sábado, 13 de dezembro de 2008

FARO: Orçamento “olha” para metro de superfície

Um estudo de viabilidade para um metro de superfície com ligação a Olhão e Loulé e cinco novos parques de estacionamento são algumas das propostas do orçamento do Município de Faro para 2009.

A proposta, hoje apresentado aos jornalistas e que será analisada em Assembleia Municipal a 19 de Dezembro, salienta como "grande projecto de futuro" da cidade a implementação de um metro de superfície entre Faro e Loulé.
Em 2009, a Câmara de Faro prevê também dar início ao processo que levará à construção de cinco novos parques de estacionamento, com capacidade para entre 200 a 250 viaturas cada, com recurso a parcerias público-privadas.
As Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2009 contemplam verbas na ordem dos 78 milhões de euros, estando a prioridade da autarquia centrada nas áreas escolar, social e da mobilidade, trânsito e estacionamento.
O estudo de viabilidade do metro de superfície deverá arrancar em 2009 e inclui a avaliação custo/benefício e económico-financeira do projecto, que José Apolinário considera “viável a 10 anos”.
"Pensamos ser possível fazer o estudo com 50 mil euros", disse em conferência de imprensa o presidente da Câmara de Faro, José Apolinário, precisando que há uma verba de 400 mil euros para projectos e estudos.
Segundo o autarca, o avanço do projecto do metro - cuja linha teria nove estações, ligando a Pontinha, na baixa da cidade, ao Parque das Cidades, junto a Loulé -, só será possível em articulação com a requalificação da linha ferroviária do Algarve.
O projecto é inspirado no modelo "train-tram", que já existe em cidades europeias como Estrasburgo e Bordéus e representa uma solução para a ligação entre as cidades de Olhão, Faro e Loulé, prevendo-se interfaces com comboios.
Um plano preliminar prevê a linha do metro de superfície com origem na Pontinha, passando depois no Bom João, Penha, Senhora da Saúde (zona do Fórum Algarve), estação de comboios de Faro, Montenegro, aeroporto, até chegar ao Parque das Cidades.

Mais lugares para estacionar
Os cinco novos parques de estacionamento - cuja construção deverá ser feita em subterrâneo ou edifício-silo -, deverão ficar implantados na baixa da cidade, frente ao Hotel Faro, Bom João, Avenida 5 de Outubro, Penha e junto à escola Afonso III.
Em 2009, a autarquia prevê concluir os projectos-base para depois os apresentar em Assembleia Municipal para se poder avançar com uma proposta de parceria público-privada para a construção e eventual exploração.
A entrada em funcionamento dos cinco novos parques representa que até ao final de 2011 haja mais 1.200 lugares de estacionamento subterrâneo na cidade, frisou José Apolinário.
Com obras em curso estão os parques das Mouras Velhas - com 220 lugares e que aguarda parecer arqueológico das autoridades competentes na matéria -, e junto às Piscinas Municipais, com 175 lugares.
No total, sem contar com os novos parques, haverá cerca de 600 novos lugares de estacionamento de superfície na cidade, decorrentes da conclusão destas obras e de alguns trabalhos de reorganização do estacionamento.

Na área da mobilidade, José Apolinário sublinhou ainda a importância da conclusão da segunda fase da variante de acesso a Faro e a ligação da cidade à Via Infante.
Nas Grandes Opções do Plano para 2009 está também prevista a continuação da recuperação da antiga Fábrica da Cerveja, para onde está prevista a construção de um Museu de Arte Contemporânea.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Hospital Central de Faro... A crise das Urgências mantém-se!

O Hospital de Faro pretende deixar de ter doentes em macas nos corredores em 2010, mas para já há pacientes nessa situação três e quatro dias seguidos, embora o prazo máximo definido no Serviço de Observação seja de 72 horas.

