quinta-feira, 27 de agosto de 2009

FARO: Cinema Ossonoba regressa ao activo

O programa de Festas da Cidade de Faro inclui vários momentos culturais. Em agenda está também a inauguração do Cinema Ossonoba, em Estoi.

O Dia da Cidade de Faro comemora-se a 7 de Setembro, data em que, em 1540, a vila de Faro foi elevada a cidade, mas as festas arrancam mais cedo.
Logo no dia 4 de Setembro começa a Feira do Cavalo, em Estoi, que se prolonga até dia 7 e conta com a presença do cavaleiro João Moura, numa corrida de touros.
Ainda em Estoi, no dia 7, será inaugurado o edifício do antigo Cinema Ossonoba, agora requalificado (ver notícia). O espaço será, em data ainda a determinar, palco de um espectáculo com a participação de vários grupos culturais de Estoi, apurou o Observatório do Algarve junto de fonte da autarquia.

Teatro, música e prémios
A fadista Joana Amendoeira é a convidada deste ano para encerrar as Festas da Cidade com um espectáculo no Palco da Doca, dia 7, às 21h30, onde participa também o cantor farense Rui Baeta.
No dia anterior, no mesmo local, às 22h00, a banda Iris irá partilhar o palco com a Rockestra (grupo juvenil que interpreta música clássica com instrumentos rock) e o Ensemble Petrov.
No leque de eventos que assinalam o Dia da Cidade destaque ainda para a entrega do Prémio Nacional de Poesia, António Ramos Rosa, a João Rui de Sousa pela obra “Quarteto para as Próximas Chuvas”, dia 4, às 18h00, na Biblioteca de Faro e, ainda na Biblioteca, apresentação do Livro de Memórias de Franklin Marques, dia 5, às 21h30, com a presença de Mário Zambujal.
Mas, o programa não se fica por aqui. Há teatro, com a peça “Canto Nono”, pela ACTA (dia 4, 22h00, Baixa de Faro), e no mesmo dia a inauguração do Centro UNESCO no Algarve.
A 5 de Setembro acontece o Encontro Nacional de Criadores do Rafeiro Alentejano (16h30, Passeio da Doca); o Festival Etnográfico Gorjonense (20h30, Gorjões); concerto da Orquestra Sinfónica Jovem e Coro Sanlúcar La Maior (21h30, Teatro das Figuras); performance “Saia que Gritas”, por Úrsula Mestre (22h30, zona da Doca); e Noite da Juventude com as bandas “Nome” e “La Plante Mutante” (23h00, Palco da Doca). A 5 e 6, o Clube Caça & Pesca Montenegrense promove uma Festa de Verão.

O Dia da Cidade é assinalado com o desfile dos Bombeiros Voluntários e Municipais, ao som de fanfarra (09h00, Largo do Município). A sessão solene, no Salão Nobre da Câmara Municipal, começa às 09h30 e inclui a entrega de Medalhas da Cidade.
Segundo José Apolinário, os “nomes do medalhados serão aprovados em reunião de Câmara, no dia 1 de Setembro”. O edil farense falava, hoje, durante a apresentação do programa de Festas da Cidade, escusando-se a adiantar qualquer dos nomes que será sujeito a votação.
Ainda no dia 7, será inaugurado o Monumento aos Combatentes, localizado na rotunda da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, haverá passagem de meios aéreos da Força Área Portuguesa e salto de Para-quedistas, no Largo de São Francisco, às 13h05.

Ao fim da tarde, às 18h00, o Teatro das Figuras abre portas à população com diversas actividades gratuitas.


