quarta-feira, 5 de agosto de 2009

A força dos blogues...

Funcionários da Câmara de Faro vão passar a estar na ponte da Ilha de Faro, junto aos semáforos, para controlar as entradas e saídas da Praia de Faro, entre as 11h30 e as 14h00 e as 18h00 e as 20h30.

Esta medida, anunciada pela autarquia, destina-se a regular as filas de trânsito nos períodos de maior fluxo automóvel. A medida visa também «corrigir a presença irregular da GNR, situação que tem provocado a formação de engarrafamentos no acesso e saída da Praia de Faro». Ao fim-de-semana, a Câmara de Faro propôs o pagamento de serviços remunerados para garantir a prestação deste serviço.

A autarquia, em comunicado, afirma lamentar «os transtornos esperando que a disponibilização de funcionários camarários diminua as dificuldades no acesso e saída da Praia de Faro». Para o futuro, a Câmara já assegurou, no âmbito do Programa Polis, o avanço de uma nova ponte, bem como, a construção de um Parque de Estacionamento junto à pista do Aeroporto Internacional de Faro, acrescenta a autarquia.

Foi preciso "A Defesa de Faro" levantar a lebre... Palavras para quê? Se ninguêm reclamasse mais um Verão se passaria neste marasmo! Mas nós também já tinhamos dado o "lamiré" à tempos atrás...

Aviso à navegação...

Sei que o blog "Algarve Farense" é alvo nalgumas ocasiões durante o dia, duma interferência com outro site, denominado "imettzu.com", situação que desde já lamento e para a qual estou a tentar arranjar solução.

Enquanto a situação não for corrigida, agradecia desde já a vossa compreensão, e aconselho a que, quando confrontados com esta situação, fechem mesmo a janela do browser e voltem-na a abrir alguns segundos depois, altura em que a interferência deverá já estar ultrapassada.

Farense de bom nível vence 3-0 o Almancilense


O Farense recebeu e venceu na tarde-noite de hoje a equipa do Almancilense que este ano vai militar na 1.ª Divisão Distrital, num jogo que serviu para dar rodagem aos jogadores de ambas equipas, numa fase em que a época competitiva se avizinha a passos largos para o seu inicio.

Edinho escalou um onze com seis alterações face ao jogo com o Olhanense, com destaque para as inclusões de Alemão e Paulinho na equipa, ambos pouco rodados no jogo de sábado, e no caso particular de Alemão, uma cara nova em relação à época passada e que hoje confirmou os atributos que havia denunciado nos poucos minutos do jogo com o Olhanense. Numa primeira parte muito agradável o Farense surgiu mandão no jogo, dominando o adversário e demonstrando boas movimentações na transição defesa-ataque. Luís Lopes, que neste jogo experimentava a posição de trinco, acabaria por sair lesionado aos 25 minutos, rendido por Rodrigo, quando o Farense já vencia por 1-0, graças a um golo de Toni. Rodrigo entrou bem na partida e mostrou que poderá ser uma mais valia na equipa, mostrando um grande à vontade nos passes de longa distância, dando outro dinamismo ao jogo ofensivo dos Leões de Faro. Com naturalidade foi alcançado o 2-0, resultado com que se chegou ao intervalo, e que demonstrava a diferença de nível entre as equipas.

Na segunda parte, Edinho trocou logo de ínicio alguns jogadores, refrescando a equipa que manteve o bom nível exibicional por algum tempo, diante dum adversário, treinado pelo experiente Arménio Guerreiro, que poucas vezes incomodou Edgar, e quando o fez, foi à base de remates de longe, anulados com maior ou menor dificuldade pelo "keeper" farense. Chegando ao 3-0 logo no inicio da segunda metade, o Farense acabou o jogo em ritmo mediano, privilegiando a troca de bola e guardando o resultado com segurança.

Jogo-treino de 80 minutos
Estádio de S. Luís (Faro)
Assistência: 150 espectadores
20 horas, 05/08/2009
Árbitro:
FARENSE 3-0 ALMANCILENSE


(18 mn, por Toni, na sequência dum contra ataque iniciado por Luís Afonso, no qual este endossa a bola para a esquerda, onde Alemão, solto de marcação e com espaço para correr, constrói a jogada, cruzando para Toni que facilmente encostou para o golo inaugural)
(34m, por Luís Afonso, numa jogada iniciada em Toni que conduz a bola e endossa para Alemão na cabeça da área. Este, com muita rapidez vê Rodrigo no outro lado da área solto, ao qual Rodrigo responde com um passe atrasado para Luís Afonso fazer um golo de belo efeito, ainda fora da grande área)
(48m, por Alvarinho, numa jogada iniciada em Idalécio que serviu Bruno à entrada da área. O gigante vê Alvarinho a desmarcar-se entre os centrais e serve "de colher" para Alvarinho rematar de primeira para o fundo da baliza do pavilhão)

Farense: Edgar (1); Filhó (15), Arlindo (6), Idalécio (27), Wilson (5); Luís Lopes (4), Luís Afonso (13), Quadros (8), Paulinho (18), Toni (17), Alemão (9). Treinador: Edinho
Jogaram na segunda parte: Rodrigo (10) Cannigia (7), Alvarinho (11), Bruno (16), Oliveira (2), Caras (22), Justo (23).

