sábado, 4 de abril de 2009

Com Loeb ao seu nível habitual, os adversários ficam sempre para trás...

Sebastien Loeb, o grande vencedor do dia. Foi no troço de Almodôvar que conseguiu conquistar mais segundos a HirvonenSe na primeira etapa do rally de Portugal, disputada ontem, o francês havia estado aquém dos esperado, mesmo que melhorando um pouco na parte da tarde, situação que havíamos vaticinado, seria hoje o dia do assalto para o homem da Citroen. Partia com 18 segundos de desvantagem para Hirvonen, mas hoje, invertendo-se a ordem de passagem na estrada, e também com outra disposição psicológica, Loeb ganhou os seis troços do dia, assumindo a liderança na primeira passagem por Almodôvar, onde depois na parte da tarde, daria novo recital, neste mesmo troço, porventura muito técnico, ganhando ao homem da Ford 11 segundos nos 27,18 kilómetros. Apesar de ultrapassado pelo pentacampeão francês, Hirvonen conseguiu estancar o perigo que vinha do outro piloto oficial da Citroen, o espanhol Dani Sordo, que esteve abaixo do nível exibido ontem, terminando o dia a 30 segundos de Hirvonen.

Logo cedo nos deslocámos para a primeira SS do dia, Santa Clara 1, onde naquela localidade, ainda muito cedo, perto das 8h30, já sentia o frenesim dum dia de WRCy ao fim de semana, quando o público tem maior disponibilidade para comparecer. Era evidente o aumento da presença de espectadores nos troços, quiçá o triplo de ontem, abundando o sotaque espanhol e nortenho pela pene-planície alentejana, com os espectadores, muitos deles já acampados nas imediações das zonas espectáculo, e instalando à roda das viaturas pequenas esplanadas, onde não faltava o grelhador para cozinhar a almoço. Como curiosidade, realçamos mesmo este facto das pessoas trazerem mais comida de casa, o que em cenário de crise é compreensível, isto para desespero dos habituais vendedores de roulotte, que tiveram o seu negócio condicionado.

Voltando à corrida, já não vimos passar no primeiro troço Marcus Gronholm que capotaria antes da ZE 2, deixando a luta pela vitória entregue aos três homens da frente, tendo a mesma sido assistida à distância pelo regular Peter Solberg, que com a viatura que têm, pouco poderia fazer, senão aguardar por algum azar para ascender ao pódio. Noutro patamar, HenningPeter Solberg alarga demasiado uma curva e têm depois que fazer uma ginástica para não ir contra o sobreiro.. Solberg e Mathew Wilson, os dois pilotos da Stobart travaram duelo intenso pela quinta posição, onde o primeiro líder da prova, o sueco Solberg, tentou recuperar as perdas de ontem e de certa forma o conseguiu estando agora na sexta posição, mas a míseros nove décimos de Wilson. Isto porque a jovem promessa Sebastien Ogier da equipa júnior da Citroen também desistiu logo cedo e permitiu a ascensão destes dois pilotos. Também outra promessa da Citroen, o russo Novikov, de apenas 18 anos, teve uma saída de estrada e prejudicou o seu desempenho, embora mostrando bons pormenores nos locais de passagem onde estivemos.

Nota final para os portugueses, evidentemente para Armindo Araújo, que até nem iniciou bem o dia, perdendo a liderança em Santa Clara 1 para o sueco Patrick Flodin, que tripula um Subaru Impreza N14. Contudo, o piloto nortenho a competir no Mundial de Produção soube gerir bem a situação alternando com Flodin o domínio dos troços, até que o sueco capotou em Almodôvar 2, o 5.º troço do dia, deixando Armindo Araújo confortavelmente na liderança desta categoria, ocupando mesmo num honroso 13.º lugar da geral. Quanto ao Campeonato Nacional de Ralis (CPR), nesta etapa 2, que pontua em separado, Ricardo Teodósio até começou bem, mas a partir de Vascão 1 começou a perder fulgor, borrando mesmo a pintura, com uma saída de estrada e sendo ultrapassado nesta etapa por Vítor Pascoal, piloto do Peugeot 207 S200o privado, conservando contudo o lugar de melhor do CPR na geral dos dois dias, por apenas 9 segundos, prevendo-se amanhã um dia electrizante para estes dois pilotos na busca pelo título de melhor português na prova, à parte de Armindo Araújo, que pontua para o PWRC.

