Mostrar mensagens com a etiqueta Loulé. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Loulé. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 15 de setembro de 2009

LOULÉ: Seruca Emídio admite que IKEA já comprou terrenos

O presidente da Câmara de Loulé admitiu que a cadeia IKEA adquiriu terrenos no concelho, mas fonte ligada à empresa de mobiliário disse que o processo para abrir loja no Sul do país ainda está em aberto.

Questionado pela Agência Lusa sobre o andamento do processo para abertura de uma loja IKEA no Algarve, Seruca Emídio disse que "neste período pré-eleitoral tem-se registado um interregno", mas confrontado com a posição do homólogo de Faro, José Apolinário, de querer ver a cadeia instalada no seu concelho, respondeu que "a IKEA já adquiriu terrenos e estão em Loulé".

Mas fonte ligada à cadeia sueca não confirmou esta informação, dizendo apenas que "existe o objectivo de abrir uma loja a Sul do país, mas nada está ainda fechado e o processo está a decorrer".

O presidente da Câmara de Faro (PS) defende que a futura loja da cadeia IKEA, prevista para abrir até 2015, deve ficar localizada a sul do Parque das Cidades, terreno da Associação de Municípios Loulé/Faro.

Mas o município de Loulé prefere que a localização da grande superfície seja a norte do Estádio Algarve e o presidente da autarquia admitiu agora a compra de terrenos no concelho por parte da cadeia sueca.

O investimento na loja do Algarve será semelhante aos investimentos das outras lojas já construídas em Portugal, cerca de "60 milhões de euros", e até 2015 deverá ser uma realidade.
A cadeia sueca IKEA tem uma loja em Alfragide (Lisboa) e abriu a 31 de Julho de 2007 a segunda loja em Portugal, na localidade de Matosinhos, onde investiu mais de 60 milhões de euros, estimando abrir no primeiro semestre de 2010 outra em Loures (Lisboa).

Até 2015, o grupo IKEA prevê investir em Portugal cerca de 700 milhões de euros com a abertura de sete espaços, incluindo os de Alfragide e Matosinhos.

A poucos dias do braço de ferro com Macário Correia pela CMF, José Apolinário acaba de perder um trunfo pelo qual se batia nos últimos tempos... Na minha opinião, o importante é este investimento ser sediado na zona central do Algarve, mas não deixa de saber a amargo para os farenses, em especial para quem alega que "Faro é Faro"... A perda cada vez mais evidente de influência que a capital de distrito têm, no toca a atrair investimento (estrangeiro) é um facto que têm que ser invertido.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Petição Pela Valorização do Pontal

Destinatário: Câmaras e Assembleias Municipais de Faro e Loulé e Parque Natural da Ria Formosa/ICNB

Partilhada pelos concelhos de Faro e Loulé, a Mata do Pontal tem uma área de 627 hectares e constitui um conjunto de ecossistemas de enorme valor natural e paisagístico. Contém uma das maiores manchas florestais de pinhal de uso múltiplo do litoral algarvio e a maior dos concelhos. Constitui igualmente uma das áreas de maior valor natural e paisagístico da orla terrestre do Parque Natural da Ria Formosa (PNRF), compreendendo ecossistemas e uma biodiversidade com valores naturais excepcionais como várias espécies animais e vegetais em grande risco de extinção e algumas únicas a nível mundial, onde se inscreve a Tuberaria Major.

Estando inserida no PNRF, partilha com este uma grande sensibilidade ecológica e o respectivo estatuto de protecção internacional através de várias classificações como a de Parque Natural, Zona de Protecção Especial (directiva Aves), Sítio de Interesse Comunitário (directiva Habitats), Convenção de Ramsar (zonas húmidas) e Convenção de Berna (vida selvagem e ambiente).Não obstante a sua importância, esta zona concentra desde há muito em seu redor uma enorme pressão imobiliária, a qual levou já ao desaparecimento de parte da área florestal original para dar lugar a empreendimentos turísticos e campos de golfe.

