segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

O Fim de Semana Desportivo em Análise - Época 2008/2009

Jornada de sensações fortes para os apaniguados do SC Farense. Comecemos pelos Seniores que na tarde ontem ofereceram uma pálida imagem ao seu público durante uma hora. A descrença acercava-se dos adeptos mas a última meia hora da partida mostrou um Farense à Farense, lembrando os velhos tempos do São Luís, onde a equipa algarvia era o espelho do querer e dinâmica, derrubando barreiras que aos olhos de outros seriam intransponíveis mas que para nós eram alcançáveis. A exibição que garantiu o 3-2 final foi premiada com uma longa salva de palmas dos sócios e adeptos de pé, como sinal de agradecimento para este esforço que redundou numa passada mais larga, reaproximando o Farense dos lugares cimeiros. O Farense recuperou dois pontos a todos os da frente, menos ao líder Cova da Piedade, mas mesmo assim, e se o campeonato passasse já agora para a segunda fase, a verdade é que o Farense dependeria de si próprio para subir de divisão, pois os 12 pontos de desvantagem seriam reduzidos a seis para o Louletano, segundo classificado. Estes seis pontos poderiam ser abatidos com uma dupla vitória sobre os homens de Loulé na segunda fase, pelo que ultrapassaríamos estes no confronto directo. Tudo isto, contas em cima do joelho, e que não passam disso mesmo, pois há mais jogos e mais adversários bem colocados mas como diria o "outro", Deixem-nos sonhar!
Nos escalões mais jovens, nota importante para os Juniores, que perderam soberana hipótese de cimentar a sua posição na tabela, sendo derrotados em Loulé por 3-2, num jogo que estiveram a ganhar desde cedo e no qual poderiam ter aumentado essa vantagem... Derrotados, os rapazes de Faro jogam agora cartada importante na próxima jornada diante do Estoril no velho S. Luís.
Com alguns escalões jovens parados, destacamos os resultados dos Juvenis B, vitória 0-8 em Paderne; Iniciados, vitória caseira por 3-0 sobre o Gin. Tavira e Infantis A, empate caseiro 4-4 com o Gin. Tavira.

Nos outros jogos da Terceira Divisão Nacional, nota para dois derbys algarvios envolvendo as quatro equipas algarvias mais debilitadas na tabela. Em Quarteira assistiu-se a um jogo intenso entre os locais e o Messinense, onde o empate a duas bolas acaba por manter ambas as equipas com os "pés molhados"... Já em Silves, os locais que não ganhavam à cinco jornadas, bateram por 2-1 o Campinense que não ganha exactamente à uma volta! Por isso, e dado que a equipa se afunda na tabela, dias difíceis se avizinham para Arlésio Coelho no comando da equipa. No outro jogo da jornada o Louletano não conseguiu melhor que uma igualdade a 1-1 na Caparica, deixando o líder Cova da Piedade aumentar a diferença para três pontos.

Na Segunda B, a jornada não se adivinhava fácil para as duas equipas algarvias, pois jogavam fora de casa com equipas competitivas. O Beira Mar ainda logrou trazer um ponto de Aljustrel após o nulo obtido, aumentando a série para três jogos sem perder, sinal positivo, depois duma má fase da equipa treinada por Rui Caldeira. Já o Lagoa foi derrotado por 2-1 em Odivelas, isto numa semana onde se soube que três ou quatro pedras importantes abandonaram a equipa após convites mais vantajosos de outros clubes.

Por fim, nota para Liga Vitalis, onde cada vez mais se acentuam destinos diferentes para os dois representantes algarvios. Se o Olhanense conseguiu uma vitória imaculada nos Açores, diante do vice-líder Santa Clara por 2-0, assumindo-se cada vez mais como o elo mais forte da competição até ao momento, já Vítor Pontes começa a ser cada vez mais contestado... No jogo de ontem, no Municipal de Portimão, o empate 1-1 diante do Beira Mar veio agudizar a crise duma equipa que já não ganha à cinco jogos, tendo apenas três pontos de vantagem sobre a linha de água.

Parque das Cidades poderá receber IKEA

É a manchete do Jornal "O Algarve" desta semana. A possibilidade do Ikea ser edificado a sul do Estádio Algarve, no Parque das Cidades é cada vez mais real e já se fala na alteração do Plano de Pormenor para poder concretizar o negócio. O Ikea, a acreditar na notícia pretende instalar-se no Algarve, e pretende construir a sua loja na zona central do Algarve, muito perto da Via do Infante e vê neste espaço o local ideal para tal... É com agrado que recebemos a notícia até porque à meses havia mostrado a minha ideia sobre o aproveitamento do espaço, no sentido de aproximar cada vez mais as pessoas do Parque, e embora focasse o aspecto da restauração como alvo, acredito que esta aposta é também muito viável, isto numa altura em que o Hospital e o Centro de Congressos não passam de projectos adiados no tempo...

domingo, 4 de janeiro de 2009

O Leão mostra a sua raça!