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Viva a Burocracia...

Muito "boa bola"!! Se escrevem estas "bacoradas" num ofício, alguma vez poderiam desencalhar os milhares de processos que estão pendurados à anos nas gavetas dos tribunais?? Isto faz lembrar os "outros" que dizem que fazem, que têm um projecto para Faro e tal, mas são incapazes de alterar a temporização dos semáforos à entrada da Ilha, por forma a escoar mais rapidamente o trânsito na Ilha de Faro, amenizando um pouco a sofreguidão dos farenses e dos que nos visitam...

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Um "Stop" bem escondido...

Algures entre Faro e Loulé...

Faro: Apolinário define programa funcional para centro comercial em risco de ser penhorado

O presidente da Câmara de Faro reuniu-se esta segunda-feira com agentes culturais algarvios para definir o programa funcional do centro comercial "Atrium Faro", uma superfície comercial que está quase sem lojas abertas e em risco de ser penhorado pela banca. "Hoje definiu-se o programa funcional do centro comercial e agora falta justificar a proposta de compra junto da banca. Estamos a preparar, juridicamente, os cadernos de encargos para alavancar o projecto", explicou, em declarações à Lusa, o autarca José Apolinário.

Situado na principal artéria da baixa de Faro e erguido sobre o antigo Cine-Teatro Santo António, o Atrium Faro, inaugurado há mais de dois anos, tem 30 lojas, mas apenas duas estão ocupadas, tendo as três salas de cinema encerrado há cerca de mês e meio. Com o objectivo de salvar o projecto comercial, a Câmara de Faro anunciou que pretende adquirir o "Atrium Faro" através de uma parceria público-privada e adaptar o espaço com uma área cultural e outra comercial.

A área comercial terá um total de 1.300 metros quadrados (m2) - a maior parte no rés-do-chão e o restante no primeiro piso - e a área cultural será distribuída pelo primeiro e segundo piso, adiantou José Apolinário, que pretende ter até ao final deste mês o caderno de encargos lançado. A Câmara vai ainda convidar a Escola de Ourivesaria "Contacto Directo" de Lisboa a abrir uma delegação no Atrium Faro, assim como pretende trazer para aquele espaço um julgado de paz, um centro de mediação de conflitos. Em declarações à Lusa, o presidente da Câmara de Faro acrescentou que a operação envolve verbas na ordem dos sete milhões de euros, que incluem a aquisição do edifício e algumas obras de adaptação "às novas funcionalidades".

O processo apenas será viável com a participação de parceiros privados e a redução de custos de manutenção (que rondam os 17 mil euros mensais), argumenta o autarca, frisando que o objectivo da autarquia não é "salvar um negócio", mas sim utilizar o espaço para fins culturais, com serviços públicos e lojas.
In Região-Sul

Não sei porquê mas isto faz me lembrar a nacionalização do BPN. O investismento de 7 milhões de euros, por uma autarquia falida num projecto privado fracassado é no mínimo discutível, aumentando ainda mais a dependencia da CMF à banca... Será este o caminho?

domingo, 2 de agosto de 2009

Estreia Farense termina com vitória tranquila do Olhanense

Mais vale apanhar H1N1 do que ser Olhanense,
pelos South Side Boys

Torneio da AFA, Meia-Final
Estádio da Nora (Ferreiras)
Assistência: 200 espectadores
19 horas, 01/08/2009
Árbitro: Nuno Guerreiro (Algarve)
FARENSE 0-2 OLHANENSE

(5 mn, por Fábio, na sequência duma bola bombeada para a área, após vários toques de jogadores olhanenses pelo ar, surge Fábio, imparável a fuzilar de pé esquerdo no interior da área)
(29m, por Rui Baião, marcando de cabeça na sequência duma cruzamento da direita para área, na qual o guarda redes Edgar sai extemporaneamente da baliza, proporcionando a Rui Baião um golo de cabeça)

Farense: Edgar (1); Cannigia (7), Luis Lopes (4), Idalécio (27), Caras (22); Arlindo (6), Luis Afonso (13), Rodrigo (10), Justo (23), Norberto (20), Bruno (16). Treinador: Edinho
Jogaram na segunda parte: Gonçalo (24), Filhó (15), Wilson (5), Pintassilgo (14), Quadros (8), Toni (17), Alemão (9), Danilo (30).


