Mostrar mensagens com a etiqueta Tavira. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Tavira. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Critério ou falta dele...


Foi noticia e mais notícia será no próximo dia 12, quando o protocolo for formalizado entre a Entidade Regional de Turismo (ex. Região Turismo do Algarve) e o Sporting Clube Olhanense, que contempla o patrocínio oficial a porventura avultado financeiramente, em contrapartida da visibilidade e retorno directo e indirecto nas unidades hoteleiras algarvias e espaços de restauração, devido à presença duma equipa algarvia na Liga Sagres.

Nada tenho contra este apoio ao clube de Olhão, pois não desejo aos outros, o que não quero para mim e para os meus, apenas me espanta o critério que é tido nesta situação, quando se sabe que nem o Farense (pelo menos nos últimos anos de Liga Sagres) teve tal benesse, que por certo o ajudaria a não mergulhar duma forma profunda na crise que se conhece, quando se sabia que as contrapartidas para a região algarvia seriam sempre similares às do presente. Mas mais, com o projecto do Estádio Algarve em marcha, desde meados de 1998, não seria lógico que a partir dessa hora se olhasse para o negócio Turismo vs Futebol de outra perspectiva na região, apoiando fortemente o clube anfitrião do recinto, neste caso o Farense, que militava na 1ª Divisão, por forma que esta infra-extrutura pudesse ser palco de grandes eventos desportivos, reafirmando de vez a dimensão regional do Farense e projectando o nome "Algarve" além fronteiras?

É deste critério que me interrogo, como também me interrogo do porquê do total desprezo desta entidade para com o Centro de Ciclismo de Tavira, clube que conseguiu a maior conquista desportiva da região nos últimos anos, a vitória na Volta a Portugal em Bicicleta, e que por estes dias, têm uma mediatização brutal entre nós. Como se sabe, o "naming" das equipas de ciclismo é um veículo muito forte de marketing, divulgado na estrada, mas essencialmente nos media, situação que por exemplo, no nosso país vizinho é algo absolutamente normal, com o patrocínio forte da região da Andaluzia e da Galiza às suas equipas...

Mas aqui tudo é diferente, resta saber o porquê deste critério... Eu até imagino mas não me atrevo a escrever...

sábado, 20 de dezembro de 2008

Tavira reforça-se à campeão...

Depois da equipa de Centro de Ciclismo de Loulé ter renascido com o apoio do Louletano e também da empresa Aquashow, tendo já asseguradas as contratações sonantes de João Cabreira (ex-Maia), Pedro Lopes (ex. Benfica) ou Eládio Jimenez (ex. Paredes), é agora o Palmeiras Resort Tavira a apostar muito forte na sua equipa profissional. Longe vão os tempos em que a equipa da cidade do Gilão tinha orçamentos diminutos e equipas pouco equilibradas, onde a valentia dos algarvios (ou radicados) era a arma para conseguir vitórias de etapa... Nomes como os de Pedro Martins, Pedro Lopes, Carlos Marta ou mesmo Peter Petrov eram a imagem das nossas gentes na buscar da glória em nome dum povo. Hoje, soube-se que o Tavira garantiu a contratação do mais carismático ciclista português da actualidade, Cândido Barbosa (ex. Benfica), e também duma promessa emergente e muito cobiçada, André Cardoso (ex. Fercase). Por isso, e a juntar à manutenção de David Blanco, vencedor da Volta a Portugal 2008, o Palmeiras Resort Tavira é hoje a mais forte equipa nacional e rodará por essa Europa fora, dando visibilidade ao Algarve e a Tavira como nunca dantes... Tanto dinheiro gasto pela RTA e será que não olham para isto?

