terça-feira, 1 de setembro de 2009

Fórum Algarve e Moto Clube de Faro nas camisolas dos seniores

Sporting Clube Farense com patrocinadores para todos os escalões de futebol
O Farense completou hoje o lote de patrocinadores que irão apoiar as diferentes equipas de futebol.

Assim para os Seniores o patrocínio principal e na frente das camisolas será do Fórum Algarve. O Moto Clube de Faro constará também no equipamento dos atletas.

A Messinagro é o principal patrocinador dos Juniores, e nos Juvenis será a Gascan.

Para os Iniciados o clube tem o apoio da Óptica Graça e no equipamento dos Infantis irá figurar o nome da claque do Farense, South Side Boys.

No equipamento das Escolas de Competição o patrocinador a figurar será a Saniferro.

O Sporting Clube Farense, agradece desde já a disponibilidade demonstrada por estas empresas e associações no apoio ao clube.

Continuamos a tentar encontrar outros patrocínios, nomeadamente para as equipas de Basquetebol, uma vez que este ano o clube conta participar no Campeonato de Seniores da modalidade.

SCF – Gabinete de Imprensa

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

O Fim de Semana Desportivo em Análise - Época 2009/2010

Estamos de regresso para mais uma temporada de crónicas à segunda feira, acerca do futebol do Farense em particular e do Algarve no geral.

Começamos pelos Juniores do Farense, que este ano apresentam muitas novidades face à época passada, dado que muitos dos jogadores do anos passado subiram de escalão, mas também a equipa técnica teve importantes mudanças com entrada, primeiro de Valdir, e agora de Milovac para o comando. Neste fim de semana, os comandados do ex-jogador do Salgueiros, consentiram a derrota por 2-1 em Setúbal nos últimos minutos da partida depois de se apanharem a vencer. Segue-se um importante jogo em casa com o União de Leiria que está invicto na frente do campeonato.

Já os Seniores estrearam-se a sério nesta temporada, e da melhor maneira, pois ao contrário do ano passado, lograram seguir em frente na Taça de Portugal, batendo os insulares da Ilha do Pico por 2-1 e partindo agora para a primeira jornada da 3ª Divisão com mais confiança. Nos restantes encontros em que participaram equipas algarvias, destacamos a eliminação de Louletano e Lagoa, as duas representantes algarvias na 2ª Divisão, com os homens de Loulé a serem derrotados 5-3 no desempate por grandes penalidades, após igualdade 1-1 no terreno do Torreense, enquanto os lagoenses, treinados por Luís Coelho foram surpreendidos em casa pelo Atlético por 0-1. Mas os desaires não ficaram por aqui, pois o Beira Mar de Montegordo, equipa que aposta forte nesta temporada também foi eliminado em casa, pelo carrasco do SC Farense na temporada transacta, o Torre de Moncorvo por 1-2. Como notas positivas registamos as carreiras do Quarteirense, vencedor por 2-1 frente ao Cova da Piedade e do Esperança de Lagos, que regressou da melhor às competições sob a égide da FPF com uma vitória por 2-1 sobre o Santiago.

Notas finais para os dois representantes algarvios nas ligas profissionais, Portimonense e Olhanense. Com três jornadas já percorridas por ambos, o cenário é positivo para ambas. Nota especial para o trabalho de Lito Vidigal no barlavento, provando que consegue com muito trabalho, superar dificuldades financeiras na composição dum plantel profissional. Promoveu uma limpeza de balneário mas mesmo assim já lidera isolado a Liga Vitalis com sete pontos, mesmo com dois jogos já disputados fora, tendo neste jornada empatado 1-1 no terreno do Desportivo de Chaves. Já o Olhanense, é o rei dos empates na Liga Sagres, mas apesar de tudo é positiva a sua campanha, pois em ano de reestreia na principal liga do nosso país mostra ser uma equipa competitiva, à imagem do seu treinador Jorge Costa. Na tarde de hoje arrancou um precioso empate 1-1 na Choupana, diante do Nacional e ocupa agora o 9º lugar do seu campeonato.

domingo, 30 de agosto de 2009

Farense segue em frente na Taça de Portugal

O Farense passou à 2ª eliminatória da taça de Portugal ao vencer no seu reduto a formação do vitória do Pico, equipa que disputará o nacional da 2ª Divisão B nesta temporada.

