quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Edgar Rosa reforça plantel do Farense

O médio centro Edgar Rosa (ex-Torreense) foi hoje integrado no plantel do Sporting Clube Farense.

O jogador algarvio de 26 anos é mais uma opção que reforça o meio campo e ataque da equipa liderada pelo treinador Edinho.

SCF – Gab. de Imprensa

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

terça-feira, 8 de setembro de 2009

E o burro é ele?


Saiu da Selecção Nacional no momento certo, foi para o Chelsea ganhar um balúrdio, tendo sido dispensado passado 6 meses e agora está numa reforma activa no Uzbequistão, onde treina o compatriota Rivaldo... Deixou nas mãos uma equipa mecanizada, mas sem margem de manobra para errar e com algumas posições de jogo por renovar... Queiroz não se fez rogado, saiu do Man U, para treinar a nossa querida Selecção e passado pouco mais de 14 meses, é este o resultado que se conhece... Scolari é o treinador mais bem pago do mundo e Queiroz pode ter as malas à porta...

Primeiro porque não aproveitou o bom trabalho que Scolari deixou, depois porque as suas experiências não correram bem e depois porque é um perdedor nato... Até acredito que Portugal se pode apurar para o Mundial, mas na verdade, será que o merecemos? Se desportivamente Scolari têm o amargo de boca de nunca ter singrado no futebol europeu a nível de clubes, já Queiróz menos conseguiu por seu mérito próprio... Dois mundiais de juniores e pouco mais...
Amanhã desenha-se mais um postal da nossa saga rumo ao Mundial da África do Sul, mas, amigos, mesmo que com felicidade consigamos o segundo lugar, como será o play-off com hipotéticos adversários como a França, Croácia, Rússia, República Checa, Turquia ou a Grécia...?

Director do Autódromo do Algarve quer receber Fórmula 1 já em 2010

O director do Autódromo Internacional do Algarve pretende receber já em 2010 um Grande Prémio de Fórmula 1 e espera "impressionar" os organizadores com a realização da GP2 Series, que vai decorrer este mês. "Em 2011 seria mais seguro, mas da maneira como há incertezas e rotatividade no calendário temos uma possibilidade real, se tudo correr bem (durante a prova de GP2 Series), de receber a Fórmula 1 já em 2010", afirmou Paulo Pinheiro à Agência Lusa. De 18 a 20 de Setembro, o circuito algarvio recebe a última prova do campeonato da GP2 Series, a única ronda da competição que não se disputa em simultâneo com o calendário de Fórmula 1. "Valência, há três anos, organizou a corrida 'stand alone' da GP2 e no ano passado e este ano já recebeu a Fórmula 1", lembrou o responsável máximo do Autódromo do Algarve.

Com o exemplo da cidade espanhola em mente, Paulo Pinheiro quer transformar a prova portuguesa da GP2 Series, que conta com a participação de Álvaro Parente, numa verdadeira "candidatura" à Formula 1 e espera "impressionar" os responsáveis da FOM (Formula One Management). "Com o apoio do ACP, da FPAK, da pessoas em Portugal que têm influência no automobilismo mundial, queremos demonstrar que somos capazes em termos organizativos e promocionais. É uma excelente maneira de fazer uma candidatura para ter a Fórmula 1 em Portugal", disse. Nesse sentido, Paulo Pinheiro considerou que o complexo algarvio está num "lugar privilegiado para poder receber a Fórmula 1" e apelou à adesão do público. "Temos que demonstrar que merecemos a Fórmula 1 e está tudo nas nossas mãos", acrescentou.

Como forma de impulsionar a campanha, os responsáveis do Autódromo Internacional do Algarve criaram uma petição online em http://www.peticaopublica.com/?pi=PTF1.

In Região-Sul

Parece-me muito optimismo por parte do Eng. Paulo Pinheiro, até porque como sabemos, a FOM escolhe os locais para as provas, mediante o cachet que os anfitriões se dispuserem a pagar... Por isso, vamos ver se tudo não passam de boas intenções... È que como em tudo na vida, o dinheiro move muitas barreiras!

