segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

1200 novos postos de trabalho em Olhão

O novo Centro Comercial de Olhão vai garantir cerca de 500 postos de trabalho assim que entrar em funcionamento mas, pode vir a assegurar 1200 empregos, directos e indirectos. A inauguração está agendada para Março de 2009.

Março de 2009 é o mês apontado por Roger Schiltz, representante da Sans Fronterieres, empresa que vai gerir o Ria Shopping, para a inauguração. O responsável afirma que o dia já está decidido mas, para já, prefere manter a data em segredo.
Um investimento de 30 milhões de euros transformou o antigo Estádio Padinha, do Sporting Clube Olhanense, num edifício com 80 lojas e pode vir a garantir cerca de 1200 postos de trabalho, 700 dos quais directos.
“O Centro Comercial é importante pela dinâmica económica e comercial que vai criar, mas também pelos postos de trabalho. Não digo que no início crie logo os 700 previstos no projecto, mas vai criar com certeza entre 400 e 500 postos de trabalho directos, o que para nós é efectivamente muito bom”, afirmou Francisco Leal à comunicação social, após a apresentação comercial do Ria Shopping, na passada sexta-feira.
O Centro divide-se em zona de serviços, no Piso 0, com 19 lojas; moda, no Piso 1, com 35 lojas; alimentação e lazer, no Piso 2, composto por 25 lojas e garante mais de mil lugares de estacionamento.
O espaço já tem assegurada a presença de lojas âncora, como o supermercado do grupo Auchan Pão de Açúcar, a Box, a Sport Zone, a sapataria Loop, a Book.It, a Zippy e a Worten Mobile. Uma farmácia, cabeleireiros e um ginásio são outras das possibilidades de comércio.

As 80 lojas ocupam um espaço total de 9084 m2.
Contrapartidas incluem cobertura da rua das lojas
A cobertura da rua das lojas, na Baixa de Olhão, é uma das contrapartidas que foi negociada com o município para a instalação do Ria Shopping. A par dessa, existem ainda condições vantajosas para os comerciantes olhanenses que se queiram instalar no Centro Comercial e a instalação de um painel publicitário em cada entrada da cidade, para promover o comércio local e os eventos do concelho.
No que respeita à cobertura da rua das lojas já existe uma proposta a ser estudada pela autarquia e pela ACRAL (Associação de Comerciantes da Região do Algarve), dado que “não é fácil fazer uma cobertura porque, obviamente, não pode afectar os residentes”, explica Francisco Leal.

Vantagens para olhanenses e associados da ACRAL
A Sans Frontieres tem previstas algumas vantagens para os comerciantes de Olhão e para os associados da ACRAL que se queiram instalar no Ria Shopping mas, independentemente desse acordo, tudo depende da capacidade negocial de cada empresário.
“O nosso compromisso com a Câmara foi de criar condições especiais de maneira a que os comerciantes de Olhão possam trabalhar connosco”, sublinha Roger Schiltz, que acrescenta estar previsto também o acompanhamento dos comerciantes para que aprendam a trabalhar num espaço fechado como um Centro Comercial.
“Um comerciante que é de rua não faz ideia dos problemas e das vantagens de trabalhar num Centro Comercial”, comenta.
Neste momento a percentagem de lojas alugadas ronda os 60 e os 65 por cento, número que, segundo Schiltz, é já suficiente para inaugurar o espaço.

Concorrência não assusta
A proximidade do Fórum Algarve, em Faro, e do futuro Gran Plaza, em Tavira, com abertura prevista para Maio de 2009, não assusta os gestores do Ria Shopping.
“É competição normal, é natural”, diz Roger Schiltz.
“O que eu posso fazer é escolher uma boa localização (e eu acho que temos a melhor localização possível), escolher um bom tamanho do shopping, depois seleccionar as lojas e fazer um shopping o mais barato possível de maneira a que os lojistas possam pagar os encargos, isso sim é da nossa responsabilidade, o resto é a vida!”, refere.
“O shopping que vai abrir não será o mesmo daqui a um ano”, assegura Schiltz, para quem o segredo está na “flexibilidade” e capacidade de adaptar o espaço às exigências reais do mercado.
Os promotores esperam atingir um universo que pode ir até às 80 mil pessoas: “É um Centro pensado para uma população local, mais ou menos 25 mil pessoas urbanas. Num raio de influência de 25 minutos de carro vamos atingir cerca de 70 a 80 mil pessoas”, acrescenta Mário Fernandes, da Sans Frontieres.

