sábado, 7 de março de 2009

Segundo Centro Unesco da Europa vêm para Faro

In Jornal "O Algarve", 06/03/2009

Mais um trunfo para Faro e para o Algarve, mas em particular para José Apolinário...

quinta-feira, 5 de março de 2009

Parece que em Faro é mais barato...

Uma loja em Faro

Se formos rigorosos, confirma-se desta forma que o custo destes serviços em Faro é muito inferior ao da zona de Quarteira/Vilamoura, pois lá, por metade do que se oferece aqui no cartaz, acaba por ter um preço inflacionado de "20 euros"...

quarta-feira, 4 de março de 2009

Faro é o concelho do Algarve com mais eleitores

O concelho de Faro ultrapassou, no final de 2008, a barreira dos 50 mil eleitores, tornando-se assim o município com mais eleitores de todo o Algarve.

Entre 2005 e o final de 2008 o Município de Faro registou um aumento de 4281 eleitores, passando de 49542 para os actuais 53705 eleitores, o que demonstra, segundo a Câmara da capital algarvia, «uma clara capacidade de atracção de novos residentes».Em termos regionais e de acordo com os dados ontem publicados em Diário da República, o Concelho de Faro é o primeiro do Algarve com 53705 eleitores, seguido depois, na segunda posição, por Loulé com 53337, Portimão com 41949, Olhão com 35246, Silves com 29202, Albufeira com 27729, Tavira com 22384, Lagos com 21863, Lagoa com 17063, Vila Real de Santo António com 16209, São Brás de Alportel com 8586, Castro Marim com 6057, Monchique com 5735, Aljezur com 4296, Vila do Bispo com 4194. O 16º é o concelho de Alcoutim, com 3249 eleitores.

No concelho de Faro, a freguesia com mais eleitores é a da Sé, com 26491, seguida de São Pedro (12615),Montenegro (5186), Conceição (3486), Santa Bárbara de Nexe (3040) e Estoi (2887).Para o presidente da Câmara de Faro José Apolinário, «esta subida expressa a dinâmica económica, social e cultural da Capital Algarvia em termos regionais e demonstra que Faro é o concelho do Algarve onde mais apetece viver». Apolinário acrescenta que «o aumento do número de eleitores vem demonstrar que os investimentos na rede social como a construção de novas creches, Jardins-de-Infância e escolas é fundamental para promover a qualidade de vida das famílias e a promoção da igualdade de oportunidades».

Devido ao facto de ter ultrapassado a barreira dos 50 mil habitantes, a vereação da Câmara Municipal de Faro vai passar, depois das próximas eleições autárquicas, de sete para nove vereadores.

Duas notas:
  • Uma para o crescimento demográfico do concelho de Faro, que embora muito mais pequeno em área, que Loulé ou Portimão, é agora o município mais povoado da região, o que é resultado duma maior facilidade das pessoas em arranjar emprego em Faro, o qual, ao contrário de outros concelhos, não é tão dependente do Turismo, o que proporciona maior segurança no emprego.
  • Depois, a questão do aumento para nove vereadores a ser eleitos em Faro, o que será mais uma razão para as forças politicas de menor dimensão se aplicarem a fundo no sentido de granjear mais votos, através duma campanha incisiva, dinâmica e crítica.

terça-feira, 3 de março de 2009

Manipulação Intelectual, segundo José Mourinho...

Julgo que nunca uma conferencia de imprensa será tão falada como esta... Mourinho, ao mais alto nível, e as reacções não tardaram...

