sábado, 8 de novembro de 2008

Farense: Jogo amigável termina com vitória do Lagoa por 1-2

O Farense defrontou na tarde/noite de ontem a formação do Lagoa, a militar na Segunda Divisão B, jogo no qual Ivo Soares acabou por dar rodagem aos jogadores que compõe o plantel que têm à disposição. Numa partida quezilenta, destaque para Brasa e Caras, de regresso à competição e para a primeira aparição dos paraguaios Guash e Miranda. Quanto ao resultado, nota para o golo farense, obtido por Della Pasqua na conversão duma grande penalidade, tendo os barlaventinos garantido a vitória já perto do final do jogo-treino.

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Estádio Algarve acolhe Portugal-Finlândia

Jogo de preparação marcado para 11 de Fevereiro de 2009

O Estádio Algarve vai acolher, a 11 de Fevereiro de 2009, um jogo particular entre as selecções principais de Portugal e Finlândia, anunciou hoje a administração do Parque das Cidades no seu sítio oficial. Este teste contra os escandinavos serve para o conjunto orientado por Carlos Queiroz preparar o confronto caseiro com a Suécia, no mês seguinte, em jogo do Grupo 1 da qualificação europeia para o Mundial'2010, que se disputa na África do Sul. Dois nulos consecutivos – fora de casa, na Suécia, e em Braga, com a Albânia – atiraram Portugal para o 3.º lugar desse agrupamento, uma fase negativa que alarmou os responsáveis da Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Esta será a terceira ocasião em que a selecção principal actua no recinto algarvio, percurso que arrancou com um empate (1-1), num particular com a Inglaterra (1-1), em Fevereiro de 2004, seguindo-se, em Setembro de 2005, a goleada sobre o Luxemburgo (6-0), no apuramento para o Mundial’2006.

Afinal o tal "elefante branco", vai receber em pouco mais de mês e meio dois eventos de grande envergadura, isto sem falar na possível reedição da final da Carlserg Cup também em Abril, o que demonstra a utilidade do espaço. Se mais promotores apostassem no recinto e nos espaços contíguos durante os meses de Verão, acredito que o sucesso seria natural... Porque não reeditar um Festival de Verão, mas à séria, sem mais borlas que espectadores pagantes? Um ou dois eventos desta natureza durante o Verão, e porventura, o apregoado Torneio de Abertura da Liga que Hermínio Loureiro já deixou no ar, proporcionariam aos algarvios, mas em especial ao visitantes uma maior presença nos concelhos anfitriões dinamizando a economia local nesses dias de festa... Na verdade, o Parque das Cidades, é um espaço com potencial, e apesar do Hospital Central do Algarve, Laboratório de Saúde Pública, Centro Regional de Saúde Pública e Centro de Congressos estarem pendentes, julgo que o local podia ser melhor aproveitado com concessões a privados para exploração na área da restauração e bares... Claro que esse projecto teria que ser consolidado, mas por certo iria aproximar a população para um espaço no qual se gastou milhões e no qual muitos não depositam esperanças... Assim saibam os nossos governantes inverter a tendência e rentabilizar o espaço da melhor forma, para o bem de Todos.

Farense joga hoje amigável com o Lagoa

O Farense vai aproveitar a paragem dos campeonatos nacionais, que neste fim de semana dão lugar a mais uma eliminatória da Millenium Taça de Portugal, para realizar um jogo treino com o Lagoa. Será a terceira vez na presente temporada que o Farense defrontará a equipa barlaventina, após já a ter defrontado duas vezes no S. Luís com resultados de idênticos: empate a zero no Torneio da AFA e no particular disputado em Agosto. Espera-se portanto um treino competitivo, por forma a que Ivo Soares possa tirar conclusões mais vincadas acerca da profundidade do plantel e do melhor esquema táctico para os jogadores de que dispõe.
FARENSE - LAGOA
Estádio S. Luís, 19h30

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Insolvência da Farense Futebol SAD: Os Factos

Não sou jornalista nem estou por dentro dos meandros do dirigismo desportivo mas após alguma pesquisa, percebo que este pedido de insolvência acontece porque o jogador Fernando Porto, defesa/médio defensivo que representou o Farense nas épocas 2000/2001 e 2001/2002, deverá ter comprovado o atraso no pagamento de verbas e como a SAD não têm capacidade de gerar receitas o pedido foi executado, destinando-se o montante angariado através do leilão dos bens da SAD para cobrir a dívida, sendo que o futuro da SAD será a extinção, a qual, em meados da década de 90, recebeu da entidade Sporting Clube Farense os direitos desportivos para participar nos campeonatos profissionais de futebol.