O golo de Pintassilgo, aos noventa e um minutos na conversão duma grande penalidade foi o corolário de trinta minutos de intenso domínio algarvio no último terço da partida, justificando claramente a vitória pela raça e querer demonstrados em campo nesse período, invertendo um score de 0-2, consolidado ainda nos primeiros vinte minutos de jogo.

Terminou em apoteose o jogo desta tarde disputado no estádio Algarve. Frente a frente estavam as equipas do Farense e Castrense, à partida separadas por quatro pontos nesta jornada. O Farense apresentou-se hoje muito desfalcado,em virtude dos atrasos burocráticos dos últimos reforços, mas principalmente com jogadores afectados por lesões e gripes, o que tornava a tarefa dos comandados de António Barão ainda mais difícil.

O jogo iniciava-se então no bem tratado relvado do Estádio Algarve, sob uma temperatura fresca mas debaixo dum sol radioso que convidava os interpretes a uma sinfonia bem afinada... Mas o Farense não correspondeu às expectativas depositadas e apresentou-se em campo com nítidas dificuldades na troca de bola... Ainda nem dez minutos haviam passado e já os algarvios se viam perder, graças a um golo de belo efeito marcado pelo Castrense, o qual intranquilizou ainda mais o Farense. O Castrense jogava mais no meio campo farense e como consequência disso chegava mais vezes à baliza de Costa. Seria num desses lances que Rui Graça cometeria uma falta dispensável na área, conduzindo o Farense para a beira do precipício, pois ficava a perder por 0-2 e pior que isso não mostrava argumentos para ultrapassar um adversário que trocava muito bem a bola e onde tinha jogadores rápidos na frente, que sempre que podiam incomodavam os defesas algarvios. Perante este cenário, Della Pasqua, vindo de lesão foi "lançado às feras", única solução ofensiva no banco, na tentativa de dar mais apoio a Pintassilgo e libertá-lo um pouco das amarras a que estava sujeito, dando também maior instabilidade à defesa contrária. Mas, o meio campo não produzia e o guarda redes Peraltinha não era chamado a intervenções complicadas, o que traduzia a qualidade do jogo ofensivo dos Leões de Faro.

António Barão percebeu isso e lançou ao intervalo uma unidade mais criativa no meio campo, Luís Afonso, que apesar de debilitado fisicamente, e, com o auxílio de Hernâni lançado quinze minutos mais tarde, trouxe mais alegria ao jogo algarvio. Ultrapassada a hora de jogo, e já após o Castrense ter tido uma ocasião soberana para matá-lo de vez, após duplo desperdício dos seus atacantes, primeiro numa bola à trave e depois na recarga defendida in-extremis por Costa, o Farense partiu então para uma meia hora muito forte, do melhor que se viu esta época, transfigurando-se completamente. Era uma equipa mais pressionante, rápida e organizada e com isso foi ameaçando cada vez mais a equipa alentejana que já denotava algum cansaço e pouco discernimento. Iam-se coleccionando livres e lançamentos laterais junto à área até que Pintassilgo marcaria o golo da esperança, a cerca de vinte e cinco minutos do final do jogo. Perante este cenário assistimos então a um período em que os visitantes preferiram abdicar do futebol para dar lugar a um anti-jogo condenável, atrasando as substituições e acumulando lesões sucessivas nos seus jogadores... Mas o Farense, apesar destas adversidades, mostrava raça, criava oportunidades, e foi desta forma que chegou à igualdade já perto dos "noventa", mas ainda a tempo de garantir a vitória, já em período de descontos através duma grande penalidade contestada pelos forasteiros, mas bem assinalada. Foi a loucura no Estádio Algarve! O golo de Pintassilgo trazia justiça ao resultado e era uma justa recompensa para os homens de Castro Verde que tudo fizeram para queimar tempo, isto com a complacência do árbitro, que apenas havia dado cinco minutos de descontos.

Vitória muito importante, e que permitiu ao Farense segurar o sexto lugar, aproximando-se de todas as equipas da frente à excepção do líder Cova da Piedade, situação que permite encarar com mais confiança esta segunda volta do campeonato.