Foi uma partida típica de ínicio de época, com futebol lento e pouco atractivo de parte a parte, com muitos passes errados e que valeram essencialmente pela festa do golo. Senão vejamos, na primeira vez que os açorianos foram à baliza farense com relativa intencionalidade fizeram golo, isto na sequência da marcação de um pontapé de canto, em que Gonçalo calculou mal o tempo de saída. Edinho que havia apostado em entregar as alas a dois jovens formados no clube, via-se a perder e a sua equipa com pouca profundidade pelos flancos. O centro do terreno também denotava algumas dificuldades com Luís Afonso e Rodrigo a não conseguirem servir o muito só Alemão em condições. No lado esquerdo da defesa, Wílson praticamente não subia no terreno o que fazia com que Álvaro apanhasse sempre com 2 ilhéus pela frente, de resto nunca conseguiu levar superioridade sobre a defesa adversária. Apenas na direita Cannigia ia investindo nas subidas permitindo a Tony ter alguma liberdade. Quando já todos esperavam o intervalo o Farense chegou à igualdade por intermédio de Álvaro que bem posicionado na posição de ponta de lança logrou marcar na continuação de um lance em que Alemão havia rematado para uma boa defesa do guarda-redes do Vitória. Chegava-se ao intervalo com um resultado justo pois ambas as equipas pouco haviam feito para estarem a vencer.

Ao intervalo Edinho colocou Davide Justo em campo para o lugar do apagado Tony, e a substituição não demorou a dar frutos, pois 1 minuto depois do reatamento, Justo colocava os Algarvios em vantagem no marcador. O jogo apesar do golo manteve a mesma toada lenta até final, com as melhores ocasiões a pertencerem aos algarvios e só já perto do final os forasteiros tiveram ténue resposta mas em que podiam mesmo ter levado o jogo para prolongamento.

Jogo fraco, com vitória justa do Farense sobre um adversário que denotou alguma fragilidade no sector defensivo e atacante e que de certo encontrará muitas dificuldades no campeonato que está prestes a começar. O Farense denotou alguma falta de entendimento entre sectores talvez por apenas metade do onze inicial fazer parte da equipa do ano passado.

Taça de Portugal - 1ª eliminatória
Estádio Algarve (Parque das Cidades)
Assistência: 500 espectadores
16 horas, 30/08/2009
Árbitro: Ricardo Oliveira (Lisboa)
FARENSE 2-1 VITÓRIA DO PICO

(22 mn, por ......, na sequência dum cantao convertido da direita do ataque açoreano, surge um jogador ao segundo poste a marcar de cabeça, aproveitando uma má saída do guardião farense)
(44 mn, por Álvaro, numa jogada em que Alemão, descaído pela direita, dentro da área remata para defesa incompleta do guardião contrário, assistindo depois Álvaro para marcar facilmentre o golo do empate)
(46 mn, por David Justo, aproveitando um cruzamento da esquerda e rematando forte, dentro da área para o golo da vitória)

Farense: Gonçalo; Cannigia, Arlindo, Idalécio, Wilson (Caras, 73mn), Quadros, Luís Afonso, Rodrigo, Tony (Justo, 45mn), Álvaro, Alemão (Pintassilgo, 66mn). Treinador: Edinho

Crónica e Foto são cortesia do Blog Leões de Faro

sábado, 29 de agosto de 2009

O novo Farense

O SC Farense inicia amanhã mais um temporada de futebol sénior em competições oficiais, e por isso, é este o momento oportuno para deixar algumas considerações sobre o presente e futuro do Clube, em particular da sua equipa de Futebol Sénior.