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

José Azevedo e Orlando Rodrigues assinam pelo Palmeiras Resort Tavira

José Azevedo e Orlando Rodrigues, ambos ex-Benfica, vão juntar-se à equipa tavirense, vencedora da última Volta a Portugal em bicicleta
O projecto, onde permanece o técnico Vidal Fitas, prevê a internacionalização da equipa, passando para o segundo escalão da União Ciclista Internacional - Continental Profissional -, com o objectivo de disputar uma das três grandes provas mundiais dentro de dois anos: "Tour", "Giro" ou "Vuelta".
"Eles vão ser integrados na estrutura e, a seu tempo, as funções de cada um de nós serão explicadas. Eu não vou sair. Trata-se de tornar a equipa mais ambiciosa, um projecto mais abrangente e eles são uma mais-valia. O objectivo passará por participar nas grandes provas, mas não será num tão curto espaço de tempo", disse à Agência Lusa Vidal Fitas.
José Azevedo, quinto classificado no "Tour2004" e no "Giro2001", terminou a carreira de 15 anos em 05 de Outubro, com 35, e já tinha anunciado a intenção de continuar ligado ao ciclismo de estrada na direcção de uma equipa, juntamente com Orlando Rodrigues, vencedor da Volta a Portugal em 1994 e 1995 e responsável pelas "águias" nas últimas duas épocas.
"Entre os três, cada um terá o seu papel, seja em termos desportivos ou de gestão. O objectivo é que a equipa cresça. Depois de ganhar a Volta a Portugal, a equipa quer dar sequência a esse grande resultado", confirmou à Lusa José Azevedo. - In Observatório do Algarve

Não é que não queira o sucesso da mais representativa equipa algarvia de Ciclismo, mas no contexto actual não será um passo maior que a perna, apostar tão vincadamente na presença numa das três grandes provas de etapas, sabendo à priori o esforço financeiro que será preciso, sempre a "reboque" dos patrocinadores, os quais são cada vez mais difíceis de encontrar? Dúvido que quem aposte tanto duma vez, o possa manter nos anos seguintes e espero que não seja uma ambição desmesurada esta nova política dos homens da cidade onde se come com o prato na gaveta...

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Eles também são o Orgulho do Algarve - II

Tavira celebra sucesso com champanhe e fogo-de-artifício
3000 pessoas saudaram a equipa algarvia

Depois de várias horas à espera, já passava da meia-noite quando as 3000 pessoas que não arredaram pé da Praça da República, receberam a comitiva do Palmeiras Resort/Tavira, celebrando o triunfo algarvio com champanhe e fogo-de-artifício. Depois da vitória de David Blanco na 70.ª Volta a Portugal em Bicicleta, a estrutura da turma algarvia viajou do Porto em avião fretado pela autarquia tavirense e pelo patrocinador principal da equipa. “Soubemos interpretar os sentimentos dos tavirenses. Sabia que era possível esta recepção e, como se vê, valeu a pena”, disse o presidente da Câmara Municipal de Tavira, Macário Correia, que tinha viajado de autocarro na madrugada de domingo, com cerca de meia centena de representantes de várias entidades e adeptos. “Começámos a preparar tudo no sábado. Digamos que a minha experiência no ciclismo deu-me leitura suficiente para perceber que a vitória estava ao nosso alcance”, acrescentou, lembrando a figura de Brito da Mana, fundador do Clube de Ciclismo de Tavira falecido em Dezembro último. A música da banda filarmónica abriu caminho, num ambiente espectacular, para os ciclistas da equipa algarvia, recebidos com aplausos pelos milhares de tavirenses, banhados depois com muito champanhe. A mais brilhante jornada desportiva da história do concelho foi festejada madrugada dentro mas o grande herói só queria… descansar, depois da ausência de um mês e de uma prova muito dorida. “Estou muito contente, não esperava tanta gente. Agradeço aos meus companheiros, a equipa foi brilhante. Segunda-feira, só quero dormir”, disse David Blanco, com marcas em todo o corpo.
Acompanhei como sempre tenho feito, mais uma edição da Volta a Portugal em Bicicleta e foi evidente a cada dia que passava, que maior era a fé das gentes de Tavira na vitória desta prova desportiva. A figura de Macário Correia foi a pouco e pouco sendo mais requisitada pelos meios de comunicação social e no sábado, após a conquista da amarela, era notório no discurso do autarca tavirense a pura emoção dum amante da modalidade mas também da cidade onde é natural. A cada entrevista que dava, eram evidentes as lágrimas no rosto do presidente ao que ocorreu perguntar a mim próprio: "Este homem só chora?". Poderão acusá-lo de populismo mas a verdade é que se o Farense e a cidade de Faro tivessem uma figura destas como parceiro institucional nos últimos anos, decerto não estaríamos na Terceira Divisão Nacional...

sábado, 23 de agosto de 2008

Eles também são o Orgulho do Algarve!


A verdade é que a equipa profissional do Centro de Ciclismo de Tavira está a 31 kilómetros de conseguir o maior feito desportivo de uma equipa profissional algarvia nos últimos 12 anos!