quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Queirozadas Vs Scolarizadelas

Quando Scolari escolheu Bruno Vale para terceiro guarda redes da Selecção Nacional, jogador que era suplente de Vítor Baía no FC Porto, todos lhe caíram em cima... Mas agora, esses mesmo que tanto criticaram, talvez raivosos pela forma como o brasileiro afastou Baía, e fez frente a vários lobbies instalados no seio da Selecção, aceitam e aplaudem esta escolha de Orlando Sá para a equipa A de Portugal. Orlando Sá têm neste momento 33 minutos jogados na Liga Sagres em 1440 possíveis, e pese embora admitir que possa ser um jogador com potencialidades, a única coisa relevante que fez do conhecimento geral foi marcar três golos à Espanha num particular... Se formos rigorosos no critério, Bruno Vale tinha na altura mais historial que Orlando Sá... Aguardarei agora com curiosidade, esses mesmo críticos, sabendo dantemão que ao contrário de Scolari, Queirós e o grupo que lidera estão com a corda na garganta, relativamente ao apuramento. Por isso, esperava que este jogo, diante dum adversário muito parecido à Suécia com o qual jogaremos já em Março, servisse para uma preparação mais objectiva e prática, num grupo que precisa urgentemente de encontrar uma identidade que lhe permita vencer e ultrapassar a concorrência, e não para testes deste género... Depois não digam que não avisei...

Sporting-Benfica no Estádio Algarve ainda está “em aberto”

A hipótese de a final da Taça da Liga, opondo Sporting e Benfica, se realizar no Estádio Algarve, hoje descartada pela imprensa desportiva, ainda está “em aberto”, de acordo com o presidente do conselho de administração do Parque das Cidades, Seruca Emídio.

O autarca louletano revelou ao Região Sul que a dúvida prende-se com a conciliação entre a data do jogo entre os rivais lisboetas (22 de Março) e o arranque da construção da pista para a superespecial do Rally de Portugal, aprazado para 2 a 5 de Abril.

Se existir vontade de todas as partes – e nós estamos interessados –, continua a ser uma possibilidade em aberto”, acrescentou o presidente da câmara de Loulé, município que partilha com Faro a gestão do complexo do Parque das Cidades (PC).

Seruca Emídio confessa que apesar do interesse manifestado no ano passado pelo presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, Hermínio Loureiro, “nunca ficou totalmente garantido que o jogo fosse no Algarve”.

Esse cenário, sustentou o autarca, levou a administração do PC a confirmar o complexo como «quartel-general» do rali, incluindo a colocação de uma pista no lugar do relvado, para a realização da superespecial – à semelhança do que aconteceu em 2007.

Segundo declarou o responsável ao Região Sul, a construção da pista pode demorar “entre oito a dez dias”. “A manter estas condições, será difícil. Mas se apertarmos os prazos…

Seruca Emídio confirmou que vai contactar as partes envolvidas – Liga de Clubes, organização do rali e empreiteiro – e espera resolver a situação, para que os rivais lisboetas possam decidir no Algarve a vitória na Taça da Liga.
In Região-Sul
Acho muita "fruta" o Estádio Algarve receber estes dois eventos num espaço de 15 dias, o que a acontecer, seria mais uma vez um novo fôlego na projecção de Faro a nível nacional... E digo que acho muita fruta porque, ao contrário do que alega Seruca Emídio, no Parque das Cidades não será só o relvado do Estádio Algarve que estará em causa, mas sim a zona envolvente que servirá de quartel general a todas as equipas participantes da prova. Quem esteve presente nas últimas edições do Rally de Portugal, sabe que os camiões com toda a logística começam a chegar ao local com uma semana(ou mais) de antecência, tendo já nessa altura que estarem feitas algumas obras no local para receber a caravana. Por isso, e com muita pena minha, não creio, mas vou torcer para que tudo se resolva pelo melhor...

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Parque Expo quer criar novas centralidades em Faro

Criar novas centralidades em Faro e devolver a Ria à cidade são os pontos-chave da estratégia para a zona ribeirinha da capital algarvia, apresentada esta terça-feira pela empresa Parque Expo, nos Paços do Concelho de Faro. Cais Neves Pires, na zona ribeirinha de Faro


Esta foi a sessão pública que serviu para divulgar o 1º relatório do Estudo Estratégico para a Frente Ribeirinha de Faro, divulgado em primeira-mão pelo semanário «barlavento», há duas semanas. Numa sala repleta de gente, Ana Lopes, técnica da Parque Expo e coordenadora deste estudo, apresentou a primeira versão do plano que esta empresa tem para a zona ribeirinha de Faro, que incide sobre o território que vai desde o Hotel Íbis, a Poente, até ao Bom João, a Nascente.

