Mostrar mensagens com a etiqueta Taça de Portugal. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Taça de Portugal. Mostrar todas as mensagens

domingo, 13 de setembro de 2009

Farense fora da taça

O Farense deslocou-se esta tarde a Alcains para disputar o encontro da 2ª eliminatória da taça de Portugal. O Farense reunia à partida algum favoritismo, quanto mais não fosse, por ser um histórico do futebol português, mas as camisolas não jogam, e o teórico favoritismo não se confirmaria.

O Alcains cedo incomodou Edgar, chamado à titularidade por Edinho optando por deixar Gonçalo no banco de suplentes. E se aos 6 minutos Rui Paulo rematou fraco para as mãos de Edgar, 4 minutos depois Ricardo Oliveira não se fez rogado e aproveitou uma bola perdida na pequena área algarvia, na sequência de um pontapé de canto, para inaugurar o marcador e colocar os anfitriões em vantagem. Nenhuma das equipas havia feito grande coisa para justificar o golo até então, o Farense foi obrigado a adiantar-se no terreno mas só por volta da meia hora de jogo o incomodou realmente a zona mais recuada do Alcains, Luís Afonso permitiu uma boa defesa a Artur. Aproveitando o adiantamento dos algarvios, o Alcains jogava em contra-ataque deixando em sobressalto a defensiva dos alvinegros, e foi num lance rápido que Tiago fazendo a diagonal serviu Dércio com este a entrar na área e a rematar cruzado para o 2º golo do Alcains, não dando hipótese de defesa a Edgar. O Alcains ia para o intervalo a vencer por 2 a 0, uma vantagem confortável mesmo que algo pesada para os algarvios já que a diferença prendeu-se essencialmente com a eficácia.

Para a 2ª parte, Edinho mexeu na equipa fazendo entrar Alemão e Norberto para a saída de Vítor Quadros e Alvarinho,e a equipa ganhou nova dinâmica sendo a equipa mais perigosa no período complementar. Logo aos 46 minutos, Róró efectuava um cruzamento remate e a bola embatia no poste da baliza à guarda de Artur. Aos 55 minutos, num rápido contra-ataque, Bruno preferiu rematar, mal, quando dispunha de linha de passe no último reduto do Alcains. Aos 66 minutos Davide Justo isolava-se mas acabou por perder o ângulo de remate atirando depois ao lado do poste. Se a pressão do Farense já era muita, pouco depois as coisas dificultavam-se para a equipa da casa com a expulsão do autor do primeiro golo, Oliveira, após uma agressão sobre um atleta do Farense. Aos 84 minutos a sorte a proteger o Alcains com a bola a embater na trave após remate de Norberto. Sobre os 90 minutos de jogo, Micael entrado na segunda parte, fez o que quis da defensiva farense, driblou Edgar e serviu atrasado Dércio que concluiu fazendo o resultado final. Alemão veria ainda o cartão vermelho directo por uma entrada mais dura sobre um adversário, talvez algo exagerado, o amarelo ajustaria-se melhor à situação.

O Farense sai da taça de forma inglória e vergado a uma pesada derrota, por números exagerados, mas que resulta no apuramento daquela que foi a melhor equipa esta tarde no Trigueiros do Aragão em Alcains.

Taça de Portugal - 2ª eliminatória
Estádio Trigueiros do Aragão (Alcains)
Assistência: 300 espectadores
15 horas, 13/09/2009
Árbitro: António Batista (Portalegre)
ALCAINS 3-0 FARENSE

(10 mn, por Oliveira, aproveitando uma bola perdida na área farense na sequência de um canto)
(32 mn, por Dércio, num lance de Tiago que culminou com um remate cruzado no interior da área do jogador Dércio)
(90 mn, por Dércio, aproveitando várias facilidades concedidas na defesa farense)

Farense: Edgar; Cannigia, Ró-Ró, Idalécio, Caras; Quadros (Norberto, 46 mn), Luís Afonso, Rodrigo; Justo, Álvaro (Alemão, 46mn), Bruno. Treinador: Edinho

Crónica é cortesia do Blog Leões de Faro

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Farense desloca-se à Beira Baixa na segunda eliminatória da Taça de Portugal

No sorteio realizado hoje na sede da FPF em Lisboa,coube ao Farense como adversário o Alcains, equipa com alguns pergaminhos nos escalões inferiores do futebol nacional, tendo nesta época regressado à 3ª Divisão Série F. No seu plantel consta um jogador bem conhecido dos amantes do futebol, o central Piguita, que com 38 anos será por certo o marcador ideal para Alemão...

