
quinta-feira, 4 de setembro de 2008
quarta-feira, 3 de setembro de 2008
Ivo Soares preparado para enfrentar meta da subida
Uma escolha “100 por cento farense”
Quando a época está a dar os primeiros passos, o técnico Ivo Soares aceitou o convite do Farense e decidiu deixar para trás o trabalho feito no Campinense. As razões: ambição e amor à casa. “Aceitei o desafio porque sou um treinador ambicioso e porque sou farense: claramente farense, 100 por cento farense”, disse o treinador, depois de orientar, na
terça-feira, o primeiro treino no regresso ao Estádio de São Luís. Ivo Soares é um nome ligado ao Farense: guarda-redes formado no clube (e internacional nas camadas jovens), esteve muitas épocas na equipa sénior durante a década de 90, embora com escassa utilização, “tapado” por atletas mais experientes.
Quando a época está a dar os primeiros passos, o técnico Ivo Soares aceitou o convite do Farense e decidiu deixar para trás o trabalho feito no Campinense. As razões: ambição e amor à casa. “Aceitei o desafio porque sou um treinador ambicioso e porque sou farense: claramente farense, 100 por cento farense”, disse o treinador, depois de orientar, na
terça-feira, o primeiro treino no regresso ao Estádio de São Luís. Ivo Soares é um nome ligado ao Farense: guarda-redes formado no clube (e internacional nas camadas jovens), esteve muitas épocas na equipa sénior durante a década de 90, embora com escassa utilização, “tapado” por atletas mais experientes. A meta do Farense passa pela subida e Ivo Soares – cuja carreira como técnico principal arrancou no Campinense, na época passada – confessa-se preparado para o desafio. “Sinto-me claramente capaz de preparar a equipa do Farense para entrar em cada jogo com o objectivo de tentar ganhar. Se a equipa ganhar muitos jogos, chegaremos ao fim com mais pontos que os outros emblemas”, frisou. Conhecer o plantel – orientou cinco jogadores no Campinense e foi companheiro e adversário de outros – é um benefício para o novo técnico do Farense, que ainda não encontrou a terceira figura para a equipa técnica, onde, de momento, só tem a companhia de Pedro Benje. “É sempre bom conhecer os atletas: é uma vantagem da minha parte e facilita-me o trabalho mas esses atletas não terão, por isso, vantagem sobre os restantes”, garantiu. Ivo Soares acredita no valor dos jogadores, embora assuma que poderá haver um ou outro ajuste: “Acredito no valor do plantel. Cheguei agora, depois do jogo com o Castrense vamos ter uma pausa no campeonato e então poderei analisar e tirar conclusões mais profundas para ver se existem carências e se podem ser compensadas.”
Polémica à parte
O presidente do Campinense, Carlos Ronquilho, lamentou a atitude dos responsáveis do Farense, que não contactaram o clube de Loulé, mas Ivo Soares coloca-se à parte da eventual polémica. “Transmiti às pessoas a minha vontade em deixar o clube. Falei com o vice-presidente, Humberto Faísca, aliás, a pessoa com quem sempre tratei de tudo o que fosse relativo ao futebol. Da minha parte, não há polémica, está tudo resolvido”, afirmou o técnico. O jovem treinador esclarece que sempre deu tudo pelo Campinense, exigindo o mesmo de volta: “Defendi aquele clube com grande lealdade, rigor e máxima transparência e exijo que me façam o mesmo.” Já Ronquilho entende que uma “compensação” seria devida ao emblema louletano. “O processo foi mal encaminhado, houve falta de respeito por nós. Pedimos uma compensação ao Farense mas a resposta foi negativa”, assegurou. As críticas, acentua, nem são dirigidas ao técnico: “Nunca podia criticar nem ter uma palavra má contra o Ivo. Só tenho a dizer bem. A atitude menos correcta e menos ética foi a dos responsáveis do Farense, que não nos contactaram…” A posição de técnico será assumida, por enquanto de forma interina, pelo ex-adjunto de Ivo Soares, Paulo Cavaco.
terça-feira, 2 de setembro de 2008
Farense já tem treinador - O escolhido é Ivo Soares
O novo técnico do Farense é um antigo atleta do clube e tem nas suas mãos levar a equipa da capital à 2ª Divisão.
Ivo Soares é o homem que se segue no comando do Farense. O antigo guarda-redes, de 37 anos, enquadra-se n
as perspectivas da Direcção: “É um treinador que conheço, jovem, com ambição, honesto e já pertenceu ao Farense”, refere ao Observatório do Algarve António Barão, director desportivo do clube.Segundo o dirigente, a forma de treinar de Ivo Soares enquadra-se no Farense: “fez um bom trabalho no Campinense, onde a equipa jogava um bom futebol”.