Cartaz rico, diversificado, apenas esperava "muito mais obra feita" no último Dia da Cidade durante o primeiro mandato de José Apolinário na CMF... Se calhar é mesmo esta a imagem da gestão camarária nos últimos anos... Esforço na aposta na cultura e nos eventos da mais variada ordem, embora nunca na dimensão e divulgação doutras autarquias algarvias, mas demonstrando um déficit na conclusão de projectos de relevo e criação de infra extruturas ao serviço da sociedade farense. Por muito que nos digam, 4 anos é muito tempo e pedia-se mais a um elenco com experiência na governação autárquica, e mesmo com boas ligações com o Governo Central...

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Hotelaria manteve níveis de emprego no Algarve

As regiões mais afectadas pelo aumento do desemprego, em Julho, foram o Algarve e a Madeira, mas a hotelaria afirma ter mantido os níveis de emprego dos anos anteriores.

Os últimos dados do desemprego revelados pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), relativos a Julho, revelam que o número de desempregados cresceu 104,2 por cento no Algarve e 50,3 por cento na Madeira, face a período homólogo.

O Grupo Pestana, que possui 10 hotéis na Madeira e oito no Algarve, afirmou à Lusa que os bons níveis de ocupação registados durante os últimos meses nas duas regiões permitiram manter o número de trabalhadores e ainda contratar temporários.

Não se realizou, por isso, qualquer corte em termos de serviços prestados aos clientes, mantendo a funcionar tudo como no ano passado”, afirmou à Lusa a relações públicas do grupo, Patricia Reimão.

Também o grupo Vila Galé, que possui um hotel na Madeira e nove no Algarve, afirmou não ter diminuído o número de efectivos nos hotéis das duas regiões.

A Vila Galé não registou qualquer redução no seu quadro de colaboradores durante o período de Verão, mantendo uma estrutura semelhante a anos anteriores e sem qualquer redução dos serviços prestados”, afirmou à Lusa o director de marketing e vendas, Gonçalo Rebelo de Almeida.

O número de portugueses inscritos nos centros de emprego subiu 1,4 por cento em Julho, face a Junho, e 30,1 por cento face ao mesmo mês de 2008, atingindo 496.683 pessoas, segundo os dados do IEFP.

Recorde-se, todavia, que segundo a União de Sindicatos do Algarve, a Hotelaria, a par com a Construção Civil, foi o sector onde o desemprego mais cresceu no Algarve (ver notícias aqui e aqui).

terça-feira, 25 de agosto de 2009

A Rádio Clube do Sul fechou?!

É com tristeza, mas mesmo assim alguma esperança que escrevo este post... Ao que parece, a Rádio Clube do Sul, única rádio privada em actividade sediada no concelho de Faro, cessou as emissões regulares... Pelo menos desde sexta feira, que emissão não é escutada, e passados 5 dias, parece cada vez mais certo o fecho desta rádio, que durante muitos anos, foi a alma viva do SC Farense pelas ondas hertzianas... Lembro-me de nomes como os de José Mealha, Marco Fernandes, João Pereira, Gastão da Costa Nunes, entre outros, que nos traziam nas tardes de domingos, os relatos dos jogos do SC Farense, nos tempos áureos da Primeira Liga... Presumo que as contingências económicas que o País mergulhou, tenham sido a macacada final nesta estação emissora, que já à algumas épocas não transmitia os relatos do Farense.

Por incrível que pareça, Faro, capital de distrito da região Algarvia, concelho com cerca de 60 mil habitantes recenseados, apenas têm uma estação emissora em actividade, a jovem "RUA FM", rádio resultante duma conjunção de forças entre a Associação Académica do Algarve e da Universidade do Algarve, ainda suportada pelo apoios de algumas entidades públicas... O excelente trabalho que a RUA FM nos têm oferecido ao longos dos anos, não pode, contudo, lamentar profundamente o desaparecimento do RCS, rádio de outra orientação editorial e musical, e que era uma alternativa válida neste aspecto.

Aos adeptos do Farense, resta agora a Rádio Restauração, emissora sediada em Olhão, mas apenas sintonizável via rádio nos 102,3 FM e que este ano, assegurará os relatos dos jogos do emblema da capital algarvia.