Olhanense fica com 2 mil m2
O negócio da venda do antigo Estádio Padinha, propriedade do Sporting Clube Olhanense, inclui uma cláusula contratual que define que o Clube vai beneficiar da renda de cerca de 2 mil m2 de lojas, apesar da gestão do espaço estar inteiramente entregue à Sans Frontieres.
“Há uma relação contratual”, explica Mário Fernades, cujo valor ainda não está definido. “Vai depender da renda média”, conclui.

Seria interessante saber quantos desses 1200 postos de trabalho não são considerados precários. Porque jogar com estes números para a Comunicação Social, dá a entender que as pessoas terão neste espaço comercial a "tábua de salvação" para os seus frágeis orçamentos familiares, o que na práctica sabemos que não será bem assim...

domingo, 7 de dezembro de 2008

Farense perde 2-0 em Évora e não vence à 7 jogos...

Numa deslocação encarada com esperança pelos adeptos farenses, tendo o muito público afecto à equipa de Faro, demonstrado mais uma vez a sua força e apoio em prol do clube da capital algarvia, a verdade é que as coisas não correram de feição e os Leões de Faro saíram vergados a uma derrota por 2-0.

Os primeiros instantes da partida foram farenses, mas logo o Lusitano reagiu e partiu para uma exibição de bom nível, assentando o seu jogo num futebol rápido e bonito, superiozando-se territorialmente ao Farense, que apesar de empenho na partida, foi encostado às cordas e viu a equipa local falhar algumas ocasiões clamorosas, especialmente nos primeiros 20/25 minutos. Com o tempo, os Leões de Faro foram se desembaraçando, tiveram algumas chances para violar a baliza defendida por Laurentino, com realce para uma cabeçada de Bruno, a cruzamento de Brasa, que passou por cima da trave da baliza eborense. Como quem não marca, arrisca-se a sofrer, numa das jogadas imediatas o Lusitano adiantaria-se no marcador, através duma grande penalidade convertida pelo reputado jogador Manuel do Carmo, o que deixava os homens de Faro em maus lençóis pois o golo surgia mesmo numa altura cirúrgica da partida. No espaço de 8/9 minutos, António Barão promoveu uma autêntica revolução no onze, esgotando as três substituições possíveis e procurando dar uma vocação mais ofensiva à equipa. Terminava então a primeira parte, com alguma confusão na bancada central, onde estavam lado a lado a claque farense e os adeptos locais, situação pouco recomendável e que causou alguns problemas às autoridades locais para a sanar.

Na segunda parte, já com a nova disposição promovida por Barão perfeitamente efectivada, o Farense ainda fez sonhar as suas gentes. Entrou forte, pressionou o adversário e falhou alguns “golos cantados”, situação que acabou por condicionar ainda mais o seu resultado. Aos poucos os algarvios foram perdendo gás, vindo ao de cima algum cansaço, o que deu origem a algumas descompensações a meio campo. Limitados também por uma lesão de Né, os algarvios viam-se aflitos e o golo de Sebastien já no ultimo quarto de hora da partida veio sentenciar um jogo que estava a ficar cada vez mais difícil para os forasteiros. Caras ainda foi expulso por acumulação de cartões amarelos, prejudicando ainda mais o desempenho da equipa.

Num traço geral, podemos dizer que o Farense foi um justo derrotado, dado que não soube ser eficaz e apenas a espaços foi superior ao seu adversário. Este foi mais equipa, mais organizado e bateu os algarvios, que apesar de terem lutado muito, não evitaram uma derrota que os afasta cada vez mais do sonho da subidas, perspectivando-se pelas palavras de António Barão no final da partida algumas mudanças no seio do plantel farense num futuro próximo.

Camp. Nac. 3ª Divisão, Série F, 12ª Jornada
Complexo Desportivo do Lusitano (Silveirinha - Évora)
Assistência: 200 espectadores
15 horas, 07/12/2008
Árbitro: Ricardo Silva (Lisboa)
LUSITANO ÉVORA 2-0 FARENSE

(34mn, por Manuel do Carmo, na cobrança duma grande penalidade batida para o centro da baliza, enganando assim Kula. Penalty surge numa jogada em que Kula rasteira avançado eborense que estava isolado)
(78mn, por Sebastien, na sequência de uma falha defensiva da defesa algarvia)

Farense: Kula; Caras, Rui Graça, Né, Duarte (Barão, 39mn); Arlindo, Norberto, Pintassilgo(Everson, 46mn), Zé Nascimento(Della Pasqua, 46mn), Brasa e Bruno.Treinador: António Barão


Foto cortesia Blog Leões de Faro

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Câmara de Faro vai propôr contratação de empréstimo para pagar a fornecedores

O Executivo Municipal de Faro aprovou a proposta de um empréstimo de seis milhões de euros para o pagamento de dívidas a fornecedores, no âmbito do Programa de Regularização Extraordinário de Dívidas do Estado recentemente aprovado pelo concelho de Ministros.