Ao ser pedida a insolvência desta Sociedade, o Farense não poderá participar em competições da Liga por um período de um a cinco anos, o que na prática, não parece ser muito lesivo para o Farense, dado que milita na Terceira Divisão e para o ano, sendo promovido nesta época (situação que não parece muito provável) enfrentará o "inferno" da Segunda B, onde apenas são promovidas 2 equipas dum lote de 56, reduzindo logo aí as hipóteses de ascensão aos escalões profissionais num futuro de curto/médio prazo.

Quanto à "parte" administrativa/financeira da SAD, aconselho-vos a ler o que está neste link, em especial no ponto 4.17.


P.S. - Caso haja alguma incorrecção, não exitem em utilizar a caixa de comentários, porque como referi de inicio, este texto faz parte duma pesquisa com vista a perceber melhor por onde passará o futuro do SC Farense, na sequência desta situação.

Haverá alguem que acuda o Farense?

1.º JUÍZO DE COMPETÊNCIA ESPECIALIZADA CÍVEL DO TRIBUNAL DA COMARCA DE FARO
Anúncio n.º 2537/2008
Processo: 2781/06.9TBFAR
Insolvência pessoa colectiva (Requerida)
Credor: Fernando José Porto Collazo
Insolvente: Farense Futebol, S. A.D.

Nos autos de Insolvência acima identificados em que são:Insolvente: Farense Futebol, S. A.D., NIF — 504760718, com residênciana Praça de Tânger, 4º Andar, Estádio de São Luís, Faro.
Administrador da Insolvência: Florentino Matos Luís, Endereço: AvªAlmirante Gago Coutinho n.º 48 — A, 1700 -031 Lisboa

Ficam notificados todos os interessados, de que no processo supraidentificado, foi designado o dia 20 -05 -2008, pelas 14 horas, para arealização da reunião de assembleia de credores.Os credores podem fazer -se representar por mandatário com poderes especiais para o efeito.É facultada a participação de até três elementos da Comissão de Trabalhadores ou, na falta desta, de até três representantes dos trabalhadores por estes designados (nº 6 do artigo 72 do CIRE).17 de Março de 2008. — Por delegação do Juiz de Direito, a Secretáriade Justiça, Conceição Moleiro. — O Oficial de Justiça, DomingosNunes.

FARENSE LEILÃO DE BENS
No âmbito da insolvência da SAD do Farense, decorre até 11 de Novembro, o prazo para a apresentação de propostas com vista à compra de diversos bens daquela entidade, sobretudo de material de escritório, incluindo bengaleiros e cabides tudo com base de licitação de quatro mil euros.Correio da Manhã, 5 de Novembro de 2008

Triste conclusão, a insolvência foi requerida já foi decretada e silencio absoluto.A Câmara Municipal de Faro respeitando a lei e os compromissos assumidos no passado pela autarquia queria retirar a Ambifaro da Farense SAD, a administração fiscal considerou, desconheço se ainda considera que a Câmara Municipal tem responsabilidades financeiras e até penais em relação a dividas da Farense SAD, e em Faro tudo se passa numa grande calma.Já não falando na venda do Estádio de São Luís, porque a luz no túnel cada vez está mais longe, iremos aguardar e pedir ao Santo de São Luís que nos acuda!
EKKLESIA

