quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Hassan têm clone no futebol actual?!?


Não sendo um verdadeiro irmão gémeo na figura que apresentamos, lembrei-me de colocar lado a lado, duas imagens na qual, alguns dos traços do rosto do antigo goleador farense se reconhecem na face do jogador ao lado... Quem será ele?

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Tree Parade em Faro

“Tree Parade” espalha criatividade de jovens estudantes por Faro
Iniciativa pretende sensibilizar jovens para a floresta

Até ao final do mês de Agosto, 158 árvores em fibra de vidro pintadas por jovens alunos portugueses, vão estar espalhadas pela cidade de Faro, numa exposição inaugurada segunda-feira pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e das Florestas, Ascenso Simões. Nas zonas do centro histórico (em frente ao museu e à câmara), Jardim Manuel Bivar, alameda, biblioteca, mercado e teatro, vão poder ser contemplados os trabalhos de alunos das escolas de todos os níveis de ensino, desde o jardim infantil ao secundário, sob o lema “Tree Parade”. “É uma iniciativa relevante, que contribui para a sustentabilidade do parque florestal português, através da sensibilização dos jovens estudantes”, referiu o secretário de Estado, durante a abertura da mostra.
O autarca anfitrião, José Apolinário, destacou que a iniciativa “valoriza quem se desloca à baixa” de Faro. “É arte vanguardista, feita por crianças – que contribuíram para a defesa do meio ambiente – e a pensar no futuro”, salientou. A exposição itinerante “Tree Parade” já passou por Lisboa, Porto, Coimbra e Évora. A “viagem” das árvores decoradas prolonga-se até início do próximo ano. Recorde-se, está também em acção um leilão, para adquirir uma das dez melhores criações artísticas dos pequenos artistas. Os fundos revertem para a limpeza e manutenção das matas e para projectos de âmbito ambiental desenvolvidos pelas escolas premiadas. Para mais informações, pode aceder a http://www.treeparade08.sapo.pt/.
O projecto, inserido no Plano Nacional de Defesa da Floresta contra Incêndios, é promovido pela Direcção-Geral dos Recursos Florestais (DGRF), em parceria com a Direcção-Geral da Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC).
Sem dúvida um iniciativa que saúdo, pois a simplicidade das obras, não ofusca a sua originalidade e autenticidade trazendo algo de novo aos locais da nossa Cidade que tão bem conhecemos, mas que agora têm uma nova nuance neste solarengo mês de Agosto, que é marcado em Faro pela Festa da Ria Formosa, Feira do Livro, FolkFaro e a Exposição de Arte Comtemporânea na Antiga Fábrica da Cerveja.

domingo, 3 de agosto de 2008

Scolari com o pé direito

Não gosto do discurso com que muitos dos treinadores da nossa praça nos "enchem os ouvidos" nesta fase da época depois dos maus resultados e exibições, alegando que agora é a feijões e que mais vale errar agora, do que no campeonato. Admito em parte, alguma lógica nisso, mas daí a se refugiarem constantemente nessas "desculpas" acho exagero e não é nada mais do que querer jogar areia para os olhos dos adeptos em muitas das situações... Por isso, sabendo dante mão que os resultados agora, não são totalmente reveladores das diferenças entre as equipas, não posso contudo me dissociar do feito que Scolari obteve hoje ao derrotar o Milan por 5-0, tendo o "seu" Chelsea realizado uma boa exibição ainda que só tenha pouco mais de um mês sob a orientação do brasileiro Scolari ... Sem dúvida que, no fim é que se farão as contas, mas este resultado parece ser um bom sinal para a dupla Scolari e Murtosa que agora tenta a "sorte" na Premier League... Aliás, Scolari pode não ser melhor que Mourinho, mas será seguramente melhor que Avram Grant, e se o israelita perdeu a Champions nos penaltys, será que Scolari não pode acreditar em algo mais?

Mais um reforço no Farense

De acordo com o Jornal "A Bola", o Farense acaba de assegurar mais um reforço para a nova temporada. Desta feita, Fernando, médio de 22 anos formado no Imortal, e com passagens pelo Operário, Messinense e Olhanense, acaba de assinar por um ano, reforçando assim o plantel orientado por Jorge Portela.

sábado, 2 de agosto de 2008

Jogo morno termina com vitória dos Leões de Faro

Na manhã de hoje, o Farense disputou mais um jogo de preparação para a temporada que se avizinha diante dum adversário do seu campeonato e que decerto deu a Jorge Portela preciosas indicações sobre a competitividade deste seu adversário a da prova em geral.
A partida iniciou-se então sob um sol quente, normal nesta altura de Verão, em plena manha de sábado, tendo as equipas oferecido um espectáculo algo entediante, essencialmente na primeira parte.
Jogando num 4x2x3x1, o Farense demonstrava alguma fraqueza de imaginação a meio campo, não traduzindo em jogadas perigosas o seu ascendente territorial na partida. Optando preferencialmente por jogadas flanqueadas, teve nelas, algumas da situações relativamente mais perigosas, consequência de alguns cruzamentos na busca de Bruno ou em mesmo em lances de bola parada. Por seu turno, o Campinense mostrava-se uma equipa sólida a defender e sempre matreira à espera dalguma desatenção, que viria mesmo a ser fatal para os locais aos 37 minutos de jogo, repetindo ainda outro golo, que seria mal anulado, já perto do intervalo.
Esperava-se então outra “cara” do candidato Farense na segunda metade, e com Jorge Portela a mexer na equipa o Farense melhorou um pouco, mas sem nunca chegar a níveis exibicionais de bom nível, onde raramente o guardião campinense seria posto à prova duma forma evidente, apenas nos recordando duma jogada de Della Pasqua, que, de primeira, lançado por Litera?!?, proporcionaria a este a defesa da manha. Sinal do domínio terriorial da equipa de Faro eram os inúmeros cantos conquistados mas raramente o transformados em jogadas perigosas e que aos poucos iam desmotivando os adeptos farenses que assistiam à partida. Contudo, como se costuma dizer, “tantas vezes vai o cântaro à fonte, que um dia deixa lá a asa” e seria Edinho, na sequencia deste domínio algo inconsequente a fazer a igualdade, isto numa altura em que o Campinense já denotava alguma dificuldade física, fruto das tardias alterações que Ivo foi promovendo na sua equipa. Com a toada do jogo a manter-se, o Farense logrou então, chegar à vantagem, por Litera, já perto do final, terminado a partida com algumas dificuldades para segurar a vantagem, pois equipa de Loulé, vendo-se a perder, encetou então uma período de pressão ofensiva, onde podia mesmo ter chegado ao empate. Arbitragem medíocre.

