quarta-feira, 11 de março de 2009

Rali traz milhões ao Algarve

A passagem do WRC pela região em 2007 injectou quase 43 milhões de euros, com grande incidência na hotelaria e restauração. Espanhóis são para ser levados em conta.

Segundo um estudo a que o Observatório do Algarve teve acesso, o Vodafone Rali de Portugal de 2007 - último ano em que esteve inserido no WRC (World Rally Championship) - injectou no Algarve 42,9 milhões de euros de despesas directas de pessoas que vieram propositadamente à região ver a prova.

Deste valor, 39,9 milhões de euros foram gastos pelos visitantes não residentes na região; 1,2 milhões pelos residentes e 1,7 milhões pelo conjunto de organização e equipas.

“Este foi um evento extremamente positivo para a região, quer em termos de impactos económicos directos associados às despesas dos residentes, visitantes e equipas, quer pelo facto de cerca de 50 por cento desta despesa ter origem no exterior, particularmente no mercado espanhol”, diz Fernando Perna, coordenador do CIITT (Centro Internacional de Investigação em Território e Turismo), que encabeçou este estudo de impacto económico.

E, de facto, os 'nuestros hermanos' tiveram uma representação volumosa, com 39,8 por cento dos espectadores do Rali, contra 52,1 por cento portugueses. Os principais mercados espanhóis atingidos foram a Galiza (25 por cento); Andaluzia (23,2 por cento); Extremadura (14,4 por cento) e até a Catalunha esteve representada com 5 por cento.

De acordo com o estudo, a despesa proveniente do exterior foi gerada por uma estimativa de 104.529 mil turistas (que pernoitaram pelo menos uma noite na região) e de 36.536 mil de outros visitantes (cuja visita foi inferior a um dia - não pernoitaram).

O posicionamento do Rali na semana que antecede a Páscoa [como será em 2009] é decisivo para o mercado espanhol, já que a intenção de regresso à região nos próximos três anos situou-se entre os 65,8 por cento (Inverno) e 90,4 por cento (Verão), demonstrando inequivocamente a importância da prova enquanto produto turístico de suporte ao aumento da procura na época baixa de veraneio”, aponta o estudo.

Segundo os responsáveis do estudo, a imagem projectada pelo evento “foi notoriamente positiva, quer da organização e espectacularidade do evento em si, classificado como bom ou muito bom”, numa classificação geral atribuída por residentes, não residentes e imprensa com valores de 4,1 a 4,2 (numa escala de 1 mau a 5 muito bom).

In Observatório do Algarve

Desafio todos os que duvidam das potencialidades do Estádio Algarve a dizer algo, pois sem uma infra-estrutura desta natureza, tal prova não se realizaria cá e o Algarve não teria este retorno financeiro que acabamos de constatar pelo artigo...

terça-feira, 10 de março de 2009

A Força dos Blogues

Foi ontem manchete no "suplemento Algarve" do Correio da Manhã, a situação calamitosa, que se arrasta à largos meses junto à Escola Primária de Mar e Guerra, freguesia de S. Pedro, nos arredores de Faro, devido a um buraco de enormes dimensões, que acaba por cortar uma passadeira e colocar em causa a integridade física das crianças que passam naquele local. Tal situação foi dada a conhecer ao grande público pelo blogue farense "A Defesa de Faro", do qual sou leitor assíduo, suscitando logo inúmeros comentários depreciativos face à situação. Passados poucos dias, o Correio da Manhã, não se fez rogado e aproveitou a situação levantada pelo blogue para lançar o debate em pleno jornal nacional, chamando a intervir o próprio vereador municipal envolvido na obra, Dr. Augusto Miranda. A verdade, é que nos dias de hoje, os blogues são uma das maiores armas contra a fraco desempenho dos nossos políticos, que, ano após ano nos vão desiludindo com promessas adiadas, que depois se transformam em cartazes perdidos por esta cidade a reivindicar obra feita, quando o comum munícipe conta pelos dedos os projectos prometidos e concluídos neste mandato. E isto não se aplica só à actual gestão camarária, mas a todas as anteriores... Estranho como a Comunicação Social Nacional, precisa que os blogues "levantem a lebre", para que eles possam denunciar uma situação que estava à vista de todos...