"Os médicos não dão conta disto, porque é muita gente acumulada nos corredores. São muitas dezenas", desabafou Corália Tadeu, que tem o marido no Serviço de Observação (SO), numa maca no corredor, desde domingo à noite."Está ali [nos corredores do novo espaço das Urgências] perto de uma centena de pessoas em macas. As pessoas são bem atendidas, o problema é estarem acumuladas nos corredores", reforça, por seu turno, Ideme Conceição, que veio visitar o cunhado ao hospital, que espera numa maca por um internamento desde domingo transacto.A directora da Urgência de Faro, Dagoberta Lima, explica que é "normal os doentes estarem em macas três ou quatro dias no Serviço de Observação". Contudo, recorda que é suposto estarem no máximo entre "36 a 72 horas de permanência" no SO.

A directora clínica do Hospital de Faro, Helena Gomes, confirmou, por seu turno, que as urgências vivem momentos de afluência de "muitos idosos" e "muitos doentes que precisam de ficar no hospital". Além disso, "houve dois fins-de-semana prolongados em que a actividade do Serviço ficou condicionada, porque as saídas para o internamento ficaram dificultadas com os atrasos nas altas médicas", explicou.No entanto, a médica e directora clínica frisou que não lhe foi reportado pelas equipas do balcão nenhuma situação de "anormalidade" ou de "stress acrescido" nos dias de 'picos' de afluência de utentes. Helena Gomes recusa a palavra "caos" para definir o Serviço de Observação e Urgências - que abriu este mês - daquela unidade hospitalar e classifica de "normal" o afluxo de doentes nesta altura do ano, com médias de 200 utentes por dia. Na sexta-feira transacta, dia 05, o Hospital de Faro recebeu 254 utentes, um dia antes tinha recebido 248 utentes e no dia 09, terça-feira, registaram-se 246 utentes."Eu não vejo caos sinceramente. Claro que há momentos e há horas do dia em que o afluxo é maior, mas isso não vejo que seja caos", defende Helena Gomes

Em declarações à Lusa, um dos médicos do Hospital de Faro disse, terça-feira, que as urgências estão "em período de ruptura" e que chegam a estar 70 macas nos corredores do novo espaço de Urgências. Helena Gomes, por seu turno, frisa que os serviços de urgências têm de estar preparados para "responder a afluxos maiores", mas também admitiu, que alguns médicos tenham feito 72 horas de banco de urgências em apenas uma semana, quando a lei prevê um máximo de 12 horas."Não queremos que os nossos médicos façam 72 horas de banco. Eu não sei, se pontualmente, alguém fez nalgum momento 72 horas por semana. Admito que sim", disse.

A solução para enfrentar os momentos mais críticos em afluência nas urgências passa agora por recrutar médicos das outras especialidades do próprio Hospital de Faro."Na semana passada já tivemos médicos de outras especialidades que não Medicina Interna", observou Helena Gomes.O plano de requalificação do Hospital Central de Faro vai até 2010, mas até meados de 2009 a direcção do hospital prevê ter resolvido a parte da área dos recursos humanos."Isso é o nosso projecto, espero que o consigamos concretizar", disse a directora clínica, advertindo, no entanto, que não pode garantir para já que em Junho ou Julho de 2010 já tenha as equipas formadas.O novo serviço de urgências do Hospital de Faro começou a funcionar este mês, mas em Novembro abriu para ensaios de novos métodos de trabalho e ajustes das equipas médicas às novas instalações.

A 02 de Novembro de 2007, 19 dos 20 chefes de equipa da área médica do Hospital de Faro apresentaram a demissão em bloco como forma de protesto contra a sobrelotação das urgências e das condições a que estavam sujeitos os doentes. Os médicos continuam demissionários e ainda não houve renomeação da parte da administração do Hospital Central de Faro, mas, segundo Helena Gomes, essa situação vai ser resolvida "em breve".