Camp. Nac. 3ª Divisão, SérieF, 15ªJornada
Estádio Algarve (Parque das Cidades)
Assistência: 400 espectadores
15 horas, 04/01/2009
Árbitro: Joaquim Rabasqueira (Évora)
FARENSE 3-2 CASTRENSE

(8 mn, por Nuno Martins,num forte e colocado remate de fora da área, descaído pela esquerda ao qual Costa pouco podia fazer)
(17 mn, por Pedro Lança, na sequência duma grande penalidade bem cobrada para a esquerda de Costa, castigando uma falta de Rui Graça que agarrou Rui Pepe na área)
(66 mn, por Pintassilgo, após um livre cobrado da esquerda do ataque farense, há um desvio no segundo poste de Rui Graça e aparece Pintassilgo a marcar de cabeça o golo que animava de novo as hostes farenses)
(82 mn, por Luís Afonso, livre descaído pela esquerda marcado à maneira curta, onde Luís Afonso desfere um remate de longe mas fortíssimo, fazendo a bola entrar junto ao ângulo superior esquerdo da baliza defendida por Peraltinha)
(91 mn, por Pintassilgo, jogada dentro da área castrense, junto à linha onde o Della Pasqua é derrubado por um defesa contrário. Assinalada grande penalidade e Pintassilgo, chamado para a cobrança, engana o guarda redes e faz o golo da reviravolta)

Farense: Costa; Cannigia, Rui Graça, Arlindo (Luís Afonso 46mn), Wilson (Della Pasqua 25mn); Carlos Neves, Zé Nascimento (Hernâni 60mn), Barão, Norberto, Pintassilgo, Toni. Treinador: António Barão

sábado, 3 de janeiro de 2009

Juniores: Louletano aguerrido bate Farense por 3-2

Campeonato Nacional de Juniores, Zona Sul, 16ª Jornada
LOULETANO 3-2 FARENSE

Os Juniores do Farense iniciaram hoje a sua prestação na segunda volta do campeonato, tendo-se deslocado a Loulé para defrontar o Louletano, equipa com o qual haviam empatado a zero na primeira volta. Num jogo agradável de seguir acabaram por ser os locais a levar os três pontos, vencendo por 3-2 e aproximando-se dos farenses na classificação. Contudo, esta derrota, apesar de penalizadora, acabou por não trazer consequências de maior na tabela visto que o Farense acaba por conservar o 11.º lugar, estando a salvo da descida neste momento.

Num jogo presenciado por cerca de 250 pessoas no Municipal de Loulé, fui surpreendido à chegada com o pouco convidativo preço dos bilhetes a 4,5 euros para não sócios do Louletano, quantia avultada para a competição que iríamos ver e também tendo em conta a debilitada situação financeira do país... Ultrapassada esta questão e falando propriamente do jogo, nota inicial e muito importante para a jogada que daria o primeiro golo do encontro, logo aos 10 minutos na conversão duma grande penalidade marcada por Álvaro. A verdade é que este lance incendiou as bancadas pois o lance não era merecedor da marca de 11 metros, visto a falta ter ocorrido fora da área, junto à face posterior direita da área defendida pelo Louletano. O jogo estava equilibrado embora o Farense se mostrasse mais acutilante, sem contudo criar lances de golo iminente, enfrentando um Louletano que jogava em contra ataque mas que a partir dos 20 minutos começou a encostar um pouco o Farense às cordas. Seria num lance fortuito, após intercepção falhada num cruzamento longo, do guarda redes Zé Silva, que o Farense sofreria o golo da igualdade, à passagem dos 31 minutos, após emenda do central, n.º 4 do Louletano. Até ao fim da primeira parte o Farense teve mais 3 ou 4 chances flagrantes de se adiantar no marcador mas a imperícia do seus atacantes acabou por penalizar os Leões de Faro que mais tarde se viriam a lamentar destas oportunidades desperdiçadas na primeira parte.

Na segunda parte o cariz da partida não mudou muito, com o Farense entrar bem, circulando a bola mas foi perdendo gradualmente o discernimento e criatividade, tornando o seu jogo muito directo, enquanto o Louletano explorava essencialmente os contra ataques, situação onde viria a decidir o jogo. Primeiro num livre directo a castigar uma falta junto à quina esquerda da área farense que foi exemplarmente cobrado e depois num golo fenomenal do nr.º 30 do Louletano que correu uns bons 20 metros, ultrapassando dois defesas farenses e marcando o golo do 3-1 aos 73 minutos. O Farense acusou os golos, perdeu animo, mostrando dificuldades em construir jogadas que permitissem alvejar com perigo as redes do guardião louletano. Num ultimo fôlego de revolta, aos 92 minutos, os Leões de Faro ainda reagiram e reduziram para 3-2 num belo remate de fora da área de Ró-Ró, mas era já tarde e o jogo acabaria poucos minutos depois.

Macário Correia admite que candidatura à presidência da Câmara de Faro é "matéria de reflexão"

Macário Correia, presidente da Câmara de Tavira pelo PSD, disse esta sexta-feira estar a reflectir sobre os convites que recebeu para ser o candidato social-democrata à Câmara de Faro nas próximas autárquicas e prometeu uma resposta "dentro de semanas".

