segunda-feira, 30 de junho de 2008

Vitória de Filipe Campos, Miguel Barbosa desiste

Baja Serra de Monchique aziaga para Campeão Nacional
Filipe Campos venceu a Baja Serra de Monchique e com a desistência de Miguel Barbosa (ler em separado) destacou-se no campeonato, que lidera agora com treze pontos de vantagem sobre o piloto do Proto Dessoude, que tem agora só três provas para recuperar o significativo atraso que permitiu ao seu adversário.Na segunda posição ficou Ricardo Leal dos Santos, que assim ascende à terceira posição do campeonato, atrás de Miguel Barbosa.

Filipe Campos destaca-se no campeonato
Apesar do intenso calor que se fez sentir, a dupla do BMW X3cc esteve irrepreensível ao longo dos 341 quilómetros de percurso, com nenhum dos adversários a ousar contestar a liderança conquistada logo no primeiro dia de prova.
Três anos depois da última subida ao primeiro lugar do pódio, a dupla Filipe Campos/Jaime Baptista voltou a saborear o champanhe da vitória, a primeira aos comandos do BMW X3cc.
Este foi o 10º triunfo da carreira do piloto do Porto, um resultado particularmente importante, pelo facto de ter permitido ampliar a liderança do campeonato de três para 13 pontos...
Na hora da consagração, a dupla Filipe Campos/Jaime Baptista, reconheceu que "se tratou de uma prova muito difícil, devido à dureza do percurso e ao intenso calor que se fez sentir. No entanto, não fomos vítimas do mais pequeno problema, com muito do mérito a pertencer à X-Raid, pelo nível de competitividade e fiabilidade do carro que disponibilizaram". Depois da vitória na super-especial de abertura, a formação do BMW X3cc reconhece que "no primeiro sector selectivo, ainda imprimimos um ritmo rápido, mas sem correr riscos. Mas em função da vantagem adquirida e dos problemas que afectaram os mais directos adversários, no segundo sector selectivo limitámo-nos a rodar para chegar ao fim". Um furo e os cerca de cinco minutos para mudar o pneu foram a excepção a um dia isento de problemas.
Com 13 pontos de vantagem em relação ao segundo classificado no campeonato, Filipe Campos e Jaime Baptista reconhecem que "demos um passo importante em relação ao título, mas as contas estão longe de estar feitas. Ainda faltam cumprir três provas e tudo pode acontecer... Mas é claro que estamos numa posição privilegiada".
A Baja Cidade de Beja/Montes Alentejanos é a próxima prova do calendário (a sexta), a disputar entre os dias 6 e 7 de Setembro.
Miguel Farrajota em terceiro
O piloto algarvio Miguel Farrajota, aos comandos do DePieres Proto inscrito pelo LC-Loulé Concelho Team, terminou na 3ª posição a Baja Serra de Monchique, a quinta etapa do Campeonato de Portugal de Todo o Terreno, depois de ter conseguido ser o mais rápido no mais longo dos sectores selectivos.
Problemas na fase inicial da corrida impediram-no, todavia, de poder lutar por uma, ainda melhor, classificação.
"Na primeira especial do dia fomos obrigados a parar por duas vezes, para colocar água no radiador, pois a temperatura do motor estava a subir demasiado. Na segunda paragem tivemos de ir buscar água a uma represa, já que tínhamos esgotado toda a que estava dentro do carro. Para além disso houve ainda um problema com um tubo de travão. Para a parte da tarde fui obrigado a fazer uma gestão da temperatura soltando mais o carro quando ela teimava em subir", explicou.
"A máquina respondeu de forma excelente à dureza do percurso e estou naturalmente muito satisfeito pelos progressos que continuamos a alcançar e por esta magnífica vitória ainda para mais conquistada numa prova algarvia", concluiu Miguel Farrajota.

