terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Faro (des)espera pelo POLIS...

Cais Comercial de Faro - Faro (31.01.2009)

António Barão confia na subida...

O sexto lugar que o Farense ocupa na tabela é para manter e se possível melhorar. O objectivo de levar o Farense à 2ª Divisão Nacional mantém-se intacto, como referiu o técnico António Barão no final da partida com o Messinense. “Nesta fase, vamos tentar subir mais alguns lugares, e depois fazer contas na 2ª Fase”.

A vitória na recepção ao Messinense permitiu aio Farense não só manter-se no sexto lugar, no grupo das equipas que vão lutar pela subida de divisão, como afastar-se um louco mais de sétimo e oitavos classificados.

Contas feitas, o Farense está com 26 pontos, a cinco de Juventude de Évora (5º) e a seis do Costa da Caparica (4º). “Nós, nesta fase, estamos a tentar o 4º ou até mesmo o 3º lugar, uma vez que os dois primeiros já estão com uma larga margem. Vamos tentar subir algumas posições e ao mesmo tempo somar o máximo número de pontos para, na 2ª fase, então tentarmos terminar num dos dois lugares que dão acesso à 2ª Divisão Nacional”. Com 19 jornadas já cumpridas, para o final da 1ª Fase restam 7 jornadas. Nelas, o Farense tem de jogar quatro vezes fora de casa e apenas três no Estádio Algarve. Os jogos são; Louletano (fora), Costa da Caparica (casa), Quarteirense (fora), Cova da Piedade (casa), Fabril (fora) Lusitano de Évora (casa) e Silves (fora).

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

O Fim de Semana Desportivo em Análise - Época 2008/2009

Fim de semana desportivo positivo para os Leões de Faro, nos qual as suas principais equipas de futebol deram passos importantes no cumprimentos dos objectivos que estão de pé nesta fase da temporada. Comecemos pelos Seniores, que regressaram às vitórias para o campeonato, depois de três jogos sem vencer, tendo a vítima sido o Messinense, que saiu derrotado por 3-1. Os homens de Faro, ainda sofreram na segunda parte pois a vitória parecia difícil mas a recta final demonstrou uma Farense muito mais forte, quer anímica, quer fisicamente o que redundou numa justa vitória que permitiu ao Farense aumentar a vantagem para o sétimo classificado, o Lusitano de Évora. Foi também nos minutos finais que os Juniores carimbaram uma vitória muito saborosa por 1-0 diante do Oeiras, isolando-se num honroso oitavo lugar, que à jornadas atrás parecia uma miragem. Não é contudo altura, para os discípulos de Miguel Serôdio, avagarem a marcha pois apesar de tudo, a vantagem para alinha de água não permite anda descansar, pelo que o Farense terá que continuar o seu caminho com a mesma atitude eficácia demosntarda nos ultimos jogos. Os Juvenis também sorriram, e se à duas semanas haviam perdido a liderança para o Olhanense, ontem redimiram-se de tal situação e foram a Olhão bater os rivais por 0-1, reassumindo a liderança na prova. Também os Juvenis B venceram em Odeáxere por 0-3, estando no 6º lugar a seis pontos da liderança...
Nota para os Iniciados que foram derrotados por 2-1 no Campo da Nora, e assim se permanecem com quinze pontos no meio da tabela. Destaque final para Infantis e Escolas, que, respectivamente, em Infantis A foram derrotados em casa por 0-3 com o Olhanense, tendo os B's também sido derrotados por 2-3 diante do Olhanenese, enquanto as Escolas B perderam por 4-1 diante do Louletano.

Voltemos à Terceira Divisão Nacional e à campanha do Louletano, que em vésperas de defrontar o Farense, interrompeu uma sequência de três vitórias seguidas, tendo empatado em Évora diante do Lusitano a zero bolas. O Campinense, outra equipa da cidade de Loulé também não sorriu, e embora se possa se possa queixar dalguma injustiça, perdeu 0-1 com o Juventude de Évora dando um passo atrás na luta pela manutenção. Também o Quarteirense tinha uma tarefa ingrata e defrontava fora o Cova da Piedade, tendo perdido por 2-0, o que acabou por retornar à liderança a equipa da margem sul. Nota final para o Silves de Nélson Moutinho que com a derrota caseira por 1-2 diante do Reguengos, averbou a quarta derrota consecutiva, estando cada vez mais só no fundo da tabela.