O Município de Faro vai agora solicitar propostas a várias entidades bancárias, sendo que o empréstimo terá um prazo de cinco anos.

Caso seja aprovado, com esta medida, a Câmara Municipal de Faro afirma tencionar «liquidar parte do montante das dívidas com fornecedores e obras».

Um empréstimo para "Macário" pagar?

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Todos a Évora para mostrar a Força de Faro!

Com o Dragão não se brinca

Quer se queira quer não, o sucesso do FC Porto não se explica só pelas benesses de arbitragem que muitos argumentam, passando conferências de imprensa a justificar os seus fracassos desportivos com essas situações. Isto porque esta "jogada" de mestre de Pinto da Costa e seus pares vêm mais uma vez provar de que forma se trabalha no Porto... Ou seja, de forma profissional e na defesa dos interesses do Clube... Isto claro, comissões à parte...

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

O Fim de Semana Desportivo em Análise - Época 2008/2009

Ainda não foi neste fim-de-semana o SC Farense se estreou a ganhar em casa para o Nacional da Terceira Divisão. No Estádio Algarve, numa das piores assistências dos últimos tempos, o Farense jogou razoavelmente bem, mas foi incapaz de bater o Fabril. Contudo o empate a zero do Louletano no Barreiro, mantêm a distância para o segundo lugar inalterável e por isso continuamos ainda a acreditar no sonho subida. Os juniores também mantiveram o enguiço caseiro, pois o empate 1-1 conseguido já ao cair do pano diante do Belenenses, não se considerando um mau resultado, mantêm a equipa abaixo da linha de água. Esperemos por melhores dias… Nota positiva para a equipa de Juvenis que este domingo ganharam 2-0 ao Messinense e se mantêm inabaláveis no cimo da classificação. A equipa B também conseguiu um resultado positivo ao ir empatar 1-1 na casa do líder Silves. Ao invés, nos Iniciados o Farense não esta a fazer um bom inicio de prova e o empate caseiro 1-1 com o Messinense, veio atrasar ainda mais a equipa de faro na luta pela promoção, quedando-se agora pelo 8.º lugar com 6 pontos. Nos Infantis, a equipa A que millita na Primeira Divisão Distrital perdeu em csa por 1-2 com o Lusitano de Vila Real, tendo a equipa B se redimido desse resultado ao bater o Lusitano VRSA B por 4-1. Por fim, nas Escolas, a equipa B foi batida nas Ferreiras por 5-1.

Voltando à Terceira Divisão Nacional, destaque também para a visita do líder a Loulé para defrontar o Campinense. Num jogo recheado de golos e emoção o Cova da Piedade bateu a equipa de Arlésio Coelho por 3-4, o que agrava a situação do técnico que substitui Ivo Soares. A verdade, é que Arlésio Coelho ainda não venceu qualquer jogo para o Campeonato desde que assumiu o comando da formação. Nos outros jogos, nota para o Silves que empatou 1-1 em casa com o próximo adversário do SC Farense, o Lusitano de Évora, enquanto o Messinense foi a Évora defrontar o Juventude e perdeu por 2-1. Nota final para o Quarteirense que foi a Castro Verde alcançar um precioso ponto após um empate a 3 bolas.

Na Segunda Divisão B, jornada de duas faces para os algarvios. O Beira Mar, a jogar no seu reduto foi surpreendido em casa pelo penúltimo classificado, o Carregado tendo sido derrotado por 0-1, enquanto o Lagoa continua a fazer boa figura e nesta jornada bateu no Josino da Costa o Oriental por 1-0.

Na Liga Vitalis, jornada positiva para os algarvios. Em especial para a equipa de Olhão, que se redimiu do desaire na semana passada na Vila da Feira e bateu o Beira Mar por 2-0 no José Arcanjo. Perante um adversário motivado, a equipa de Olhão, soube mostrar consistência e matou o jogo na altura certa estando agora no cimo da tabela com 19 pontos. O Portimonense também não fez mau resultado, pois o nulo obtido no Estoril, apesar de ter deixado a equipa no 6.º lugar, permite aos homens de Portimão manter-se no encalço do grupo da frente, tendo agora o próximo jogo em casa com o Feirense para se reaproximar dos lugares cimeiros.

O Inter têm alguma coisa de Contêmporaneo...

Estava a ver um resumo de um jogo do Inter e veio-me à memória a imagem de um dos "ases" da série "Os Contemporâneos"... A julgar pelas fronhas de ambos, quando vir um jogo mau de Zlatan Ibrahimovic pelo seu team, ainda vou pensar que é o Bruno Nogueira é que está em campo...