Reparem no rasto de pó de Ricardo Teodósio e percebam a trajectória neste gancho do troço Almodôvar 2...

Estádio de São Luís no mercado a partir de segunda-feira

O Estádio de São Luís vai voltar a estar a leilão a partir de segunda-feira. À segunda tentativa, o clube farense, que faz depender da venda do imóvel o seu futuro, oferece uma área comercial bem maior do que da primeira vez em que colocou o estádio no mercado.

Além de ver a área de construção autorizada pela Câmara aumentar - área total de construção passou dos 35 para mais de 44 mil metros quadrados - o clube de Faro também associou novas parcelas ao concurso, uma delas cedida pela autarquia. Assim, além do estádio em si, estão igualmente à venda a parte do ginásio sede que albergava o consultório do médico Veloso Gomes e garagens e o passeio junto à fachada do estádio que dá para a Ermida de São Luís, no largo com o mesmo nome.

Recentemente, a volumetria de construção naquele terreno foi alterada pela autarquia. Agora, em vez dos três mil metros quadrados originalmente destinados a comércio, está prevista uma zona dedicada a «comércio, serviços, escritórios e lazer» de 20.769 metros quadrados, revelou sexta-feira ao final da tarde o presidente do Farense Gomes Ferreira. Em compensação, a área destinada à habitação diminui, bem como o número máximo de fogos permitidos. Quem comprar o terreno do São luís compra igualmente direitos de construção de 23.866 metros quadrados, com um limite máximo de 216 fogos. Ao nível do estacionamento, poderá ser construída uma unidade subterrânea com uma área total de 25.400 metros quadrados.

Os interessados em apresentar uma proposta para a compra do estádio terão de levantar a documentação com todas a s informações necessárias na sede do Sporting Clube Farense, pelo preço de 300 euros. A base de licitação é de 15 milhões de euros. A partir daí, podem licitar, desde que o façam «em carta fechada e lacrada», dirigida ao presidente da comissão encarregue da venda do São Luís Aníbal Guerreiro.

Estas propostas podem ser enviadas até dia 4 de Maio. No dia a seguir, 5 de Maio, às 18 horas, serão abertas todas as propostas, numa sessão que decorrerá na sede do clube e onde todos os licitadores deverão marcar presença. Aqui, «será aberta nova licitação entre os autores das três melhores propostas» e vendido o Estádio a quem der o valor mais elevado neste novo leilão. Caso não seja ultrapassado o valor da melhor licitação selada, será o autor desta última a ficar com o estádio.

Assim que a venda seja adjudicada, o comprador terá de pagar à cabeça 5 por cento do valor total da proposta. Os restantes pagamentos ficarão estipulados num contrato de promessa de compra e venda a ser acordado por ambas as partes.

Caso consiga vender o imóvel, algo que Gomes Ferreira garantiu ter esperança de que venha a acontecer, o Farense vai avançar para a assinatura da acta final do Procedimento Extra-judicial de Conciliação que encetou para pagar as suas dívidas. O valor destas ainda não foi totalmente apurado, pois «há que ter em conta os juros e eventuais perdões». Ou seja, só mesmo na hora de assinar a acta é que se saberá. «Queremos resolver o nosso passado e projectar o futuro», garantiu o presidente do Farense.
Parece que finalmente o negócio estará bem encaminhado, mas ainda aguardo com expectativa a resolução da situação com o Pingo Doce, para a qual ainda foi adiantada nenhuma informação ofcial. Não há dúvida que as condições de negócio são atractivas para os eventuais interessados, mas no meio disto tudo, a a prudência e capacidade negocial serão essenciais. para mim o negócio só estará "fechado", com a totalidade do dinheiro na conta.

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Hirvonen na frente, com Loeb a preparar-se para ataque intenso amanhã...

Hirvonen, o homem que terminou na frente no dia de hoje, na sáida a uma curva algo perigosa em Ourique 1
Múltiplas leituras se podem fazer do que observámos hoje em permanência na estrada, num dia recheado de emoção e competitividade entre os pilotos da frente.

