quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Todos a Évora para mostrar a Força de Faro!

Com o Dragão não se brinca

Quer se queira quer não, o sucesso do FC Porto não se explica só pelas benesses de arbitragem que muitos argumentam, passando conferências de imprensa a justificar os seus fracassos desportivos com essas situações. Isto porque esta "jogada" de mestre de Pinto da Costa e seus pares vêm mais uma vez provar de que forma se trabalha no Porto... Ou seja, de forma profissional e na defesa dos interesses do Clube... Isto claro, comissões à parte...

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

O Fim de Semana Desportivo em Análise - Época 2008/2009

Ainda não foi neste fim-de-semana o SC Farense se estreou a ganhar em casa para o Nacional da Terceira Divisão. No Estádio Algarve, numa das piores assistências dos últimos tempos, o Farense jogou razoavelmente bem, mas foi incapaz de bater o Fabril. Contudo o empate a zero do Louletano no Barreiro, mantêm a distância para o segundo lugar inalterável e por isso continuamos ainda a acreditar no sonho subida. Os juniores também mantiveram o enguiço caseiro, pois o empate 1-1 conseguido já ao cair do pano diante do Belenenses, não se considerando um mau resultado, mantêm a equipa abaixo da linha de água. Esperemos por melhores dias… Nota positiva para a equipa de Juvenis que este domingo ganharam 2-0 ao Messinense e se mantêm inabaláveis no cimo da classificação. A equipa B também conseguiu um resultado positivo ao ir empatar 1-1 na casa do líder Silves. Ao invés, nos Iniciados o Farense não esta a fazer um bom inicio de prova e o empate caseiro 1-1 com o Messinense, veio atrasar ainda mais a equipa de faro na luta pela promoção, quedando-se agora pelo 8.º lugar com 6 pontos. Nos Infantis, a equipa A que millita na Primeira Divisão Distrital perdeu em csa por 1-2 com o Lusitano de Vila Real, tendo a equipa B se redimido desse resultado ao bater o Lusitano VRSA B por 4-1. Por fim, nas Escolas, a equipa B foi batida nas Ferreiras por 5-1.

Voltando à Terceira Divisão Nacional, destaque também para a visita do líder a Loulé para defrontar o Campinense. Num jogo recheado de golos e emoção o Cova da Piedade bateu a equipa de Arlésio Coelho por 3-4, o que agrava a situação do técnico que substitui Ivo Soares. A verdade, é que Arlésio Coelho ainda não venceu qualquer jogo para o Campeonato desde que assumiu o comando da formação. Nos outros jogos, nota para o Silves que empatou 1-1 em casa com o próximo adversário do SC Farense, o Lusitano de Évora, enquanto o Messinense foi a Évora defrontar o Juventude e perdeu por 2-1. Nota final para o Quarteirense que foi a Castro Verde alcançar um precioso ponto após um empate a 3 bolas.

Na Segunda Divisão B, jornada de duas faces para os algarvios. O Beira Mar, a jogar no seu reduto foi surpreendido em casa pelo penúltimo classificado, o Carregado tendo sido derrotado por 0-1, enquanto o Lagoa continua a fazer boa figura e nesta jornada bateu no Josino da Costa o Oriental por 1-0.

Na Liga Vitalis, jornada positiva para os algarvios. Em especial para a equipa de Olhão, que se redimiu do desaire na semana passada na Vila da Feira e bateu o Beira Mar por 2-0 no José Arcanjo. Perante um adversário motivado, a equipa de Olhão, soube mostrar consistência e matou o jogo na altura certa estando agora no cimo da tabela com 19 pontos. O Portimonense também não fez mau resultado, pois o nulo obtido no Estoril, apesar de ter deixado a equipa no 6.º lugar, permite aos homens de Portimão manter-se no encalço do grupo da frente, tendo agora o próximo jogo em casa com o Feirense para se reaproximar dos lugares cimeiros.

O Inter têm alguma coisa de Contêmporaneo...