De igual forma, devido a negligências e inércias de vária ordem, a Mata do Pontal continua a ser alvo de acções não compatíveis com os valores naturais em presença, as quais têm contribuído para a sua degradação. Apesar disso, o facto desta área florestal se encontrar ainda num razoável estado de preservação e de apresentar uma fraca ocupação humana, faz dela um espaço natural único, e, sem dúvida, uma área de grande potencial para a conservação da Natureza e desenvolvimento sustentável, através de funções culturais, científicas, de manutenção da saúde, de educação e sensibilização ambiental, de lazer e mesmo económicas para as populações locais, desde que compatibilizadas com os valores naturais em presença.

Esta requalificação do espaço natural e a implementação de estruturas com vista à criação de áreas compatíveis com o seu usufruto de forma ambientalmente sustentável pelas populações, vai também constituir uma atracção para as cada vez maiores faixas de turistas que procuram o Turismo de Natureza. A criação e gestão sustentável deste espaço também vai garantir que este recurso ambiental de enorme valor vá permitir o seu usufruto tanto pelas gerações actuais como pelas futuras.

Perante os factos acima referidos, vêm os abaixo assinados apelar às entidades referidas que seja criado o Parque Ambiental do Pontal, assegurando desta forma a defesa do interesse público da Mata do Pontal, salvaguardando a valorização dos seus ecossistemas, biodiversidade e paisagens e levando a que a população possa justa e finalmente usufruir em pleno direito de todo o potencial contido neste seu património.

Os Peticionários


Pode assinar a petição aqui

Admito que sou um apaixonado pela cidade que me viu nascer e neste caso concreto pela Ria Formosa, qual paraíso perdido, muitas vezes desvalorizado pelas nossas gentes... Haverá coisa mais linda do que um passeio pelo Parque Natural da Ria Formosa, quer pelos canais da ria ou mesmo na ilhas-barreira, quer pelos vastos pinhais, lagos e salinas onde milhares de aves nidificam entre outros animais que fazem desta ria o seu habitat... A zona do Ludo é não raras vezes local de encontro para um belo passeio de BTT, mas também dum passeio a pé, situação partilhada por milhares de pessoas durante a semana... É este espaço que está em risco e à "tempos" atrás até correu o rumor de que o Estado Português havia considerado PIN (Projecto de Interesse Nacional) um projecto privado liderado por investidores russos... Felizmente tudo foi por água baixo, mas os farenses, tal como eu, não podem esquecer o que disse José Apolinário acerca deste espaço!

terça-feira, 31 de março de 2009

José Apolinário propõe construção da loja IKEA a Sul do Estádio Algarve

O presidente da Câmara de Faro (PS) defendeu hoje a futura loja da cadeia IKEA, prevista para abrir até 2015, deve ficar localizada a sul do Parque das Cidades, terreno da Associação de Municípios Loulé/Faro.

"Vemos com melhores olhos o IKEA a sul do Estádio Algarve, um terreno propriedade de Faro e Loulé, e que permitirá fazer algum encaixe financeiro para ajudar nos encargos à empresa que gere o Estádio Algarve", disse à Lusa José Apolinário.

A Sociedade de Concepção, Execução e Gestão Parque das Cidades, empresa municipal de Faro/Loulé e que gere o Estádio Algarve, registou um prejuízo de 939 mil euros em 2007 e fechou o ano de 2008 com um saldo negativo.

Em 2007, a empresa municipal gastou cerca de 125,9 mil euros em "conservação e manutenção de bens" e 708,8 mil euros em vigilância e segurança.

Num relatório de actividades a que a Lusa teve acesso, as dívidas de curto prazo da empresa atingiram o montante de 429 mil euros em 2007, e as dívidas de médio e longo prazo são de 20,4 milhões de euros.

A instalação da loja sueca IKEA já está envolta em polémica, pois o município de Loulé prefere que a localização da grande superfície seja a Norte do Estádio Algarve.

O autarca de Loulé Seruca Emídio adiantou recentemente ao jornal diário Correio da Manhã que a localização do IKEA não é o "factor mais importante" mas "queremos é que fique no concelho" de Loulé.

A intenção do IKEA é que a loja do Algarve fique localizada junto de boas acessibilidades, nomeadamente perto da Via Infante de Sagres (A22) e Aeroporto Internacional de Faro.

