Mostrar mensagens com a etiqueta José Sócrates. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta José Sócrates. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Não tinham um dia melhor??

Não me esqueço dessa data... Tinha acabo de iniciar a minha vida laboral, quando, após regressar do almoço o meu chefe, me disse em tom enigmático que a América estava a arder... Logo fui para perto da televisão do bar e constatei no momento os desastres ocorridos naquele dia nos Estados Unidos... Um dia que mudou o Mundo para todo o sempre e que a partir daí desencadeou um conjunto de orientações políticas, com as consequências militares que todos conhecemos...

Soube hoje que o debate televisivo mais aguardado destas eleições legislativas, terá lugar nesse dia, lembrando a todos os portugueses a mentira destas forças políticas em tudo o que se passou após o 11 de Setembro de 2001, quer pelas posições públicas sobre as questões militares da oposição, quer pela atitude activa do governo português de então num assunto que pouco lhe diria respeito...

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Nova Variante de Faro concluída em 15 meses

As obras de requalificação da EN 125 já foram adjudicadas e têm um prazo limite de 48 meses. Variante Norte Faro está incluída no lote.

A construção da Variante Norte de Faro já tem data limite definida: 15 meses. A obra faz parte de um conjunto de requalificações da EN 125 que têm um custo de 399 milhões de euros que foram adjudicadas a um consórcio de cinco empresas (Edifer, Iridium, Dragados, Tecnovia e Conduril).

“Esta obra é fundamental para o desenvolvimento de Faro, que é conhecido por ter alguns problemas de acessibilidades. Por dia, passam por Faro cerca de 60 mil carros e esta obra vem descongestionar grande parte do fluxo dentro da cidade”, diz José Apolinário e lança um pedido às entidades que realizam as obras: “Sejam rápidos para que até ao Verão de 2011 os acessos estejam feitos”.

Segundo José Apolinário, a variante, a construir perto da rotunda da BP - sentido Faro-Olhão - entre outras valências, vai reduzir o tempo de chegada ao aeroporto da zona nascente da cidade para cerca de cinco minutos.
Estas obras vão englobar 14 concelhos do Algarve e abrangem 400 mil habitantes num lanço de 187 quilómetros (157,7 quilómetros de requalificação acrescidos de 29,5 quilómetros de nova construção). A data de conclusão das obras é de 48 meses.

O Governo estima que a sinistralidade seja reduzida em 35 por cento (em dez anos morreram 290 pessoas).
“É a primeira vez que a EN 125 será alvo de uma requalificação a sério, sem intervenções pontuais”, avança o primeiro-ministro José Sócrates na cerimónia que marcou o início das obras, esta tarde, em Faro.
O Algarve vai ter uma estrada mais bonita, com menos publicidade nas bermas. Naquela que é a região por excelência do turismo do País, temos de ter uma estrada que puxe o turismo e a economia, mas também que salve vidas”.


Caro engenheiro, em época de eleições, até lhe fica mal vir apregoar que a EN 125 vai ficar com menos publicidade nas bermas, devido a esta grande obra em benefício do Algarve... E já nem falo da jogada da apresentação da segunda fase da variante a Faro... Daqui a 15 meses falamos!

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Nova E.N. 125 - Projecto para mudar o Algarve...

Lance de estrada que ligará a zona do Escuro (Faro) ao Rio Seco, projecto integrado no consórcio Algarve LitoralFoi apresentado no dia de ontem, com pompa e circunstância, o novo contrato de concessão para requalificação e manutenção da EN 125, a famosa "Avenida do Algarve" que no presente, está na sua globalidade degradada e desajustada à realidade económica e viária que a região algarvia carece. Ontem, no Teatro Municipal de Faro, o primeiro ministro José Sócrates e Mário Lino, ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, apontaram o projecto como dinamizador da economia algarvia e catalisador de 7.000 postos de trabalho, conjugando ainda o facto de oferecer maior segurança para os seus utilizadores.
Estou certo de que esta intervenção era precisa à mais tempo, e apesar de não me agradar todo este circo montado acerca do início das obras, vejo nele uma medida acertada. Contudo há dois reparos que não posso deixar passar em claro:

  • Estarei atento à qualidade e métodos envolvidos pela empresa vencedora do concurso, que como se sabe o venceu com um largo benefício económico para o Estado, em relação às outras propostas sobre a mesa. Um tão grande diferencial de preços não é obra do acaso... Mas aguardemos. Para já dou-lhes o benefício da dúvida.
  • Por outro lado, não me sai da cabeça, que logo que a requalificação esteja terminada, o passo mais lógico seja a colocação de Portagens na única Auto Estrada que cobre na globalidade a região, a Via Infante Sagres. Tal situação, terá claros prejuízos para o Algarve, pois entupirá ainda mais a EN125, que mesmo melhorada não dará melhores condições do que agora, se tal situação acontecer... Espero estar enganado, mas esta decisão da colocação de portagens é uma situação mais que certa, mas adiada no tempo, por forma a não criar grandes ondas no contentamento da população...

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Faro: José Sócrates inaugurou Loja do Cidadão

Obra elogiada como "exemplo" para a administração pública

A Loja do Cidadão (LC) de Faro, a primeira no Algarve, foi inaugurada esta sexta-feira pelo primeiro-ministro José Sócrates, que a considerou um “exemplo” de uma administração pública “que puxa pelo país”. O governante chefiou uma extensa comitiva que incluiu ainda o ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, a secretária de Estado da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, e o secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, José Magalhães.

