quinta-feira, 8 de maio de 2008

Aljezur começa amanhã a curar cataratas em Cuba

O primeiro grupo de munícipes ruma a Cuba para ser operado às cataratas, onde deverá permanecer quinze dias e receber acompanhamento pós-operatório. Castro Marim também assina protocolo com país de Fidel, mas encara hipótese como «solução de recurso».
O grupo de aljezurenses que receberá tratamento naquela ilha das Caraíbas é composto por quatro pessoas com idades entre os 49 e os 75 anos, algumas ainda em situação profissional activa.
Depois de Vila Real de Santo António ter "solucionado" desta forma o problema dos seus munícipes, já são dois os municipios algarvios que seguiram essas pisadas, (Castro Marim e Aljezur)... Por este "andar" não será melhor Portugal começar a trabalhar directamente com o regime ditatorial de Cuba para resolver os seus problemas do Serviço Nacional Sáude?

A partir das 18.05 mn de hoje em Faro!

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Duval, Solà e Sthol entre os favoritos à vitória (e eu acrescento Bruno Magalhães e Armindo Araújo)...

Rally de Portugal - AlgarvePress - 07.05.08

O belga François Duval, o espanhol Dani Solâ e o austríaco Manfred Sthol apresentam-se como favoritos à vitória no Rali de Portugal, entre quinta-feira e sábado, no Algarve, prova pontuável para o Intercontinental Rally Challenge (IRC).

A prova portuguesa que regressou ao Campeonato do Mundo em 2007, após seis anos de interregno, ficou este ano de fora do WRC, devido à rotatividade entre ralis introduzida pela Federação Internacional do Automóvel (FIA), mas voltará a integrar o calendário do WRC em 2009. Além de pontuar para o IRC, o rali de Portugal proporciona dupla pontuação para o Campeonato de Portugal de Ralis.Entre os 51 inscritos, além do campeão belga François Duval, vão disputar a prova portuguesa o Francês Didier Auriol (Campeão do Mundo de Ralis em 1994) ao volante de um Abarth Grande Punto S2000, e o finlandês Juho Hanninen (Mitsubishi Lancer EVO 9).O finlandês Marcus Gronholm, campeão do Mundo de ralis em 2000 e 2002, e que se retirou do Mundial no final da temporada 2007, vai abrir a prova ao volante do carro zero, um Ford Focus WRC.Também o piloto português Armindo Araújo, que disputa o Campeonato do Mundo de Produção (PWRC), vai competir ao volante de um Mitsubishi Lancer Evo IX, para preparar a próxima prova do PWRC, o Rali da Grécia", marcado para de 29 de Maio a 01 de Junho.Depois do sucesso do ano passado no WRC, este ano o rali de Portugal vai pontuar para um campeonato que ainda é jovem, apostando na enorme cobertura mediática assegurada pelo canal Eurosport.

O Intercontinental Rally Challenge é liderado pelo piloto italiano Luca Rossetti (Peugeot 207 S2000), seguido pelo belga Nicolas Vouilloz (Peugeot 207 S2000).Tendo em vista o regresso ao Mundial em 2009, o rali de Portugal apresenta algumas novidades no percurso, com destaque pata o novo troço do Vascão, com 23 quilómetros e que faz a transição do Alentejo para o Algarve, e novas versões de troços anteriores, mantendo-se apenas inalterável o troço de São Brás de Alportel.

A prova arranca quinta-feira às 18:00, no Largo de S. Francisco, no centro da cidade de Faro, com a "Super Especial", numa parceria entre a organização e a autarquia de Faro, na tentativa de atrair mais público.Numa pista de asfalto de 1,3 quilómetros de extensão, a Super Especial irá definir a primeira classificação da prova, que começará na sexta-feira, com as provas especiais de classificação. O Algarve e o Baixo Alentejo vão ser palco das provas especiais de classificação, onde os pilotos terão pela frente, na sexta-feira, a primeira etapa, composta por seis troços cronometrados (Loulé, Vascão e São Brás de Alportel, percorridos duas vezes).O rali encerra sábado, com a segunda e última etapa, que terá igualmente seis troços (Santana da Serra, Ourique e Almodôvar, também percorridos duas vezes).No total serão 800 quilómetros, 245 dos quais contra o relógio.O director da prova, Pedro Almeida considera que estão reunidas "todas as condições para um excelente espectáculo de automobilismo, com a presença de pilotos de alto nível".Contudo, referiu, que para o sucesso do rali é também necessária a colaboração do público, e apelou "a um comportamento que não comprometa as questões de segurança".


Leia com atenção... Todo o cuidado é pouco!

As verdades dõem...

Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável
Bob Geldof acusa dirigentes de Angola de serem criminosos

06.05.2008 - 16h02 Lusa, PÚBLICO

O músico e activista Bob Geldof afirmou hoje em Lisboa que Angola é um país “gerido por criminosos”, palavras que levaram o embaixador angolano na capital portuguesa a abandonar a sala. Bob Geldof, nascido na Irlanda e que começou a carreira como jornalista musical, falava esta manhã no Hotel Pestana Palace, na conferência sobre Desenvolvimento Sustentável organizada pelo Banco Espírito Santo e pelo jornal “Expresso”, dedicando uma intervenção de cerca de vinte minutos ao tema “Fazer a diferença”, no fim da qual o embaixador angolano, Assunção dos Anjos, abandonou a sala.Quando se referia às relações históricas e culturais de Portugal com o continente africano (“vocês serão uma voz importante no século XXI”, disse para a assistência), Bob Geldof fez uma pausa e virou o discurso para Angola.“Angola é gerida por criminosos”, acusou o organizador do Live Aid e do Live 8, que antes foi também um músico bem sucedido. “As casas mais ricas do mundo do mundo estão na baía de Luanda, são mais caras do que em Chelsea e Park Lane”, apontou, estabelecendo como comparação estes dois bairros luxuosos da capital inglesa.“Angola tem potencial para ser um dos países mais ricos do mundo”, frisou Geldof, considerando que aquele país africano tem, designadamente, potencial para “influenciar as decisões da China”.Relativamente a Portugal, o músico irlandês considerou que o país deve ser um parceiro de Angola devido ao seu passado, e acrescentou que tanto Portugal como Espanha e Itália “serão os primeiros [países europeus] a sofrer o impacto de qualquer problema em África”.E Portugal deveria ter especial interesse em promover o “desenvolvimento em África”, já que tem “uma economia muito vulnerável, uma economia que depende do clima e está paredes-meias com África”, salientou.“Estamos (os cidadãos europeus) a 12 quilómetros de África”, disse Geldof antes de questionar “Como podemos não nos questionar?”. Para Bob Geldof, através da capacidade de acção em África, a voz de Portugal pode ser “decisiva na Europa, que por sua vez é ouvida no mundo”.Bob Geldof reuniu em 1985 a elite do rock para tocar num concerto transmitido para mais de mil milhões de pessoas em todo o mundo, o Live Aid. Antes, em 1984 tinha reunido várias estrelas no single “Do They Know It's Christmas?”, que angariou verbas para o combate à fome que então devastava a Etiópia. Em 2005, os concentos Live 8 tiveram lugar em Londres, Paris, Filadélfia,Roma e Berlim.A assistir ao discurso de Geldof hoje de manhã em Lisboa estavam dezenas de pessoas, entre as quais os embaixadores do Reino Unido, da Irlanda, de Marrocos, da Argélia e de Angola, que abandonou o local após as suas palavras e antes do fim de todas as intervenções da conferência e do almoço que se seguiu.

In Público

As palavras de Bob Geldof são subscritas por mim na totalidade... Os laços familiares que me unem a Angola, permitem conhecer melhor a realidade da ex-colónia portuguesa e condenar veementemente todos os "criminosos" que governam aquele país, deixando 95% da população a viver na miséria. Diamantes, reservas de petróleo, ouro, cobre, ferro, magnésio, terra muito fértil para cultivo, imenso potencial turístico, grandes rios (para energia eléctrica), podiam proporcionar ao povo angolano uma vida melhor, mas há muita gente que não quer isso... A começar pelos Estados Unidos e Rússia... Mas isso são contas doutro rosário...

terça-feira, 6 de maio de 2008

Olhem o aperitivo que vos ofereço agora...

Os testes foram realizados ontem por Armindo Araújo e Nuno Barroso Pereira...