Em declarações à Lusa, fonte ligada ao IKEA referiu que as intenções de abrir uma loja no Algarve são uma realidade, mas a localização ainda "está a ser estudada".

O investimento na loja do Algarve será semelhante aos investimentos das outras lojas já construídas, cerca de "60 milhões de euros", e até 2015 deverá abrir uma loja no Algarve.

A cadeia sueca IKEA tem uma loja em Alfragide (Lisboa) e abriu a 31 de Julho de 2007 a segunda loja em Portugal, na localidade de Matosinhos, onde investiu mais de 60 milhões de euros, estimando abrir no primeiro semestre de 2010 a loja de Loures (Lisboa).

Até 2015, o grupo IKEA estima investir em Portugal cerca de 700 milhões de euros com a abertura de sete espaços, incluindo Alfragide e Matosinhos.

In Barlavento Online

Interessante esta troca de opiniões quanto à localização do IKEA no Parque das Cidades... Cada um dos presidentes de Câmara "puxa a brasa à sua sardinha", nem que seja para aproximar mais uns metros das suas cidades a localização deste estabelecimento comercial. A titulo de curiosidade, o Estádio Algarve não custou mais de 40 milhões de euros e só a loja IKEA deverá custar 60 milhões... Incrível e mais um facto que comprova a grandiosidade da obra que deverá ser implantada naquele espaço. Eu estou absloutamente a favor, embora muitos já se tenham manifestado contra...

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Estádio Algarve não quer ficar de fora do Mundial’2018

O Estádio Algarve não ficará de fora de uma eventual candidatura ibérica ao Mundial’2018, mesmo que, para isso, tenha de se adaptar ao limite mínimo de 40 mil lugares, defende um dos membros do conselho de administração do Parque das Cidades. José Apolinário, líder da câmara de Faro – que partilha com Loulé a gestão do equipamento –, revelou ao Região Sul que já existem contactos prévios com a Federação Portuguesa de Futebol e a Secretaria de Estado da Juventude e Desporto. “Junto dessas entidades, os dois municípios já manifestaram a disponibilidade para o Estádio Algarve acolher jogos da prova e o nosso empenho conjunto em apoiar uma candidatura de Portugal e Espanha”, disse o autarca. Um dos problemas que se coloca à parte portuguesa da parceria ibérica é a lotação mínima de 40 mil lugares requisitada pela FIFA, a qual, nas condições actuais, apenas abrangeria os estádios da Luz e de Alvalade, em Lisboa, e do Dragão, no Porto.
Na mente dos responsáveis portugueses, o Estádio Algarve seria o quarto recinto a indicar pelos portugueses, enquanto Espanha teria oito, um dos quais em Sevilha: desse modo, o Olímpico local e o estádio algarvio seriam sedes de um dos grupos da fase inicial da prova. José Apolinário abre as portas a uma eventual alteração na lotação do recinto, até porque a ideia das duas edilidades passa por remover as actuais bancadas amovíveis situadas nos topos. “Se essa situação tiver de ser colocada em cima da mesa, então terá de se adaptar o estádio. Uma coisa é certa: as bancadas terão de sair, portanto, teremos de prever a situação, com o apoio do governo ou em parceria com entidades privadas”, diz o autarca farense. O administrador do PC assevera que ainda não se avançou para a sua substituição “por razões financeiras” e porque “existe a possibilidade de um parceiro privado desenvolver uma área de negócio na zona do topo sul, colocando então uma bancada definitiva”.
Recorde-se, os líderes das federações de futebol de Portugal e Espanha, Gilberto Madail e Angel Villar, oficializaram esta segunda-feira a candidatura conjunta ao Mundial’2018.
In Região-Sul

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Em Terra de Bicicletas, apoios para o Futebol...

Ao ler esta notícia, fico com a impressão de que o comentário deste artigo nunca esteve tão actual como nos dias de hoje...