Também eu, no passado sábado pude testemunhar, o que me havia já chegado aos ouvidos, relativamente a um post que coloquei aqui, acerca da zona do depósito da água e da estrada que liga a EN2 à zona do Centro de Saúde. Perante os factos que levantei, curiosamente ou talvez não, a CMF colocou estrategicamente à entrada do troço em terra, um cartaz a explicar que o caminho é em terreno privado... Não que isto me venha resolver a mim, e às largas centenas de utilizadores o transtorno, mas em ano de eleições, todas as justificações são preciosas...

Humor ao intervalo...

Estamos no intervalo da segunda mão do jogo dos oitavos de final da "Champions" deste ano, entre Sporting e Bayern de Munique... Depois de na primeira mão ter acertado o patrocínio duma conhecida empresa de limpezas, parece que hoje ainda vai fechar negócio com a revista TV7 Dias... Será só um palpite?

Actualização às 22.00 - Então não é que acertei? Infelizmente, é claro...

segunda-feira, 9 de março de 2009

O Fim de Semana Desportivo em Análise - Época 2008/2009

Fim de semana desportivo com poucas alegrias para as hostes farenses. Comecemos pelos Séniores, que ontem foram copiosamente derrotados por 4-1 no Lavradio, pelo Fabril do Barreiro, deitando por terra uma sequência de 5 jogos sem perder e aumentando a diferença pontual para os líderes, para 18 pontos... Aguardemos por melhores dias, esses que têm já data e local marcado. Será no próximo domingo, no Estádio S. Luís, ou seja no regresso do mítico campo citadino aos campeonatos nacionais de futebol sénior, volvidos sensivelmente 4 anos... Nos Juniores, embora o empate a zero no S. Luís não tenha trazido males maiores, constitui uma certo amargo de boca, pois o adversário, embora disciplinado, estava ao alcance dos farenses, e ao empatar, e assim, foi-se uma hipótese de chegar mais perto ao objectivo mor desta época, a manutenção, da qual os Leões de Faro têm uma margem de 7 pontos sobre a linha de água, isto a 6 jornadas do fim. Os Juvenis não vacilaram e regressaram às vitórias, desta feita no sintético da Penha, por 4-0 diante dos vizinhos e rivais do S. Luís, mantendo-se assim a 4 pontos do líder Internacional de Almancil. já os Juvenis B, regressaram à competição da pior forma sendo batidos por 3-2 em Alvor diante dos locais, estando contudo num tranquilo sexto lugar. Mal vai a equipa de Iniciados do SC Farense, que se vai arrastando pelo regional, tendo sido goleado em Messines por 4-1, aumentando a série para três derrotas consecutivas que o deixam na nona posição com 18 pontos. Notas finais, como habitualmente para os Inantis que saíram derrotados no duplo confronto com o Lus. Vila Real por 4-2 e 4-3, enquanto as Escolas A empataram 2-2 com a Escola do Sporting, tendo a equipa B ganho 2-4 no Montenegro.

Na Terceira Divisão Nacional, o cenário que havíamos traçado na crónica passada, mantêm actual pois as equipas algarvias continuam a passar as "passas do Algarve", ocupando os últimos quatro lugares do campeonato. Desses quatro continua a ser o Campinense de Ivo Soares a mostrar ainda a chama da esperança e neste fim de semana, foi à casa do líder Cova da Piedade empatar 1-1, num resultado que se pode considerar meritório. Contudo, se o Campinense parece motivado, ao Quarteirense que estreava José Veríssimo no banco, em substituição do demitido Resende, nem esse factor lhe valeu e saiu derrotado em casa por 0-1 diante dum adversário directo, o Castrense, ficando assim mais longe do grupo de equipas menos afogadas. Com a corda na garganta estão as duas equipas do concelho de Silves, com Nota para o Messinense que o ano passado estava na Segunda B e agora é um dos sérios candidatos à descida. Com cinco derrotas seguidas averbadas nas ultimas jornadas, o empate de ontem 1-1 com o Juv . Évora, só amenizou a queda e de pouco serviu os fazer chegar mais à frente. O Silves não ganha à nove jogos e nesses, perdeu sete, tendo nesta semana averbado uma derrota tangencial em Évora diante do Lusitano por 1-0. Nota final para o Louletano que recebia o Barreirense na tarde de ontem, e perante uma confrangedora moldura humana, bateu os homens da margem sul por 2-1, apesar das dificuldades iniciais que o obrigaram a inverter o resultado e assim se juntar ao Cova da Piedade na liderança desta série.