segunda-feira, 5 de maio de 2008

O Fim de Semana Desportivo em Análise

Num fim de semana de glória para o SC Farense, iniciamos esta rubrica falando dos mais novos, Escolas, que na equipa A empataram a 3 bolas com o S. Luís, perdendo assim a oportunidade de ascender ao 3.º lugar, enquanto a equipa B bateu copiosamente o S. Luís por 10-1, mantendo-se na 3.º posição. Nos Iniciados, os Leões de Faro deslocaram-se Vila Real de Santo António e saíram derrotados por 2-1, perdendo a hipótese de subir ao 4.º lugar da tabela. Realce também para a equipa Sub 15 do Farense que disputou a Taça Coca-Cola, apurando-se para a Fase Final ao bater o Louletano 92 nos penaltys por 1-0 após o empate 1-1 no tempo regulamentar. Destaque amplo, desta feita para os Juniores do Farense, que após 3 anos de muitas dificuldades e tentativas frustradas para regressar ao convívio das melhores equipas nacionais da categoria, que viram a recompensa chegar na hora certa, pois não bastava vencer o Torreense, o que aconteceu mesmo, mas dependia de terceiros e tal situação correu de feição aos jovens de Faro, saltando para o segundo lugar da poule e fazendo a festa. Agora que alguns subirão à equipa Sénior, caberá à estrutura técnica e directiva do SC Farense não desperdiçar o valoroso feito e criar condições para que para o ano a equipa do Farense seja muito mais competitiva, atraindo outros jovens de clubes vizinhos de inegável valor, para que esta presença não seja um oásis no trajecto dos escalões jovens da equipa da capital algarvia, que até à pouco tempo tinham os 3 escalões principais de formação na Primeira Divisão Nacional, mas que não fosse este brilharete dos Juniores, estariam limitados os Distritais e Segunda Divisão Nacional no caso dos Juniores.
Por fim, não podíamos esquecer a equipa Sénior, que garantiu praticamente a subida de divisão à Terceira Divisão Nacional, após difícil vitoria no pelado dos Machados, quando faltam ainda 3 jornadas para o termo da prova. Com a devida compreensão que vos peço, este título alegra-me mas não me entusiasma, porque o lugar do Farense não é nem nunca será a Terceira Divisão Nacional, pelo que só estarei totalmente feliz quando vir o “meu” Farense num escalão profissional, para não falar mesmo da Primeira Liga, onde esteve anos a fio. Para tal é necessário que todos rememos para o mesmo lado, incluindo os sócios, mas também as forças vivas da cidade, tecido empresarial, e claro a Câmara, que como accionista da SAD, e parceira do Farense no desenvolvimento sócio desportivo dos jovens do concelho, o qual a substituiu nesta vertente, têm que defender os interesses do Farense. O futebol português está em mudança e é esta a hora de definitavamente se trabalhar com seriedade e organização, para que o Farense, se calhar mais cedo do que o que pensamos, possa reassumir a sua posição. Assim haja vontade!

Na Terceira Divisão Nacional continua a saga das equipas algarvias na luta pela manutenção, mas também pela subida… Na fase de subida, a jornada correu de feição às equipas algarvias interessadas na subida, com especial destaque para o Beira Mar de Montegordo que ganhou ao Barreirense na casa deste por 0-3, subindo ao primeiro lugar da tabela. Na verdade, o Beira Mar passou por uma má fase no final da primeira fase/inicio da segunda, mas parece muito forte nesta recta final e acreditamos que a subida é mesmo possível apara os comandados de Luís Carlos. Quanto ao Quarteirense, bateu 3-2 o Fabril do Barreiro e mantém se na corrida, enquanto o Campinense foi derrotado por 2-1 em Aljustrel pela equipa local. Na fase de manutenção, destaque para o Ferreiras que ao bater em casa o Amora por 2-0 garantiu praticamente a permanência. Enquanto na outra poule, a luta está ao rubro entre Silves e Almancilense para garantir a possível permanência… O Silves perdeu uma oportunidade de ouro para se desenlear do Lusitano de Évora na sua própria casa, mas foi surpreendido e perdeu por 1-2, perdendo a liderança da poule e deixando tudo em aberto para jornada final em que jogará com o Almancilense, vencedor diante do Imortal por 3-0 a dita permanência.

Na Segunda Divisão B, o descansado Lagoa somou mais um ponto na recepção ao Mafra, fruto do empate a uma bola. O já despromovido Messinense não surpreendeu e despediu-se desta passagem pela Segunda B, com uma derrota por 3-1 em Odivelas. Mas a nota importante vai mesmo para o Louletano, que pagou muito caro a factura da fraquíssima campanha caseira desta época e afundou-se na Terceira Divisão. Ao entrar para a jornada final a depender de terceiros, mesmo assim nem o seu jogo ganhou sendo derrotado pelo Madalena, que o ultrapassou mesmo na poule. Triste fim para os homens de Loulé, que segundo se diz, tinham um orçamento superior ao do Olhanense, mas que no fim da época são relegados para a Divisão onde militará o SC Farense…

Na Liga Vitalis, o fim definitivo do sonho do Olhanense, que chegou à penúltima jornada com uma ténue hipótese, mas uma esperança incessante de ascender desportivamente à Liga Sagres, foi confirmado na sequencia do empate a dois golos com Gil Vicente. Empate que acabou por tirar o sonho também ao Gil Vicente, que esteve a perder por 2-0, chegou ao empate, mas não mais conseguiu fazer o golo da vitória.
Por fim, nota muito positiva para o Portimonense, que com a vitória no Estoril por 0-1, cimentou o seu lugar na tabela, e confirma ser a melhor equipa da segunda volta, resultado do excelente trabalho de Vítor Pontes que ainda não acertou a continuidade com o emblema portimonense.