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

O Fim de Semana Desportivo em Análise - Época 2009/2010

Em mais um fim de semana desportivo, desta feita marcado pelas paragens dos campeonatos profissionais e do nacional da primeira divisão de Juniores, centremo-nos na Terceira Divisão e na Segunda, onde militam as equipas algarvias.

Na Terceira Divisão, amplo destaque para a prestação do SC Farense, que iniciou a sua participação da melhor forma, batendo o Castrense por 3-0 no Estádio Algarve. Ainda com muita da massa associativa fora de Faro, os espectadores que se deslocaram ao Parque das Cidades, assistiram a um jogo algo enfadonho, mas no qual nunca o Farense teve em causa o resultado, face à diferença de valores entre as equipas. O Castrense, que havia planeado a equipa para jogar no Distrital de Beja, apresentou uma equipa com muitas modificações face à época passada e pagou a factura, sendo vencido por um Farense renovado mas ainda algo desentrosado no ataque.

Nos outros jogos dos "algarvios", notas também positivas dado que nenhuma das restantes saiu batida dos seus confrontos. Melhor esteve o Quarteirense, que continua assim a dar continuidade aos bons resultados do final da época passada, com um plantel semelhante ao da época passada, tendo batido fora o União de Montemor por 2-3. Também o histórico Esperança de Lagos regressou aos Nacionais tendo vencido no seu campo o Fabril do Barreiro por 2-0, emquanto o Beira Mar foi a Évora empatar o Lusitano local a uma bola, resultado que se pode considerar positivo.

Na Segunda Divisão, os dois clubes algarvios tinham duas difíceis deslocações e na verdade, acabou por prevalecer a maior experiência do Lagoa, que foi à Amadora bater os locais por 0-1, continuando a excelente onda vitoriosa da época passada. Com um orçamento mensal de 10 mil euros (sim, 10 mil euros!), Luís Coelho continua a fazer milagres, enquanto o Louletano, que tinha uma longa deslocação à Madeira, para jogar com o Camacha, viu o seu conjunto sair humilhado com uma derrota de 4-0, sinal preocupante para os homens de Loulé, que com um orçamento mais reduzido face à época passada, mas mesmo assim mediano (250 mil euros), está já afastado da Taça e agora entra com o pé esquerdo no campeonato.

Time to say goodbye...

A Banda Íris, em conjunto com os Ensemble Petrov e a Rockestra deram ontem em Faro, no palco da doca, um dos melhores concertos que vi nos últimos tempos, ao nível duma grande produção nacional e mesmo internacional... Conseguir juntar em palco toda esta "gente", e desta forma os organizar harmoniosamente não foi tarefa fácil para o Domingos, que, a meio do espectáculo dedicou uma música ao actual vereador da Cultura da CMF, Dr. Augusto Miranda, ele que já não fará parte do elenco escolhido por José Apolinário para a candidatura ao segundo mandato.

O tema escolhido foi um hit de Andrea Bocelli ou Sarah Brightman, Con te Partiró, que arrepiou qualquer um dos presentes, pela mestria e harmonia de tão brilhante interpretação... Por momentos pensei que esta música não seria apenas dedicada ao Dr. Augusto Miranda... Cabeça a minha...

domingo, 6 de setembro de 2009

Afinal o "puto maravilha" não joga em Madrid, mas sim em Faro...

O Farense apresentou hoje os seus novos equipamentos de jogo

Disputou-se nesta tarde a primeira jornada da 3ª Divisão Série F, e com ela, ao contrário do ano transacto, o Farense conseguiu começar da melhor forma a prova, derrotando no seu estádio a equipa do Castrense por um resultado explícito e que até podia ser mas dilatado. Com um onze com cinco caras novas face à época passada, o Farense acabou por entrar bem na partida, marcando cedo, mas deixando para os últimos dez minutos o xeque-mate na partida, muito contribuindo para este desenlace o ex-júnior Álvarinho, autor de dois golos e responsável pelo penalty conquistado à passagem do oitenta minutos de jogo.