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Estádio Algarve acolhe Portugal-Finlândia

Jogo de preparação marcado para 11 de Fevereiro de 2009

O Estádio Algarve vai acolher, a 11 de Fevereiro de 2009, um jogo particular entre as selecções principais de Portugal e Finlândia, anunciou hoje a administração do Parque das Cidades no seu sítio oficial. Este teste contra os escandinavos serve para o conjunto orientado por Carlos Queiroz preparar o confronto caseiro com a Suécia, no mês seguinte, em jogo do Grupo 1 da qualificação europeia para o Mundial'2010, que se disputa na África do Sul. Dois nulos consecutivos – fora de casa, na Suécia, e em Braga, com a Albânia – atiraram Portugal para o 3.º lugar desse agrupamento, uma fase negativa que alarmou os responsáveis da Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Esta será a terceira ocasião em que a selecção principal actua no recinto algarvio, percurso que arrancou com um empate (1-1), num particular com a Inglaterra (1-1), em Fevereiro de 2004, seguindo-se, em Setembro de 2005, a goleada sobre o Luxemburgo (6-0), no apuramento para o Mundial’2006.

Afinal o tal "elefante branco", vai receber em pouco mais de mês e meio dois eventos de grande envergadura, isto sem falar na possível reedição da final da Carlserg Cup também em Abril, o que demonstra a utilidade do espaço. Se mais promotores apostassem no recinto e nos espaços contíguos durante os meses de Verão, acredito que o sucesso seria natural... Porque não reeditar um Festival de Verão, mas à séria, sem mais borlas que espectadores pagantes? Um ou dois eventos desta natureza durante o Verão, e porventura, o apregoado Torneio de Abertura da Liga que Hermínio Loureiro já deixou no ar, proporcionariam aos algarvios, mas em especial ao visitantes uma maior presença nos concelhos anfitriões dinamizando a economia local nesses dias de festa... Na verdade, o Parque das Cidades, é um espaço com potencial, e apesar do Hospital Central do Algarve, Laboratório de Saúde Pública, Centro Regional de Saúde Pública e Centro de Congressos estarem pendentes, julgo que o local podia ser melhor aproveitado com concessões a privados para exploração na área da restauração e bares... Claro que esse projecto teria que ser consolidado, mas por certo iria aproximar a população para um espaço no qual se gastou milhões e no qual muitos não depositam esperanças... Assim saibam os nossos governantes inverter a tendência e rentabilizar o espaço da melhor forma, para o bem de Todos.

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

WRC no Estádio Algarve novamente...

"O Rali de Portugal voltará ao Mundia de Ralis em 2009, prova que se realizará novamente no Algarve e Baixo Alentejo, entre os dias 2 e 5 de abril.O Rali de Portugal terá três etapas, dividas em 18 especiais de classificação, com 361 Kms ao cronómetro e um percurso total de 1.164,63 quilómetros. Esta prova irá pontuar para o WRC, JWRC e PWRC, terá o seu início e fim com a realização de uma super-especial, no Estádio Algarve (e não em Loulé, como tinhamos interrogado)." In Ralis Online

Pois é, mesmo com um Autódromo novinho lá para os lados do Barlavento, o Estádio Algarve será novamente o palco de duas Super-Especiais para o WRC Rally de Portugal 2009, a ter lugar nos dias 2 e 5 de Abril, bem como será o quartel general de todas as equipas presentes na prova... Por isso, para alegria de muita gente, o nosso Farense regressará ao São Luis (se ainda estiver de pé e o calendário o proporcionar) nesses fim de semanas... Só espero que não seja nessa altura a quebra do enguiço dos resultados caseiros...

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Estádio Algarve vira Escola Primária

Perante a necessidade de obras em duas escolas primárias no concelho de Loulé, a Autarquia louletana escolheu o Estádio Algarve para receber os alunos neste período de transição, estando previsto o regresso dos alunos às escolas de origem para o inicio de 2009. A meu ver como observador, e estando já assegurado o transporte dos alunos sem encargos para os pais, é sem dúvida uma decisão feliz da Câmara liderada por Seruca Emídio, dando nova vida ao que é apelidado por muitos de "elefante branco" do eixo Faro-Loulé, e quiçá abrindo novos caminhos para a utilização desta infra-estrutura em outras actividades, rentabilizando assim um espaço que fica às moscas durante grande parte do tempo. E, pela reportagem os miudos já sonham com torneios no relvado do nosso Estádio... E esta hein?

sábado, 16 de agosto de 2008

José Apolinário pede mais eventos para viabilizar Estádio Algarve

A lotação do Estádio Algarve deverá esgotar sábado no jogo da Supertaça de futebol entre Porto e Sporting, mas a Câmara de Faro pede maior empenho e investimento do Governo, privados e outros municípios para a realização de mais eventos.