Na Segunda Divisão B, agora na fase decisiva da prova, o Lagoa, que têm a manutenção assegurada, joga com maior tranquilidade e nesta fase, foi infeliz, à semelhança de todas as equipas forasteiras, sendo derrotado por 1-0 na deslocação ao Carregado. Por sua vez, o Beira Mar, que têm que ficar nos primeiros três lugares dum campeonato a seis, para se manter nesta divisão, agudizou a sua posição, que já de si era preocupante, tendo sido derrotado por 1-0 no campo do Oriental, o que o deixa a cinco pontos da primeira posição acima da linha de água, que é ocupada pelo Aljustrelense com 16 pontos.

Por fim, destaque para a Liga Vitalis e muito em especial para o Olhanense. Cada vez mais o Algarve acredita que voltará a estar representado no escalão máximo do nosso futebol e para que isso seja uma realidade, muito têm contribuído Jorge Costa, que têm comandado a equipa com pulso e mentalidade vencedora, contrariando outros tempos em que não aguentava a pressão nesta fase da prova. Ao invés, esta equipa parece talhada para o sucesso e ultrapassada com estofo a fase menos boa, parece ser do Olhanense o maior favoritismo para subir à Liga Sagres, depois da vitória de ontem por 2-0 diante do Desportivo das Aves, que lhe permitiu reassumir a liderança e fugir do terceiro lugar do Feirense, que saiu derrotado nesta jornada a assim está a 6 pontos dos algarvios. Para a semana o Olhanense voltará a jogar no José Arcanjo, agora num jogo de capital simbolismo, com o seu rival barlaventino, o Portimonense que nesta jornada voltou às más exibições, tendo empatada 2-2 em Portimão com o ultimo classificado, o Gondomar.

Selecção Nacional de Futebol Feminino joga hoje às 17h45 no Estádio Algarve

O Algarve irá receber mais uma edição do Algarve Cup 2009 / Mundialito de Futebol Feminino entre o dia 4 e 11 de Março.

Estádio Algarve - 9 de Março - Suécia vs Alemanha - 13H15;
Portugal vs Áustria- 17H45;
Estádio Algarve - 11 de Março - 3º/4º - 10H30
Final- (1º/2ª)- 13H15.

Na edição deste ano estão presentes as Selecções da Alemanha, Suécia, China, Finlândia, EUA, Noruega, Dinamarca, Islândia, Portugal, Polónia, País de Gales e a Áustria.
No dia 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, a Selecção Nacional Feminina estará no Forum Algarve.

Durante a iniciativa vão ser distribuídos posters autografados e camisolas oficiais “Força Portugal”.

As entradas para os jogos serão gratuitas.


domingo, 8 de março de 2009

Farense sai atropelado da viagem ao Barreiro

Numa deslocação ao Barreiro que era aguardada com muita expectativa pelas hostes farenses, os Leões de Faro acabaram por sair vergados a uma derrota por 4-1 diante dum adversário astuto e eficaz.

O Farense entrou em campo com alguma dificuldade em encontrar-se, tendo a equipa da casa tido uma oportunidade logo nos primeiros minutos. Contudo o Farense conseguiu ir se impondo e foi demonstrando uma maior segurança na troca de bola, controlando as operações, sem contundo dispor de ocasiões, as quais, ia sendo desperdiçadas pelos seus dianteiros, perante um adversário que jogava na expectativa, procurando o golo em jogadas rápidas.