CLASSIFICAÇÃO: 1º Filipe Campos/Jaime Baptista (BMW X3cc), 5h25m49,4s; 2º Ricardo Leal dos Santos/João Luz (BMW X5), a 5m07,1s; 3º Miguel Farrajota/Nelson Ramos (Proto Depiéres Rav4), a 11m56,8s; etc...CAMPEONATO: 1º Filipe Campos, 57 pontos; 2º Miguel Barbosa, 44; 3º Ricardo Leal dos Santos, 26; ...7º Bernardo Moniz da Maia, 13; etc...In AutoSport

Foi sem dúvida uma bela jornada de TT, a que tivemos a oportunidade de acompanhar no Sábado. A tarde estava abrasadora, e devido a tal facto a SuperEspecial acabou por ser atrasada em sensivelmente 60 minutos. Tal facto não impediu uma boa presença de público na Zona Espectáculo definida pela organização, sítio espectacular e muito técnico, tendo em conta que se tratava de um TT. Assim, os pilotos desciam uma encosta duma colina, e chegando bem perto dum vale tinham um gancho bem apertado, terminando a descida numa ribeira, que proporcionou momentos de rara beleza, enfrentando depois na saída, uma ligeira viragem è esquerda até à conclusão do troço. Parece-nos que nesse local, o melhor piloto foi mesmo Filipe Campos, que passou "sem espinhas" e pouco espalhafato, contrastando com Miguel Campos, que, no seu Proto Dessoude, entrou com muito impacto na ribeira, mas levando uma condução pouco harmoniosa.

Farense com oito reforços

O Sporting Farense contratou oito jogadores, mantém 11 da época anterior e faz subir um ex-júnior à equipa principal. Aos poucos a equipa de Faro, que está de regresso ao convívio nacional, vai formando o seu plantel e quanto ao objectivo, segundo o dirigente António Barão, ele está bem definido; “a subida à 2ª Divisão Nacional”.

Kula, Duarte e Luís Afonso (todos ex-Campinense), Cannigia (ex-Louletano), Rui Graça (ex-Messinense), David Justo (ex-Lusitano VRSA), Edalberto (ex-Ayamonte) e Everson (ex-Leixões e que estava a jogar na China) são os reforços, aos quais se junta o ex-júnior Libânio. Quanto a permanências, o Farense assegurou a continuidade de Costa, Amílcar, Wilson, Né, Caras, Barão, Brasa, Bruno, Edinho, Andrezinho. Jorge Portela continuará como técnico principal do Farense e terá, como adjunto, Jorge Soares e como treinador de guarda-redes Pedro Benje. “O Plantel ainda não está fechado”, assegurou António Barão, confirmando que o clube está no mercado “à procura de um ponta-de-lança”. Quanto ao objectivo da próxima campanha na 3ª Divisão Nacional, o dirigente explicou que “a intenção é levar o Farense a um lugar superior que permita, no final da temporada, a ascensão à 2ª Divisão Nacional”.

In AlgarveDesporto

domingo, 29 de junho de 2008

La Fiesta esta por aí..

Do outro lado da fronteira, a festa é total... Mais uma vez a Espanha consegue algo que Portugal teve na mão à 4 anos atrás... Sempre atrás de "Nuestros Hermanos", eis a nossa sina...

sábado, 28 de junho de 2008

Diz o roto para o nu: "nunca vamos ganhar nada, pois é um incompetente"

Mas que moral têm António Oliveira para chamar incompetente a Gilberto Madail? Se esse mesmo senhor foi o responsável pela maior vergonha desportiva da Selecção Nacional dos últimos 20 anos, que não foi fruto de mero azar, mas de incompetência e desrespeito pelo pelo povo português... Não está em causa se Gilberto Madaíl o é ou não, mas esta atitude é totalmente deplorável e sintetizadora da pessoa que temos em causa quando afirma "coisas" desta natureza...

Imagens do Baja Serra de Monchique 2008





Enquanto não ultimamos o Album de Fotos desta prova, apresentamos algumas das fotos colhidas no local, onde terminava a SuperEspecial desta Baja Serra de Monchique 2008. Destas fotos, destacamos em cima, o Proto Depieres Rav 4 do louletano Miguel Farrajota abordando de forma espectacular a ribeira que era cruzada pelas viaturas na parte final do troço.