Na Segunda Divisão B, a jornada ficou marcada pelo derby algarvio entre Lagoa e Beira Mar. Com os homens de Monte Gordo a jogar em casa, era natural que pressão estivesse do lado dos homens de Eduardo Rodrigues, que estão por baixo na tabela e onde nesta altura todos os jogos são finais para sair desse posto. O empate 1-1 acabou por não ajudar o Beira Mar, e mesmo o Lagoa, embora preferisse a vitória não se saiu mal, pois mantém no topo, empatado com o Pinhalnovense, que não a aproveitou esta escorregadela.

Por fim, chegamos à Liga Vitalis, onde os algarvios continuam a atravessar uma maré negra de resultados. O Olhanense ainda esteve a vencer no Estoril mas a arbitragem mais uma vez infeliz, empurrou os homens de Olhão para uma performance menos consistente, tendo perdido por 2-1, sendo ultrapassado pelo Santa Clara na liderança da prova. Já o caso do Portimonense é mais grave, pois a caminhar assim, terá uma vida muito difícil até ao final da prova, na sequência de mais uma derrota, desta feita na povoa de Varzim por 1-0.

Quando o sentimento derrota um Campeão...


Rafael Nadal adiou o sonho de Roger Federer, ex-número 1 mundial do ranking ATP, em igualar o record do norte americano Pete Sampras, que detêm 14 títulos em provas do Grand Slam. Perante mais uma derrota diante da super estrela emergente do ténis mundial, isto num jogo emocionante e com cerca de 4 horas e meia, o suíço não se conteve no fim do duelo e a imagem que vos deixo é para mim a imagem desportiva do fim de semana... Palavras para quê? Como dizia um amigo meu ontem, opinião da qual corroboro, estes duelos são muito mais emocionantes que qualquer jogo da Liga Sagres. Experimentem e vão ver que temos razão...

domingo, 1 de fevereiro de 2009

3ª Divisão acaba na próxima época

Foi aprovada em Assembleia-Geral da Federação Portuguesa de Futebol, este sábado, a extinção da 3ª Divisão Nacional já a partir da época 2010/2011. Quanto aos vencedores dos Distritais, estes subirão directamente à 2ª Divisão Nacional, proposta que foi apresentada pela Associação de Futebol do Algarve e mereceu aprovação.

As alterações aos quadros competitivos dos campeonatos nacionais de 2ª e 3ª Divisões foram aprovadas este sábado, 31 de Janeiro, na Assembleia-Geral da FPF.

A nota mais saliente prende-se com a proposta apresentada pela Associação de Futebol do Algarve que apontava no sentido dos campeões Distritais ascenderem directamente à 2ª Divisão Nacional sem necessidade de participar na poule que a FPF denominava como Pró Nacional. Esta proposta da AFA foi aprovada.

Quanto à 2ª Divisão Nacional, ela passará a ser disputada por 64 clubes divididos em quatro Séries de 16 clubes cada.

Este sábado, às 21h00, há Assembleia Geral na AFA onde os clubes algarvios ficarão a conhecer todos os pormenores das alterações aos nacionais e ao mesmo tempo votarão propostas para alterar os campeonatos Distritais de 1ª e 2ª Divisões.

Assalto final resulta numa vitória justa dos Leões de Faro sobre o vizinho Messinense

O Farense recebeu e venceu o Messinense por 3 bolas a 1, num derby marcado pelo terreno pesado do Estádio Algarve, resultado das chuvadas que têm caído nos últimos dias. Com prestações diferentes a meio da semana para a taça do Algarve, o Farense que seguiu em frente e o Messinense detentor do título que havia sido eliminado a meio da semana em Armação de Pêra, aguardava-se que a equipa dirigida por António Barão, pudesse dar uma resposta positiva ao mau resultado obtido em Évora na semana transacta.