O jogo encontra-se marcado para 13 de Setembro, domingo, daqui a 10 dias, e será assim a maior deslocação do Farense nos últimos anos, dado que a equipa adversário é oriunda da Beira Baixa, nas imediações da cidade capital de distrito, Castelo Branco.

domingo, 30 de agosto de 2009

Farense segue em frente na Taça de Portugal

O Farense passou à 2ª eliminatória da taça de Portugal ao vencer no seu reduto a formação do vitória do Pico, equipa que disputará o nacional da 2ª Divisão B nesta temporada.

Foi uma partida típica de ínicio de época, com futebol lento e pouco atractivo de parte a parte, com muitos passes errados e que valeram essencialmente pela festa do golo. Senão vejamos, na primeira vez que os açorianos foram à baliza farense com relativa intencionalidade fizeram golo, isto na sequência da marcação de um pontapé de canto, em que Gonçalo calculou mal o tempo de saída. Edinho que havia apostado em entregar as alas a dois jovens formados no clube, via-se a perder e a sua equipa com pouca profundidade pelos flancos. O centro do terreno também denotava algumas dificuldades com Luís Afonso e Rodrigo a não conseguirem servir o muito só Alemão em condições. No lado esquerdo da defesa, Wílson praticamente não subia no terreno o que fazia com que Álvaro apanhasse sempre com 2 ilhéus pela frente, de resto nunca conseguiu levar superioridade sobre a defesa adversária. Apenas na direita Cannigia ia investindo nas subidas permitindo a Tony ter alguma liberdade. Quando já todos esperavam o intervalo o Farense chegou à igualdade por intermédio de Álvaro que bem posicionado na posição de ponta de lança logrou marcar na continuação de um lance em que Alemão havia rematado para uma boa defesa do guarda-redes do Vitória. Chegava-se ao intervalo com um resultado justo pois ambas as equipas pouco haviam feito para estarem a vencer.

Ao intervalo Edinho colocou Davide Justo em campo para o lugar do apagado Tony, e a substituição não demorou a dar frutos, pois 1 minuto depois do reatamento, Justo colocava os Algarvios em vantagem no marcador. O jogo apesar do golo manteve a mesma toada lenta até final, com as melhores ocasiões a pertencerem aos algarvios e só já perto do final os forasteiros tiveram ténue resposta mas em que podiam mesmo ter levado o jogo para prolongamento.

Jogo fraco, com vitória justa do Farense sobre um adversário que denotou alguma fragilidade no sector defensivo e atacante e que de certo encontrará muitas dificuldades no campeonato que está prestes a começar. O Farense denotou alguma falta de entendimento entre sectores talvez por apenas metade do onze inicial fazer parte da equipa do ano passado.

Taça de Portugal - 1ª eliminatória
Estádio Algarve (Parque das Cidades)
Assistência: 500 espectadores
16 horas, 30/08/2009
Árbitro: Ricardo Oliveira (Lisboa)
FARENSE 2-1 VITÓRIA DO PICO

(22 mn, por ......, na sequência dum cantao convertido da direita do ataque açoreano, surge um jogador ao segundo poste a marcar de cabeça, aproveitando uma má saída do guardião farense)
(44 mn, por Álvaro, numa jogada em que Alemão, descaído pela direita, dentro da área remata para defesa incompleta do guardião contrário, assistindo depois Álvaro para marcar facilmentre o golo do empate)
(46 mn, por David Justo, aproveitando um cruzamento da esquerda e rematando forte, dentro da área para o golo da vitória)

Farense: Gonçalo; Cannigia, Arlindo, Idalécio, Wilson (Caras, 73mn), Quadros, Luís Afonso, Rodrigo, Tony (Justo, 45mn), Álvaro, Alemão (Pintassilgo, 66mn). Treinador: Edinho

Crónica e Foto são cortesia do Blog Leões de Faro

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Farense recebe Vitória do Pico na 1ª eliminatória da Taça

O sorteio realizado hoje na sede da FPF ditou como adversário ao Farense, a equipa açoriana do Vitória do Pico, equipa que visitará o Estádio Algarve no próximo dia 30 de Agosto.

Desta forma o SC Farense evita longas e avultadas deslocações, em virtude do sorteio ter sido "puro e duro", o que alivia de certa forma a folha de despesas do emblema da capital algarvia.

Do seu adversário pouco se conhece, apenas salientando que este ano ascendeu à 2.ª divisão B, tendo militado por duas épocas na Terceira Divisão.

domingo, 31 de agosto de 2008

Os nervos não explicam tudo... Farense afastado da Taça

Na tarde de hoje o Farense regressou à prova rainha sob a égide da FPF, e em pleno Estádio Algarve não podia ter sido pior a resposta dos Leões de Faro. Num jogo que era aguardado com expectativa pelos adeptos farenses, na sequencia mau inicio de campeonato e das opções que Jorge Portela tinha tomado nessa partida, foi com naturalidade que se assistiu a uma revolução no onze da equipa de Faro, alicerçada essencialmente nos jogadores que se haviam sagrado campeões distritais.