Se o Farense entrava com as esperanças intactas em busca da vitória nesta segunda metade, seria o Fabril a inaugurar o marcador, logo aos quatro minutos por Fábio, obrigando os algarvios a esforços redobrados para vencer a partir. A atitude dos farenses ainda lhes valeu o golo da igualdade à passagem da hora de jogo, mas o Fabril foi feliz na forma como chegou de novo à vantagem, fruto dum lance de bola parada. A partir daí a estrutura algarvia começou a ruir e o tombo foi evidente a todos os níveis. Com os índices anímicos muito fracos, a equipa desmembrou-se e nunca conseguiu impor o seu jogo na busca doutro resultado que acabou por se avolumar com o decorrer do tempo, tendo ainda culminado com expulsão de Carlos Neves já em tempo de compensações.

Nota por o resultado final, 4-1 que acaba por ser o pior resultado da época, talvez numa antítese do momento de forma que havíamos testemunhado nas ultimas semanas e que assim refreia os ânimos face a uma eventual subida de divisão.

Camp. Nac. 3ª Divisão, Série F, 24ª Jornada
Estádio Alfredo da Silva (Lavradio - Barreiro)
Assistência: 200 espectadores
15 horas, 08/03/2009
Árbitro: Ricardo Baixinho (Lisboa)
FABRIL BARREIRO 4-1 FARENSE

(49 mn, por Fábio, na sequência dum cruzamento de Carlos Neves, o jogador do Fabril marca de cabeça na área e inaugura o marcador)
(60 mn, por Pintassilgo, numa joga iniciada por Bruno, à qual Norberto dá seguimento cruzando para o segundo poste para o remate certeiro no interior da área)
(68 mn, por Carromeu na sequência dum livre directo cobrado de forma irrepreensível e anichando a bola junto do ângulo superior esquerdo da baliza defendida por Gonçalo)
(74 mn, por Nuno Curto, aproveitando uma gralha da defensiva algarvia e aumentando a vantagem dos homens da margem sul)
(90+2 mn, por Rui Capitão Mor, de penalti a castigar uma falta de Carlos Neves no interior da área num lance disputado entre ele e Nascimento)

Farense: Gonçalo; Cannigia, Carlos Neves, Hernâni, Wilson; Luís Afonso (André Calado, 59mn), Zé Nascimento (Justo, 72mn), Barão, Norberto (Caras, 67mn), Bruno, Pintassilgo. Treinador: António Barão

sábado, 7 de março de 2009

Desinspiração e medo de perder só podia resultar num nulo...

Campeonato Nacional de Juniores, Zona Sul, 24ª Jornada
FARENSE 0-0 TORREENSE

O Farense jogava na tarde de hoje uma cartada importante com vista a solidificar a manutenção na divisão maior do escalão Júnior a nível nacional. O advers
ário era o Torreense, primeira equipa acima da linha de água, e que assim vinha ao Algarve com a missão de pontuar, e se possível ganhar, por forma a se afastar de tão perigosa posição. Num relvado em condições melhoradas face ao que estávamos habituados, o Farense encontrou um adversário composto por jogadores fortes fisicamente, organizado e astuto, trazendo ao S. Luís a lição bem estudada. Apesar do Farense ter entrado melhor na partida, o Torreense soube adormecer o jogo e acabámos por assistir a uma primeira parte monótona, quase sem remates de parte a parte, pelo que o nulo com que se chegou ao intervalo era mais que justificado.

Na segunda parte era esperada uma nova chama na equipa algarvia, mas a verdade é que o meio campo e ataque do Farense demonstraram na tarde de hoje uma face muito pálida. Raramente o trio de ataque, Vicente, Álvaro e André se superiorizou à defesa contrária, e mesmo o meio campo algarvio era logo incomodado com o “pressing alto” dos forasteiros, quando tentava iniciar os ataques. Miguel Serôdio ainda mexeu na equipa, mas as substituições acabaram por não trazer resultados práticos, notando-se claramente nos últimos vinte minutos de jogo, que o mais importante para os Leões de Faro seria não perder, diante dum adversário que ainda podia incomodar na classificação, tendo o Farense arriscado pouco e jogando em transições rápidas que raramente foram executadas da melhor forma, no intuito de alvejar a baliza adversária. Arbitragem facilitada pela salutar atitude de fair play entre os jogadores em campo.