E o Farense não fez por menos, entrou praticamente a ganhar, fruto de uma jogada bem delineada, com André Calado no centro do terreno a desmarcar Davide Justo à direita e este a oferecer o golo a Caras que à boca da baliza não se fez rogado. O Messinense tentou reagir quase de imediato, e aos 12 e 14 minutos Bruno Teodoro tirava dois cFonte: www.scfarense1910.blogspot.com - foto de José Luis Silvaruzamentos consecutivos do lado esquerdo do ataque mas Marocas chegava atrasado em ambas as situações. Era o melhor período do Messinense em todo jogo, quase de seguida era Roberto a rematar com a bola a rasar o poste direito de Gonçalo. O Farense tentou esbater um pouco a reacção dos barlaventinos e aos 22 minutos, Justo assistia Barão para um remate ao poste esquerdo da baliza defendida por Leandro Palma. Leandro Palma que quase de seguida faria a defesa da tarde a um remate de Norberto que levava o selo de golo. António Barão era obrigado a fazer a primeira substituição à passagem do 25 minuto, David Calado sentiu-se indisposto e foi substituido por Arlindo no centro do terreno. Quando se esperava o intervalo e numa altura em que o jogo tinha acalmado, o Messinense chegaria à igualdade numa falha da defesa farense e em que Marocas aproveitou para rematar para o fundo das redes. Chegaríamos ao intervalo com uma igualdade, de resto justa pelo que se tinha passado até então.

Na segunda parte o Farense entrou a todo gás, e Pintassilgo acabado de entrar a substituir Della Pasqua, que saíu lesionado, remataria para mais uma boa defesa de Leandro. No minuto seguinte era Justo, isolado atiraria por cima da trave. O Messinense em toda a segunda parte praticamente não incomodou Gonçalo sendo que o único remate ocorreu na marcação de um livre directo à entrada da área, mas que Gonçalo encaixou bem. Seguia-se uma fase do jogo mais atípica com muitas paragens para assistência a jogadores que acabou por quebrar o impêto farense. Com o aproximar do final do encontro o Farense voltou a carregar no acelerador, e foi num lance de insistência de Bruno e Pintassilgo, que pressionaram um defesa forasteiro que demorou a aliviar, este acabou por perder a bola para Bruno que remataria para o segundo golo dos leões de Faro. Fazia-se justiça no marcador. Mas se se espearava que fosse o Messinense a procurar a igualdade nos minutos finais, acabou por ser Bruno mais uma vez a marcar de cabeça após um livre de Barão, com Leandro a chegar atrasado a bola e a ver esta passar-lhe por cima. Estavamos no período de descontos, mas o jogo não acabaria sem que Bruno por duas vezes desperdiçasse mais duas situações clamorosas de golo sendo que numa delas atirou à trave. O jogo terminava logo de seguida.

O Farense conseguiu mais uma importante vitória, numa partida em que foi a melhor equipa sobre as 4 linhas, e em que o triunfo não sofre discussão.

Camp. Nac. 3ª Divisão, Série F, 19ª Jornada
Estádio Algarve (Parque das Cidades)
Assistência: 300 espectadores
15 horas, 01/02/2009
Árbitro: José Albino (Algarve)
FARENSE 3-1 MESSINENSE

(4 mn, por Caras, numa jogada iniciada em André Calado, desmarcando Justo e este cruzando para a emenda de Caras junto à linha de golo)
(43mn, por Marocas, aproveitando uma falha da defesa farense)
(85mn, por Bruno, que beneficiou da atrapalhação dum defensor contrário que era importunado por um jogador farense, tendo Bruno aproveitado para adiantar o Farense no marcador)
(90mn, por Bruno, na cobrança dum livre de Barão, Bruno marca de cabeça o golo)

Farense: Gonçalo; Cannigia, Rui Graça, Carlos Neves, Caras (Bruno, 45mn); André Calado (Arlindo, 23mn), Zé Nascimento, Barão, Norberto, Justo, Della Pasqua (Pintassilgo, 48mn). Treinador: António Barão

Crónica In Blog Leões de Faro, foto de José Luis Silva

WRC Rally de Portugal em risco...

Quando faltam dois meses para o regresso da grande montra dos rallys mundiais (WRC) ao Algarve e Alentejo, deparamo-nos com esta notícia preocupante, que a consumar-se será uma enorme vergonha para os promotores, mas mais ainda para o nome de Portugal... À semelhança do que acontece com inúmeros fornecedores e mesmo instituições para com quem o Estado tem contratos programa com atrasos de pagamento significativos, gostava de saber o que diz José Sócrates disto... Porque aparecer ou enviar Secretários de Estado para as sessões públicas de apresentação de obras e eventos, difundidas amplamente na comunicação social ao lado dos promotores é muito fácil mas depois cumprir com o estabelecido já é mais difícil...