Numa primeira parte fraca da equipa de Faro, cedo se percebeu que a equipa do Torre de Moncorvo estava no Algarve com a intenção de seguir em prova, e logo mostrou credenciais, tendo nos primeiros 10 minutos criado três situações de perigo junta da baliza defendida por Costa. O Farense não havia entrado bem na partida e notava-se perfeitamente o nervosismo patente nos jogadores, mas também pouca mobilidade e entrosamento, situação que era facilmente controlada pela equipa forasteira, muito unida, não dando espaços ao Farense, que apenas se acercava com perigo da baliza contrária em jogadas de bola parada, recordando nos dum dos poucos remates perigosos à baliza, quando Caras aos 18 minutos permitiu ao guardião contrário uma defesa difícil na cobrança dum livre directo.
Seria então ao minuto 28 que surgiria o lance que decidiria irremediavelmente a partida. Se o Farense com 11 jogadores já era inferior ao seu adversário, com 10 tudo se tornaria mais difícil, na sequencia da expulsão de Costa que havia jogado a bola com a mão na tentativa de evitar o golo dum adversário que surgia isolado. A jogar com dez, na sequência deste lance, pior só podia acontecer se Kula sofresse golo na marcação do livre, mas seria mesmo isso a acontecer, quiçá com algumas culpas suas, pois pareceu-nos que estaria mal colocado.
Estava então tudo mais difícil para os comandados de Jorge Portela, que esteve todo o jogo de pé, dando instruções para o campo, mas que de pouco valeram, tal foi a desorganização da equipa. Diríamos mesmo que as melhores ocasiões de golo até ao fim da primeira parte seriam do Torre Moncorvo, recordando duma saída deficiente de Kula ao qual um jogador nortenho respondeu de fora da área com um remate a passar muito perto do poste esquerdo da baliza sul do Estádio Algarve.

Na segunda parte o jogo pouco mudou de cariz, com a equipa da Torre de Moncorvo a jogar na expectativa e a tentar aproveitar os deslizes dum Farense desesperado e sem ideias para chegar á igualdade. Aos 54 minutos surgia então um lance perigoso do Farense por Né, na sequência dalguma pressão ofensiva da equipa o que empolgaria o publico por instantes, levando ainda a acreditar que seria possível dar a volta. A juntar a isto, um dos jogadores nortenhos que haviam entrado no jogo cometeria uma agressão a Bruno, trazendo nova igualdade em unidades em campo. O Farense tinha então cerca de meia hora para pelo menos empatar a partida e forçar o prolongamento. Mas nem mesmo assim a equipa reagiu da melhor maneira, notando-se claramente uma pecha na construção de jogo para os atacantes que tantas vezes foram vistos desamparados e muito afastados na frente de ataque, entregues á defesa contrária. Outro dos factores que prejudicou a fluidez de jogo foi o claro anti jogo dos jogadores do Torre de Moncorvo, situação que contudo não explica a má exibição do farense e incapacidade para criar lances perigosos de bola corrida. E foi neste contexto que o Torre de Moncorvo fecharia o resultado final com um segundo golo que acabaria por tirar quaisquer duvidas aos adeptos algarvios, num resultado que acaba por ser justo face ao que foi exibido pelas duas equipas. Arbitragem razoável.

Ficha de Jogo: Estádio Algarve (Parque das Cidades)
16h00, 31/08/2008
Assistência: 450 espectadores
FARENSE 0-2 TORRE DE MONCORVO


(28 mn, por Marqueiro, na cobrança de um livre frontal a 20 metros da mesma, o jogador nortenho coloca bem a bola e aproveita o mau posicionamento de Kula, que estava muito puxado para a sua direita)
(89 mn, por Zé Tiago, na sequência dum contra ataque, e aproveitando a recarga num remate dum colega seu que havia sido defendido por Kula)

Farense: Costa; Amílcar, Ruí Graça, Né, Caras; Arlindo, Barão, Everson(Bruno 59mn); Cannigia (Kula 28mn), Paulinho, Edinho(Della Pasqua 71mn). Treinador: Jorge Portela

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Farense enfrentará Torre de Moncorvo na Taça

O Farense conheceu hoje o seu adversário para a primeira eliminatória da Taça de Portugal, sendo a equipa de Torre de Moncorvo a equipa que lhe calhou em sorte. Após 2 épocas de ausência da prestigiada competição organizada pela FPF, onde da última vez que participou, na época 2005/2006 se viu derrotado na primeira eliminatória pelo Atlético por 6-0, o Farense terá agora a possibilidade de se redimir, procurando ir o mais longe possível na prova, tendo para isso de eliminar a equipa do Torre de Moncorvo, que milita na Terceira Divisão Série B num jogo marcado para o dia 31 de Agosto no Estádio Algarve, livrando-se assim duma longa viagem à região de Trás os Montes.