O objectivo desta temporada não se altera com a saída de Jorge Portela, pois o novo técnico foi contratado com o intuito de “subir de divisão com o Farense”.
Como jogador, Ivo Soares jogou, entre outros clubes, no Olhanense, Louletano, Farense e acabou a carreira no Beira Mar de Monte Gordo, na época de 2003/04. Como técnico, foi adjunto até 2006/07 em quatro clubes algarvios e iniciou a carreira de treinador principal na temporada passada, ao serviço do Campinense, onde conseguiu manter a equipa na 3ª Divisão Nacional.
O novo técnico tem o primeiro treino como trenidaor principal do Farense esta terça-feira, às 19h30, no Estádio de São Luís.
Aníbal Guerreiro condecorado com Medalha de Ouro de Faro
O empresário farense junta-se assim a José Sócrates, Cabrita Neto e Metalofarense na mais alta distinçãoNo dia 7, terão lugar, logo pela manhã, as cerimónias oficiais para assinalar o dia da cidade. Pelas 09:00, assistir-se-á à formatura e continência à bandeira e passagem em revista às corporações de Bombeiros Municipais e Voluntários, com as respectivas Fanfarras. Pelas 09:30 irá decorrer a habitual sessão solene, nos Paços do Município, onde serão entregues as medalhas da cidade, que o Algarve Press avança depois de aprovadas hoje em reunião de Câmara, sabendo-se que a medalha a José Sócrates já antes tinha sido aprovada.
Ouro
José Sócrates (1º Ministro)
Aníbal Sousa Guerreiro (empresário)
Metalofarense (empresa)
Joaquim Cabrita Neto (AIHSA)
Mérito Grau Ouro
Junta Diocesana de Faro – Protecção à Rapariga
Junta Diocesana de Faro – Protecção à Rapariga
Associação de Atletismo do Algarve
Casa do Povo da Conceição de Faro
Colégio Algarve
Restaurante Roque
Valor Desportivo Grau Ouro
Mário José da Encarnação – Presidente Conselho Arbitragem Associação Atletismo do Algarve
Valor Desportivo Grau Ouro
Mário José da Encarnação – Presidente Conselho Arbitragem Associação Atletismo do Algarve
O Dia da Cidade de Faro assinala-se no próximo dia 7 de Setembro, Domingo, e a Câmara Municipal promove, no dia 6, um concerto com Luís Represas, artista de destaque no panorama musical português, que comemorou em 2006 os seus 30 anos de carreira. O cantor sobe ao Palco da Doca pelas 22:00. A festa continua no dia da Cidade ( 7 de Setembro), que será comemorado com mais um grande concerto, o de Vânia Fernandes, que venceu a última edição da “Operação Triunfo” e do Festival da Canção, tendo representado Portugal no Festival Eurovisão da Canção em 2008. A artista irá apresentar, com o pianista Júlio Resende, o espectáculo “Cumplicidade”, no Teatro das Figuras, pelas 21:30. O Município de Faro oferece, neste dia, um serviço pioneiro, a transmissão em directo deste concerto para o Hospital Central de Faro e para o Estabelecimento Prisional de Faro.Ainda para o dia 7 está marcado um concerto no Mercado Municipal, as “Moçoilas”, pelas 11:00, que trarão a música tradicional da Serra do Caldeirão.
Outros eventos irão marcar as comemorações das Festas da Cidade, tais como a Serenata Comemorativa dos 20 Anos dos Ecos de Coimbra, com o Grupo de Paulo Soares, no dia 4 de Setembro, pelas 21:30, nas Escadarias da Igreja da Sé, e a Noite da Juventude, no dia 5 de Setembro, com actuação de Bandas Jovens do Concelho, “Bubblebath” e “Stone”, no Palco da Doca, pelas 22:00. De 5 a 7 de Setembro os amantes da equitação e da natureza poderão ir até a Aldeia de Estoi e assistir à Feira do Cavalo que promete muita animação. Nos dias 6 e 7, decorre no Museu Municipal uma iniciativa original, “joga@museu”. Diversas consolas de jogos, mais de 30 ligadas em rede, e outros jogos de entretenimento (XBox, Wii Fit, Pistas de Carros, Simuladores, etc) estarão à disposição de todos os que gostam de vídeo jogos. Este será um desafio para os jovens, que poderão jogar contra os seus amigos, sendo também uma oportunidade para uma visita ao Museu municipal. A participação é livre e para toda a família, bastando marcar presença nos dias 6 e 7, entre as 15:00 e as 22.00. Exposições e actividades desportivas irão também fazer parte das comemorações do Dia da Cidade. Uma programação de qualidade oferecida pelo Município, que continua a apostar na área cultural, e que assume também o seu compromisso na ampliação das respostas sociais em todo o concelho.
