada (21.09.2008) Farense-Atlético
  • 4ª jornada (28.09.2008) Barreirense-Farense
  • 5ª jornada (05.10.2008) Farense-Juventude
  • 6ª jornada (12.10.2008) Messinense-Farense
  • 7ª jornada (26.10.2008) Farense-Louletano
  • 8ª jornada (02.11.2008) Pescadores-Farense
  • 9ª jornada (16.11.2008) Farense-Quarteirense
  • 10ª jornada (23.11.2008) C.Piedade-Farense
  • 11ª jornada (30.11.2008) Farense-Fabril
  • 12ª jornada (07.12.2008) Lusitano-Farense
  • 13ª jornada (14.12.2008) Farense-Silves

quarta-feira, 30 de julho de 2008

Quadros competitivos só mudam em 2009/2010

Uma informação que interessará a todos os farenses, é sem dúvida esta, numa altura em que os Leões de Faro estão a encetar a recuperação do seu lugar no seio dos maiores de Portugal. Assim, os moldes em que se disputam a Terceira Divisão e Segunda B, ainda serão nesta temporada, mantidos na forma inicialmente prevista pela FPF o que pode ser um pau de dois bicos para a ambição do SC Farense. A palavra cabe agora ao clube da capital algarvia e essa é só uma: GANHAR!

sábado, 28 de junho de 2008

Diz o roto para o nu: "nunca vamos ganhar nada, pois é um incompetente"

Mas que moral têm António Oliveira para chamar incompetente a Gilberto Madail? Se esse mesmo senhor foi o responsável pela maior vergonha desportiva da Selecção Nacional dos últimos 20 anos, que não foi fruto de mero azar, mas de incompetência e desrespeito pelo pelo povo português... Não está em causa se Gilberto Madaíl o é ou não, mas esta atitude é totalmente deplorável e sintetizadora da pessoa que temos em causa quando afirma "coisas" desta natureza...

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Antes de escolher o selecionador mais valia fazer isto!

Esta era apenas uma sugestão que eu dava, antes de escolher o novo Seleccionador Nacional... Se por lado valorizo a boa gestão económica da FPF ao longo do reinado "madailesco", não posso esquecer a fraca figura de Gilberto Madaíl ao longo destes anos, no leme da Federação. O fracasso das selecções jovens esta à vista de todos, a gestão da equipa sénior tem deixado a sensação de saber a pouco tendo em conta a matéria humana que dispomos, mas para além disso a autêntica indiferença com que trata as equipas da Segunda B e Terceira Divisão, relativamente à reformulação dos quadros competitivos, situação que foi apoiada pelas Associações, sedentas do dinheiro que lhes chega da endinheirada casa-mãe. Só que tal relação de interesses, não é benéfica para os clubes que agora desesperam por uma melhor solução. Por isso, e dado que o próprio Madail já admitiu que está para breve a sua saída (talvez para se sentar em melhor cadeira), mais valia deixar a importante decisão da escolha do novo Seleccionador nas mãos de "outro", para que "esse" depois não se esquive da responsabilidade dos maus resultados, situação à qual Madaíl nos tem habituado embora com as agravantes conhecidas...
Imagem retirada de Facciosos