sábado, 9 de agosto de 2008

Farense obtêm nulo diante do Lagoa

O Estádio de S.Luís foi palco nesta manhã para mais um jogo de preparação do Farense no qual a equipa de Faro, jogando com um adversário dum escalão superior, não foi inferior e logrou empatar a zero num jogo mastigado a meio campo e com poucas situações de golo para as duas equipas.

A primeira parte iniciava-se então e o Farense acabaria por entrar bem na partida mostrando boa atitude e alguma mobilidade no ataque, onde se nota que alguns jogadores já conseguem desenhar alguns movimentos sem bola, proporcionando linhas de passe para o condutor da mesma. Com a equipa do Lagoa a defender um pouco adiantada, o Farense tinha dificuldade em incomodar as redes adversárias e algumas vezes os seus atacantes se viram apanhados na armadilha do fora de jogo, o que tornou a partida algo chata pois a somar a isso, os jogo ia-se tornando quezilento e foram várias as interrupções que impossibilitaram a fluidez de jogo jogado. Gradualmente o Lagoa foi equilibrando as contas e dispôs de 1/2 situações de golo nesta primeira parte.
Terminado o primeiro tempo com um resultado justo, face ao equilíbrio observado, Jorge Portela apresentou um onze totalmente diferente, incluindo ao mesmo tempo Bruno e Della Pasqua na frente, não abdicando contudo do 4x2x3x1, tendo alternado a posição de pivot destes dois jogadores ao longo do tempo em que actuaram em simultâneo. A melhor situação de golo do Farense surgiria mesmo por Della Pasqua, que ao receber um excelente passe a rasgar do meio campo, apareceu "cara a cara" com o guardião adversário, efectuando um chapéu curto que por uma nesga não se anichava nas redes contrárias. Por seu turno, a jovem equipa de Lagoa ia cada vez mais defendendo, atacando com poucos elementos, e os Leões de Faro, embora com maior iniciativa, pouco conseguiram de relevante até ao final da partida, fruto do congestionamento de jogo e meio campo, numa partida disputada até ao fim, onde rarearam os remates perigosos. Arbitragem mediana.
Ficha de Jogo: Estádio S. Luís (Faro)
10 horas, 09/08/2008
Assistência: 100 espectadores
FARENSE 0-0 LAGOA


Farense: Kula; Amílcar, Rui Graça, Wilson, Caras; Arlindo, Andrezinho, Luís Afonso, Paulinho, Everson; Edinho. Treinador: Jorge Portela
Jogaram na segunda parte: Costa, Caniggia, Né, Hernâni, Duarte; Barão (Libânio), Litera, Brasa, Justo; Della Pasqua(Toni), Bruno.

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Estações de Serviço no Algarve já tomam precauções para a Supertaça

É caso para dizer: restaurante prevenido vale por dois!

Taxa de ocupação turística desce em Julho

Faro em destaque pela negativa (ou talvez não)...

A taxa de ocupação global média/quarto nas unidades de alojamento no Algarve situou-se nos 84,4 por cento em Julho, o que representa uma quebra de 3,5 pontos percentuais face a 2007.
Os dados da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA) indicam que o volume de vendas total registou uma descida de 3,4 por cento relativamente ao período homólogo de 2007.
Por zonas geográficas, as maiores descidas verificaram-se em Faro/Olhão (-13,1 por cento), Lagos/Sagres (-6,9 por cento) e Vilamoura/Quarteira/Quinta do Lago (-5,9 por cento). A única subida a assinalar ocorreu na zona de Carvoeiro/Armação de Pêra (+3,7%).
A zona de Monte Gordo/Castro Marim foi a que apresentou a taxa de ocupação mais elevada, com 91,7 por cento, enquanto Faro/Olhão registou a taxa de ocupação mais baixa, com 55,1 por cento.
Por categorias, as principais descidas registaram-se nos hotéis e aparthotéis de 3 estrelas (-8,5 por cento), nos de 4 estrelas (-3,5 por cento) e nos de 5 estrelas (-3,2 por cento). A única subida a assinalar registou-se nos aldeamentos e apartamentos turísticos de 5 e 4 estrelas (+6,3 por cento).
Por nacionalidades, os britânicos representaram 36 por cento das dormidas totais no Algarve, seguidos dos portugueses com 19,5 por cento e dos holandeses, com 15,8 por cento.

Se a Crise é sentida um pouco em todo o lado, fruto do aumento do custo de vida e da estagnação dos vencimentos em Portugal mas também por esse mundo fora, há sítios onde a dita Crise se sente com mais intensidade. No que ao Algarve diz respeito, concretamente no Turismo, é na região Faro/Olhão que a queda na procura se sente com mais relevância, conforme se leu no texto. Face aos resultados, percebe-se que apesar do pouco dinheiro nas carteiras da classe média, a classe alta continua a visitar o Algarve e prefere cada vez mais os resorts, afastando-se em conseqência disso, dos hóteis. Ora, se na zona de Faro/Olhão, os hotéis de 4/5 estrelas não abundam, muito menos podemos encontrar grandes empreendimentos turísticos de vivendas e apartamemtos turísticos, o que explica esta quebra acentuada na ocupação de camas na zona da capital algarvia. Se por um lado, este números não são animadores, também se explicam pelo facto de na zona Faro/Olhão, o efeito Parque Natural da Ria Formosa "estancar" a construção massiva e nalguns casos pouco harmoniosa, dando se primazia (pelo menos até agora) à preservação do ecossistema. Um dilema que perdurará por alguns anos, até que de uma vez por todas, o betão se apodere dessas zonas protegidas... Aproveitemos então, enquanto é tempo.