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Antes de escolher o selecionador mais valia fazer isto!

Esta era apenas uma sugestão que eu dava, antes de escolher o novo Seleccionador Nacional... Se por lado valorizo a boa gestão económica da FPF ao longo do reinado "madailesco", não posso esquecer a fraca figura de Gilberto Madaíl ao longo destes anos, no leme da Federação. O fracasso das selecções jovens esta à vista de todos, a gestão da equipa sénior tem deixado a sensação de saber a pouco tendo em conta a matéria humana que dispomos, mas para além disso a autêntica indiferença com que trata as equipas da Segunda B e Terceira Divisão, relativamente à reformulação dos quadros competitivos, situação que foi apoiada pelas Associações, sedentas do dinheiro que lhes chega da endinheirada casa-mãe. Só que tal relação de interesses, não é benéfica para os clubes que agora desesperam por uma melhor solução. Por isso, e dado que o próprio Madail já admitiu que está para breve a sua saída (talvez para se sentar em melhor cadeira), mais valia deixar a importante decisão da escolha do novo Seleccionador nas mãos de "outro", para que "esse" depois não se esquive da responsabilidade dos maus resultados, situação à qual Madaíl nos tem habituado embora com as agravantes conhecidas...
Imagem retirada de Facciosos

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Monchique recebe Baja

Prova passa pelo Barlavento algarvio e Baixo Alentejo
O todo-o-terreno está de volta ao Algarve para dois dias de competição, numa altura em que o campeonato português está ao rubro.

A 10ª edição da Baja da Serra de Monchique vai ‘lavrar’ os terrenos de quatro concelhos, algarvios e alentejanos, nos dias 28 e 29 de Julho, sábado e domingo, em automóveis, motos e quads.
Esta prova conta para a 5ª etapa do Campeonato Português de Todo-o-Terreno e, a quatro provas do final da temporada, ainda não está definido o vencedor, mas já se perfilam dois fortes candidatos na categoria dos automóveis.
“O campeonato está ao rubro. O líder João Campos tem apenas três pontos de diferença do lisboeta Miguel Barbosa e se considerarmos que cada vitória vale dez pontos, pode haver uma aproximação ou distanciamento”, explica ao Observatório do Algarve Marciel Guilherme, do Clube Automóvel do Algarve.
O algarvio Miguel Farrajota e os pilotos Bernardo Maia e Pedro Grancha podem aproveitar esta prova para se aproximarem da terceira posição, ocupada por Ricardo Santos.
Algarve e Alentejo juntos por um dia
Os concelhos de Monchique, Silves, Ourique e Odemira fazem parte do ‘roteiro’ da prova que vai durar o fim-de-semana e vai contar com uma super-especial de 10,8 quilómetros no sábado.
Este início da prova vai ter lugar na encosta sul de Monchique, com a partida marcada para as 15h30 para as motos e quads e 17h00 para os automóveis, e vai definir a ordem de partida para domingo.
“Em Monchique, as provas de todo-o-terreno têm tendência a serem muito técnicas e isso vai influenciar a super-especial, que ainda vai apanhar um pouco o sector selectivo do dia seguinte”, adianta Marciel Guilherme.
No domingo corre-se a restante prova - pelo Algarve e Alentejo - em dois sectores selectivos para os automóveis e apenas um para as motos e quads.
Os automóveis partem às 08h00 para um troço de 85,38 quilómetros e às 11h00 percorrem 250,81 quilómetros. Já as motos e quads partem às 08h30 num único troço de 250 quilómetros.
A entrega de prémios está marcada para às 17h00 no Heliporto Municipal de Monchique.
Faça download do mapa da 5ª Baja da Serra de Monchique no ficheiro auxiliar. MAPA Aqui, ONDE Ver Aqui
por Tiago Griff
Imagens Algarve Farense
Como não podia deixar de ser, marcaremos presença nesta prova de elevada importância que se disputa na região algarvia, prometendo mais informação e fotos da mesma na próxima semana.