Estava a ver um resumo de um jogo do Inter e veio-me à memória a imagem de um dos "ases" da série "Os Contemporâneos"... A julgar pelas fronhas de ambos, quando vir um jogo mau de Zlatan Ibrahimovic pelo seu team, ainda vou pensar que é o Bruno Nogueira é que está em campo...

domingo, 30 de novembro de 2008

Ainda não foi desta que o Estádio Algarve comemorou vitória farense...

O Farense estreou-se esta tarde no Estádio Algarve sob os comandos de António Barão numa partida que se aguardava com alguma expectativa, quanto mais não fosse por o Farense ainda não ter vencido em casa nesta temporada.

O Farense entrou de forma totalmente diferente relativamente aos anteriores encontros realizados, a pressionar e a acercar-se da baliza do Fabril mal o árbitro apitou para dar início ao encontro. Logo aos 2 minutos já Della Pasqua enviava a bola à trave, num lance em que poderia ter feito bem melhor, já que se encontrava a 2 metros da linha de golo. O Fabril tentava defender-se como podia, sendo que até à primeira meia hora de jogo o Farense desperdiçou uma mão cheia de ocasiões de golo. Bruno aos 11 minutos, Della Pasqua para além da bola no poste por mais duas vezes aos 12 e aos 18 minutos, Brasa aos 25 e Né aos 31. Como quem não marca sofre foi o Fabril que na primeira oportunidade que dispôs faria o golo que os colocaria em vantagem do marcador. O Farense não desistiu de se acercar da baliza visitante e no último minuto do 1º tempo chegaria ao golo de grande penalidade cobrada por Della Pasqua a punir mão de Edu no interior da sua área. O empate ao intervalo era lisonjeiro para os visitantes tal o desperdício da equipa da casa.
Nos primeiros 5 minutos do segundo tempo o Fabril tentou empurrar o Farense para o seu meio terreno, mas os algarvios conseguiram soltar-se e passar a ter o domínio do encontro, elaborando jogadas de belo recorte. O Fabril era bafejado pela sorte de novo quando na sequência de um pontapé de canto o seu defesa a querer cortar para canto colocaria de novo a bola no poste da sua baliza. Era o melhor período do Farense que foi quebrado por uma sequência de paragens forçadas pelos visitantes para que os seus jogadores fossem assistidos.

O jogo recomeçou mas a tendência alterou-se com os visitantes a equilibrarem as operações. O jogo perdeu algum interesse e velocidade, momento em que o árbitro do encontro achou por bem aquecer os ânimos mostrando um cartão amarelo a Cannigia pensando que este ainda não teria nenhum, sendo que ninguém nas bancadas percebeu a razão de tal admoestação. Ao aperceber-se que teria mesmo de expulsar o jogador da casa, Frederico Martins da A.F. Lisboa correu em direcção ao jogador João Pedro da equipa visitante para lhe mostrar o cartão amarelo, por sinal o segundo, deixando assim as equipas reduzidas a 10 unidades. Tudo isto numa paragem de cerca de 3 minutos, a juntar a uma mais longa de um jogador visitante, outra a Costa, e ao guardião José Carlos. Por tudo isto foram dados 5 minutos de descontos, situação que causou desagrado nas bancadas. De salientar que o Fabril dispôs de duas ocasiões para facturar na segunda parte uma delas com Cannigia ainda antes de ser expulso a tirar sobre a linha, e outra em que o avançado do Barreiro tentaria o chapéu a Costa mas com a bola a sair ao lado da baliza. Já nos descontos seria Paulinho a desperdiçar de cabeça com José Carlos a segurar sobre a linha quando já se preparava para festejar o golo nas bancadas.
O Farense continua sem vencer na sua própria casa mas desta feita fruto de muito desperdício e infelicidade. Denotou-se uma atitude diferente dos jogadores algarvios mostrando uma maior disponibilidade física na disputa dos lances.