Começámos o dia mais uma vez, bem cedo, saindo de Faro pelas 7.20, em direcção ao primeiro troço do dia, Ourique 1, mais concretamente para a Zona Espectáculo 2, na Medronheira. Chegados à proximidade do local, mais uma caminhada de 3 kilómetros se seguiu, pois as erradas indicações dos assistentes ACP, antecipando o estacionamento das viaturas às pessoas, obrigavam estas a seguir pelo próprio pé até à Zona de Público. Cedo chegados ao local, onde a prova só se iniciava pelas 10.15, encontrámos um local espectacular, onde uma longa descida antecedia uma curva pronunciada à direita, para delicia do público, que mais uma vez correspondeu à "chamada", comportando-se com ordem ao longo dos troços da prova. Com Loeb a abrir a estrada, foram beneficiados os pilotos que se seguiam, pois encontravam um piso mais limpo, com menos pedras e com as trajectórias delineadas. A juntar a isso o pentacampeão francês teve ainda um percalço nesta SS acabando por ter uma saída de pista que o atrasou, deixando caminho aberto para o seu colega Sordo, que esteve em grande plano, e para os dois pilotos da Ford, Hirvonen e Latvala, este último com um andamento verdadeiramente diabólico nos primeiros dois troços, tendo depois sido traído pela sua juventude e alguma falta de concentração que originou uma aparatosa queda de 150 metros por um penhasco. Saindo ileso do mesmo, perdia aí a liderança e a hipótese de continuar em prova, deixando Dani Sordo na frente, sempre com a pressão de Hirvonen e do regressado Gronholm que esteve em grande, num Subaru Impreza WRC 08. patrocinado pelo Turismo de Portugal. Quanto aos portugueses, o destaque inicial era sem dúvida para Bruno Magalhães, o homem do Peugeot 207 S2000, viatura muito bem preparada e que estava na liderança do Mundial de Produção, até que o motor cedeu na ultima PEC da manhã deixando o árabe Nasser Al-Atiyah na frente, perante um calculista Armindo Araújo, que também já havia assistido à queda do seu rival no Mundial, o sueco Patrick Sandell, também acidentado.

Na parte da tarde repetiam-se as passagens nos troços, encontrando os pilotos a estrada mais limpa, mas também desgastada, tendo a partir daí se assistido a uma ténue recuperação do Sebastien Loeb, o maior favorito ao triunfo, vencendo duas das três SS's, perante Mirko Hirvonen, o solitário piloto da Ford, que esteve muito certinho e conseguiu conquistArmindo Araújo, num Mitsubishy Lancer EVO 9, termina o dia a liderar o Mundial de Produçãoar a liderança e mantê-la até ao fim do dia, roubando-a a Sordo, que não esteve muito bem em Ourique 2. Gronholm ainda ameaçou a liderança mas também teve alguns problemas em Malhão 2, situação que deixa Hirvonen a abrir a estrada no dia de amanhã. Pode se pensar que Loeb foi calculista nesta tarde, procurando amanha, em melhores condições assaltar o primeiro lugar, em troços que serão ainda mais duros e extensos na Serra do Caldeirão, como também há quem diga que o domínio da Citroen pode estar um pouco condicionado pela boa ambientação dos Ford's em terrenos de gravilha. Muito se jogará amanha entre estes quatro homens, parecendo-nos que o norueguês Peter Solberg, embora a 42,2 segundos da geral, esteja fora da corrida, não obstante a boa prestação no já algo "ultrapassado" Citroen Xsara WRC, antigo carro de Sebastien Loeb. Boas prestações de Sebastion Ogier, Matthew Wilson ou mesmo do míudo de 18 anos Evgeny Novikov, num vistoso C4 da equipa Junior da Citroen, terminando a nota dos pilotos internacionais com Henning Solberg, o vencedor de ontem, mas que hoje teve alguins problemas que condicionaram a prestação ao longo do dia, podendo amanha ser um dia de viragem na prova do piloto do Ford Focus RS WRC 08. Armindo Araújo não podia ter tido dia melhor, pois se havia visto dois concorrentes directos abandonar de manha, na tarde foi Nasser Al-Atiyah a parar mesmo à frente do local onde estávamos, na PEC 6, já na Zona Espectáculo 4, ascendendo à liderança, mesmo sem forçar o andamento. Quanto aos portugueses, o sinal + acabou mesmo por ser para o algarvio Ricardo Teodósio, que venceu esta etapa, batendo outros pilotos lusitanos muito bem apetrechados como Vítor Pascoal, Nuno Barroso Pereira, Adruzilo Lopes ou Ricardo Moura, de forma peremptória. O algarvio era mesmo um dos mais espectaculares na estrada e como consequência dessa atitude, esteve sem dúvida entre os mais acarinhados da prova, juntando a isso os registos conseguidos na estrada, regressando às vitórias numa prova do Campeonato Nacional, visto que este rally, têm características diferentes do normal, disputando-se em jornadas diferentes para o CPR, e contando com pontuações distintas mas premiadas também na geral final.