In AlgarvePress
segunda-feira, 1 de setembro de 2008
O Fim de Semana Desportivo em Análise - Época 2008/2009
Num fim de semana intenso para o Futebol Farense, iniciamos a nossa crónica semanal falando da equipa de Juniores, que no passado sábado se estreou no Campeonato Nacional da 1.ª Divisão empatando com os vizinhos do Louletano a zero. Jogo mal jogado com raras ocasiões de golo deixando no ar que o Farense terá (algumas) dificuldades em conseguir os seus objectivos, mas estamos em crer que Miguel Serôdio saberá tirar maior proveito dos jogadores até final da época.
Quanto à equipa Sénior, já muito foi discutido acerca do resultado de ontem (0-2) diante do Torre de Moncorvo, afastando o Farense da Taça de Portugal, seguindo-se depois o anuncio da demissão de Jorge Portela. Em relação ao substituto permitam-me dizer que não tenho nenhum "favorito", mas penso que para assumir um trabalho nestas condições, o eleito tem que ser um treinador com algumas experiência, conhecer do futebol de Segunda/Terceira Divisão, ambicioso e que seja algarvio, com o qual os sócios e adeptos se identifiquem.
Voltando às equipas algarvias em prova na Taça de Portugal, apenas duas garantiram a qualificação para a fase seguinte. Foram os casos do Campinense, treinado por Ivo Soares, que venceu 1-2 no terreno do Valecambrense e do Messinense que bateu em casa o Praiense por 2-1, juntando-se assim ao já apurados directamente para a próxima fase, Louletano e Lagoa (isentos) e às equipas algarvia da Liga Vitalis, Olhanense e Portimonense. Por seu turno, o Quarteirense foi afastado da prova sendo derrotado pelo Angrense por 1-0 após prolongamento. Também o Silves não fez melhor sendo derrotado em Lisboa pelo Oriental por 1-0 enquanto o Beira Mar sofreu uma derrota pesada na Madeira diante do Caniçal por 3-0.
Destaque final para a Liga Vitalis, em especial para a equipa do Portimonense que na deslocação ao Municipal Magalhães Pessoa, outrora palco num passado recente de jogos de Primeira Liga, bateu a equipa da União de Leiria por 0-1, o que a deixa neste momento no topo da classificação quando estão decorridas 2 jornadas. Quanto ao Olhanense, foi surpreendido na Covilhã pelo Sporting local, tendo sofrido 4 golos, sendo actualmente a pior defesa da prova. Os comandados de Jorge Costa tiveram uma má primeira parte e quando haviam chegado à igualdade a 3 bolas foram incapazes de a segurar sendo derrotados por 4-3.
domingo, 31 de agosto de 2008
E agora Farense? Portela abandona cargo de treinador, mas não foi pelos maus resultados...
O facto de não conseguir conciliar a tarefa de treinar o Farense com as duas escolas de futebol que dirige foi a principal razão apontada por Jorge Portela para justificar a demissão do comando técnico da equipa algarvia. “A decisão de sair foi tomada sexta-feira e não seria alterada com uma eventual vitória. Nunca serei nenhum obstáculo ou empecilho ao crescimento do Farense”, referiu, antes de tocar, com mais pormenor, nas causas que o levaram a tomar esta decisão. “Acertei o regresso com algumas condicionantes e vi que essas condicionantes não seriam possíveis. C
omo não vejo abertura da estrutura do Farense para conciliar esta missão com as duas escolas de futebol que dirijo, entendi que devia sair”, disse. Jorge Portela deixa entender, contudo, que faltou mais apoio, embora acrescente não estar a falar do director-desportivo, António Barão. “Sinto que à minha volta, desde que voltei, de certa forma não fui apoiado como devia. Mas friso que não estou a falar do director para o futebol.” O treinador deixou um recado para os adeptos, pedindo para controlar alguma euforia e exigência: “As pessoas não se iludam. Este campeonato é equilibrado e difícil. É preciso paciência – deixem a equipa crescer.” “Estarei sempre a torcer pelo Farense, pois sinto-me farense. Agradeço à claque, que me apoiou incondicionalmente – tomara que todos os sócios fossem como os da claque…”, concluiu Jorge Portela, que substituiu Carlos Costa no decorrer da última época, comandando os “leões” de Faro na subida aos escalões nacionais. Depois de um empate com o Campinense, na 1.ª jornada da Série F da III Divisão Nacional, seguiu-se a derrota (0-2) deste domingo, com o Torre de Moncorvo. O director-desportivo, António Barão, confirmou ao Região Sul a saída de Portela, revelando que será Pedro Benje a assumir o comando interino da equipa. “Vamos tentar arranjar técnico o mais rapidamente possível, mas ainda não tenho lista de nomes…”
In Região Sul
Subscrever:
Mensagens (Atom)