Camp. Nac. 3ª Divisão, Série F, 11ª Jornada
Estádio Algarve(Parque das Cidades)
Assistência: 300 espectadores
15 horas, 30/11/2008
Árbitro: Frederico Martins (Lisboa)

FARENSE 1-1 FABRIL DO BARREIRO

(25mn, por Fábio)
(45 mn, por Della Pasqua, na cobrança duma grande penalidade, castigar mão do jogador Edu na sua área defensiva)

Farense: Costa; Caniggia, Rui Graça, Né , Caras; Arlindo, Norberto (Pintassilgo, 59mn), Barão; Della Pasqua(Paulinho, 82mn), Bruno e Brasa(Zé Nascimento, 73mn). Treinador: António Barão

Crónica por JoaoC In Blog Leões de Faro, Foto de José Luis Silva

sábado, 29 de novembro de 2008

Farense estreia-se a marcar em casa e consegue empate ante o Belenenses

Campeonato Nacional de Juniores, Zona Sul, 12ª Jornada
FARENSE 1-1 BELENENSES

O Farense averbou na tarde de hoje mais um empate caseiro, desta feita diante dum valoroso adversário, o Belenenses, o que ainda assim se revelou insuficiente para dar o desejado salto na tabela. A verdade é que o Farense está no antepenúltimo lugar da tabela com 10 pontos, mas a 2 pontos do tranquilo 11º lugar, o que o deixaria a salvo da descida. Nesta primeira volta o Farense tem tido muitos jogos “queimados” em casa com adversários do primeiro terço da tabela e espera-se que neste resto de primeira volta e na segunda volta possa então iniciar a ansiada recuperação, cimentando assim o seu lugar no panorama futebolístico deste escalão em Portugal.

A partida iniciou-se no S. Luís debaixo dum tempo instável, frio e algo ventoso, que nada beneficiou o espectáculo. O relvado escorregadio não facilitou a tarefa dos artistas e proporcionou algumas jogadas mais duras mas involuntárias, num jogo que a nível disciplinar se pôde considerar exemplar, pautado pelo respeito entre os jogadores de ambas as equipas. Notava-se uma melhor compleição física dos jogadores belenenses, o que os favorecia neste tipo de terreno e que teve sequência num melhor domínio do espaço, com uma postura mais atacante criando mais jogadas perigosas, proporcionando ao guarda redes algarvio algumas defesas grau de dificuldade elevado. Jogando no 5x3x2 ultimamente utilizado por Miguel Serôdio, o Farense denotou as habituais dificuldades em colocar a bola jogável na sua frente de ataque. O Belenenses foi dominando a partida e ia ficando na retina a valia técnica de alguns jogadores belenenses, em especial do seu n.º 10, que espalhou classe pelo relvado farense, revelando uma maturidade, objectividade, visão de jogo e apetência para jogadas de 1x1 nada vulgares. Ou muito nos enganamos ou estaremos perante um talento emergente das escolas de formação azuis… Aos 38 minutos, como corolário do ascendente na partida, o Belenenses chegou à vantagem, num belo remate de fora da área do seu jogador n.º 8, remate indefensável para o guarda redes Zé Silva. O Farense, mesmo assim reagiu e por duas vezes podia ter empatado a partida, tendo ganho muitos cantos até final da primeira parte num sinal da intenção dos rapazes farenses em deixar tudo em aberto para o segundo tempo.

Veio a segunda parte e o jogo pautou-se pelo equilíbrio durante largos períodos, com o Farense a ter dificuldades em penetrar na organizada defesa belenense, fruto dum pouco atrevimento dos seus jogadores, o que acabava por deixar os 2/3 jogadores de ataque muito desamparados perante os adversários. Procurando as investidas rápidas, onde Álvaro era sem dúvida o jogador em foco, o Farense não mostrava muitos argumentos para empatar, e ia explorando essencialmente as jogadas de bola parada. Já depois do treinador do Belenenses ter sido expulso após protestos na sequência dum lance muito duvidoso na grande área farense, o Farense refrescou o ataque e seria já no termo da partida que chegaria ao tento da igualdade. Num lance rápido de ataque, um jogador farense foi derrubado à entrada da área azul e na conversão do livre, a defesa incompleta do guardião azul, proporcionou a Vicente o golo da igualdade já aos 92 minutos da partida. Arbitragem medíocre.

sexta-feira, 28 de novembro de 2008