"A autarquia está a passar o cabo das tormentas", admitiu José Apolinário, em entrevista à Agência Lusa, referindo-se ao encargo de dois milhões de euros por ano que a Associação de Municípios Loulé/Faro (AMLF) tem com o Estádio do Algarve.
Para enfrentar o sufoco financeiro, o socialista José Apolinário apela ao Governo para que se "envolva mais" na realização de eventos naquele campo de futebol, mas pede também "mais envolvimento financeiros de outros municípios" da região e da "iniciativa privada".
"Confesso que esperava um maior empenho do ministério da Economia e do Turismo de Portugal para fazer eventos ao Estádio Algarve", preferencialmente ligados ao "Allgarve", admitiu, salientando que o único evento agendado no âmbito do programa turístico foi o "Rally de Portugal".
Com o jogo da Supertaça de sábado, onde o Sporting e F.C. Porto se defrontam, Apolinário prevê atingir pela segunda vez a lotação no Estádio Algarve: cerca de 30 mil lugares ocupados.
A primeira enchente assinalou-se a 22 de Março com a final da Taça da Liga entre Vitória de Setúbal e Sporting.
O "Estádio Algarve pode começar a ver a luz no túnel em 2008", com o concurso lançado para o projecto do Hospital Central do Algarve e o Laboratório de Saúde Pública já a funcionar, acredita José Apolinário, que até Novembro é o presidente da Assembleia-Geral da Associação de Municípios Loulé/Faro (AMLF).
O Estádio Algarve é o campo de treino do Louletano e do Farense, equipas que têm treinado duas vezes por semana naquele espaço e vão continuar nesta época, garantiu José Apolinário, relembrando que o Farense subiu para a III Divisão Nacional e que o Louletano desceu da 2ª B para a III Divisão.
Os jogos do Farense têm uma assistência média de três mil espectadores, um número que, ainda assim, suplanta muitos dos jogos da 1º Divisão. Nos jogos do Louletano, o número atinge, em média, os 1.500 espectadores.
Desde que foi inaugurado para o Euro 2004, o Estádio Algarve foi palco de 105 jogos oficiais, 156 treinos, e 26 jogos amigáveis, lê-se no relatório de actividades de 2007.
O estádio foi ainda palco de 51 espectáculos, nomeadamente concertos, filmes publicitários, 36 acções de formação e seminários, e eventos de carácter social, como um casamento.
Segundo José Apolinário, as receitas até Março deste ano são de cerca de 2,8 milhões de euros e suplantaram as despesas, porque "houve transferência das autarquias de Faro e Loulé" e houve "cedência do espaço para colóquios, parque de estacionamento, espectáculos", entre outras fontes de receita.
O autarca recusa a ideia de que o Estádio do Algarve seja um "elefante branco", mas admite que é sempre um projecto "difícil a curto prazo". O autarca acredita mesmo que pode transformar-se num projecto "estruturante" para a região a médio e longo prazo.
Segundo Apolinário, o ministério da Economia chegou a equacionar um conjunto de iniciativas para valorizar o Estádio Algarve na altura da criação do "Allgarve", nomeadamente a construção de um casino, mas os eventos foram, no entanto, deslocados para outros municípios algarvios, nomeadamente resorts de luxo em concelhos vizinhos.
A concretização do programa "Allgarve" envolve um investimento financeiro dos municípios que recebem os espectáculos, e conta ainda com a contribuição financeira dos resorts turísticos onde decorrem os eventos.
O concerto do músico Caetano Veloso, em Albufeira, por exemplo, contou, para além do apoio financeiro da autarquia, com o contributo do hotel de luxo "Real Santa Eulália", que pagou um terço do custo total do espectáculo.
In AlgarvePress, citando agência Lusa