Ao nível de infra-estruturas, os destaques vão para a Marina a nascer no Bom João, junto ao actual Porto Comercial e em complemento a este, e a requalificação da zona do Cais Neves Pires, com a construção de um Centro Ambiental «ou um museu», com uma área verde associada, como o «barlavento» já havia anunciado.Também outros projectos que já estão a decorrer, noutros âmbitos, fazem parte deste estudo.

O Parque Ribeirinho de Faro, a ser concluído no âmbito do Polis da Ria Formosa, e a construção de uma doca exterior à que já existe junto ao Jardim Manuel Bívar, na Baixa de Faro, resultante de um protocolo entre a Câmara de Faro e o Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos, são exemplos. Segundo Ana Lopes, a estratégia elaborada pela Parque Expo assenta na criação de dois novos pólos de centralidade, a partir dos quais se desenvolve e interliga uma nova filosofia para a zona ribeirinha de Faro.Um pólo nascerá na zona Poente, junto da actual Estação de Caminho-de-Ferro de Faro, enquanto a segunda surgirá na zona industrial do Bom João, a partir do momento em que aqui for construída a Marina e promovidas acções de urbanização e valorização económica.

Neste segundo caso, a ideia da Câmara é há muito conhecida e passa por criar uma espécie de Parque das Nações, através de uma profunda regeneração urbana. Já junto à estação, a Parque Expo defende a criação «de um interface intermodal», que permita fazer uma articulação entre diversos meios de transporte, nomeadamente «comboios, autocarros e barcos».Ao mesmo tempo, o estudo prevê o aproveitamento «de muitos dos armazéns que ali se encontram devolutos», de modo a que sejam «devolvidos à cidade», através de usos alternativos. Já houve um projecto para trazer para esta zona a noite farense, possibilidade que ainda poderá estar em cima da mesa.

Estes dois pólos juntar-se-ão aos que a empresa identificou junto à doca de Faro, na Cidade Velha e na zona do Teatro Municipal e do Fórum Algarve, fechando a malha de centros de influência junto à Ria Formosa. E como nem só da água e sapais deste sistema lagunar podem os farenses viver, também é idealizada a construção de espaços verdes e a arborização da cidade. Os pontos assinalados no estudo são o Parque Ribeirinho, a zona do Cais Neves Pires e o Parque Urbano a nascer na zona do Vale da Amoreira.

Outro ponto descrito como fulcral pela Parque Expo foi a reestruturação da rede viária e pedonal, de modo a permitir furar a barreira que a linha de caminho-de-ferro actualmente representa entre a cidade e a Ria Formosa. Neste campo, a empresa defende a criação de passagens inferiores «junto ao Teatro das Figuras, na zona do IPJ e junto do apeadeiro do Bom João».Ao mesmo tempo, serão feitas diversas zonas para a travessia de peões, para lhes permitir o acesso ao passeio pedonal que será criado do lado de lá da linha, junto à Ria, em toda a frente ribeirinha da cidade.
Foto e Crónica In Barlavento Online

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Faro (des)espera pelo POLIS...

Cais Comercial de Faro - Faro (31.01.2009)

António Barão confia na subida...

O sexto lugar que o Farense ocupa na tabela é para manter e se possível melhorar. O objectivo de levar o Farense à 2ª Divisão Nacional mantém-se intacto, como referiu o técnico António Barão no final da partida com o Messinense. “Nesta fase, vamos tentar subir mais alguns lugares, e depois fazer contas na 2ª Fase”.

A vitória na recepção ao Messinense permitiu aio Farense não só manter-se no sexto lugar, no grupo das equipas que vão lutar pela subida de divisão, como afastar-se um louco mais de sétimo e oitavos classificados.

Contas feitas, o Farense está com 26 pontos, a cinco de Juventude de Évora (5º) e a seis do Costa da Caparica (4º). “Nós, nesta fase, estamos a tentar o 4º ou até mesmo o 3º lugar, uma vez que os dois primeiros já estão com uma larga margem. Vamos tentar subir algumas posições e ao mesmo tempo somar o máximo número de pontos para, na 2ª fase, então tentarmos terminar num dos dois lugares que dão acesso à 2ª Divisão Nacional”. Com 19 jornadas já cumpridas, para o final da 1ª Fase restam 7 jornadas. Nelas, o Farense tem de jogar quatro vezes fora de casa e apenas três no Estádio Algarve. Os jogos são; Louletano (fora), Costa da Caparica (casa), Quarteirense (fora), Cova da Piedade (casa), Fabril (fora) Lusitano de Évora (casa) e Silves (fora).