Amanhã esperam-nos os troços de Santa Clara Almodovar e Vascão, e contamos consigo para nos fazer companhia...



Ricardo Teodósio em grande estilo na PEC 2

TEMPOS ONLINE

Faro: José Sócrates inaugurou Loja do Cidadão

Obra elogiada como "exemplo" para a administração pública

A Loja do Cidadão (LC) de Faro, a primeira no Algarve, foi inaugurada esta sexta-feira pelo primeiro-ministro José Sócrates, que a considerou um “exemplo” de uma administração pública “que puxa pelo país”. O governante chefiou uma extensa comitiva que incluiu ainda o ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, a secretária de Estado da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, e o secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, José Magalhães.

A obra, que custou três milhões de euros, é o “último grito em matéria de lojas do cidadão”, assim a caracterizou o ministro Pedro Silva Pereira, encontrando-se localizada no primeiro andar do Mercado Municipal de Faro. Sócrates considerou a Loja do Cidadão de Faro como “a mais moderna, a mais progressista e a mais avançada” de todas as que existem no país, elogiando o “empenho” da câmara de Faro na questão da localização. “Justamente no centro da cidade, o que tem tudo que ver com uma nova lógica de administração pública, mais próxima dos cidadãos”, acrescentou o primeiro-ministro. O responsável vê nesta loja “um exemplo” para a ambição de ter uma administração pública “que puxa pelo país” e “na linha da frente em termos de modernização tecnológica”, permitindo “reduzir os custos administrativos”.

Por seu lado, o presidente da Câmara Municipal de Faro, José Apolinário, destacou o facto de a loja estar situada no “coração da cidade, em pleno centro”, considerando estar cumprido um dos seus objectivos de campanha. “Foi uma decisão estratégica para o futuro da cidade. Permite viabilizar o mercado municipal e trazer mais gente ao centro, servindo a região e afirmando Faro como capital de serviços”, frisou. 2100 metros quadrados de serviços Representando um investimento de três milhões de euros, a Loja do Cidadão de Faro, de segunda geração, ocupa uma área superior a 2100 m2 e vai ter balcões especializados do Instituto dos Registos e Notariado, Instituto da Segurança Social, Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural, Administração Regional de Saúde do Algarve, entre outros.

O equipamento dispõe ainda de um balcão multiserviços, uma das valias das lojas mais avançadas, que permite levar aos cidadãos diversos serviços de vários outros organismos não representados no edifício. Trata-se, também, da primeira LC a integrar uma extensão do Centro Nacional de Apoio ao Imigrante (CNAI), permitindo à população imigrante residente no Algarve dispor de auxílio para o seu processo de integração.

A loja funcionará de segunda a sexta-feira entre as 8:30 e as 19:00 horas, e ao sábado, das 9:00 às 13:00 horas. O governo tenciona abrir mais 30 lojas pelo país, duas das quais em Portimão e Tavira, num “momento de expansão ambicioso”, disse Silva Pereira. O investimento total ronda os 35 milhões de euros.

Bem, ao menos nisto estamos na vanguarda...