P. S. Veja até ao fim, vale a pena!

segunda-feira, 2 de março de 2009

Futebol Português em falência técnica

SAD dos "grandes" em falência técnica
CAPITAIS PRÓPRIOS DAS 3 SOCIEDADES MUITO ABAIXO DO EXIGIDO

Os três grandes clubes portugueses fecharam o 1.º semestre da época 2008/2009 no vermelho, com um total de 13 milhões de euros negativos, num cenário que não surpreende, atendendo à conjuntura de crise generalizada. O mais grave é que qualquer das Sociedades Anónimas Desportivas (SAD) de Benfica, FC Porto e Sporting estão em situação de falência técnica.
Os capitais próprios das três sociedades estão muito abaixo do que exige o artigo 35 das Sociedades Comerciais. A SAD do FC Porto, ainda assim, é a que apresenta capitais próprios mais elevados, num total de 16,4 milhões, enquanto a Benfica SAD se fica pelos 13,6 milhões e a Sporting SAD pelos 4,9 milhões.

Segundo os relatórios enviados à Comissão do Mercado dos Valores Mobiliários (CMVM), as contas de FC Porto (1,4 milhões de prejuízo), Sporting (2,3 de prejuízo) e Benfica (9,3 de prejuízo) mostram as primeiras consequências da crise económica e financeira no futebol nacional, com nenhuma das três SAD a conseguir gerar receitas que compensem os gastos.
Os portistas foram quem teve mais capacidade para realizar receitas, que atingiram os 31,1 milhões de euros (29,9 milhões no caso do Sporting e 26 milhões no caso do Benfica), mas também foram os mais gastadores, totalizando 35,8 milhões em custos operacionais (23,7 milhões no caso do Sporting e 27,6 milhões no caso do Benfica).
Quanto ao resultado operacional, a SAD do FC Porto foi a única a escapar ao vermelho, tendo concluído o primeiro semestre com 2,8 milhões positivos, enquanto o Sporting fechou com 0,4 milhões negativos e o Benfica com 6,9 milhões negativos.

Por outro lado, a SAD do Benfica tem o plantel mais valorizado, avaliado em 74,3 milhões de euros, enquanto o FC Porto se fica pelos 64,2 milhões e o Sporting pelos 30,8 milhões. No entanto, a CMVM não permite a actualização do valor dos passes dos jogadores, o que torna o valor dos plantéis muito abaixo do valor do mercado. Assim, o Sporting, com vários jogadores da formação, é o mais prejudicado, pois atletas como João Moutinho ou Miguel Veloso praticamente não têm valor na avaliação do plantel para a CMVM.

Face a este cenário, com as principais SAD em falência técnica, mais problemática será a situação das restantes sociedades desportivas do futebol nacional, que, embora não tenham o mesmo nível de despesas, têm naturalmente a vida ainda mais complicada quanto à obtenção de receitas. Os salários em atraso em vários clubes não são mais do que um reflexo disso mesmo.

O artigo recolhido do Record, na sua versão online, que curiosamente nem está assinado, demonstra como o futebol português continua a viver duma forma desregrada, sempre dependente da transacção das suas estrelas para o estrangeiro, por forma a colmatar os prejuízos acumulados de cada época desportiva. Como consequência disso, os mais "pequenos" também são apanhados na enxurrada, não beneficiando de negócios justos com os "grandes", pois estes é que fazem o preço dos jogadores que querem negociar, deixando os clubes mais pequenos com menor margem de manobra, o que acaba por ter consequências na sua sobrevivência, isto para não falar nas diminutas quantias que Olivedesportos paga a cada um pelas transmissões televisivas... Num cenário improvável mas possível, poderia o SC Farense, em fase de suposta convalescença, com a transacção do estádio S. Luís, encontrar na mesma divisão o Boavista, já na próxima época, tendo em conta a trajectória das duas equipas na presente temporada. O futebol dá muitas voltas, e enquanto a derrocada ameaça alguns dos Clubes mais importantes da nossa praça, só espero que seja o Farense a protagonizar o percurso inverso, como que numa lição para alguns, que não tomaram as ilações do que provocou a nossa queda no abismo...

Fabril do Barreiro - Farense: mais uma Final para vencer!