Ficha de Jogo: Estádio S. Luís (Faro)
10 horas, 02/08/2008
Assistência: 120 espectadores
FARENSE 2-1 CAMPINENSE
(37 mn, numa jogada rápida, um jogador campinense aproveita uma falha defensiva na esquerda farense e remata, no ressalto surge um atacante, que, de costas para a baliza remata de bicicleta para o fundo das redes farenses)
(64 mn, por Edinho, na sequencia dum cruzamento largo da direita de Della Pasqua, Edinho desmarca-se e surge no coração da área a marcar de cabeça o golo do empate)
(87 mn, por Litera, canto da direita muito chegado à baliza, atrapalhação do guardião campinense, com a bola a acabar por entrar nas redes da baliza norte do estádio São Luís)

Farense: Costa; Amílcar, Rui Graça, Né, Duarte; Andrezinho, Barão, Luís Afonso, Justo, Paulinho; Bruno. Treinador: Jorge Portela
Jogaram na segunda parte: Kula, Caniggia, Wilson, Hernâni, Caras; Libânio, Litera, Toni, Brasa; Della Pasqua e Edinho

Lance que dá o golo da vitória do Farense com a colaboração do guardião campinense.

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Discussão do modelo de financiamento da FAGAR para obras de esgotos no concelho de Faro

Faro: oposição contra proposta de financiamento da FAGAR
O PSD Faro acusa a autarquia local liderada pelo socialista José Apolinário, de querer poupar os privados de obrigações perante a empresa FAGAR, sobrecarregando mais o município financeiramente. Em causa uma proposta do executivo PS na última Assembleia Municipal realizada quarta-feira, que prevê a criação de um novo modelo de financiamento da FAGAR, que obrigaria a empresa a contrair um empréstimo de 17,5 milhões de euros. O problema é que, segundo o PSD, os sócios de direito privado da empresa estavam obrigados a prestações acessórias praticamente nesse montante, 18 milhões de euros, e nunca o cumpriram. “Não concretizado”, garante o partido. De acordo com o PSD, a proposta do PS fazia com que os sócios de direito privado ficassem com “o dever de entrar apenas com 3,5 milhões, como prestações acessórias não remuneradas”. “O PSD rejeita a solução preconizada pelo PS, que desonera os sócios de direito privado das suas obrigações iniciais, e em contrapartida onera o município com um encargo demasiado elevado”, diz o partido em comunicado. A proposta acabou rejeitada quer pelo PSD como por todos os partidos com assento da assembleia municipal. No comunicado o PSD desafia o executivo a “apresentar aos farenses uma proposta que salvaguarde os seus interesses e a posição do município na sociedade FAGAR”.


Executivo Camarário responde
Faro: obras de saneamento vão parar por culpa da oposição - acusa a autarquia
Os partidos da oposição na Assembleia Municipal de Faro chumbaram uma proposta do executivo para novo modelo de financiamento da FAGAR, o que de acordo com executivo, leva à paragem de obras de saneamento. “A posição assumida pelo Partido Social Democrata (PSD), Coligação Democrática Unitária (CDU) e Bloco de Esquerda (BE) tem como consequência a paragem das obras de abastecimento de água e saneamento básico às populações do interior do concelho”, lê-se, em comunicado expedido esta sexta-feira. A autarquia salienta “que a alteração do modelo financeiro da FAGAR, sendo uma imposição legal, é absolutamente necessária para a continuação das obras de abastecimento de água e saneamento básico às populações do interior”. A edilidade evoca quatro razões para a alteração do modelo de financiamento da FAGAR. Diz que “é indispensável para prosseguir as obras”, que “é uma imposição legal”, que “reduz os encargos a pagar pelos consumidores farenses”, e fala ainda em “defesa intransigente do interesse público”. A câmara salienta também “que uma eventual aquisição” dos 49% do capital social privado na FAGAR “corresponderia ao pagamento de uma compensação financeira que ascenderia a vários milhões de euros”.
In Região-Sul

A confirmar-se o que alega o PSD, não se percebe o "porquê" dos sócios privados não terem cumprido com o acordado, tendo agora que se sobrecarregar a empresa municipal FAGAR com um empréstimo bancário de largos milhares de euros... Aliás, também não se percebe o "porquê" do executivo camarário não responder a essa afirmação da oposição... Com tudo isto, quem fica lesado no imediato é o municipe farense que é incomodado com obras e mais obras nas estradas do Concelho, as quais se arrastam à muitos meses e que agora parecem não ter fim à vista...

Farense, crónico candidato à subida