O jogo até começou numa toada morna, com o Farense a não forçar muito o andamento, perante um adversário na expectativa, mas que logo deu pare perceber que iria sentir dificuldades para impor o seu futebol a meio campo, face à pouca capacidade criativa e técnica dos seus jogadores. Por seu turno o Farense, um pouco mais afoito, foi feliz na forma como se adiantou no marcador, praticamente na primeira jogada de perigo, assistindo-se depois a uma reacção algo tímida dos forasteiros que apenas incomodavam Gonçalo nalguns remates de longe, ou desenquadrados com a baliza. E, se o Castro Verde não criava perigo relevante, seria Justo, à passagem dos vinte minutos a criar nova oportunidade com um remate forte que razou o poste da baliza defendia pela guardião Marco, contando-se ainda outra oportunidade semelhante, mas em que o extremo de Vila Real, chutou mal, acabando a bola por sobrar para a emenda de Álvaro que remataria deficientemente por cima do travessão. Era um Farense mais perigoso que se apresentava no relvado deteriorado do Estádio Algarve, mas que nos parecia algo lento na troca de bola, acomodando-se a um resultado perigoso e que trazia ainda algumas dores de cabeça aos adeptos locais na entrada para o intervalo.

Na segunda parte o figurino de jogo não se alterou muito, com os Leões de Faro a segurar o resultado, mas denotando alguma dificuldade no entrosamento no ataque, até porque Alemão, jogador com excelentes indicações, parecia muito só na frente e por vezes deambulava para os flancos perdendo a equipa, a sua referência de ataque na área. Edinho percebeu a situação e à passagem da hora de jogo, trocava Rodrigo por Bruno, ganhando mais uma unidade na área e depois fazendo entrar Norberto para o lugar de Justo, que já estava algo fatigado, fortificando o meio campo e inclinando de vez a balança do jogo para os Leões de Faro. Antes destas trocas já o Farense havia perdido duas hilariantes chances de golo, uma na sequência de um canto, e outra em que Álvarinho e Alemão foram incapazes de aproveitar um falhanço do guardião alentejano. Contudo a tendência de jogo estava bem marcada e seria o Farense a terminar a partida em muito bom plano, perante uma equipa de Castro Verde muito desgastada e impotente para segurar as arrancadas de Álvaro, Cannigia e as movimentações de Alemão ou Bruno, terminando o jogo num momento exibicional muito aceitável. Arbitragem positiva.

3ª Divisão Série F - 1ª Jornada
Estádio Algarve (Parque das Cidades)
Assistência: 600 espectadores
17 horas, 06/09/2009
Árbitro: Nuno Campos (Setúbal)
FARENSE 3-0 CASTRENSE

(14 mn, por Álvarinho, que é lançado desde o meio campo, isola-se e perante o guardião Marco, remate rasteiro para a sua direita, conferindo o primeiro golo da partida)
(81 mn, por Bruno, que converteu uma grande penalidade, conquistado por Álvarinho, após um excelente passe de Norberto que o isolou. Este correu, ganhou posição na área e quando ia chutar é carregado por um defesa alentejano)
(86 mn, por Álvarinho, numa fase de jogo de total desnorte adversário, Luís Afonso atrasa para a cabeça da área, onde o jovem jogador disfere um remate colocadíssimo ao ângulo superior direito da baliza sul. O melhor golo da partida)

Farense: Gonçalo; Cannigia, Ró-Ró, Idalécio, Caras; Quadros, Luís Afonso (Luís Lopes, 88mn), Rodrigo (Bruno, 60mn); Justo (Norberto, 73mn), Álvarinho, Alemão. Treinador: Edinho