O Farense deu ínicio na tarde de ontem a mais uma longa caminhada, que se quer ultrapassada com sucesso, numa altura em que está prestes a comemorar 100 anos de existência. Estreando-se em jogos neste ano desportivo, os Leões de Faro tinham como adversário o seu eterno rival, o Olhanense, este ano de regressa à 1.ª Divisão, 35 anos após a última passagem. Estavam por isso em confronto as duas equipas algarvias com maior historial no futebol nacional, trazendo à memória outros tempos, mas sempre com a genuina alma presente das suas gentes, mesmo que o Farense esteja abaixo dos patamares que nos habituou.

Neste solarengo fim de tarde de sábado, o Estádio da Nora, nas Ferreiras, recebia então os dois conjuntos, perante o olhar atento de duas centenas de pessoas, e muita presença de adeptos farenses. O Farense, que apresentava 4 novidades no onze inicial face à época passada, acusou a sua prematura preparação, frente a um adversário com um orçamento dez vezes superior e já com um mês de trabalho para trás, sofrendo um golo nos primeiros minutos de jogo. Apesar de nesses momentos se notar algum equilíbrio, embora com maior clarividência de jogo por parte dos rubro negros, nada justificava a vantagem dos comandados de Jorge Costa, que a partir daí começaram a desenvolver com maior facilidade o seu futebol, angariando muitos cantos e não se coibindo de rematar à baliza de Edgar. Os lances de perigo iam se sucedendo com destaque para um chapéu de Guga, aos 20 minutos, que causou muito perigo às redes farenses, bem como noutro lance em que Edgar sairia precipitadamente da baliza deixando-a à mercê dum atacante olhanense que de baliza escancarada rematou contra Arlindo. O segundo golo do Olhanense adivinhava-se e aos 29 minutos, em mais um lance precipitado da defesa farense, Rui Baião conferiria o 0-2. Com o resultado já seguro, os olhanenses optaram então por reduzir um pouco a intensidade de jogo, interrompida a espaços por algumas triangulações ao primeiro toque que causavam calafrios à defesa farense. Por seu turno, o Farense parecia cair fisicamente, situação natural nesta fase da época e frente a um adversário que mesmo jogando a meio gás obrigava a muito jogo sem bola dos atletas farenses. Jogando no habitual 4x3x3 de épocas anteriores, o Farense por alguns momentos tentava o contra ataque, muitas vezes na busca de Norberto e Justo nas alas, queixando-se de dois lances com algumas dúvidas no interior da grande área olhanense.

Chegávamos à segunda parte, e Edinho, na estreia como treinador principal, optou naturalmente por lançar logo algumas unidades na partida, o mesmo fazendo Jorge Costa, que havia iniciado o jogo com alguns potenciais titulares no banco. Se a primeira parte havia terminado "em baixo", melhor não se assistiu na segunda que foi jogada a um ritmo lento e com pouco interesse para os espectadores. Nota para uma jogada dividida entre Pintassilgo e Ventura, obrigando o primeiro a ser logo assistido após ter saído maltratado desse choque, situação que foi prontamente remediada pelos médicos das duas equipas. Mais algumas alterações foram ocorrendo no decorrer da segunda parte com destaque para a entrada de um jogador de que muitos se interrogam, mas que à primeira vista poderá ser uma mais valia para o plantel às ordens de Edinho. Trata-se de Alemão, jogador experiente, mas que nos parece ter alguma cultura táctica e embora não seja novo, não é lento de movimentos, mostrando vontade e um poderio físico assinalável. Num jogo com pouco interesse, destaque apenas para mais duas jogadas perigosas, uma num remate fortíssimo de Castro que de fora da área enviou o esférico ao travessão da baliza de Gonçalo, e por fim, já no termo do jogo, por Idalécio, que se elevou mais alto do que os outros e efectuou uma cabeçada que enviou a bola a razar o poste esquerdo da baliza de Ventura.

Em suma, um bom treino para o Farense, a quem não se podiam regatear mais esforços nesta fase da época, contra uma adversário de outra dimensão, mas que que neste jogo optou por não imprimir uma toada de jogo viva, numa partida que teve uma arbitragem algo contestada pelas hostes farenses, mas para o qual damos o beneficio da dúvida.