O Fim de Semana Desportivo em Análise - Época 2008/2009

É com maior agrado que hoje editamos este espaço semanal onde passamos em revista o futebol algarvio em geral, e em particular o futebol do SC Farense. Isto porque tivemos um conjunto de bons resultados, com destaque desde já para a equipa sénior do SC Farense que deu continuidade à excelente segunda volta com uma vitória segura por 2-1 sobre o líder Cova da Piedade. Nota para a excelente sequência de cinco jogos do Farense no campeonato, onde venceu quatro deles, apenas intercalados com o empate sofrido sobre a hora em Loulé... Nesta segunda volta, o Farense está em quarto lugar, a apenas dois pontos do melhor classificado, mas tendo o melhor registo de golos marcados, o que atesta bem da subida de rendimento dos homens de António Barão.
Os Juniores também tiveram em grande, talvez conseguindo o maior resultado desportivo dos últimos anos, após a vitória por 0-2 no Cristiano Ronaldo Futebol Campus, a casa do Nacional da Madeira, equipa que chegou a liderar o Nacional e que não fosse esta derrota, se manteria a morder os calcanhares dos grandes de Lisboa nesta competição. Por isso, os Juniores conseguiram um resultado fantástico e deram mais um pequeno passo rumo à manutenção, a qual poderá ficar mais perto no próximo sábdo quando receberem o Torreense, primeira equipa acima da linha de água.
Após um interregno de duas semanas, os Juvenis A voltaram à competição, mas foram infelizes, pois saíram derrotados do jogo em Lagoa por 2-1, afastando-se do primeiro lugar, esse sim o objectivo da equipa, que está agora a quatro pontos. Com os Juvenis B parados nesta jornada, saltamos já para a equipa de Iniciados, que foram derrotados 0-1 no derby farense com o Futebol Clube S. Luís, o que agudiza a medíocre campanha dos rapazes de Faro neste escalão etário. Notas finais como habitualmente, para os Infantis, que saíram vencedores por 1-4 em S. Brás de Alportel no jogo com a Sociedade Rec. 1.º Janeiro pela equipa A, redimindo-se depois os locais no jogo com as equipas B, vencendo por 6-2. Quanto às Escolas, não dispomos dos resultados dos confrontos desta semana.

Na Terceira Divisão, aparte do já citado Farense 2 Cova da Piedade 1, o Louletano também não logrou fugir do SC Farense, sendo derrotado por 1-0 em Reguengos, o que deixa o campeonato cada vez mais aberto para a fase final. Quanto ao resto, as outras quatro equipas algarvias, continuam a sua luta no sentido de amealhar o máximo de pontos para segunda fase, agora que já sabem que não poderão almejar a algo mais que a manutenção. E destas quatro, apenas o Campinense nos parece com capacidade para evitar a descida ao Distritalão, em primeiro lugar graças ao seu plantel de boa qualidade e depois porque nesta altura da época, parecer ser a única equipa com espírito e capacidade para conseguir esse objectivo. Esta semana o derby concelhio com o Quarteirense ditou um esclarecedor 3-0 para os de Loulé, deixando o Quarteirense mais sozinho na traseira do pelotão, onde já lá moram à muito o Messinense, derrotado pelo Barreirense por 2-1 e o Silves, também derrotado, desta feita em casa por 0-1 diante do Juventude de Évora.

Com a Segunda B parada para dar lugar à segunda fase, destacamos a Liga Vitalis, onde os representantes algarvios, parecem recuperar finalmente o fulgor do inicio de época. A nota da jornada vai indiscutivelmente para o Olhanense que derrotou no Bessa, o debilitado Boavista por 1-4 com um hat-trick de Djalmir. Os homens de Jorge Costa, que nas ultimas três partidas somaram sete pontos, parecem já recuperados do Janeiro negro, e assim mantém em suspense o Algarve, face a uma possivel promoção à Liga Sagres. Já o Portimonense, continua sem perder com Lito Vidigal no banco, tendo empatado 0-0 na Vila das Aves diante do Desportivo local, segurando-se desta forma na tabela.