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

O Fim de Semana Desportivo em Análise - Época 2008/2009

Fim de semana desportivo positivo para os Leões de Faro, nos qual as suas principais equipas de futebol deram passos importantes no cumprimentos dos objectivos que estão de pé nesta fase da temporada. Comecemos pelos Seniores, que regressaram às vitórias para o campeonato, depois de três jogos sem vencer, tendo a vítima sido o Messinense, que saiu derrotado por 3-1. Os homens de Faro, ainda sofreram na segunda parte pois a vitória parecia difícil mas a recta final demonstrou uma Farense muito mais forte, quer anímica, quer fisicamente o que redundou numa justa vitória que permitiu ao Farense aumentar a vantagem para o sétimo classificado, o Lusitano de Évora. Foi também nos minutos finais que os Juniores carimbaram uma vitória muito saborosa por 1-0 diante do Oeiras, isolando-se num honroso oitavo lugar, que à jornadas atrás parecia uma miragem. Não é contudo altura, para os discípulos de Miguel Serôdio, avagarem a marcha pois apesar de tudo, a vantagem para alinha de água não permite anda descansar, pelo que o Farense terá que continuar o seu caminho com a mesma atitude eficácia demosntarda nos ultimos jogos. Os Juvenis também sorriram, e se à duas semanas haviam perdido a liderança para o Olhanense, ontem redimiram-se de tal situação e foram a Olhão bater os rivais por 0-1, reassumindo a liderança na prova. Também os Juvenis B venceram em Odeáxere por 0-3, estando no 6º lugar a seis pontos da liderança...
Nota para os Iniciados que foram derrotados por 2-1 no Campo da Nora, e assim se permanecem com quinze pontos no meio da tabela. Destaque final para Infantis e Escolas, que, respectivamente, em Infantis A foram derrotados em casa por 0-3 com o Olhanense, tendo os B's também sido derrotados por 2-3 diante do Olhanenese, enquanto as Escolas B perderam por 4-1 diante do Louletano.

Voltemos à Terceira Divisão Nacional e à campanha do Louletano, que em vésperas de defrontar o Farense, interrompeu uma sequência de três vitórias seguidas, tendo empatado em Évora diante do Lusitano a zero bolas. O Campinense, outra equipa da cidade de Loulé também não sorriu, e embora se possa se possa queixar dalguma injustiça, perdeu 0-1 com o Juventude de Évora dando um passo atrás na luta pela manutenção. Também o Quarteirense tinha uma tarefa ingrata e defrontava fora o Cova da Piedade, tendo perdido por 2-0, o que acabou por retornar à liderança a equipa da margem sul. Nota final para o Silves de Nélson Moutinho que com a derrota caseira por 1-2 diante do Reguengos, averbou a quarta derrota consecutiva, estando cada vez mais só no fundo da tabela.

Na Segunda Divisão B, a jornada ficou marcada pelo derby algarvio entre Lagoa e Beira Mar. Com os homens de Monte Gordo a jogar em casa, era natural que pressão estivesse do lado dos homens de Eduardo Rodrigues, que estão por baixo na tabela e onde nesta altura todos os jogos são finais para sair desse posto. O empate 1-1 acabou por não ajudar o Beira Mar, e mesmo o Lagoa, embora preferisse a vitória não se saiu mal, pois mantém no topo, empatado com o Pinhalnovense, que não a aproveitou esta escorregadela.

Por fim, chegamos à Liga Vitalis, onde os algarvios continuam a atravessar uma maré negra de resultados. O Olhanense ainda esteve a vencer no Estoril mas a arbitragem mais uma vez infeliz, empurrou os homens de Olhão para uma performance menos consistente, tendo perdido por 2-1, sendo ultrapassado pelo Santa Clara na liderança da prova. Já o caso do Portimonense é mais grave, pois a caminhar assim, terá uma vida muito difícil até ao final da prova, na sequência de mais uma derrota, desta feita na povoa de Varzim por 1-0.

Quando o sentimento derrota um Campeão...


Rafael Nadal adiou o sonho de Roger Federer, ex-número 1 mundial do ranking ATP, em igualar o record do norte americano Pete Sampras, que detêm 14 títulos em provas do Grand Slam. Perante mais uma derrota diante da super estrela emergente do ténis mundial, isto num jogo emocionante e com cerca de 4 horas e meia, o suíço não se conteve no fim do duelo e a imagem que vos deixo é para mim a imagem desportiva do fim de semana... Palavras para quê? Como dizia um amigo meu ontem, opinião da qual corroboro, estes duelos são muito mais emocionantes que qualquer jogo da Liga Sagres. Experimentem e vão ver que temos razão...