Como é possível que venham jogar areia para os olhos dos outros ao dizer que a assistência média do Louletano é de 1500 espectadores?? Nem a do Farense chega a essa média como todos sabemos... No caso do Louletano, pelo que me tenho apercebido a média rondará os 200 espectadores, situação verificada "in loco" e me confirmada por pessoas próximas que normalmente assistem aos jogos... Toda a gente sabe que Loulé é uma terra de ciclismo, em detrimento do futebol, pelo que até se estranha é como o clube de ciclismo da terra, que estoicamente está a competir na Volta a Portugal, nem um patrocinador principal têm, situação inversa à do Louletano, que tendo muitas modalidades, canaliza muitos dos apoios privados para o futebol. Ao acompanhar ontem a transmissão da etapa da Volta, entristeceu-me a pergunta de Pedro Martins, repórter RTP, no final da etapa, a Joaquim Gregório, ciclista do CC Loulé dizendo "Vocês quase que pagam para fazer ciclismo profissional?!"... E Joaquim Gregório, sem afirmar peremptoriamente, disse que é com muito sacrifício que muitos dos ciclistas competem no Clube, elevando o nome da cidade pelo País... Bravos Homens estes, mereciam outra atenção, mas se Loulé é terra de ciclismo, os empresários nem por isso o são... E assim, nem Ciclismo, nem Futebol.

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Em vésperas da final da Supertaça no Estádio Algarve, vale a pena reflectir sobre este números...

Estádio Algarve no prejuízo
A empresa que gere Estádio Algarve teve prejuízo de 939 mil euros em 2007


A empresa municipal que gere o Estádio Algarve registou um prejuízo de 939 mil euros em 2007 e deverá fechar o ano com um saldo negativo de 605 mil euros, revelou à Agência Lusa fonte oficial.
"Poderemos dizer com toda a certeza que as receitas suplementarão os custos, aquando da maturidade do empréstimo [2022]", referiu fonte da Sociedade de Concepção, Execução e Gestão Parque das Cidades (SCEGPC), que gere o Estádio Algarve.
As duas autarquias envolventes - Loulé e Faro - contraíram, em 2002, um empréstimo de 17 milhões de euros, por um prazo de 20 anos, para financiar a construção do Estádio Algarve e infra-estruturas conexas para receber jogos do Campeonato Europeu de Futebol, o "Euro 2004".
A mesma fonte salientou que o resultado de 2007 foi "claramente influenciado pelo valor elevado das amortizações do exercício na ordem dos 1,8 milhões de euros".
"Tendo por base o valor das amortizações do exercício verifica-se que os resultados operacionais do exercício de 2007, através dos fluxos gerados, foi positivo na ordem dos 108 mil euros", acrescentou.
Para este prejuízo contribuiu também a diminuição das transferências de subsídios das duas autarquias em cerca de 400 mil euros, as receitas dos "eventos de natureza desportiva e de carácter educacional" que ficaram abaixo do orçamentado, e o "agravamento dos custos financeiros derivados ao aumento das taxas de juro e do atraso das comparticipações das bonificações da componente PIDDAC".
Até ao momento, os dois municípios já transferiram cerca de 40,6 milhões de euros para a empresa municipal.
Só em 2007, a despesa total ascendeu a 3,9 milhões de euros, mais 500 mil euros do que em 2006.
De acordo com documentação fornecida pelo presidente da câmara de Faro, José Apolinário, o custo final da obra atingiu os 38 milhões de euros.
Mas de acordo com a auditoria realizada em 2005 pelo Tribunal de Contas (TC), só o estádio custou 46,1 milhões de euros. Em termos globais, as obras representaram um investimento de 66,3 milhões de euros.
A fonte da SCEGPC justificou esta diferença com o facto de o valor mencionado no relatório do TC "incluir, além das respectivas empreitadas, os encargos relativos ao projecto, terrenos adquiridos e expropriados, trabalhos de integração paisagística, coordenação e fiscalização de obras, os quais foram imputados parcialmente a cada componente [estádio, acessibilidades, estacionamento, outros]".
Em 2007, a empresa municipal gastou cerca de 125,9 mil euros na "conservação e manutenção de bens" e 708,8 mil euros em vigilância e segurança.
Ainda segundo com o relatório de actividades, as dívidas de curto prazo da empresa atingiram o montante de 429 mil euros em 2007, e as dívidas de médio e longo prazo 20,4 milhões de euros.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Loulé aposta forte no Futuro

"Loulé: autarquia anuncia investimento de quase 14 milhões de euros em três grandes obras
Estrada de ligação a Faro; implantação de um parque de lazer; e renovação do cine-teatro.