terça-feira, 4 de novembro de 2008

OLHÃO: Fecho de fábrica põe trabalhadores em risco

Cento e oitenta trabalhadores de uma fábrica de comida para animais, em Olhão, estão em risco de perder os seus postos de trabalho.
Segundo Josué Marques, do Sindicato dos Trabalhadores da Pesca do Sul, um representante da administração da fábrica Bela Olhão comunicou na segunda-feira aos trabalhadores que requereu a insolvência da empresa.
"Há já três semanas que os trabalhadores estão em casa a aguardar indicações por parte da empresa, até que hoje a administração informou que não chegou a acordo com possíveis compradores e que decidiu, por isso, requerer a insolvência da empresa", disse o dirigente sindical à Lusa.
A administração solicitou ainda aos trabalhadores que se dirijam à fábrica na quarta-feira "para receber os documentos para requerer o Fundo de Desemprego", disse à Lusa um trabalhador que prefere não ser identificado.
Josué Marques, em delegação do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura e das Industrias Alimentares, das Bebidas e do Tabaco, revelou, no entanto, que "o sindicato desaconselha os trabalhadores a assinarem qualquer tipo de acordo com a empresa".
"Arriscam-se a perder direito a tudo, pois, neste momento, não estão reunidas condições para que possam ter direito ao Fundo de Desemprego: a empresa não tem salários nem subsídios em atraso, não foi extinto o posto de trabalho e ainda não há provimento do pedido de insolvência", declarou o dirigente sindical à Lusa.
Segundo a mesma fonte, dos 180 trabalhadores que ali laboravam, apenas 48 têm com contratos a prazo em vigor, "os restantes são efectivos".
A Bela Olhão foi uma das fábricas de conservas de peixe a laborar até ao século XXI. Foi adquirida em 1996 por um empresário árabe que pretendia apostar na produção de conservas de peixe gourmet, nomeadamente de sardinha com pele e sem espinha.
As dificuldades de escoamento encontradas em mercados como o norte-americano acabaram por levar à decisão de reconverter, nos últimos cinco anos, a fábrica para a produção de comida para animais.
De acordo com Josué Marques, "há ano e meio a fábrica contava com mais de 500 trabalhadores". In Observatório do Algarve
É muito triste para nós algarvios, mas principalmente para os trabalhadores esta notícia. Há um facto que me parece importante sem nunca colocar em causa as dificuldades da empresa: Se o proprietário da empresa fosse algarvio, será que tudo acabava assim dum momento para o outro, lançando 180 pessoas no desemprego?

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

O Fim de Semana Desportivo em Análise - Época 2008/2009

Num fim de semana em que alguns escalões etários do Farense iniciaram a competição, destaque mais uma vez para a equipa sénior, que na deslocação à Costa da Caparica saiu derrotada por 3-2 nos instantes finais da partida e vê os seus rivais a fugirem cada vez mais. Enfrentando agora uma paragem no próximo fim de semana, parece-nos que os próximos três jogos ditarão muito do futuro dos Leões de Faro pois receberão o Quarteirense no Estádio Algarve, deslocando-se depois à casa do líder Cova da Piedade e voltando depois ao Estádio Algarve para jogar com o Fabril. Por isso torna-se imprescindível aproveitar estas duas semanas para preparar bem a equipa e lançar bases para os compromissos vindouros.
Nos juniores, o 0-0 foi um resultado aceitável frente à forte equipa do Nacional, mas os Leões de Faro terão que começar a arrepiar caminho, pois encontram-se abaixo da linha de água e no próximo fim de semana, frente ao Torreense, terão oportunidade de mostrar serviço. Quanto aos outros escalões, destaque para os Juvenis que bateram o Gin. Tavira por 8-0 e nota para o empate a zero dos Iniciados Farenses frente ao Ferreiras, enquanto nos Infantis, a equipa A bateu o Portimonense por 2-0, e a equipa B, não foi aquém duma igualdade 2-2 frente à equipa do Portimonense.

Nos outros "jogos algarvios" da Terceira Divisão, realçamos o empate caseiro do Louletano, 1-1 frente aos vizinhos do Campinense, reeditando assim a nível oficial o derby local que já não se disputava à largos anos pelos homens de Loulé. Ainda pelo Concelho de Loulé, o Quarteirense continua em maré de maus resultados, isto na véspera da deslocação ao Estádio Algarve para jogar com o Farense, pois não foi além duma igualdade 1-1 com o Lusitano de Évora. Silves e Messinense também não tiveram melhores dias, mas se a derrota do Silves diante do Barreirense por 2-0 é aceitável, já o Messinense perdeu uma boa oportunidade de subir na tabela após ser derrotado no seu reduto por 0-1 frente ao Castrense.

Na Segunda B, jornada marcada pelo derby local entre Lagoa e Beira Mar de Montegordo, tendo os lagoenses batido no Josino da Costa a equipa do Sotavento por 1-0 graças a um golo de Codó, o que deixa os homens de Lagoa com os mesmos 14 pontos do segundo classificado.

Por fim, nota para a Liga Vitalis, e naturalmente para o derby dos algarvios Portimonense e Olhanense. Este jogo, disputado na tarde de sábado foi de facto um bom espectáculo de futebol e a vitória acabou por sorrir à equipa que mais quis vencer a partida na sua parte final, tendo Steven Vitória marcado o golo da... vitória por 2-3, o que acabou por deixar olhanenses isolados no primeiro lugar da Liga Vitalis, após uma favorável conjugação de resultados na tarde de ontem.