"É matéria de reflexão", disse hoje Macário Correia à Agência Lusa, explicando que tem sido "contactado por muitas pessoas de Faro" e que tem sido objecto de "muitas diligências" e "quase pressões" para aceitar ser o candidato do PSD à Câmara de Faro."Tenho sido objecto de muitas diligências e quase pressões, mas disse para terem calma, porque ainda sou autarca de Tavira e acho que ainda é cedo", revelou Macário Correria.Não é a primeira vez que Macário Correia foi contactado para ser o candidato do PSD à Câmara de Faro e, segundo o próprio, nunca aceitou o convite por "não ser oportuno".

Com o "fim de um ciclo" - 12 anos à frente da Câmara de Tavira -, Macário Correia admite agora estar "em reflexão" e que a sua resposta de ser, ou não, candidato à Câmara de Faro vai ser conhecida "dentro de algumas semanas", adiantou à Lusa.

Macário Correia defendeu hoje na crónica "Passeio Público", que assina no Jornal de Notícias quinzenalmente à sexta-feira, que Faro tem de ser "uma cidade-capital de referência", "bem equipada" e com "boa qualidade de vida. Na crónica, o potencial candidato à Câmara farense sugere que Faro seja o mesmo "motor" que Sevilha é para a Andaluzia espanhola ou Montpellier para o Languedoc francês ou Tânger para o Norte de Marrocos. Para o potencial candidato do PSD à Câmara de Faro - a Concelhia de Faro do PSD já oficializou o convite - Faro tem de ser uma "cidade-capital de referência" de todos os algarvios, tal como o Porto é o coração de todo o Norte de Portugal, lê-se na crónica.

Macário Correia propõe "uma rede de transportes repensada, dando lugar ao colectivo e com uma articulação regional fiável" e chega mesmo a concretizar, referindo que não faz sentido que o Aeroporto Internacional de Faro esteja "desligado do caminho de ferro, seja ele de longa distância ou de um metro de superfície".Nos contributos de Macário Correia aparecem ainda propostas como uma "rede hoteleira de qualidade e em quantidade", um "centro de congressos próximo", um "urbanismo lógico e um trânsito e estacionamento modernos e civilizados" e um "centro de negócios para feiras e exposições regulares".Para a área cultural, o autarca de Tavira propõe "uma programação de eventos internacionais e nacionais atractivos e de grande cadência.

É mais que evidente que Macário se candidatará porque a naturalidade com que fala de Faro e das suas convicções sobre a obra fazer, demosntram o interesse que já deposita no projecto... Apesar de "gostar" de Macário como possível novo presidente, todas estas ideias não passam disso mesmo e provavelmente só serão executadas no terreno num possível segundo mandato, dado o debilitado estado dos cofres locais e também a burocracia que envolvem todos esses projectos. Como a política dá muitas voltas, tudo o que se possa dizer sobre isto é na minha opinião muito prematuro, apesar de concordar especialmente com a questão da falta de transportes ferroviários junto do Aeroporto... Quem não gostará da ideia serão os Táxis T e Taxistas que à "pala" disso têm o negócio garantido desde à muito...

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Cartaz para o fim de semana


A somar a este jogo, destacamos também o jogo de amanhã da nossa equipa Júnior. O Farense faz uma curta deslocação até Loulé para defrontar a equipa do Louletano, que se encontra actualmente na penúltima posição com dez pontos, a seis dos Leões de Faro. Jogo de grande interesse e rivalidade, o qual contamos acompanhar e fazer uma breve crónica.

Estádio Municipal de Loulé, 03/01/2008, 15 horas
LOULETANO - FARENSE

Baixa de Faro recebe 39º Prémio dos Reis

A Baixa de Faro recebe este sábado dia 3 de Janeiro a 39ª edição da prova de atletismo “Prémio dos Reis”, organizada pela Associação de Atletismo do Algarve e que é considerada uma das principais provas do calendário nacional.

A edição 2009 conta com a presença de inúmeros atletas de prestígio nacional e internacional como Fernanda Ribeiro, as algarvias Ana Dias e Ana Cabecinha, Galina Ivanova, Inna Polushkina, Dimitry Chavkin (campeão russo), Yuri Abramov, Jussi Utriainen (finlandês e vencedor da edição de 2008), Luís Feiteira, Manuel Damião, e Eduardo Mbengani (2.º português do Cota-Mato europeu).

A prova tem início pelas 16:00 horas.

Uma tradição renovada a cada uma das 38 edições passadas. Crescendo na sua projecção e nos nomes que participam, este é um dos eventos desportivos mais importantes que ocorrem na Cidade. Obrigado Lara Ramos!