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Algarve com 4 representantes em Pequim


Da comitiva portuguesa de 77 elementos que amanhã iniciará em Pequim a participação nas Olimpíadas, estarão presentes 4 atletas oriundos do Algarve, os quais procurarão dignificar o nosso País da melhor forma sem nunca prometer medalhas, o que a acontecer seria uma surpresa agradável surpresa para todos nós. Anexamos então uma peça do Jornal do Algarve, com os nosso 4 representantes. Força Pessoal. O Algarve torce pelos Seus!

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Farense empata com Ayamonte em mais um jogo de preparação

No fim de tarde de hoje teve lugar no velhinho S. Luís, em Faro, mais um jogo de preparação do Farense para a temporada que se aproxima, não tendo os Leões de Faro ido além dum empate diante da equipa andaluz de Ayamonte, que actualmente milita na terceira divisão espanhola, similar à terceira divisão portuguesa.
Perante uma plateia onde estavam alguns adeptos espanhóis, o Farense teve uma razoável primeira parte, mostrando dinâmica e imaginação a meio campo, num onze onde estavam incluídos 8 jogadores da época passada, transformando esse parcial entrosamento num domínio, que sem ser asfixiante, levou a equipa de Faro a vencer para os balneários por 1-0, numa excelente jogada de contra ataque concluída pelo médio Luís Afonso.

Na segunda parte tudo se inverteu nos primeiros minutos, pois estranhamente os espanhóis entraram muito determinados, encostaram o Farense para a sua área e chegaram ao golo da igualdade, e até poderiam ter dado mesmo a cambalhota no marcador nessa sequência, parecendo-nos que a “nova equipa” da segunda parte estava um pouco atordoada perante a iniciativa espanhola. Contudo, o Farense acabou por equilibrar a contenda e seria mesmo a equipa mais perigosa até ao termo da partida, lamentando-se apenas a pouca imaginação que equipa ainda patenteia nos movimentos ofensivos, optando essencialmente por cruzamentos para área, ignorando possíveis jogadas de combinação pelo meio, que trariam outras dificuldades aos adversários, situação que concerteza será trabalhada por Jorge Portela com os jogadores por forma a fortificar o plano de jogo da equipa de Faro. Arbitragem tranquila.

Ficha de Jogo: Estádio S. Luís (Faro)
19,30 horas, 06/08/2008
Assistência: 200 espectadores
FARENSE 1-1 AYAMONTE
(36 mn, por Luis Afonso, numa jogada rápida de contra ataque pela direita, surge um cruzamento para o primeiro poste, onde aparece Luís Afonso a inaugurar o marcador com peito)
(50 mn, por Guille, na sequência duma jogada de bola parada na meia esquerda do ataque andaluz surge depois um remate dentro da área que se anicha nas redes defendidas por Kula)

Farense: Costa; Amílcar, Rui Graça, Wilson, Caras; Arlindo, Litera, Luís Afonso, Paulinho, Brasa; Edinho. Treinador: Jorge Portela
Jogaram na segunda parte: Kula, Caniggia, Né, Hernâni, Duarte, Andrezinho, Everson, Justo, Bruno, Della Pasqua, Libânio e Toni.

Hassan têm clone no futebol actual?!?


Não sendo um verdadeiro irmão gémeo na figura que apresentamos, lembrei-me de colocar lado a lado, duas imagens na qual, alguns dos traços do rosto do antigo goleador farense se reconhecem na face do jogador ao lado... Quem será ele?

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Tree Parade em Faro

“Tree Parade” espalha criatividade de jovens estudantes por Faro
Iniciativa pretende sensibilizar jovens para a floresta

Até ao final do mês de Agosto, 158 árvores em fibra de vidro pintadas por jovens alunos portugueses, vão estar espalhadas pela cidade de Faro, numa exposição inaugurada segunda-feira pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e das Florestas, Ascenso Simões. Nas zonas do centro histórico (em frente ao museu e à câmara), Jardim Manuel Bivar, alameda, biblioteca, mercado e teatro, vão poder ser contemplados os trabalhos de alunos das escolas de todos os níveis de ensino, desde o jardim infantil ao secundário, sob o lema “Tree Parade”. “É uma iniciativa relevante, que contribui para a sustentabilidade do parque florestal português, através da sensibilização dos jovens estudantes”, referiu o secretário de Estado, durante a abertura da mostra.
O autarca anfitrião, José Apolinário, destacou que a iniciativa “valoriza quem se desloca à baixa” de Faro. “É arte vanguardista, feita por crianças – que contribuíram para a defesa do meio ambiente – e a pensar no futuro”, salientou. A exposição itinerante “Tree Parade” já passou por Lisboa, Porto, Coimbra e Évora. A “viagem” das árvores decoradas prolonga-se até início do próximo ano. Recorde-se, está também em acção um leilão, para adquirir uma das dez melhores criações artísticas dos pequenos artistas. Os fundos revertem para a limpeza e manutenção das matas e para projectos de âmbito ambiental desenvolvidos pelas escolas premiadas. Para mais informações, pode aceder a http://www.treeparade08.sapo.pt/.
O projecto, inserido no Plano Nacional de Defesa da Floresta contra Incêndios, é promovido pela Direcção-Geral dos Recursos Florestais (DGRF), em parceria com a Direcção-Geral da Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC).
Sem dúvida um iniciativa que saúdo, pois a simplicidade das obras, não ofusca a sua originalidade e autenticidade trazendo algo de novo aos locais da nossa Cidade que tão bem conhecemos, mas que agora têm uma nova nuance neste solarengo mês de Agosto, que é marcado em Faro pela Festa da Ria Formosa, Feira do Livro, FolkFaro e a Exposição de Arte Comtemporânea na Antiga Fábrica da Cerveja.