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Primeiro dia do Rally de Portugal termina com Henning Solberg na frente e Bruno Magalhães a liderar o Mundial de Produção


Começámos o dia bem cedo na zona de Vale Judeu, acompanhando o Shakedown, espaço em que os pilotos têm a derradeira oportunidade de testar as máquinas, procurando as melhores afinações durante algumas voltas ao troço desta zona do barrocal algarvio. Com primazia para as máquinas de topo (WRC), estes puderam experimentar o troço, dando depois lugar aos outros campeonatos, também com pilotos de enorme valor, mas em viaturas menos apetrechadas, as quais são mesmo assim de grande qualidade. Desde as 8 da manha de pé, estivemos no local até às 10h45, altura em que o português Bernardo Sousa capotou perto do local onde nos encontrávamos. Logo se percebeu que havia sido um acidente aparatoso, até porque o piloto saiu sozinho da viatura, procurando ajuda para o co-piloto. Com o treino interrompido, regressámos à "base" e preparámo-nos para o Super Especial no Estádio Algarve.

Completamente inundado das tendas de apoio às equipas, mas também de stands de exposições, lojas, cafés e restaurantes, zona "fun-parque" e outros, o Parque das Cidades é por estes dias um espaço completamente revigorado, como que uma Torre de Babel, onde várias nacionalidades de juntam para um evento da dimensão do WRC, o Campeonato do Mundo de Rallys. Observámos a parte final do Troféu de Clássicos, vencido de forma categórica por Joaquim Santos, tripulando um Ford Escorth RS 1800, tendo depois Filipe Albuquerque, o representante português do A1 GP presenteado o público com uma exibição no seu monovolume. Seguiu-se a ansiada Super Especial, com o primeiro grande momento a pertencer ao algarvio Ricardo Teodósio num Mitsubishy Lancer EVO 9, que venceu a sua série e constituia no momento o melhor tempo. Haveria de ser batido minutos mais tarde, mas o 29º lugar em 68 participantes, que na sua maioria têm carros mais evoluídos que o do algarvio, só se pode considerar uma vitória para este. Depois, Armindo Araújo e mesmo Bruno Magalhães puxaram pelo público, tendo a SS fervilhado com os duelos dos "primeiros", com amplo destaque para a surpresa vinda da Noruega, onde o mais velho Solberg bateu Dani Sordo, o segundo piloto da Citroen, numa corrida emocionante, e que chegou para vencer esta prova. Facto brilhante mas que nada decide pois nos próximos dias é que será a doer, e nós estaremos lá para vos trazer as nossas impressões.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Por dentro do Rally de Portugal...

A poucas horas de irem para as estradas do Algarve e Alentejo, apresentamos as "máquinas" dos mais sérios candidatos à vitória final, Loeb e Sordo em Citroen, Hirvonen e Latvala em Ford, e Gronholm em Subaru, aos quais se juntam os portugueses Bruno Magalhães e Armindo Araújo.

99 anos de História: Farense, Emblema duma Cidade e Região

boneco de Francisco Zambujal, numa caricatura a uma das equipas mais fortes da história do SC Farense


O SC Farense completa hoje 99 anos de existência, sinónimo duma longa história desportiva onde a nossa cidade de Faro foi dignificada aquém e além fronteiras por esta emblemática instituição... Como os humanos, também as colectividades têm momentos bons, mas também menos bons ao longo do seu percurso, mas o mais importante nessas fases é saber ultrapassar com segurança as situações. Parece-nos que o SC Farense, apesar de débil, está neste momento em convalescença e poderá num futuro não muito distante desembaraçar muitos dos problemas que o afligem, podendo assim retomar um caminho de glória que percorre muitas das páginas da sua história, como se pode verificar no palmarés abaixo, recolocando-se na linha da frente da instituições desportivas a nível nacional:


Taça de Portugal
45 Presenças - Melhor: Finalista em 1989/90

Campeonato Nacional da 1ª Divisão:
23 Presenças - Melhor: 5º lugar (1994/95)

Campeonato Nacional da 2ª Divisão:
36 Presenças - Títulos: 2 (1939/40, 1982/83)

Campeonato Regional do Algarve:
06 Títulos (1914/15, 1917/18, 1921/22, 1933/34, 1935/36, 1937/38)

Campeonato Distrital da AF Algarve (1ªDivisão):
01 Título (2007/08)

Campeonato Distrital da AF Algarve (2ªDivisão):
01 Título (2006/07)

Taça UEFA:
1 presença (1995/96) - 2 jogos