O texto é bem explicito quanto à situação que se vive no Hospital Central de Faro, e não é a Sr.ª Ministra da Saúde, Dr.ª Ana Jorge que nos vêm desmentir um facto que constactamos a cada dia que visitamos aquele espaço. Eu próprio no último ano me tive que dirigir duas vezes às Urgências do HCF para ser atendido devido a situações de ligeira/média gravidade e da última vez, no passado dia 6 de Novembro, pude comprovar mais uma vez a fragilidade do serviço que nos é prestado. Posso vos dizer que dei entrada no espaço às 18h45, sendo me feita a triagem logo de seguida... Até aí tudo bem.
Ser-me-ia atribuida uma senha verde, dado o entorse que padecia na altura e que na verdade não justificava uma atenção especial face a situações muito mais graves que os clínicos estavam a receber nesse dia. Mas a dita senha verde, correspondia, pelos vários paíneis informativos colocados na sala, a um tempo estimado de espera na ordem dos 120 minutos (2 horas), pelo que apesar de não poder andar e de não saber na altura se tinha alguma fissura no pé, (situação que obrigaria a outro tipo de tratamento), aguardei pacientemente até às 21h30, percebendo que o meu caso não seria urgente mas no mínimo digno de atenção por parte dos clínicos, por forma a despistar qualquer problema com o pé. Constactando que o período estava já ultrapassado largamente e não tendo qualquer sinal do atendimento, pedi para um familiar para perguntar se havia a expectativa de ser atendido brevemente. Pura e simplesmente me foi respondido que o médicos não estavam a atender senhas verdes e que não fariam qualquer previsão de quando o poderiam fazer. Deram me uma hipótese remota de entrar "à sucapa" dentro das urgências e me "assomar" à sala, pedidno para ser atentido a um dos médicos. Com muita dificuldade, fiz o que me foi sugerido mas rapidamente me foi dada resposta negativa. Passado este "filme" todo, eram já 22h15 e desiludido decidi voltar para casa, sobre minha responsabilidade, mas consciente de que se algo não estivesse bem no pé, poderia agravar a situação. Tudo isto porque o nosso Serviço Nacional de Saúde funciona mal e neste caso o Serviço de Urgências não foge à regra. Portanto, quando a Sr.ª Ministra desmente estas notícias, e nós temos a percepção que quase todos os dias as coisas se passam da forma como vos decrevi, pergunto se o funcionamento do HCF não é um caos? Isto para não falar do aspecto tenebroso dos corredores do hospital onde largas dezenas de pessoas são depositadas em macas e gemem continuamente, deixando ainda mais doente, quem se desloca até ao espaço para ser tratado...

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Farense - Guia joga-se dia 27 para a 2.ª Eliminatória da Taça do Algarve

O sorteio realizado hoje na sede da Associação de Futebol do Algarve, ditou aos Leões de Faro um confronto caseiro com o Guia, reeditando assim um duelo ocorrido na época passada, no qual o Farense bateu os homens da "capital do frango" por 2-0. O jogo disputar-se-à no sábado dia 27, e conta para a segunda eliminatória da Taça do Algarve, numa competição ondes os comandados de António Barão terão decerto algumas ambições, isto numa altura em que as coisas não correm da melhor maneira no campeonato.

O "crime" compensará?

Depois dos plágios de Tony Carreira, parece que agora a coisa pia mais alto... Os britânicos ColdPlay foram acusados por um dos "monstros" das guitarras, Joe Satriani, de plágio e na verdade as semelhanças são muitas... O que para muitos é considerado o disco do ano, pode ter aqui um grande handicap na sua aclamação por parte do público... Oiçam e tirem as dúvidas...

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

A lista de multas do Plantel da equipa da Casa do Benfica das Caldas da Rainha...

Se as Caldas da Rainha já eram conhecidas pelas famosas obras em cerâmica, agora é esta lista de multas que eleva o nome da cidade a um patamar humorístico ao nível dos melhores espisódios de Mr. Bean...