Será que o JJ ainda pensa da mesma forma? É que só passaram uns mesinhos...

Escolas de formação e de competição são aposta forte


Este ano o Sporting Clube Farense vai apostar em força nas suas escolas de formação.

Uma das principais decisões em relação a estes escalões, dos 5 aos 8 anos para as Escolas de Formação e dos 8 aos 10 anos para as Escolas de Competição, tem a ver com o facto dos treinos se realizarem sempre no Estádio de S. Luís.

Esta decisão da direcção do Clube justifica-se por assim se poder dar uma melhor qualidade, não só a nível de treinos, mas também aos acompanhantes dos jovens atletas.

A Escolas de Formação vão ser orientadas por Luís Afonso e Cannigia, dois jogadores do plantel sénior do Sporting Clube Farense e os treinos têm início dia 2 de Setembro.

As Escolas de Competição vão ser orientado por Francisco Fernandes ex-treinador do Internacional de Almancil.

O valor da mensalidade é de 25 euros, sendo que a compra do kit de equipamentos que inclui, saco, fato de treino e equipamento de treino é obrigatória e tem o custo de 60 euros, podendo todavia ser paga em 3 vezes.

Os interessados devem contactar a Secretaria do Clube ou pelo telefone 289 894 020.

SCF – Gabinete de Imprensa

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Soltem a parede??!!

È verdade... Diana Chaves esteve uns dias pela nossa região, e aproveitou a estadia para revigorar forças nas deliciosas praias algarvias.
Contudo, contrariando a conjuntura consequente do acidente na praia Maria Luísa, a bela (e visivelmente magrinha) menina não teve problemas em se abrigar junto a uma falésia, o que me leva a pensar que a moçoila quando vai de férias, esquece mesmo o trabalho...
Senão, ainda ouviria lá bem ao fundo os gritos de Marco Horácio a dizer: Soltem a parede!

sábado, 22 de agosto de 2009

Estreia tímida condena Farense a derrota 0-2 frente ao Atlético

Campeonato Nacional de Juniores, Zona Sul, 1ª Jornada
FARENSE 0-2 ATLÉTICO

O Farense iniciou na tarde de sábado mais uma temporada ao mais alto nível no Nacional de Juniores, depois da bela prestação da temporada passada que redundou num honroso 11º lugar na Série Sul. Com uma equipa practicamente nova face à época anterior, e já no segundo treinador da época.

Assistimos a uma partida pouco conseguida por parte das duas equipas no terreno, acabando o resultado por ser mais penalizador para o Farense, que foi na verdade a equipa que menos fez por merecer a vitória. O Atlético veio ao Algarve com um forte falange de apoio, pintando de irreverência as bancadas do S. Luís, cada vez mais renovado e já com um relvado em muitos melhores condições que à semanas atrás. Caberia ao Farense a primeira grande chance de golo, após jogada individual de China pela direita, que cruzaria para Lau rematar deficientemente no coração da área ainda no primeiro quarto de hora da partida. O Atlético não tardaria a responder e com o passar do tempo foi se assenhorando do jogo, inaugurando o marcador a meio do primeiro tempo, através dum livre que passou por todos os elementos da defesa algarvia, traindo o guarda-redes Zé. A partir daí, o caudal e qualidade de jogo ofensivo do Farense foi se deteriorando cada vez mais, demonstrando os algarvios uma grande incapacidade em trocar a bola entre os seus elementos, situação que nem as alterações vindas do banco inverteram. Seria já na recta final do encontro que o Atlético confirmaria a vitória na sequencia dum canto, levando para Lisboa os três preciosos pontos em disputa.

Para os algarvios fica o sério aviso de que muito trabalho está pela frente, querendo-se que Milovac e toda a estrutura da equipa, encontrem dentro do grupo uma maior solidez e consistência que permita tornar possível assegurar resultados positivos em busca da manutenção.