A autarquia de Loulé vai investir 13 milhões e 845 mil euros em três grandes obras, duas com prazo de execução previsto ainda durante o actual mandato e outra para 2010, que é a nova estrada de ligação a Faro. Os projectos, que contemplam ainda a requalificação do cine-teatro e a implantação de um grande parque de lazer a norte da cidade foram hoje apresentados no âmbito das comemorações dos 20 anos de elevação de Loulé a cidade. A ligação a Faro será uma obra em duas fases, a primeira de arranjo urbano da actual ligação (pronta em 2009), e a segunda fase a implantação de quatro faixas até ao Parque das Cidades. Ao todo terá cinco rotundas. O investimento total é de 7,5 milhões de euros. “Esperamos que esteja concluída em 2010. Mas depende de vários processos burocráticos, inclusive estudos de impacte ambiental. Contudo, o que queremos é que esteja concluída antes da inauguração do Hospital Central do Algarve”, declarou o vice-presidente da edilidade, José Graça. O novo parque de lazer será uma ampliação do parque hoje existente junto ao monumento Duarte Pacheco. Terá mais cinco hectares. O espaço será todo ajardinado, contempla campo de mini golfe com 18 buracos, skate parque com três plataformas diferentes, parque infantil, bar explanada e estacionamento, entre outras valências. O edil local, Seruca Emídio, avançou que obra deverá arrancar em Novembro deste ano, prevendo-se esteja concluída ainda durante o actual mandato. O investimento previsto é de três milhões de euros. A requalificação do cine-teatro será uma obra quase total. Ou seja, exceptuando a fachada e a cobertura, tudo o resto é novo. O interior será totalmente renovado, sendo que os técnicos responsáveis pelo projecto consideram que Loulé vai ficar com “uma das melhores salas de espectáculos do país, qualitativamente”. A nova sala do cine-teatro vai ficar capacitada para receber todo o tipo de espectáculos, mas como referiu o presidente da autarquia, “apesar da polivalência, ficará mais vocacionada para espectáculos ao vivo do que para cinema”, porque a experiência tem demonstrado que os louletanos são mais amantes dos espectáculos ao vivo do que do cinema. A obra será iniciada em Março, tendo um prazo de execução de 540 dias. O investimento é de três milhões e 345 mil euros. A apresentação dos projectos decorreu esta tarde nas instalações do cine-teatro louletano, na presença de todo o executivo camarário, convidados e população local, já depois de outras iniciativas inseridas nas comemorações, como a inauguração do gabinete da DECO no Mercado Municipal, na parte da manhã. "

Loulé nos últimos tempos, renovou, reestruturou e aumentou as suas redes viárias principalmente na ligação de Quarteira e Loulé à A22, acabando com o estrangulamento de trânsito naquela zona, projectando agora outra obra de monta ao apostar na remodelação da actual estrada até à zona do Parque das Cidades. Para além disso apresenta novos projectos interessantes para os seus munícipes. Em Faro, passados já mais de dois anos de mandato, o actual executivo, que me lembre ainda não assumiu projectos em definitivo relativamente ao futuro, e tudo o que se tem concluído são obras que já vêem dos anteriores executivos, enquanto que as promessas eleitorais continuam no papel... Bem sabemos que nem tudo depende do executivo de José Apolinário, mas meus amigos dois anos é muito tempo já passado e a Cidade e o Concelho não podem parar, sob pena de cada vez mais nos afastarmos do conceito de capitalidade que Faro deve ter, sendo ultrapassado por outras cidades que no Algarve, à 20 anos estavam muito abaixo do desenvolvimento da nossa cidade.