O Fim de Semana Desportivo em Análise - Época 2008/2009

Cá estamos para dissecar mais um fim de semana desportivo, passando os olhos pelas diversas equipas algarvias a disputar os Nacionais de futebol e também pela prestação das equipas do SC Farense. Pessoalmente era com esperança que encarava a deslocação do SC Farense a Évora para defrontar o Lusitano local e à semelhança de mim, eram muitos os que alimentavam esse facto, por isso é com alguma naturalidade que encaro a onda de desilusão dos adeptos e sócios. Fala-se das dispensas de três pedras importantes na equipa deste ano, mas na verdade quando este saírem o que nos ficará na memória acerca da prestação destes três jogadores? Sem querer por em causa o seu profissionalismo, estes jogadores estiveram ao nível da prestação da equipa no campeonato, que até ao momento é medíocre, face às aspirações de adeptos, sócios e da equipa técnica. Face à situação, espero que estas saídas sejam colmatas com jogadores jovens de qualidade, ambiciosos, determinados e com afectividade ao Clube ou à Região. Doutra forma não me parece ser considerada uma boa manobra por parte da estrutura técnica da equipa. A derrota por 2-0 em Évora constitui um forte revés na onda de confiança mas não pode apagar os dois últimos jogos da equipa que nos fizeram pensar em algo mais, por isso é imprescindível estar com a equipa e tentar levar estes homens a graus de confiança elevados para poder ultrapassar a mala pata dos jogos caseiros e tentar no mínimo já a manutenção, deixando os outros voos em stand-by.
Falemos dos Juniores e da sua participação no Nacional de Juniores, onde nesta jornada voltaram a não vencer, sendo derrotados na Amadora por 2-1. O próximo jogo no S. Luís reveste-se de particular importância pois os Leões de Faro jogarão com um adversário teoricamente do "seu campeonato" pelo que só a vitória interessa para abandonar os lugares mais baixos da tabela.
Os Juvenis não entraram em acção neste fim de semana e os Iniciados averbaram a segunda derrota na prova, em Lagos por 2-0 o que nos leva a crer que ainda não será este ano que o Farense voltará ao Nacional neste escalão etário.
Notas finais para os Infantis que no duplo confronto com o Imortal empataram 0-0 (equipa A) enquanto a equipa B sofreu uma derrota caseira por 5-8. Já nas Escolas, destaque para a copiosa derrota da equipa N desta escalão, sofrendo uma goleada de 18-1 pelos miúdos do SC Olhanense...

Voltemos à Terceira Divisão Nacional, com realce para o resultado do nosso próximo adversário, o histórico Silves que no derby concelhio com o Messinense sofreu uma frustrante derrota por 0-1, o que permite aos homens de Messines chegar-se já ao meio da tabela estando a apenas 1 ponto do SC Farense... Também o Campinense obteve um resultado aceitável ao empatar 1-1 no Lavradio frente ao Fabril do Barreiro, enquanto o Quarteirense continua a marcar passo e desta feira foi humilhado em casa, após uma goleada por 2-5 diante do Atlético de Reguengos. Nota final para o Louletano que tinha neste fim de semana um jogo muito importante, ao receber o Juv. Évora. Os comandados de Manuel Balela venceram com alguma dificuldade os alentejanos e cimentaram assim a sua posição na tabela, estando agora a apenas um ponto do líder Cova da Piedade.

Na Segunda B, enquanto o líder Mafra já se vai distanciando dos seus rivais, todas as outras equipas à excepção para já do Oriental, que tem apenas 8 pontos, estão separadas por cinco pontos o que permite alterações na tabela classificativa de jornada para jornada. Vitima disso, o Beira Mar de Monte Gordo, está agora na penúltima posição após uma derrota caseira 0-1 com o Torreense. Já o Lagoa também não fez festa pois o empate caseiro a uma bola diante do Real foi uma oportunidade desperdiçada na busca duma situação mais tranquila na tabela.

Na Liga Vitalis, o Olhanense deu na tarde de ontem um passo importante para se assumir definitivamente na luta pela promoção. A vitória forasteira por 3-1 em Freamunde não sofre contestação e permitiu aos algarvios deixar um fosso de 5 pontos para o 3.º classificado Varzim. Já o Portimonense, que à jornadas atrás parecia querer intrometer-se na luta pela subida sofreu um duro revés nesta jornada ao perder por 1-3 em casa com o Feirense, deixando os homens de Vítor Pontes mais longe dos primeiros lugares, mas não arredados do sonho.