A obra, que custou três milhões de euros, é o “último grito em matéria de lojas do cidadão”, assim a caracterizou o ministro Pedro Silva Pereira, encontrando-se localizada no primeiro andar do Mercado Municipal de Faro. Sócrates considerou a Loja do Cidadão de Faro como “a mais moderna, a mais progressista e a mais avançada” de todas as que existem no país, elogiando o “empenho” da câmara de Faro na questão da localização. “Justamente no centro da cidade, o que tem tudo que ver com uma nova lógica de administração pública, mais próxima dos cidadãos”, acrescentou o primeiro-ministro. O responsável vê nesta loja “um exemplo” para a ambição de ter uma administração pública “que puxa pelo país” e “na linha da frente em termos de modernização tecnológica”, permitindo “reduzir os custos administrativos”.

Por seu lado, o presidente da Câmara Municipal de Faro, José Apolinário, destacou o facto de a loja estar situada no “coração da cidade, em pleno centro”, considerando estar cumprido um dos seus objectivos de campanha. “Foi uma decisão estratégica para o futuro da cidade. Permite viabilizar o mercado municipal e trazer mais gente ao centro, servindo a região e afirmando Faro como capital de serviços”, frisou. 2100 metros quadrados de serviços Representando um investimento de três milhões de euros, a Loja do Cidadão de Faro, de segunda geração, ocupa uma área superior a 2100 m2 e vai ter balcões especializados do Instituto dos Registos e Notariado, Instituto da Segurança Social, Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural, Administração Regional de Saúde do Algarve, entre outros.

O equipamento dispõe ainda de um balcão multiserviços, uma das valias das lojas mais avançadas, que permite levar aos cidadãos diversos serviços de vários outros organismos não representados no edifício. Trata-se, também, da primeira LC a integrar uma extensão do Centro Nacional de Apoio ao Imigrante (CNAI), permitindo à população imigrante residente no Algarve dispor de auxílio para o seu processo de integração.

A loja funcionará de segunda a sexta-feira entre as 8:30 e as 19:00 horas, e ao sábado, das 9:00 às 13:00 horas. O governo tenciona abrir mais 30 lojas pelo país, duas das quais em Portimão e Tavira, num “momento de expansão ambicioso”, disse Silva Pereira. O investimento total ronda os 35 milhões de euros.

Bem, ao menos nisto estamos na vanguarda...

domingo, 25 de janeiro de 2009

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Sócrates metido em sarilhos...

O tio materno de José Sócrates, Júlio Monteiro, admitiu ter proporcionado o encontro entre o actual primeiro-ministro e Charles Smith, sócio da Smith & Pedro, empresa contratada para conseguir o licenciamento do Freeport. As declarações fazem parte de uma entrevista dada pelo tio do ex-ministro do Ambiente ao semanário “Sol” e que será publicada amanhã. Paralelamente, um primo de Sócrates, Nuno Carvalho Monteiro, confirmou ao "Expresso" a existência de um encontro entre um intermediário do negócio do Freeport e o então ministro do Ambiente.

Foi através de mim que ele conseguiu a reunião”, afirmou Júlio Monteiro, que, contudo, garantiu não saber mais nada sobre o desenrolar dos acontecimentos. O tio de Sócrates sublinhou estar a ser “inconveniente” para o sobrinho mas disse estar-se “nas tintas porque é verdade”. O empresário explicou, ainda, que a situação o magoou: “Eu até fiquei chateado pelo facto de nem me agradecerem [o encontro que marquei]”.

Sobre os assuntos que motivaram a reunião Júlio Monteiro assegurou que apenas sabe que Charles Smith se queixou por alegadamente lhe estarem a pedir quatro milhões de contos para o projecto poder avançar e que se mostrou interessado em falar com o ministro do Ambiente da altura.

Num DVD que está na posse das autoridades inglesas desde 2007, é possível ver-se uma conversa entre um administrador inglês da sociedade proprietária do “outlet” de Alcochete e Charles Smith, onde é denunciado o pagamento de “luvas” ao ministro português envolvido no caso e que encabeça a lista detida pelos ingleses de 15 suspeitos de corrupção no licenciamento da superfície comercial. (...)

Já começam a ser muitas "presumíveis" trapalhadas, onde o nosso PM anda metido. Desde o seu diploma de engenheiro até este caso que parece ter contornos muito graves... Numa coisa estou de acordo com José Sócrates - "que façam rapidamente o seu trabalho". Disse José Socrates acerca das entidades envolvidas na investigação. Primeiro porque é para isso que lhes pagam e depois porque o País precisa de saber a verdade!

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Primeiro Ministro amanhã na ESPR...

Faro recebe amanhã mais uma das muitas apresentações de projectos que o nosso Primeiro Ministro José Sócrates insiste em realizar, num contexto sócio-económico difícil para muitas das famílias portuguesas, esbanjando algum do dinheiro de todos nós em propaganda meramente eleitoral... Desta feita, o local escolhido é a Escola Secundária de Pinheiro e Rosa, que foi para mim um dos pontos de passagem da minha formação académica... No meio de algum desconforto acerca desta feira de vaidades, congratulo-me com a escolha deste espaço para o evento a realizar amanhã pelas 11horas, divulgando ao País a intenção de colocar Portugal no top 5 Europeu em modernização tecnológica das escolas até 2010... Convém lembrar José Sócrates que já só faltam pouco mais de 2 anos para terminar esse período e que tamanho investimento não é compatível (digo eu) com as eventuais benesses que nós aguardamos para 2009, ano de eleições... Não é Sr. Eng.º?

terça-feira, 4 de março de 2008

Quem diz a verdade não merece castigo!!!

Esta de confundir a palavra "pobre" com "solidário" não lembra mesmo a ninguém....