Depois duma época de regresso aos Nacionais de Futebol, culminada com uma honrosa classificação final no terceiro posto, o Farense parte para esta temporada, no nosso entender, com responsabilidades acrescidas em relação ao passado. Por diversas razões que enumeraremos, o Farense está mais forte:
  • Passados alguns anos, os Leões de Faro têm uma estrutura directiva forte e motivada na defesa dos interesses do Clube, alicerçado mais uma vez nalguns apoios de beneméritos farenses, que querem de uma vez por todas livrar o maior emblema desportivo do Algarve da sombrio rumo dos últimos anos, numa altura em que se procuram soluções para que o Farense possa ser auto sustentável a médio/longo prazo. Neste sentido, a equipa de futebol e toda a equipa técnica têm agora um suporte muito mais interventivo, por via da maior proximidade que a direcção.
  • Mesmo que num ano de maior rigor orçamental, o Farense consegue reunir um leque de jogadores mais valioso que o da época transacta. Destacam-se as saídas de Carlos Neves, Barão, Rui Graça, Costa, Kula, Della Pasqua, Dinis ou Zé Nascimento, mas as inclusões de Idalécio, Luis Lopes, Ró-Ró (finalmente sénior), Quadros, Rodrigo, Alemão, Álvaro ou Filhó equilibram a balança e nalguns casos há mesmo trocas que significam mais valias face ao plantel anterior. Porventura haverá ainda algum ajuste a realizar na frente de ataque...
  • O maior conhecimento da Série F por parte do SC Farense é também um factor a reter, conhecendo agora grande parte das equipas que compõem este campeonato.
  • A estabilidade a nível da equipa técnica parece também consolidado, facto que não acontecia na época passada, altura em que Jorge Portela ainda comandava a equipa.

Por estas razões, considero que o Farense têm mais condições que no ano passado para enfrentar as três competições oficiais que vai participar neste ano, mas, no que toca à Terceira Divisão não me atrevo a considerar o Farense como candidato. Como sabemos, a redução dos quadros competitivos por parte da FPF, obrigou muitos atletas de qualidade assinalável a jogar na Terceira Divisão, aumentando também o nível competitivo dos nossos adversários.

Espero sobretudo que, à beira do centenário, o SC Farense vá arrumando a "sua casa", por forma a que a médio prazo possa reunir todas as condições para regressar aos escalões profissionais do nosso futebol, lugar que lhe pertence historicamente como se atesta no 11.º lugar absoluto na história de todos os campeonatos nacionais.

Por isso, à Vitória Farense, à Vitória!!

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Nova Variante de Faro concluída em 15 meses

As obras de requalificação da EN 125 já foram adjudicadas e têm um prazo limite de 48 meses. Variante Norte Faro está incluída no lote.

A construção da Variante Norte de Faro já tem data limite definida: 15 meses. A obra faz parte de um conjunto de requalificações da EN 125 que têm um custo de 399 milhões de euros que foram adjudicadas a um consórcio de cinco empresas (Edifer, Iridium, Dragados, Tecnovia e Conduril).

“Esta obra é fundamental para o desenvolvimento de Faro, que é conhecido por ter alguns problemas de acessibilidades. Por dia, passam por Faro cerca de 60 mil carros e esta obra vem descongestionar grande parte do fluxo dentro da cidade”, diz José Apolinário e lança um pedido às entidades que realizam as obras: “Sejam rápidos para que até ao Verão de 2011 os acessos estejam feitos”.

Segundo José Apolinário, a variante, a construir perto da rotunda da BP - sentido Faro-Olhão - entre outras valências, vai reduzir o tempo de chegada ao aeroporto da zona nascente da cidade para cerca de cinco minutos.
Estas obras vão englobar 14 concelhos do Algarve e abrangem 400 mil habitantes num lanço de 187 quilómetros (157,7 quilómetros de requalificação acrescidos de 29,5 quilómetros de nova construção). A data de conclusão das obras é de 48 meses.

O Governo estima que a sinistralidade seja reduzida em 35 por cento (em dez anos morreram 290 pessoas).
“É a primeira vez que a EN 125 será alvo de uma requalificação a sério, sem intervenções pontuais”, avança o primeiro-ministro José Sócrates na cerimónia que marcou o início das obras, esta tarde, em Faro.
O Algarve vai ter uma estrada mais bonita, com menos publicidade nas bermas. Naquela que é a região por excelência do turismo do País, temos de ter uma estrada que puxe o turismo e a economia, mas também que salve vidas”.


Caro engenheiro, em época de eleições, até lhe fica mal vir apregoar que a EN 125 vai ficar com menos publicidade nas bermas, devido a esta grande obra em benefício do Algarve... E já nem falo da jogada da apresentação da segunda fase da variante a Faro... Daqui a 15 meses falamos!

Junta te à Familia Farense!


quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Titatnic ou Tia Anica de Alcochete?

Já sei que poderão ocorrer alguns comentários menos abonatórios, mas dada a originalidade não consigo perder o timimg... Isto está excelente!